Defesa & Geopolítica

Morre o Major-General Sidney Shachnow,lenda dos Boinas Verdes, sobrevivente do Holocausto, veterano do Vietnã e general de duas estrelas aposentado

Posted by

O Major-General Sidney Shachnow, sobrevivente do Holocausto, veterano do Vietnã e um dos principais oficiais do Exército em Berlim durante a Guerra Fria, faleceu na sexta-feira. (Exército dos EUA)

Por Kyle Rempfer
Tradução Filipe do A. Monteiro
O Major-General Sidney Shachnow, um sobrevivente do Holocausto, veterano da Guerra do Vietnã e um dos principais oficiais do Exército em Berlim durante a Guerra Fria, faleceu na sexta-feira [30/09/2018] aos 83 anos, informou o Fayetteville Observer.
Shachnow viveu em Southern Pines, Carolina do Norte, com sua esposa, Arlene, de acordo com o Observer. Ele deixa sua esposa, quatro filhas e mais de uma dúzia de netos.
O velório do corpo de Shachnow será realizado no dia 13 de outubro na Casa Funerária Boles em Southern Pines.
Shachnow se aposentou do Exército em 1994, após 40 anos de serviço ativo.
Nascido em Kaunas, Lituânia, ele testemunhou os horrores da Segunda Guerra Mundial nos confins de um campo de trabalhos forçados.
Shachnow tinha apenas 7 anos quando foi preso. Embora os trabalhadores muitas vezes morressem de fome ou fossem espancados até a morte, ele de alguma forma sobreviveu até o final da Segunda Guerra Mundial, de acordo com um perfil de 1992 do New York Times de sobreviventes do Holocausto.
Seu pai escapou da detenção alemã e lutou o resto da guerra contra os nazistas com um grupo de resistência partisan. Sua mãe, porém, foi enviada para um campo de concentração.

O Major-General aposentado Shachnow, no centro, posa para uma foto com os participantes de um banquete, em abril de 2011, para a Semana Regimental das Forças Especiais [Special Forces Regimental Week] em Fort Bragg. (Sargento Russell Lee Klika / Exército dos EUA)

Os três acabariam por se reunir e se mudar para os Estados Unidos, onde Shachnow acabou se alistando no Exército dos EUA, de acordo com sua biografia do Instituto Judaico de Segurança Nacional da América [Jewish Institute for National Security of America].
Mais tarde ele entrou na Escola de Candidatos a Oficiais [Officer Candidate School] no posto de sargento de primeira classe e foi comissionado como oficial de infantaria. Shachnow acabaria por servir mais de 32 anos na comunidade das Forças Especiais, incluindo duas turnês no Vietnã, informou o Observer.
Ao longo de sua carreira, Shachnow serviu como comandante ou oficial de estado-maior de infantaria, infantaria mecanizada, aerotransportada e de Forças Especiais.
Entre seus principais cargos estiveram períodos comandando o Centro e Escola Especial de Guerra John F. Kennedy [John F. Kennedy Special Warfare Center and School], o Comando das Forças Especiais do Exército dos EUA [U.S. Army Special Forces Command] em Fort Bragg e o Exército dos EUA em Berlim [U.S. Army-Berlin] na Alemanha.
Shachnow recebeu a Medalha por Serviços Distintos com Ramo de Folhas de Carvalho [Distinguished Service Medal with Oak Leaf Cluster], a Estrela de Prata com Ramos de Folhas de Carvalho [Silver Star com Oak Leaf Clusters], a Medalha de Serviço Superior de Defesa [Defense Superior Service Medal], a Legião do Mérito [Legion of Merit], a Estrela de Bronze com Ramos de Folha de Carvalho e dispositivo “V” [ Bronze Star with Oak Leaf Clusters and “V” device ], o Coração Púrpuro com Ramo de Carvalho [Purple Heart with Oak Leaf Cluster], o Medalha de Serviço Meritório com dois Ramos de Folhas de Carvalho [Meritorious Service Medal with two Oak Leaf Clusters], a Medalha do Ar com o numeral “12” [Air Medal with the numeral “12”], a Medalha de Comenda do Exército com dois conjuntos de folhas de carvalho e dispositivo “V” [Army Commendation Medal with two Oak Leaf clusters and “V” device], o Distintivo de Combate de Infantaria [Combat Infantryman Badge], o Breve de Mestre Paraquedista [Master Parachutist Badge], o Brevê Ranger [Ranger Tab], e a Cruz de Bravuro da República do Vietnã [Republic of Vietnam Gallantry Cross].

One Comment

  1. O que está acontecendo com blog? Falta atualizações diária. Só estão atualizando o blog uma vez por semana…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com