Defesa & Geopolítica

Míssil hipersônico “zircon” será lançado pela primeira vez a partir de um navio de guerra ainda este ano

Posted by

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Segundo a agência de notícias TASS , citando uma fontedo complexo industrial militar Russo, a fragata Project 22350 Almirante Gorshkov será o primeiro navio da Frota Russa a lançar a mais nova arma do seu arsenal, o Míssil Hypersônico Zircon. Segundo a fonte testes já teriam sido feitos a partir de lançadores costeiros.

O desenvolvimento deste míssil tem sido realizado na Rússia há vários anos e suas características estão melhorando constantemente segundo relatou a matéria. De acordo com os dados mais recentes, expressos pelo presidente do país no final de fevereiro, em uma mensagem para a Assembléia Federal, o Zircon é capaz de atingir velocidades de até 10700 km/h e seu alcance é superior a 1000 km.

O Míssil foi projetado para destruir alvos marítimos e terrestres, embora tenha sido originalmente criado como sistema um anti-navio as melhorias no projeto garantem o seu uso em uma variada gama de funções, ampliando o seu leque de disponibilidade.

O Zircon foi projetado para ser lançado de navios e submarinos já produzidos e que é compatível com os lançadores dos sistemas de mísseis Caliber. Essa compatibilização racionaliza recursos e tempo de desenvolvimento, além de aumentar a letalidade e versatilidade das plataformas economizando o retrabalho dos dispositivos iniciais.

O surgimento de novas armas no arsenal das forças armadas russas preocupa os países do Ocidente. Em particular, não há defesas existentes no planeta capazes de parar esta arma, o Zircon é problema para os modernos sistemas de defesa contra mísseis, uma vez que são difíceis de detectar. Ainda sim, mesmo que  as estações de radares o detectem, é quase impossível interceptar o míssil devido à sua velocidade.

Fonte: Tass

3 Comments

  1. Tá passando da hora dos russos divulgarem uma foto desse míssil.
    Com certeza ele não tem a aparência dessa animação porque o nariz é incompatível com um sistema de radar ativo.
    Um design desse é compatível com um míssil sem seeker, contra alvos fixos, mas não com um míssil antinavio.

  2. Obrigado meu amigo. É um prazer.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com