Não haverá bases da NATO permanentes na Polónia: Casa Branca respeita o acordo Rússia – OTAN

us-russia-ukraineTradução e adaptação: E.M.Pinto

A Casa Branca confirmou que durante a cimeira da OTAN em setembro em Newport não tomará uma decisão de construir bases da OTAN permanentes na Europa Central e Oriental. O motivo é o acordo da OTAN- Rússia em 1997. A Aliança do Atlântico Norte, por conseguinte, aumentará a sua presença militar na região por outros meios.

Charles Kupchan , diretor do Conselho Nacional de Segurança na Casa Branca para a Europa, confirmou durante uma comitiva aos repórteres que durante a cimeira da OTAN em setembro em Newport, não tomará uma decisão para construir bases permanentes no território dos novos Estados-Membros. O motivo? é o acordo da OTAN – Rússia em 1997.

 Washington confirmou, neste caso, a posição do governo alemão. Uma vez que, no entanto, a guerra na Ucrânia, e potenciais ameaças aos membros do Pacto na Europa Central e Oriental serão os principais temas da cimeira da próxima semana em Newport, será tomada a decisão de fortalecer militarmente o flanco oriental da Aliança. Essas medidas, porém, não serão capazes de violar o acordo com a Rússia.

A Casa Branca confirma a sua disposição de buscar formas de reforçar a segurança dos aliados no Oriente. Charles Kupchan promete mais atividade militar como treinamento, exercícios ou aumentar a rotação das tropas. A Otan também vai se esforçar para criar uma força de reação rápida que vai ser capaz de trabalhar bem em caso de um ataque de tais desafios não convencionais, tais como os enfrentado na Crimeia e no leste da Ucrânia.

Segundo o “Financial Times”, as forças da OTAN planejam criar uma resposta imediata com unidades de pelo menos 10.000 soldados. De acordo com informantes a maioria dos soldados são britânicos e outra parte seria tirada da Lituânia, Letónia, Estónia, Dinamarca, Noruega, Holanda e Canadá. A decisão de criar essas forças será anunciada pelo primeiro-ministro britânico David Cameron, em Newport.

A Casa Branca também anunciou que os líderes dos países da Otan discutirão no País de Gales sobre a infra-estrutura adequada que será necessária para garantir a segurança da Polônia, Romênia e Estados Bálticos. Ele também permitirá uma adoção de unidades de resposta imediata.

A questão do apoio à Ucrânia, a Casa Branca afirma estar em discussões. Ele tem que ser considerado na forma de equipamentos, exercícios conjuntos com a OTAN e de ajuda econômica.

O Diretor Kupchan também se referiu ao anúncio do primeiro-ministro da Ucrânia Arseniy Yatsenyuk, para retornar ao seu país aspirações a aderir à OTAN, afirmando que esta questão não é discutida, embora os Estados Unidos seja a favor da política de portas abertas para futuros novos membros.

Fonte: Defence24

13 Comentários

  1. A Casa Branca confirmou que durante a cimeira da OTAN em setembro em Newport não tomará uma decisão de construir bases da OTAN permanentes na Europa Central e Oriental. O motivo é o acordo da OTAN- Rússia em 1997. A Aliança do Atlântico Norte, por conseguinte, aumentará a sua presença militar na região por outros meios. ==== P q os iankss estejam considerando esse acordo, deve ser pq o mesmo dá a eles alguma segurança.Por outro lado isso ´we bom, pq força tbm os Russos a cumprirem acordos, o q e dificil p ambos os lados, considerando a gama de interesses deles e pontos contrários à esses interesses de pronto..E mt bom essa atitude de ambos. Espero q continue assim, o q eu dúvido.Quem viver verá.Sds. 😉

  2. A Polônia e um país que segue um caminho exemplar, se beneficia de acordos econômicos com Alemanha e restante da UE , e rejeita integralmente idologia falidas, que causaram dor e morte ao seu povo no passado, como nazional socialismo/socialismo/comunismo, todos devidamente criminalizados em sua constituição.
    Não abriu as pernas para imigrantes islamitas, como fez a Alemanha, França e Inglaterra, evitando muitos problemas que os demais enfrentam hoje.
    E Agora isto, esta decidido que a Polônia não será quintal dos EUA e nem joguete da Russia, como e a Ucrania hoje.
    Em tempo a Rômenia declarou total apoio a Kiev,contra as intenções imperialistas Russas no leste Europeu,eles tamb´´em lebram bem do passado societico, quem tem …tem medo

    • É isso que me deixa puto da cara, CP… os ESQUERDALHAS fdp’s criminalizaram CORRETAMENTE o nazismo na constituição mas se “esqueceram” CINICAMENTE de criminalizar o comunismo e o socialismo que entendo ser as três cabeças da mesma BESTA REVOLUCIONÁRIA… mas ainda há tempo para isso… para o bem das novas gerações, devemos CRIMINALIZAR essas IDEOLOGIAS IMUNDAS que tanto mau fizeram ao ser humano…

      • Nos anos 80, perdemos a guerra cultural amigo, os militares fizeram muitas coisas na infla estrutura e industrialização do país, mas deram um tiro no pé, ao deixarem esta lais de picaretas guerrilheiros, e pseudo artistas depravados, se criarem em solo pátrio. deveriam te-los desmascarado e ridicularizado, agora vamos pagar o preço desta joça por pelo menos umas duas gerações ainda.
        Mas eu noto nos ultimos anos, que uma nova corrente de pensamento conservador esta se formando, ainda e timída, e a esquerda se alimenta da ignorância do povo, que eles perpetuam estrategicamente, mas a hegenomia que tinha, a alguns anos atrás.

      • “mas a hegenomia que tinha, a alguns anos atrás.”… NÃO POSSUEM MAIS… correto… saudações fraternais, caro amigo…

  3. Ainda acho que a única forma de EQUILIBRAR toda essa merda era fazer um acordo OBRIGANDO toda potência NUCLEAR a ter bases apenas em seus respectivos territórios.

    Esse negócios de os EUA ter bases que possam alcançar a Rússia é tão provocativo quanto a Inglaterra querer colocar uma base naval nas ilhas Falkland (ou Malvinas)…

    Quando a Rússia se moveu para colocar uns foguetinhos em Cuba, eles se borraram todos!

    Taí, acho que a Rússia poderia forçar essa situação para conseguir um acordo de “CADA UM NO SEU CANTO”!

    Uma coisa é certa, quanto mais cercam, mais dezenas de mísseis nucleares são construídos… se der M… não vai sobrar nem caco da Europa… Estão fazendo a mesma coisa em território americano… militarizando a polícia e desarmando a população… e até o pessoal lá, cercado dessa forma, tá P da vida!

    http://bit.ly/1CdRlx6

    http://bit.ly/1CdRxfy

    Eu adoro essa imagem na chegada de Wisconsin: http://bit.ly/1CdRnoz (espetacular!)

    http://bit.ly/1qqEd1a

    http://bit.ly/1CdRX5R

  4. Com Urso não se brinca se respeita …. Hahahah … em outras palavras, a OTAN e os EUA colocaram os ucranianos no cavalo sem arreio e cabrestos … hahahha … “bucha de canhão” … haja traseiro de nazistas e sionista para ser chutado na Ucrânia … Hahahah … há eu lá para chutar alguns … hahahah

  5. Com relação as estas bases da OTAN no leste europeu há noticias contraditórias, creio que é assunto ainda em discurssão …

    —–
    BERLIM, 31 de agosto

    OTAN planeja implantar cinco bases na Europa Oriental, informou neste domingo o jornal alemão “Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung” .
    As bases estão previstas na Letónia, Lituânia, Estónia, Roménia e Polónia.

    De acordo com os planos da OTAN, até 600 militares serão posicionados em cada base,diz o jornal , nenhuma indicação dando, acrescentando que esses planos serão discutidos em detalhe na próxima cimeira da NATO no País de Gales em setembro 5-6.

    O Secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse anteriormente em entrevista ao mesmo jornal que a aliança procura presença mais tangível na Europa Oriental. Segundo ele, a cúpula do País de Gales vai tomar a decisão de aumentar a eficácia das forças de intervenção rápida da NATO para responder mais rapidamente às novas ameaças.

    Rasmussen disse que essas forças “ponta de lança” exigiria a criação da infra-estrutura correspondente nos Estados membros da aliança. Ele disse que os aliados da Otan no Oriente estariam satisfeitos com este plano. A Otan disse que a aliança vai tomar todas as medidas necessárias para garantir a efetiva defesa e proteção de cada Estado membro da OTAN.

    http://www.faz.net/aktuell/politik/ausland/nato-plant-fuenf-neue-stuetzpunkte-in-osteuropa-13127478.html

  6. Ao amigo CP, por outro lado , os Poloneses é o grupo Nacional da UE q mais perseguem e mata Ciganos, estupra suas mulheres e filhas…são mt os relatos ñ oficiais, às policias locais ñ registram esses ocorridos( olham os mesmos como sub humanos, lembra-me um olhar bem ao estilo dos “SS”) …; sobre essas ações nefastas dos Polacos sobre esse grupo étnico e transnacional…pf, verifike…Sds. 😉

    • Idiotas existem em todos os lugares amigo, ate aqui tem imbecil chamando jogador de macaco dentro de estadio de futebol.
      Não podemos generalizar uma nação inteira, por conta de alguns babacas. Infelizmente neo nazis estão espalhados por toda Europa, felizmente, eles são minoria, e na Polônia se indentificados, são presos..

  7. O governo polaco foi o instrumento usado pelos governo norte americano para destruir o governo eleito da Ucrania que era pro-Russia e substiui-lo por essa mafia de nazistas e oligarcas, que nada mais sao do que agentes dos financistas de Wall Street e Londres. Foram os poloneses que criaram as milicias nazistas que hoje esta atacando os ucranianos russos quer vivem no leste da Ucrania. Recentemente os poloneses proibiram um aviao russo, que transportava um alto oficial do Kremlin, voar sobre seu territorio. O que esta ocorrendo, e que os agricultores poloneses que estao sofrendo prejuizo economicos por causa da proibicao russa de importar produtos agricolas da Europa, estao se mobilizando contra a politica do governo polones de colocar os interesses da mafia de Wall Street/Londres acima dos interesses da populacao polonesa.Por isso, vem essa propaganda, que a OTAN, isto e os EUA, nao esta interessado em colocr bases permanentes no leste europeu.Vamos aguardar como reagira o governo polones , quando Putin suspender o fornecimento de gaz para Polonia, que depende em quase 90% do gaz consumido no pais de importa-lo da Russia.

Comentários não permitidos.