Monitoramento agrícola por satélite será destaque no Ethanol Summit

Dois novos produtos de alta tecnologia voltados para o mapeamento agrícola e ambiental com a utilização de imagens de satélite serão o grande destaque do Brazil Ethanol Trade Show, aberto ontem (1) na Arena Golden Hall do Sheraton WTC, em São Paulo, simultaneamente ao Ehtanol Summit 2009.
Durante o evento a Spot Image Brasil, subsidiária da Spot Image, uma das líderes mundiais no segmento de produtos e serviços de geoinformação, integrante do Grupo EADS, gigante europeu do setor aeroespacial e de defesa, apresentará o SPOTCana, voltado para o setor sucroalcooleiro, e o recém-lançado SPOTMaps, para mapeamento agrícola e ambiental. Ambos os serviços resultam da cooperação entre a Spot Image e a Infoterra, ambas subsidiarias da EADS-Astrium.
O SPOTCana (http://spotcana.spotimage.com/) é especialmente direcionado a áreas de produção de cana de açúcar. O serviço foi desenvolvido para permitir o efetivo acompanhamento da evolução dos canaviais no Estado de São Paulo, utilizando imagens de satélite coletadas em datas estratégicas, (quatro imageamentos anuais, nos meses de Novembro, Fevereiro, Abril e Junho) para que seja possível, de fato, a gestão dos fatores produtivos. A visão panorâmica das imagens de satélite (10m de resolução) permite avaliar as unidades de produção, assim como o detalhamento dos talhões, informações de grande valia para a gestão operacional das lavouras, e ainda oferece informações para:

• Comparação e análise de variabilidade da evolução da biomassa e da senescência das lavouras (com base em parâmetros biofísicos);

• Diagnóstico de anomalias agronômicas (sintomas de pragas, cloroses, “stress”);

• Suporte à sistematização dos processos produtivos (logística, colheita mecanizada, entre outros).

A Spot Image Brasil disponibiliza todas as informações do SPOTCana através da Internet, que permite consultas e aquisições “on line” das unidades de interesse disponíveis (áreas mínimas de 18 x 18km, ao redor de 32.400ha) e visualização imediata no Google Earth.
“Temos acompanhado a forte evolução do mercado de informação geográfica no Brasil e queremos atuar em todas as áreas de aplicação das tecnologias espaciais de observação da Terra, oferecendo imagens óticas ou de radar”, afirma o diretor geral da Spot Image Brasil, Pierre Duquesne. Segundo o executivo, que desde 2004 é responsável pela comercialização da linha de produtos e serviços da Spot Image no Brasil, a empresa percebeu que existe uma elevada consciência de preservação ambiental no país, que para isso tem necessidade de um amplo mapeamento de suas áreas de ocupação agrícola e reservas legais.
A Spot Image Brasil, inaugurada em abril deste ano, atua no país com uma oferta de serviços profissionais específicos usando as aplicações das tecnologias espaciais de observação da Terra. A empresa é a sexta filial do grupo Spot Image, que em 2008 movimentou cerca de €100 milhões em todo o mundo. As demais subsidiárias da empresa são a Spot Imaging Services (Austrália), Beijing Spot Image (China), Spot Image Corporation (EUA), Tokyo Spot Image (Japão) e Spot Asia (Cingapura).
Operadora comercial dos satélites Spot, e fornecedora de imagens provenientes de outros satélites óticos e de radar, a Spot Image tem profundo domínio na exploração combinada de um amplo leque de sistemas de satélite e infraestruturas terrestres, além de uma rede internacional de parceiros, oferecendo em nível mundial bens e serviços de informação geográfica para os setores público e privado.
A empresa integra a EADS Astrium, divisão de Espaço da EADS – European Aeronautics Defence and Space Company. Juntas, a Spot Image e a Infoterra constituem a divisão de “Observação da Terra” da Astrium Services, filial da EADS Astrium.

Fonte: Revista Asas