Defesa & Geopolítica

Mercosul aprova perseguição policial transfronteiriça proposta pelo Brasil

Posted by

Policias durante perseguição: proposta busca aumentar cooperação entre as polícias da região e diminuir a impunidade e a fragilidade das fronteiras (Ricardo Moraes/Reuters)

Medida irá permitir a continuação de uma perseguição mesmo após o ingresso de criminosos em outros países do bloco

Durante a 42ª Reunião de Ministros de Interior e Segurança do Mercosul e estados associados, os ministros do bloco aprovaram a proposta do governo brasileiro para acordo de cooperação que prevê a perseguição transfronteiriça entre os países-membros, um arranjo inédito que vai permitir a continuação de uma perseguição policial mesmo após o ingresso dos criminosos em território de países vizinhos.

A medida foi aprovada nesta sexta-feira, 9, em Montevidéu, no Uruguai. O objetivo da proposta é aumentar a cooperação entre as polícias da região e diminuir a sensação de impunidade e fragilidade das fronteiras.

Por meio de um comunicado divulgado à imprensa, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, falou da importância da integração das polícias para combater o crime organizado e sua internacionalização, o que considera uma ameaça à democracia e à soberania nacional.

Fonte: Exame

4 Comments

  1. É bom por um lado e ruim por outro, se não vcejamos;
    .
    Se for para combater o crime organizado entre os paises sul americano… é ótimo e lado ruim…é que os americanos nas suas bases na região… podem usar isso como um meio para fazer incursões na região sobe o manto dessa medida… como diz o ditado popular … “nada pode ser ruim que se possa piorar”..rsrsr .. tá tudo dominado.

  2. Alejandro Perez says:

    A proposta inicialmente foi elevada pelo Uruguai ao Brasil. Uma ótima medida que mostra o grau de confiança e relacionamento dos Estados.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com