Mercedes-Benz aumenta 34% exportação para África e Oriente Médio em 2018

Maior exportadora de veículos comerciais do País, a Mercedes-Benz do Brasil, que já tem uma tradicional e destacada presença na América Latina, está expandindo as vendas para outros mercados. Este é o caso das exportações crescentes de caminhões Atego e Accelo para a África e o Oriente Médio.

“No ano passado, enviamos aproximadamente 260 caminhões Atego e Accelo para países da África e do Oriente Médio. Para 2018, projetamos o embarque de mais 350 unidades, o que significa um crescimento de cerca de 40% nas exportações destes caminhões para aquelas regiões”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Os caminhões já saem do nosso País customizados para atender às demandas específicas de cada mercado”.

O crescimento das vendas de Atego e Accelo para países da África e do Oriente Médio contribui para o avanço da Mercedes-Benz do Brasil no mercado externo. “Nossas exportações totais de caminhões tiveram um crescimento superior a 120% nos últimos 4 anos, saltando de mais de 3.600 unidades em 2014 para cerca de 8.000 unidades em 2017”, informa Leoncini. “No acumulado de janeiro a julho deste ano, já exportamos mais de 4.600 caminhões, o que nos garante o mesmo patamar de vendas do ano passado. Para se ter uma ideia, a representação das exportações na produção de caminhões da Empresa saltou de 10% em 2014 para 40% atualmente”.

Mercedes-Benz customiza caminhões para exportação

Graças aos atributos de força, robustez e resistência do Atego e do Accelo, já consagrados no mercado brasileiro, esses caminhões desenvolvidos e produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil vêm obtendo aprovação nas severas aplicações da África e do Oriente Médio.

“O Accelo e o Atego operam com eficiência e produtividade tanto nas cidades e estradas, como em condições adversas, como vias não pavimentadas, desertos, temperaturas elevadas e topografia irregular, muito comuns naquela região”, afirma Leoncini. “Além de reconhecer a qualidade dos produtos, os clientes locais dão muito valor à confiabilidade da marca e ao suporte de atendimento e assistência técnica que a Mercedes-Benz oferece em qualquer lugar do mundo, em parceria com os concessionários e os escritórios regionais da Daimler Trucks”.

Os caminhões exportados pela Empresa são customizados para atender às solicitações específicas dos clientes e às legislações de cada país. Sob coordenação da área de Centro de Customização para Clientes (Custom Tailored Trucks – CTT), esse trabalho conta com o envolvimento de profissionais de Engenharia, Produção, Vendas, Marketing, Controlling e Peças & Serviços.

Como resultado da atuação do CTT, foram criadas, por exemplo, soluções como a aplicação de pneus largos super single 365/85 no Atego 1725 4×4, a fim de aumentar a eficiência nas operações fora de estrada no deserto. Do mesmo modo, foram produzidos caminhões com escape vertical, iluminação externa de emergência no teto da cabina (giroflex), entre-eixos mais curtos, dispositivo de proteção frontal e painel de instrumentos com idioma árabe.

A Mercedes-Benz do Brasil, em parceira com implementadores, também exporta veículos completos, como para o transporte de tropas, tanques de água e combustível, coletor de lixo e autossocorro.

Caminhões brasileiros complementam o portfólio da Daimler Trucks

“Os caminhões Accelo e Atego produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil complementam o amplo e abrangente portfólio global da Daimler Trucks nessas regiões”, ressalta Fábio Mesquita, gerente sênior do Order Center e Exportações Overseas da Mercedes-Benz do Brasil. “O Accelo é um modelo totalmente desenvolvido por nossa Empresa no Brasil. Além disso, com as soluções customizadas do Atego, ampliamos a nossa participação no atendimento a diversos mercados mundiais da Daimler Trucks, com motores Euro 3 ou Euro 5, conforme a necessidade do cliente e legislação local”.

Com seu Centro de Desenvolvimento Tecnológico – criado há 21 anos e localizado junto à fábrica de São Bernardo do Campo, SP – e seu Campo de Provas, inaugurado este ano em Iracemápolis, SP, a Mercedes-Benz do Brasil está apta a desenvolver e testar caminhões para qualquer parte do mundo.

“Isso nos credencia a atender quaisquer demandas dos nossos clientes e a conquistar novos mercados em vários continentes, como vem ocorrendo na África e no Oriente Médio”, afirma Fábio Mesquita. “Para ressaltar essa integração do Brasil à plataforma global de produção de caminhões da Daimler Trucks, o nosso Accelo e o nosso Atego 1725 4×4 customizado para o transporte fora de estrada estarão expostos no estande do Grupo Daimler no Salão Internacional de Veículos Comerciais IAA 2018, em Hanover, na Alemanha, no próximo mês de setembro”.

Empresa reduz custo de frete e agiliza o tempo de remessa

A fim de ampliar ainda mais a competitividade da Empresa nas exportações de caminhões, a Mercedes-Benz do Brasil adotou soluções inovadoras de logística para o envio dos veículos aos clientes da região do Oriente Médio e da África. Como resultado, reduz os custos de frete e agiliza o tempo de trânsito.

“Os caminhões semipesados Atego estão sendo embarcados no sistema de Flat Rack Containers, solução que gera uma economia de 16% a 20% no frete em relação à alternativa de Navio Ro-Ro (Roll-on e Roll-off), em que os veículos entram e saem do navio rodando por seus próprios meios”, afirma Leoncini. “Já o Accelo, de dimensões compactas, é transportado em containers convencionais, com economia de 50% sobre o Navio Ro-Ro”.

“Além da diminuição no custo do frete, a opção pelos containers assegura mais uma importante vantagem no transporte marítimo aos clientes, que é a redução de cerca de 25% no tempo de trânsito em relação ao navio tipo Ro-Ro”, destaca Leoncini, enfatizando que a Mercedes-Benz é a primeira fabricante do País a utilizar containers para embarque de caminhões.

A fim de demonstrar todas as soluções oferecidas pela Mercedes-Benz do Brasil aos clientes do mercado externo, a Empresa tem recebido a visita de concessionários e seus clientes na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que têm assim a oportunidade de conhecer as linhas de produção de caminhões, motores e agregados, bem como, os produtos do portfólio.

Atualmente, a Mercedes-Benz do Brasil exporta caminhões e ônibus para cerca de 50 países. Além dos mercados da África e Oriente Médio, os outros destinos são América Latina, Ásia e Oceania.

 

Fonte: Mercedes-Benz

2 Comentários

  1. É isso que os socialistas tapados não entendem… país que não tem economia liberal se afunda sozinho… se hoje temos 50 países que compram nossos produtos é porque MULTINACIONAIS aplicaram BILHÕES em maquinário e tecnologia para gerar empregos aqui… é tão difícil assim entender essa LÓGICA ???… ou a ideologia esquerdista consome o raciocino do sujeito quando implantada ???…

Comentários não permitidos.