MINUSTAH : O emprego de Drones pelo Exército Brasileiro nas operações no Haiti

Ghost Especial para o Plano Brasil

O Exército Brasileiro vem ao longo dos anos utilizando drone (veículo aéreo não tripulado) em operações em áreas de conflito na missão de paz da ONU no Haiti (Minustah).

Duas aeronaves de pequeno porte do modelo Phantom, fabricado pela chinesa DJI, foram adquiridas pelo Exército, em Miami, nos Estados Unidos, a um custo de US$ 3 mil.

Outro sistema usado é o  Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas Categoria 0 Experimental (SARP Cat 0 Exp) consiste num sistema portátil, transportável em mochilas, baseado em duas aeronaves com propulsão elétrica do tipo octorrotores e numa estação de controle portátil baseada em um tablet e mochilas de transporte.

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=rfvRTzYseAU[/embedyt]

Desde então, essas tecnologias vem sendo testadas pelo contingente na capital, Porto Príncipe.

Deslocamento dde militares e acompanhado por Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), a fim de contribuir com a proteção da tropa durante a operação.

Os drones contam com  câmeras de alta resolução que captura imagens do terreno, que são visualizadas e controladas em um tablet ou celular. Seu uso e útil em resgates, operações de imposição da ordem , busca e apreensão e rebeliões. Manobrado por controle remoto, o equipamento sobrevoa os locais escolhidos para investigações.

Os drones auxiliam na observação de campo no momento em que a tropa está se deslocando para a área de operação, além de acompanhar a evolução da patrulha. Isso ajuda a evitar possíveis confrontos. E monitoramento de regiões realizando o levantamento de informações de áreas sob investigação e também em perícias no local de crime. O uso do Drone facilita as operações de  reconhecimento, que apoiam as tropas nos deslocamentos a pé, propiciando maior segurança e mobilidade.

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=KFxElc7O0pw[/embedyt]

Por meio das imagens, o operador pode identificar objetos ou pessoas suspeitas em um raio de até 1 km. O equipamento permite ao militar ter uma boa visão da área a até 60 metros de altura e oferece uma autonomia de até 30 minutos de bateria.

As imagens capturadas pelos Drones são transmitidas para um centro de comando