Morales mandou revistar avião de Celso Amorim à procura de asilado

Bolivia Referendum

CLÁUDIO HUMBERTO

Assim como se queixa de ter sido “humilhado”, porque, sob suspeita de dar fuga a um procurado pelo governo dos Estados Unidos, seu avião foi impedido de sobrevoar o espaço aéreo de países europeus, o cocaleiro presidente da Bolívia, Evo Morales, impôs uma humilhação ultrajante ao nanoministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, no final de 2012, em episódio mantido em segredo pelo governo brasileiro até agora.

Amorim visitara La Paz e se preparava para decolar quando seu avião foi cercado e revistado, inclusive com cães farejadores, a mando do cocaleiro, desconfiado que o ex-chanceler do governo Lula levava um senador de oposição asilado na embaixada do Brasil. A informação é de diplomatas e funcionários que não podem ser identificados, em razão de represálias. A humilhação ao Brasil foi ainda maior, considerando que o ministro era transportado por um avião da FAB.

Esta semana, Morales exigiu e obteve a solidariedade dos parceiros do Mercosul, mas ele se comporta exatamente como seus supostos detratores, mantendo cerco em La Paz à versão boliviana do ex-agente americano Edward Snowden. O senador oposicionista Roger Pinto Molina se viu obrigado a pedir asilo político à embaixada do Brasil em La Paz, onde se encontra há mais de um ano. Ele quer deixar a Bolívia, porque teme até ser assassinado, mas Morales se recusa a conceder-lhe salvo conduto, para sair da embaixada em segurança até sair do país.

O senador Molina está há mais de um ano asilado na embaixada do Brasil em La Paz.

O governo brasileiro novamente se acovardou, diante da agressão ao ministro da Defesa, e apenas emitiu na ocasião uma “nota de protesto” que permaneceu secreta, ou seja, apenas foi lida pelo destinatário – que, claro, ignorou-a.

Além do senador Molina, há muitos bolivianos asilados, tentando se proteger da perseguição de Evo Moraes. Inclusive um candidato à presidência e também magistrados que ousaram prolatar sentenças contra o governo do cocaleiro, tiveram de se asilar para não morrerem.

Habeas corpus extraterrioral

O jurista Fernando Tiburcio Pena, que defende o senador Roger Pinto Molina, impetrou um “habeas corpus extraterritorial”, junto ao Supremo Tribunal Federal. Trata-se do primeiro caso do gênero no Brasil, segundo explica o advogado, que usa como precedente uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que entendeu cabível o direito de habeas corpus a um prisioneiro em Guantánamo. O habeas corpus deve ser julgado em agosto no plenário do STF.

O objetivo da medida é obrigar o governo brasileiro a colocar à disposição do senador um veículo diplomático, para que ele possa deixar o território boliviano sob a jurisdição do Brasil durante todo o percurso.

Veículo diplomático é protegido pela Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e, em razão disso, o senador não poderá ser removido à força do carro. Mas a Bolívia de Evo Morales não costuma respeitar regras e tratados internacionais, nem muito menos os mais elementares princípios democráticos.

 

Fonte: Jornal da Mídia

33 Comentários

  1. Será que o vírus comentarista Claudio Humberto poderá provar essa informação? ou estará entre aquelas feitas sob encomenda para provocar feridas no sentimento nacionalista de grande parte da cidadania que ideologicamente se associa com o principio de desancar países mais frágeis economicamente, aqueles que se sentem virtuosamente corajosos ao insultar cidadãos como os bolivianos e inteligentemente prudente e pragmáticos ao se dobrar aos interesses Yankes?.

    • julio brasileiro tambem sou contra os meios yankes de comercialmente,e militarmente,ajirem mas temos que reconhecer que tudo que fazem é em beneficio de seu povo eles passam por cima de tudo e de todo mundo em prol de seu povo o que não é o caso do cocaleiro boliviano,este safado com apoio de nosso governo pasou a perna no povo brasileiro caso petrobras o fato ocorrido é real gostaria que não o foce mas infelizmente o é infelizmente o Brasil esta cercado de paises falsos olha a venezuela vive falando dos USA mas não fala que seu maior parceiro comercial é justamente o tal USA veja a arjentina, o paraguai,se este tal de mercosul não nos quebrar sertamente nos atrapalhara,deixando de lado nossos gostos,e desejos devemos ajir com muito mais rigor contra os atos destes e de qualquer outro povinho que nos desrespeita O BRASIL ESTA MUDANDO SIMOS AS RUAS PEDINDO MAIOR RESPEITO E TRATAMENTO MELHOR PARA CONOSCO NA SAUDE,EDUCAÇÃO,E SEGURANÇA,SEM BANDEIRA PARTIDARIA,O RECADO AO GOVERNO FOI DADO PACIFICAMENTE,ESPERO QUE O GOVERNO O TENHA ENTENDIDO E FASA AS COISAS CERTAS POIS TALVEZ O PROCIMO RECADO SEJA ARMADO DEUS QUEIRA QUE NÃO.

      • Você deveria questionar essa sua contradição, que te faz ter essa atitude em relação a Bolívia que agiu exatamente como costuma agir os States na defesa de seus interesses. Ou só é perdoável e justificável para você, nessa sua visão que me parece um tanto quanto colonizada, acreditar que sendo o rico States, de cultura tão poderosa, merece todas os perdões com as justificativas de defesa de seu povo? Já os pobres latinos bolivianos ou vizinhos, quando defendem interesse de seu povo passam a ser uma corja de ambiciosos, invejosos e traidores. Muito interessante esse seu juízo desiquilibrado de valor.
        Faça-me um favor, pelo menos tente parecer um pouco mais isento.

      • Julio Brasileiro não apoio os meios dos USA,muito menos quando os meios são de invazam fisica admiro sim o uso da inteligencia,no caso dos meios de espionagem,eletronica o caso da Bolivia foi diferente foi usado cães farejadores dentro de uma aeronave militar da FAB que queiram ou não é conciderado território Brasileiro compare como se foce uma embaixada me perdoe se não sube me espresar mas cachorro farejador dentro de um avião é pra procurar drogas e não refugiado politico perdoe meus erros de portugues mas não tenho muito estudo mas tenho mais de 50 e ja vi meu pais e o povo Brasileiro ser sacaneado por todos os ditos ermanos me perdoe mas não confio neles mesmo.

      • Meu caro, você informa que tem meio século de vida, portanto é da minha geração. O que me faz continuar sem entender como você pode ser tão condescendente com os Americanos, esses que tanto mal tem feito a cidadania brasileira, certo que com apoio interno, e tão critico de latinos vizinhos, que sofreram das mesmas más influencias que nós, mas que diferente de nós retiraram lições com a exploração que sofreram e que fazem de tudo para evitar serem novamente explorados, agora por um vizinho mais musculoso. Se ser forte com os fracos é valentia para você, é admirável, para mim é só covardia vindo de quem venha.

      • Julio Brasileiro não sou condecendente com norte americanos mas me responda os meios que o senhor Hevo Morales, usou para revistar o avião da FAB dito teritório brasileiro com uso de armas e cães é valentia e admiravel em sua opnião.

    • A prova esta aqui. Feita pela Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa. Contudo, o fato não é de 2012, mas 2011. O importante é que o fato aconteceu. Fomos humilhados pelo cocaleiro dos Andes.

      “A propósito de informações veiculadas na edição de hoje (16/07) do jornal Valor Econômico, na matéria intitulada “Bolívia revistou avião de Amorim em busca de opositor”, o Ministério da Defesa esclarece o seguinte:

      1 – Não procede a informação de que o avião da FAB utilizado nesta viagem oficial, no dia 3 de outubro de 2012, foi vistoriado por autoridades bolivianas no aeroporto de Santa Cruz de La Sierra;

      2 – Houve, no segundo semestre de 2011, ações por parte de autoridades bolivianas que configuraram violações de imunidade de aeronaves da FAB, uma delas envolvendo o avião que levou o ministro da Defesa em viagem oficial à La Paz no final de outubro de 2011;

      3– O ministro da Defesa brasileiro nunca autorizou tal vistoria;

      4– Os episódios ocorridos em 2011 foram objeto de nota de reclamação encaminhada pela embaixada do Brasil em La Paz à chancelaria boliviana;

      5 – No documento, a embaixada informou que a repetição de tais procedimentos abusivos levaria à aplicação, pelo Brasil, do princípio da reciprocidade;

      6 – Desde o envio da nota, a FAB não registrou novos episódios de vistorias em suas aeronaves por autoridades bolivianas.

      Brasília, 16 de julho de 2013”.

  2. Em diplomacia existe a reciprocidade, aguarde-se .
    No caso desse moço na Europa foi que eles não autorizaram aterrizar, provavelmente disseram pouse no oceano ou pule de para-quedas … aqui não num baxa … saravá . rs rs rs

  3. PERMITAM-ME REPETIR O MEU COMENTÁRIO !
    Esperem um pouco não é porque supostamente fomos,vítimas desa patifaria que vamos também ser contrário ao que houve com a violação da soberania Boliviana,o disparate não foi contra a pessoa física Evo Morales,mas sim contra a nação boliviana !
    O caso de Edward Snowden é diferente do caso do senador Molina,como é diferente também do caso de Cesare Battisti e até do ladrão inglês Ronald Biggis !
    Molina é acusado de corrupção,evasão de divisas e outros crimes mais.
    Quando li a matéria fui me certificar quem era o colunista em questão, e fiquei admirado de ser o Sr.Claudio Humberto, o antigo porta voz do Presidente Collor eu me lembro bem dele até hoje !
    Ele lançou um livro que se chama ”Mil dias de solidão”,jamais esqueci esse nome por causa do mundialmente conhecido livro ”Cem anos de solidão” de Gabriel Garcia Marques um monstro da literatura universal nascido na Colômbia !
    Vejam como a revista Veja descrevia esse senhor no ano de 1993,no então lançamento desse livro !
    ”Alagoano formado em Psicologia e Jornalismo, Claudio Humberto passou sete dos seus 39 anos ao lado de Fernando Collor, conversando com ele praticamente todos os dias. O autor de Mil Dias de Solidão, um homem com idéias de esquerda que fazia oposição a Collor, virou seu assessor de imprensa no início de 1986. Claudio Humberto esteve ao seu lado na campanha a governador de Alagoas, no seu governo no Palácio dos Martírios, na campanha presidencial e foi seu porta-voz na maioria dos 1.000 dias em que ocupou o Palácio do Planalto. Com uma lealdade canina ao chefe, Claudio Humberto transformou o insulto aos adversários quase numa arte. Com o seu estilo bateu-levou, criou algumas dezenas de inimigos para o resto da vida. Mas achava que valia a pena até que, nauseado com o que ocorria no governo e na sua vida pessoal, conseguiu no início do ano passado que o presidente o nomeasse adido cultural na Embaixada do Brasil em Lisboa. Em 29 de setembro, com o impeachment de Collor, Claudio Humberto se demitiu do cargo. Dois dias depois, ele sentava em frente ao computador, no escritório de sua casa de três quartos no Estoril, nos arredores de Lisboa, para escrever seu livro.”
    leia na integra http://veja.abril.com.br/arquivo_veja/capa_03031993.shtml

    Devido a falta de provas e ao passado ”tumultuado” do qual goza o colunista,eu acredito ser mais prudente esperar maiores informações sobre o suposto fato relatado por Cláudio Humberto,uma vez que todas as testemunhas são anonimas !

  4. O Sr. Claudio Humberto pode até esta dizendo a verdade, sim porque não?
    Mas para mim esse senhor não tem credibilidade nenhuma,o modo como ele escreve não é de um jornalista que quer informar, ele pede respeito mas chama o ministro Celso Amorim de NANO MINISTRO da defesa, chama de COCALEIRO o presidente Evo Morales mas nesse caso de um modo pejorativo !
    Em determinado momento ele diz:
    ”O governo brasileiro novamente se acovardou, diante da agressão ao ministro da Defesa, e apenas emitiu na ocasião uma “nota de protesto” que permaneceu secreta, ou seja, apenas foi lida pelo destinatário – que, claro, ignorou-a”

    Suponhamos que isso tenha acontecido de verdade,o governo do Brasil não se acovardou, já que o próprio Claudio Humberto diz que o governo emitiu uma nota de protestos as autoridades boliviana, oque Claudio Humberto queria uma declaração de guerra por parte do Brasil?
    Por fim conheço a fama desse senhor há muito tempo e como disse anteriormente ele pode até esta dizendo a verdade,mas baseia a notícia em testemunhas anônimas e em nenhuma prova, esse senhor para mim esta ainda um patamar abaixo de um Arnaldo Jabor e um Boris Cassoy !
    É melhor aguardar para vermos se isso é verdade mesmo !

  5. Considero uma piada o respeitado blog Plano Brasil repercutir uma notícia deste colunista, Cç[áudio Humberto, que não possui respaldo algum, incapaz de ser checada como convém às regras do bom jornalismo.

    É preciso dizer, que esse tipo de coisa é comum no jornalismo brasileiro, que mais parece obra de ficção, onde a responsabilidade parece ser uma palavra desconhecida…

    Essa nota do Sr. Claudio Humberto é um lixo, a repercussão por parte do blog Plano Brasil é de se lamentar, para dizer pouco.

  6. Milicos que dizem o óbvio e ruminam preconceito ideológico… Agora, o Cláudio Humberto, colunista que é conhecido por escrever ficções, plantar notas e escrever mentiras…
    Caramba! Que saudade do Vympel…

  7. Mas e aí o cara escreveu mentiras ou verdades?Partindo da premissa afirmativa conforme colocada pela matéria, ou pelo post, se isso ocorreu, seria o fim da picada! Covardias reciprocas, de um lado o Brasil que se sujeitou a isso, e de outro a Bolívia que foi arbitraria com um vizinho e sócio de interesses econômico!Essa história de pensar que os interesses econômicos devem nos fazer ser tolerantes com ofensas, tais como: a espionagem eletrônica ou de aviões, nos diz que há uma crise de valores no seio da elite dirigente brasileira; que, querendo tão somente uma coisa, preservar o status quo, se sujeita e nos faz sujeitar enquanto povo, a nação a essas humilhações inaceitáveis!Tá na hora de passar o rodo e tirar toda essa canalhada que nos dirige!E já vão tarde!2014 está chegando, e passa rápido!

  8. Todo mundo tem direito a ter uma opinião, até aí tudo bem…, mas o Brasil pra prosperar tem que sair fora desse boliviano safado, ladrão de refinaria da Petrobras.

  9. Me apõem na humilhação que passei, mas esqueçam o que eu fiz, pensamento de um índio com cara de tarado.

  10. Esse tal de Cláudio Humberto é tão verdadeiro como uma nota de três reais.
    Tem uma longa ficha de desserviços prestados ao país (foi porta-voz do desgoverno Collor). Já faz um bom tempo que assumiu com toda pompa a função de fofoqueiro político (cargo de segundo escalão no meio jornalístico).

  11. Os esquerdistas não aceitam uma única voz que destoe do vernáculo mentiroso que falam… só sabem repetir o mantra da irmandade que transpira totalitarismo pelos poros… para eles, qualquer um que os desminta é digno de desaparecer… essa é a “democracia” que pregam… IMUNDOS…

  12. Pois é… esse cara realmente é uma piada pra ter credibilidade!!

    Sera verdade será mentira??

    Mas pra tentar ver além, pra tentar encontrar a verdade, e ver a credibilidade disso tudo… sendo verdade ou mentira…a pergunta de ouro fica:

    “Quem ganha com tudo isso??”

    A Bolívia ganha o que fazendo isso, se for verdade ou mentira??

    Esse cidadão aí ganha o que se for verdade ou mentira??

    Valeu!

  13. Na verdade, o governo brasileiro se portou como pau mandado do índio cocaleiro… vejam a nota da revista defesanet… ela é clara nas conclusões… http://www.defesanet.com.br/al/noticia/11463/EVO-Morales-mandou-revistar-aviao-de-Amorim/ … mas a camarilha esquerdista paga pelo partidão para fazer contrainformação na internet fica batendo na mesma tecla mentirosa… só burro não percebe que nossa soberania foi pras cucuias pelo comportamento dos bolivianos que cagam e andam para o governo cumpanheiro brasileiro…

1 Trackback / Pingback

  1. Evo cuestionado por la prensa del Brasil - eju.tv

Comentários não permitidos.