Nova base naval da Rússia em Matua arquipélago das Curilhas

A Rússia começará a construir em 2016 uma base naval na ilha de Matua que faz parte de arquipélago de Curilhas, informou uma fonte militar.

A decisão de criar nesta ilha uma base da Frota do Pacífico russa já foi tomada e as obras irão começar este ano”, disse a fonte à RIA Novosti.

No final de maio passado, o comandante do Distrito Militar do Leste da Rússia, general Sergei Surovikin, comentou que o Ministério da Defesa está tomando “medidas sem precedentes” para o desenvolvimento da infraestrutura militar na ilha de Sacalina e nas Curilhas.

Além disso, ele destacou que está sendo estudada a criação da base naval na ilha de Matua.

O arquipélago das Curilhas, composto por 56 ilhas, está localizado na parte mais oriental da Rússia, separando o mar de Okhotsk e o oceano Pacífico. No norte ele faz fronteira com a península de Kamchatka e no sul faz parte da fronteira com o Japão. As ilhas do sul se encontram apenas a poucas dezenas de quilômetros da ilha japonesa de Hokkaido.

As ilhas Curilhas pertencem administrativamente à região russa de Sakhalin. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão manteve na ilha de Matua várias unidades militares que compunham a guarnição japonesa.

Foto: © Sputnik/ Sergei Krasnoukhov

Fonte: Sputnik News

Especialista comenta possibilidade de criar nova base militar russa nas Curilhas

O desenvolvimento da infraestrutura militar na ilha Sacalina, Curilhas e na zona do Ártico até 2020 será um objetivo nacional prioritário.

Isto foi afirmado pelo comandante do Distrito Militar Leste, coronel-general Sergei Surovikin. Segundo ele, “no âmbito de resolução destas questões, o Ministério da Defesa realizou uma expedição única da Sociedade Geográfica Russa às Curilhas”. A sua finalidade é analisar a possibilidade de criação de uma base da Frota do Pacífico na ilha de Matua. O especialista militar russo Vasily Kashin comenta esta declaração à Sputnik.

Há alguns meses que as declarações do Ministério da Defesa russo sobre a possível criação de uma nova base naval nas Curilhas fizeram um grande eco no público. Então, muitos tomaram isso como um desejo de reforçar a presença militar russa nas ilhas, tendo em conta a disputa territorial com o Japão na parte sul do arquipélago. Mas, segundo as declarações feitas recentemente pelo comandante do Distrito Militar Leste, o coronel-general Sergei Surovikin, a base será localizada na ilha desabitada de Matua, no meio do arquipélago das Curilhas, a uma distância significativa da área disputada. A ilha já foi examinada por cientistas, que chegaram à conclusão que ela serve para implantar forças navais.

Durante o período de domínio japonês nas Curilhas, Matua, uma pequena ilha — cerca de 50 quilômetros quadrados, foi transformada pelos japoneses em uma fortaleza inexpugnável. Naquele tempo, a Matua era povoada pelo povo indígena dos ainus mas, ainda antes da guerra, eles foram expulsos da ilha pelos japoneses. Desde então, os habitantes da ilha passaram a ser apenas os militares. Na ilha foi estabelecida uma guarnição com milhares de efetivos, foram construídas muitas centenas de metros de túneis subterrâneos, foi construído um grande número de fortificações. Mas, após da entrada da União Soviética na guerra no Pacífico, a guarnição da ilha se rendeu sem luta.

Depois da guerra, a União Soviética permaneceu na ilha apenas com um pequeno número de tropas e de guardas-fronteira. Lá não existia nada comparável com a presença militar japonesa. Depois de 2000, as últimas tropas deixaram a ilha e ela foi deixada sem população permanente. De vez em quando é visitada por viajantes: a ilha deserta está cheia de restos de equipamento militar japonês raro, existem as antigas fortificações, túneis misteriosos e outras coisas notáveis.

É especialmente importante que na ilha japonesa haviam sido construídos três grandes aeródromos com pistas de concreto, que se mantiveram até agora. Perto de Matua fica a pequena ilha de Toporkov – com apenas 1,3 km quadrados. Ela protege uma parte da costa da Matua e permite criar um porto de fácil acesso.

A frota russa terá à sua disposição uma ilha-fortaleza única, com um grande número de fortificações, galerias subterrâneas, quartéis e armazéns e até mesmo coberturas subterrâneas para pequenas embarcações. Os três aeródromos na ilha vão ajudar a manter um grande grupo de aviação, e ter o controlo sobre a área circundante.

Fonte: Sputnik News

10 Comentários

  1. A Rússia, junto com a China, moldando um mundo e um futuro melhor para toda a humanidade. Para os países desenvolvidos, a Rússia propõe comércio, enquanto os EUA propõem Guerra. Os EUA querem que a Europa aumente o gasto com armamento e querem colocar os Europeus no meio da Guerra, entre eles e os russos. Rússia e China, por outro lado, só querem comércio e respeito mútuo. Para os países subdesenvolvidos, Rússia e China propõem o Banco Asiático e o Banco dos BRICS, que vai permitir a esses países se desenvolverem de forma justa numa relação ganha-ganha. Já os EUA, continuarão sua política de relação eles ganham, nós perdemos: continuarão a tentar conter o desenvolvimento dos emergentes, e arramar os países subdesenvolvidos em dívidas com os bancos impossíveis de pagar, dependência tecnológica, corrupção, retirada de recursos via multinacionais, etc etc etc. Mas de vez em quando os EUA vão mandar batatas para os famintos da África, para parecerem bonzinhos.

    • Diga isso aos cidadãos de vários países do leste europeu que não querem ver a Rússia nem pintado. E se não fosse os EUA nem internet existia pois aos comunistas não iriam querer que existisse um meio de comunicação que eles não pudessem controlar. Fora que todas as invenções do mundo capitalista espalhadas pelo mundo a fora melhorou sobre maneira a qualidade de vida dos humanos em geral. Se eu fizer uma lista delas aqui vai longe. E os comunistas só quiseram dominar seus aliados, veja Cuba que sempre ficou pra traz servindo de capacho. Sem dizer que o mercado consumidor americano foi vital para que a China saísse da pobreza extrema comunista vendendo suas bugigangas para a América.

      • O comunismo acabou, então pare de usar o combate ao comunismo como desculpa para defender o imperialismo. Vários países do leste europeu, hoje, estão com saudades dos tempos em que eram satélite da URSS. Polônia, Ucrânia e outros povos tem ódio dos russos por problemas de rixas étnicas e seculares.

        Os EUA inventaram a internet? é mesmo? eu devo rezar para eles antes de dormir, agradecendo? os russos inventaram os satélites e aí ? as invenções são um feito da humanidade como um todo, não dos de um país específico. E sendo eles os mais ricos, tinham mais é obrigação de inventar ainda mais coisas do que inventaram. E se eu uso smartphone, devo agradecer ao meu trabalho, já que foi com o meu dinheiro que eu comprei. EUA não me deu nada, ao contrário, só tirou de mim.

        Você, por exemplo, paga muito imposto aos EUA e nem sabe: via dólar, via juros bancários exorbitantes, via royalties, etc etc.

        Estude um pouco mais e utilize argumentos mais embasados, por favor.

      • Como diria o saudoso Ronald Reagan “Lá vai você de novo” meu caro Professor com a mesma prosa que não se sustenta na realidade senão vejamos (2):

        “O comunismo acabou, então pare de usar o combate ao comunismo como desculpa para defender o imperialismo. Vários países do leste europeu, hoje, estão com saudades dos tempos em que eram satélite da URSS. Polônia, Ucrânia e outros povos tem ódio dos russos por problemas de rixas étnicas e seculares.”

        O comunismo pode muito bem ter acabado mas as pretensões de grandeza e dominação russas não. E nenhum país do Leste Europeu está saudoso da época em que sofria ocupação brutal dos russos. Tanto que todos eles foram correndo para a UE e a OTAN. Quanto à Polônia e em especial a Ucrânia, sentiram e sentem na pele o quão nocivo é o desejo de grandeza e dominação russos.

        “As invenções são um feito da humanidade como um todo, não dos de um país específico. E sendo eles os mais ricos, tinham mais é obrigação de inventar ainda mais coisas do que inventaram.”

        Essa desculpa de que “As invenções são um feito da humanidade como um todo, não dos de um país específico” é um famoso estelionato esquerdista para justificar a apropriação indevida e a pirataria com o fim de negar aos legítimos inventores o direito de ser remunerado economicamente pelo seu trabalho. E se os EUA são ricos um dos principais motivos é o fato de os inventos poderem ser explorados economicamente.

        Quer um exemplo claro? basta lembrar de Mikhail Kalashnikov e Eugene Stoner, que inventaram os fuzis de assalto mais utilizados na segunda metade do século XX (respectivamente, o AK-47 e o M-16). Em que pese a arma do engenheiro russo ser amplamente difundida mundo afora ele morreu na pobreza, em um diminuto apartamento e vivendo de uma magra pensão do governo. Por seu turno Stoner recebeu os royalties, justa retribuição pela arma que inventou, e pôde ter uma vida confortável tendo inclusive ao morrer considerável fortuna. Quem sistema está certo?

        – EUA não me deu nada, ao contrário, só tirou de mim: Por quê? Algum “americanú feio, bobu i cumedô di bêicon” roubou alguma namorada sua?

        “Você, por exemplo, paga muito imposto aos EUA e nem sabe: via dólar, via juros bancários exorbitantes, via royalties, etc etc.” Eis o samba do esquerdista doido! Os juros são altos aqui no Brasil não por culpa dos EUA mas sim por culpa do nosso estado inchado, gigantesco e ineficiente que gasta demais. Para não provocar inflação, os juros são mantidos altos para frear o ímpeto consumista do Brasileiro. Quanto à Royalties, já expliquei acima.

        Moral da história Professor: Quem precisa estudar mais para apresentar melhores argumentos é você e não os outros…

      • Boa Professor,direto na lata.
        Tudo o que não esteja devidamente de acordo com a cartilha neo-nazista é classificado como sendo de origem comunista.
        Hoje para esses escravizadores de póvos o odio xenofobico,o racismo e a distinção de classes sociais se fez retorica e meio de dominação.

      • Cabe salientar que a pré internet foi concebida nos EUA para a guerra e não para um fim mais democratico de acesso a informação e debates. A partir dai ela foi aprimorada por muitos, o CERN tem uma boa contribuição nisso.
        Sds

    • “” o Banco Asiático e o Banco dos BRICS, que vai permitir a esses países se desenvolverem de forma justa numa relação ganha-ganha.””

      Quem disse isso pra você?

      “””A Rússia, junto com a China, moldando um mundo e um futuro melhor para toda a humanidade.”””

      Ah, tá…

      • Moldando um mundo melhor eu já não sei, mas entrando no mercado de aeronaves civis de médio e grande porte (para inquietação da Airbus, Boeing e seus defensores ‘pro bono’ de internet) com certeza! Fará um bem saudável para a concorrência e para as companhias aéreas! 😀

    • Como diria o saudoso Ronald Reagan “Lá vai você de novo” meu caro Professor com a mesma prosa que não se sustenta na realidade senão vejamos:

      “A Rússia, junto com a China, moldando um mundo e um futuro melhor para toda a humanidade”: Nada mais falso! Esses países apenas querem avançar sobre o território e a influência alheia. A construção de uma nova base militar nas Ilhas Curilas, ameaçando o comércio e a população japonesa, e as famigeradas ilhas artificiais chinesas em mares disputados por países como Filipinas e Vietnã são exemplos claros disso. Ou será que a humanidade vai ter um futuro melhor com esse tipo de ameaça e usurpação?

      “Para os países desenvolvidos, a Rússia propõe comércio, enquanto os EUA propõem Guerra.” Mentira! Não existe essa de propor comércio pelos russos. Os russos querem é dependência pois isso infla o ego deles, especialmente quando se tem no Kremlin um déspota mafioso. Vide a chantagem operada contra os europeus com o gás. Por outro nenhum país tem mais insistido em comércio como os EUA. Vide as propostas de acordos de livre comércio com a UE e também o TPP. Se determinados aspectos são nocivos a determinados países política e negociação, institutos odiados pelos russos que preferem apostar em chantagem e intimidação, existem para isso mesmo…..

      “Os EUA querem que a Europa aumente o gasto com armamento e querem colocar os Europeus no meio da Guerra, entre eles e os russos.” Outra falácia! São os próprios países europeus que estão aumentando seus gastos com defesa motivados principalmente pela constante agressividade russa. Basta ver a neutra Suécia, que tem igualmente aumentado seus gastos militares. Outro fator é a necessidade de manter empregos altamente qualificados nas indústrias de defesa locais e permitir que as mesmas consigam contratos de exportação. E quanto aos países do Leste Europeu, impressionante como todos foram correndo para a OTAN, tal a ojeriza dos russos depois de 45 anos de ocupação brutal.

      “Rússia e China, por outro lado, só querem comércio e respeito mútuo” Ucrânia e Tibete que o digam!

      “Para os países subdesenvolvidos, Rússia e China propõem o Banco Asiático e o Banco dos BRICS, que vai permitir a esses países se desenvolverem de forma justa numa relação ganha-ganha.” Conversa mole típica de quem provavelmente acredita em coelhinho da páscoa, papai noel e em duende! Antes de mais nada esses “bancos de desenvolvimento” precisam sair do papel, algo que a burocracia atávica e corrupta desses países faz o favor de impedir. No mais, caso venham a sair do papel visam apenas a transformar-se em instrumentos de dominação geopolítica, especialmente através do aliciamento de ditadores corruptos.

      “Já os EUA, continuarão sua política de relação eles ganham, nós perdemos: continuarão a tentar conter o desenvolvimento dos emergentes, e arramar os países subdesenvolvidos em dívidas com os bancos impossíveis de pagar, dependência tecnológica, corrupção, retirada de recursos via multinacionais,” É uma concentração tão grande de bobagens vitimicistas de origem esquerdista latinoamericana que sou forçado a desmembrar:

      – Continuarão a tentar conter o desenvolvimento dos emergentes: Quem contém o desenvolvimento dos emergentes são os próprios países emergentes, que não investem em educação. Vide a farsa da “Pátria Educadora”

      – arramar os países subdesenvolvidos em dívidas com os bancos impossíveis de pagar: Dívidas existem para serem pagas. O problema desses países é o gosto pelo calote. E quando são cobrados pelas vias legais e institucionais ainda tentam fazer uso político. Vide a dívida argentina com os fundos “Holdout”, que foi utilizada com fins políticos escusos pelo kirchnerismo mas que o atual presidente teve o bom senso de pagar.

      – Dependência tecnológica: Para ter tecnologia é preciso investir para tal, algo que países como o nosso têm má vontade de fazer. Ou fingem que investem para criar mais um ralo de corrupção como bem vem demonstrando a Lavajato.

      – Corrupção: Os EUA estão em 19º no ranking da transparência internacional onde a Noruega lidera como o mais corrupto. Por sua vez a Rússia ocupa um vergonhoso 115º lugar.

      – retirada de recursos via multinacionais: Bom mesmo é estatal corrupta. Ou então quando um estado estrangeiro retira nossos recursos naturais como é o caso do Estado Chinês, que botou as mãos em 20% do Pré-sal.

      Como se vê meu caro Professor , esse palavrório pode até colar em grêmio estudantil mas na realidade que é bom nada…..

      • Não se sustenta na realidade? Vamos lembrar algumas pérolas que nunca se sustentaram na realidade:

        “A Ucrânia é uma economia em expansão”
        “O Egito não comprará os Rafales pois está apenas blefando com os EUA”
        “O UNASUL I será o escolhido pela FAB em detrimento ao projeto da Novaer”
        (…)

        Né! 😀

1 Trackback / Pingback

  1. Nova base naval da Rússia em Matua arquipélago das Curilhas | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.