Defesa & Geopolítica

Na ONU Coreia do Norte culpa EUA por “pior situação da história”

Posted by

Foto US Navy – Porta-aviões USS Ronald Reagan (CVN 76), USS Theodore Roosevelt (CVN 71) e USS Nimitz (CVN 68) / Pacífico Ocidental, 12 de novembro de 2017

Por Michelle Nichols

A Coreia do Norte se queixou à Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira sobre exercícios militares conjuntos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, que descreveu como “a pior situação de todos os tempos” porque equipamentos nucleares dos EUA foram mobilizados prontos para atacar.

Em uma carta ao secretário-geral da ONU, António Guterres, vista pela Reuters, o embaixador norte-coreano, Ja Song Nam, disse que os EUA estão “enlouquecendo por exercícios de guerra introduzindo equipamentos nucleares de guerra dentro e ao redor da Península Coreana”.

Três grupos de ataque de porta-aviões norte-americanos participaram do exercício conjunto no Pacífico Ocidental, uma demonstração de força rara realizada enquanto o presidente Donald Trump visita a Ásia. A última vez em que três grupos de ataque de porta-aviões se exercitaram juntos no local havia sido em 2007.


PACÍFICO OCIDENTAL [12 de novembro de 2017] – Os porta-aviões USS Ronald Reagan (CVN 76), USS Theodore Roosevelt (CVN 71) e USS Nimitz (CVN 68) e seus grupos, conduzindo operações em águas internacionais como parte de um exercício de ataque.

Seul disse que o exercício conjunto, que deve terminar na terça-feira, foi uma resposta às provocações nucleares e de mísseis da Coreia do Norte e uma demonstração de que tais avanços de Pyongyang podem ser repelidos com “força esmagadora”.

Mas Ja disse que Washington tem culpa pela escalada nas tensões e acusou o Conselho de Segurança da ONU de ignorar “os exercícios de guerra nuclear dos Estados Unidos, que estão determinados a causar um desastre catastrófico à humanidade”.

Ja pediu a Guterres que leve à atenção do conselho de 15 membros, por meio do raramente usado Artigo 99 da Carta da ONU, “o perigo representado pelos exercícios de guerra nuclear dos EUA, que são ameaças claras à paz e à segurança internacionais”.

Fonte: Reuters

Edição: Plano Brasil

 

5 Comments

  1. Pingback: Na ONU Coreia do Norte culpa EUA por “pior situação da história” | DFNS.net em Português

  2. O Plano Brazil está fazendo uma piada, não é?

    Desde quando o que a CN diz pode ser levado em conta? Parece até que foram os EUA que lançaram foguetes para todos os lados, fizeram explosões nucleares, vivem ameaçando o mundo…

    • quem esta de brincadeira e vc
      desde quando vc quer pautar materia de um site dinamico e ativo como o plano brasil
      sobre o que estados unidos esta fazendo e provocar para vender mais armas para seus governos fantoches e vassalos igual o do japao e da coreia do sul
      parabéns ao palno brasil muito melhor que site de direita ou esquerda juntos e misturados
      por isso falo que esses mesmos que esbravejam sobre regime militar nao aquentam nem dois minutos vcs sao desunidos nao sabem viver em uma vila respeitar o proximo
      respeita as caras , se fecha conscrito

    • Bem colocado Paulo! O regime norte-coreano é uma aberração remanescente da guerra fria que escraviza e mata de fome seus cidadãos ao mesmo tempo em que procura chantagear a comunidade internacional com testes nucleares e de mísseis balísticos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com