No Rio, o Vice-Almirante Kurt W. Tidd, Comandante da Quarta Frota da US Navy

Sugestão: Gérsio Mutti

Almirante Kurt W. Tidd, Comandante da IV Frota da U. S. Navy.

Esteve recentemente no Brasil, a convite da Marinha do Brasil, o Vice-Almirante Kurt Tidd, atual Comandante da IV Frota da U. S. Navy. O Almirante Tidd tem tido uma carreira variada e intensa na Marinha americana, e entre as funções que desempenhou destaca-se a de Comandante do Grupo de Ataque a bordo do navio-aeródromo USS “Dwight D. Ensenhower” durante a Operação “Enduring Freedom”. Ultimamente, o Almirante atuava como vice-diretor de Operações no Estado-Maior Conjunto, em Washington, D.C.

Por ocasião de sua visita, tivemos no dia 16 de março de 2012 oportunidade de conversar por aproximadamente 45 minutos com o oficial americano, ao qual agradecemos a gentileza de nos ter concedido esse tempo, apesar da exigüidade do tempo livre em sua agenda.

Eu seus comentários iniciais, o Almirante Tidd declarou estar bastante impressionado com o profissionalismo reinante na Marinha do Brasil, destacando em especial as instalações de treinamento para submarinos, inclusive a torre hiperbárica. Entre outras atividades, o Almirante visitou também a fragata “Independência” e o navio-aeródromo “São Paulo”.

O Almirante Tidd indicou a preocupação americana com o tráfico ilegal em certas áreas da jurisdição do seu comando, que inclui drogas e armas. Expandindo seu raciocínio, disse: “Esse tráfego gera e movimenta uma grande quantidade de dinheiro, que é canalizado para financiar as atividades de organizações ilegais transnacionais”.

Inquirimos o Almirante se — especialmente numa época em que os dólares para defesa estão sendo intensamente disputados — estabelecer uma nova Frota numerada para se contrapor a ameaças bem menos intensas do que a representada pelos submarinos e corsários alemães durante a Segunda Guerra refletia uma relação custo/benefício favorável. Perguntamos, especificamente, se não seria mais econômico enfrentar essa ameaça de baixa intensidade através de Grupos-Tarefa ou Forças-Tarefa. O Almirante Tidd explicou que a criação da IV Frota “foi uma decisão interna na própria U. S. Navy, já que anteriormente as solicitações para atividades nessa área geográfica custavam mais a ser atendidas, pois não estavam no mesmo nível daquelas provenientes das Frotas numeradas. Embora eu seja o mais moderno Comandante de uma Frota numerada, o meu cargo possibilita e facilita muito a obtenção do que é necessário”.

“Esse tráfego gera e movimenta uma grande quantidade de dinheiro, que é canalizado para financiar as atividades de organizações ilegais transnacionais”

Perguntado sobre como ele, na qualidade de Comandante da IV Frota, via a o fato do Brasil caminhar firmemente em direção à obtenção de submarinos nucleares de ataque, o Almirante Tidd disse que “via com naturalidade, pois se trata de uma pretensão justa do Brasil”. Declarou-ter visitado um submarino brasileiro e ter ficado impressionado com a segurança com que nossos submarinos são operados, e referindo-se ao submarino nuclear frisou que “é do interesse de todos que a MB opere seus submarinos nucleares com esse mesmo nível segurança e profissionalismo”.

Durante a conversa, o Almirante frisou que a IV Frota não possui meios fixos, mas opera os meios que lhe são alocados para o cumprimento das tarefas: “Atualmente estamos com quatro fragatas, algumas aeronaves de patrulha marítima, uma equipe de mergulhadores e salvatagem realizando exercícios com Colômbia e Trinidad e Tobago, no Caribe, e um navio hospital”.

 

“O submarino nuclear é uma pretensão justa do Brasil”.

Mencionamos que quando a Operação “Unitas” foi criada, a ênfase era claramente em guerra anti-submarino, embora se treinasse também guerra anti-superfície e antiaérea. Perguntamos qual a ênfase atual, em sua ótica. O Almirante Tidd respondeu: “Uma das vantagens da Operação Unitas é exatamente ser adaptável, possibilitando treinar o enfrentamento de vários tipos de ameaças”. E continuou: “Embora treinemos vários aspectos de operações navais conjuntas, a ênfase atual é em operações de segurança marítima, principalmente em contraposição a ameaças constituídas por grupos que não representam nações. Treinamos como lidar com ameaças assimétricas.

Essas operações nos permitem, por exemplo, identificar quem está em uma área, quem não está, quais as intenções e, se necessário, decidir se há necessidade ou não de uma intervenção e — caso haja — quem deverá ser acionado: se forças e imposição da lei, se forças armadas de outros países, se nossas próprias forças armadas, etc.”.

“Segurança & Defesa” mais uma vez agradece ao Almirante Kurt Tidd pela oportunidade que nos concedeu, e também à assessoria de imprensa do Consulado dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro, cuja inestimável colaboração tornou possível a operacionalização da entrevista.

“Uma das vantagens da Operação Unitas é exatamente ser adaptável, possibilitando treinar o enfrentamento de vários tipos de ameaças”

Fonte: Segurança&Defesa

18 Comentários

  1. “O submarino nuclear é uma pretensão justa do Brasil”.

    Eu acrescentaria que ter uma arma nuclear também é uma pretensão justa do Brasil, assim como os EUA acham que é pretensão justa deles manter todo o arsenal nuclear que possuem. Não acho que as pretensões deles sejam mais justas do que as nossas.

  2. Aldo estou de pleno acôrdo com você, quanto ao fato de ser uma justa pretensão do Brasil, possuir armas nucleares. Volto a lembrar que pelo TNP , as potências nucleares já deveriam ter eliminado seus arsenais nucleares. Mas, como não o fizeram, o Brasil tem o direito e o dever de possuir armas atômicas.

  3. é aquilo que eu já disse, para uns eles dizem que é para combater drogas outros que é pela natureza outros eles dizem que é para democracia, para os mais velhinhos eles falaram que foi para combater o comunismo,mas na verdade essa frota é para tentar botar medo nos paises da america do sul .soluçao fortalecer celac e a unasul o quanto antes .

  4. KKKKKKKK, submarino nuclear brasileiro de ataque, um verdadeiro leão desdentado, ai a pergunta: Só pra dizer que tem Sub-nuclear e as armas, serão a base de arco e flexa, quanto engodo e deslumbramento dos nossos almirantes.

  5. POrque vocês são anti- americanos? Justifiquem !!!

    Eu sou fã EUA, e antes que digam que sou cheira sac…eu lhes digo que também sou fã da Russia…eles jogam sujo? SIM, claro.

    Então porque gosta deles? Porque temos de aprender a ser como eles, entrar no jogo, e saber jogar…pois nunca soubemos jogar, pois enquanto tivermos este pensamento restrito na inferioridade e nos sentindo acuados feitos acéfalos não atingiremos a massa crítica pensante que necessitamos para JOGAR E GANHAR sem odiar ou ter inveja.

    Quanto á varias visitas de superiores norte americanos só lhes digo uma coisa; “Preparem-se, a NOVA ORDEM MUNDIAL está chegando e o Brasil será responsável por todo BLOCO LATINO com exceção do México que pertencerá ao bloco Norte-americano”. É de todo interesse americano que nos armemos ate os dentes, pois precisaremos para manter a ordem no nosso BLOCO, e somar com a reunião dos exércitos dos líderes de BLOCOS. NÃO É CARNAVAL.

  6. A aproximação com os americanos é necessária sim se quisermos que o Brasil se projete como uma verdadeira potência algum dia. Se o Brasil tem direito a armas nucleares, assim terá a Argentina. E dai os Chilenos acharão melhor ter também. No final daremos inicio a uma nova corrida armamentista. Vale a pena? Que tipo de dissuasão teremos se todos assim tiverem armas nucleares? Como podemos pensar em armas nucleares se nem armas convencionais temos direito? Como disse o presidente iraniano: ” por que vamos construir uma bomba nuclear para contrapor as mil que vocês tem?”
    Fechar as portas para as grandes potências (EUA, Inglaterra) não vai fazer do Brasil uma potência. Pena que os anti-americanos daqui sejam cegados pela paranóia de serem alvos deles.

  7. Sucupira..assinado seu post..excelente. Voce nao aprende o jogo apenas ficando longe e falando besteira. maioria aqui gostaria de cheirar sa..co Russo ou Chines mas na realidade esses dois piratas mundiais nao acrescentam nada positivo. Sobre a Russia pergunte aos Chechnias como estao sendo tratados e a China e um comunista podre, pronto a colonizar o mundo e destruir industrias.
    Na realidade muitos vao a Disney e depois querem declarar guerra a ele..kkk

  8. Quanto á varias visitas de superiores norte americanos só lhes digo uma coisa; “Preparem-se, a NOVA ORDEM MUNDIAL está chegando e o Brasil será responsável por todo BLOCO LATINO com exceção do México que pertencerá ao bloco Norte-americano”. É de todo interesse americano que nos armemos ate os dentes, pois precisaremos para manter a ordem no nosso BLOCO, e somar com a reunião dos exércitos dos líderes de BLOCOS. NÃO É CARNAVAL.
    _________________________

    Se as coisas continuarem assim a NWO da turma de olhos azuís e com roupa de Kill Bill vai por água abaixo pois Tanto a China quanto a Russía e Índia pode acabar com o Clubinho Bildeberg e frustrar os seus sonhos. E eles mesmos serem a NWO.

    O Interesse de os EUA que nos armemos é a China e não a Unasul ou CELAC, eles querem o Brasil como contraponto a china e como um auxiliar para agir dentro da África e com outros BRICS é por isso que eles estão jogando tanto confete em relação a venda de Super Bricks F-18.

  9. E TAO FACIL RESOLVER ESSA QUESTAO , O EXEMPLO ESTA AI “C H I N A” , E SO C ARMAR DEVAGARINHO E PRONTO QUANDO OS ABUTRES CHEGAREM VAO DAR DE CARA COM MISSIL ANTI PA E AI ELES VOLTAM P/ TRAS COM O RABO NO MEIOS DAS PERNAS E CHORAMINGANDO “PORQUE VCS TEM ESSE MISSIL BUA BUA BUA , VCS NAO PODIAM FAZER ISSO COM A GENTE BUA BUA E BUA SEUS CHATOS AGORA NOIS NAO PODE MAIS APAVORAR POR AQ” .

  10. O pessoal polariza as coisas. Eu nunca fui anti nada e nem pró nada, Brasil acima de tudo. Polarização é para os fracos e alienados. Há muita coisa boa nos EUA que nos serve. O que não presta pode ficar por lá. Sim, podemos aprender com eles. O que presta.
    Eles mentem (muito) para justificarem as coisas. Esse papo de “Esse tráfego gera e movimenta uma grande quantidade de dinheiro, que é canalizado para financiar as atividades de organizações ilegais transnacionais” é óbvio. Quem não sabe disso? Só que o estadunidense continua cheirando pó, os truta do morro tal do Brasil também cheiram e usam “tênis” AR-15, a Somália não é aqui e as FARC ainda estão em atividade. Estranho.
    Vislumbraram as mudanças atuais (ascenção da China, crise mundial financeira, oriente médio) e botaram os barquinhos para navegar, para impo… digo, manter a influência por essas bandas. Eu acho que é isso.
    Não sei porque eles são tão dissimulados. Existem trocentas pessoas debatendo este mesmo assunto mundo afora, gente que deve ter chegado na mesma linha de raciocínio óbvia que eu cheguei logo mais acima (da “zona de influência”).

  11. O EFEITO CHINA

    Ultimamente altas patentes do staff militar americano e autoridades do alto escalam americano estão vindo,eu disse vindo;ao Brasil.

    Não custa nada nós colocarmos as nossas demandas e o nosso poto de vista sobre o mundo multipolar a eles e quem sabe encontramos um meio que todos saiam ganhando,se eles nos respeitarem pelo que somos e pensamos,já é uma grande coisa e uma grande transformação no intelecto dos políticos que fazem a política externa americana.

  12. Sucupira disse:
    05/04/2012 às 18:33

    “…POrque vocês são anti- americanos? Justifiquem !!!

    Eu sou fã EUA, e antes que digam que sou cheira sac…eu lhes digo que também sou fã da Russia…eles jogam sujo? SIM, claro.

    Então porque gosta deles? Porque temos de aprender a ser como eles, entrar no jogo, e saber jogar…pois nunca soubemos jogar, pois enquanto tivermos este pensamento restrito na inferioridade e nos sentindo acuados feitos acéfalos não atingiremos a massa crítica pensante que necessitamos para JOGAR E GANHAR sem odiar ou ter inveja.

    Quanto á varias visitas de superiores norte americanos só lhes digo uma coisa; “Preparem-se, a NOVA ORDEM MUNDIAL está chegando e o Brasil será responsável por todo BLOCO LATINO com exceção do México que pertencerá ao bloco Norte-americano”. É de todo interesse americano que nos armemos ate os dentes, pois precisaremos para manter a ordem no nosso BLOCO, e somar com a reunião dos exércitos dos líderes de BLOCOS. NÃO É CARNAVAL. …”===== Alguns de nós, eu inclusive, ñ confio nos ianks, pelos eguinte motivos:1º= Falam uma coisa e fazem outra,cito o TIAR -1982 argentina.2º= Invadem paíse latinos como se os mesmos fossem o seu quintal. cito:Invadiram a nigaragua em – pelo menos uma 9 x , 3º= A guerra ilegal contra o Irak. 4º= A falsa ajuda ao Plaestinos e a seu direito legal sobre sua própria terra, e 5º = O enclave q os mesmo tem em CUBA ,chamadoi de guantanamo..q o cubanosa reclama s mt anos aos mesmos…quer + ou está bom p vc?!?! sds.

  13. Nobres colegas, Um conhecido meu propos um projeto que promove o inicio para o Brasil de um maior intercambio cultural/educacional/turistico e científico com a China, Russia/Ucrânia e Índia. Este projeto ja esta nas maos da Dilma do Senador Cristovão Buarque e de alguna empresarios. Será que os Gringos ja sabem desse projeto e ficaram assustados. Alguns setores do Brasil parecem tambem estar assustados. Isto pode ser uma dentre as razões da visita da Senadora Hillary Clinton agora em abril. Existe tambem o assunto da compra dos aviões de caça.

  14. Eles estão vindo porque o orçamento militar deles está diminuindo, ocorre que assim como na segunda guerra nós eramos necessários para os americanos, agora estamos sendo de novo, não é interessante para os EUA e europa que nos alinhemos aos BRICS, portanto, é por esse motivo que eles vêem nos visitar.

Comentários não permitidos.