Mauricio Macri enfrenta sua primeira grande crise de Governo

Aumentos que podem chegar a até 1.000% estão paralisados pela Justiça e reativam o protesto social.

O aumento das tarifas dos serviços públicos na Argentina colocou o presidente Mauricio Macri em sua primeira grande crise de Governo.

Os aumentos de até 1.000% em contas de gás atingiram as classes média e baixa, quando a Argentina enfrenta o início do inverno mais duro da última década.

Os aumentos reativaram os panelaços, um dos símbolos da crise de 2001, e dispararam uma avalanche de liminares judiciais. Macri está na defensiva e espera que o Supremo Tribunal habilite os aumentos. Enquanto isso testa medidas contra a queda de popularidade.

O chefe de Gabinete, Marcos Peña, falou aos usuários na última segunda-feira que as contas de gás não devem ser pagas enquanto o Tribunal não “tomar uma decisão”. A verdade é que quase três meses depois de ter decretado o novo quadro de tarifas, apresentado como uma medida necessária para acabar com 12 anos de subsídios kirchneristas à energia, os usuários não sabem quanto deverão pagar pelo gás que usam.

A reação social ao tarifaço pegou o Executivo desprevenido, que hoje se pergunta como não conseguiu prever as consequências. Teve que recuar duas vezes com os aumentos, depois colocou um limite de 400% e agora aguarda uma decisão judicial.

Algumas declarações de Macri não ajudaram sua imagem: em um discurso para um grupo de trabalhadores advertiu que se alguém anda em casa “de manga curta e descalço” é porque desperdiça energia. A disputa ficou mais forte na semana passada, quando milhares de pessoas cortaram 20 pontos da cidade de Buenos Aires a golpes de panelas. O grupo Barrios de Pie organizou 100 pontos de “sopão popular” nas ruas da capital e arredores. O protesto social terminou atingindo a própria Casa Rosada.

As empresas de gás não registram ingressos desde junho. Ao custo de precisar emitir duas vezes todas as contas, tiveram que adicionar a anulação judicial dos aumentos. Os aliados de Macri tomaram posições. Sergio Massa, um peronista dissidente que acompanha de forma ambivalente a coalizão governista, disse que o aumento das tarifas foi como “entrar em uma sala de operações com uma motosserra”. Ninguém duvida da necessidade de adequar as tarifas, mas poucos defendem a forma como foi feita. O radical Ernesto Sanz, integrante do núcleo duro de Macri, disse que “era necessário reajustar o esquema tarifário” e pediu que as pessoas compreendessem que “os avanços e retrocessos do Governo acontecem em um cenário muito complexo”.

Ressaca de subsídios

O cenário tem a ver com a “herança recebida”, como o macrismo gosta de chamar o estado em que a ex-presidenta Cristina Kirchner deixou a economia. O kirchnerismo destinou, entre 2006 e 2015, quase 139 bilhões de dólares em subsídios para energia e transportes. No caso do gás isso gerou um círculo vicioso: enquanto o consumo aumentou, a produção caiu 18%, de acordo com o Instituto Argentino de Petróleo e Gás. O governo teve que importar até 310 navios com gás liquefeito entre 2013 e 2015 para compensar o déficit. Em abril, Macri decidiu reduzir os subsídios e aumentar as tarifas, mas fez isso de uma única vez, com um alto custo político.

Toda a ira popular se concentrou no ministro de Energia, Juan José Aranguren, ex-presidente da petroleira Shell. Aranguren tem o apoio de Macri, que assumiu pessoalmente a trama de erros e retificações da nova tabela de tarifas e o evidente mau humor social. Não foi tão ruim assim para ele. Uma pesquisa da Giacobbe & Asociados mostrou que 61,8% dos entrevistados viam como “um sinal de inteligência” que o Governo retifique suas políticas. Já 71% disseram que as tarifas de gás, luz e água deveriam aumentar cedo ou tarde, mas 81,3% disseram que os aumentos deveriam ter sido feito de forma gradual. Esse é o dado que mais preocupa o macrismo.

FEDERICO RIVAS MOLINA

Fonte: El País

21 Comentários

  1. Imagine se todos os movimentos sociais democrático dos dois países … se unissem e juntos varrerem essa lepra conservadora neofascista entre os dois países irmãos . 😉

    • “Movimentos sociais democráticos” é uma tremenda contradição visto que os mesmos, linhas auxiliares de partidos populistas de esquerda, são absolutamente antidemocrático. Aliás, constituem-se em feudos de determinadas lideranças políticas que ali atuam.

      E falando em lepra, a única que existe nesse continente é a lepra esquerdista e populista de cunho bolivariano, que vem sendo paulatinamente exterminada do continente.

    • Vcs ainda acham que todo mundo pode viver as custas de todos né?
      Que a riqueza surge do nada e é infinita ….é duma ignorância econômica monstruosa

      • Eu não acho isso não! Eu creio que quem acha isso deve ser você, pois apenas 200 famílias americanas são donas de meio PIB mundial. E sabe-se que 200 pessoas não geram 50% da riqueza mundial, por uma impossibilidade numérica. Como Matemático se você me demonstrar o contrário seguirei sua teses até o fim do mundo. O que tentas fazer Gabriel e uma paródia mal feita da maiêutica socrática, achas portanto que o mundo inteiro deve trabalhar para manter a farra dos: Rockefellers, Du Ponts, Vanderbilts, Astors, Collins, Van Duyen, Russells, Kochs, Waltons e Gates.

    • …imagine all the people… Cuidado Lucena com essas imaginacoes. Vc sabe o que aconteceu com John Lennon. Enquato ele estava cheirando po em Nova York ele era mal visto mas tolerado, comecou imaginar coisas, bam, bam, bam, Good bye Mister Lennon.

  2. “O kirchnerismo destinou, entre 2006 e 2015, quase 139 bilhões de dólares em subsídios para energia e transportes. No caso do gás isso gerou um círculo vicioso: enquanto o consumo aumentou, a produção caiu 18%, de acordo com o Instituto Argentino de Petróleo e Gás. O governo teve que importar até 310 navios com gás liquefeito entre 2013 e 2015 para compensar o déficit. Em abril, Macri decidiu reduzir os subsídios e aumentar as tarifas, mas fez isso de uma única vez, com um alto custo político.”

    Esses subsídios são as migalhas com as quais os regimes populistas compram as camadas mais pobres da população, sendo a face mais visível da abjeta cafetinagem da miséria alheia. Ocorre que essas migalhas são distribuídas com o intuito de desviar a atenção da população enquanto suas quadrilhas organizadas promovem o assalto ao Estado.

    Para piorar, embora sejam miudezas ao chegar na população representam um desastre para as finanças públicas que tendem a ficar em péssima situação como o texto demonstra claramente. E para cobrir os rombos oriundos dessa política, e também dos sempre crescentes gastos públicos, emitem mais moeda provocando inflação, que cobra um maior preço das camadas mais desfavorecidas da população. Ou seja, o populismo dá com uma mão e tira com duas.

    • MITOU !!!… povo mal acostumado com migalhas e esmolas não está acostumado a andar com as próprias pernas… o povo judeu, qndo atravessava o deserto rumo a terra prometida também blasfemou contra Moisés e seu Deus, reclamando da prórpria sorte… preferiram a vida que levavam no Egito, como escravos, ao invés de trabalhar pela herança que lhes era de direito… assim é esse povo que foi libertado do populismo autoritário esquerdalha e agora reclama que tem que produzir para seu próprio sustento… saudades da graninha do bolsa esmola… CADA POVO TEM O DESTINO QUE MERECE E FEZ POR ONDE… depois ficam com inveja dos americanos, ingleses, japoneses, coreanos do sul… ZÉ POVINHO pensa assim…

  3. outro q tbm q irar q ter jogo de cintura para governar seu país, devido a herança maldita q recebeu do governo anterior.

    Se o Macri será um bom governo ou não, só o tempo dirá.
    é fácil criticar Temer e Macri depois de receber seus países ARRASADOS pelo populismo esquerdista bolivariana, não RECONHECER os erros dos governos anteriores, e ter a audácia de pedi-los de volta por pura IDEOLOGIA, é a PROVA CABAL q certas pessoas não se importa com as pessoas, muito menos com seu país, apenas com o seu ego, e suas FANTASIAS.

    • Alessandro, o Lula quando assumiu a presidência o pais, o Brasil era um país de primeiro mundo?

      Talvez você tenha só 12 anos e não tenha vivido essa época, mas foi lhe informar: quando o Lula assumiu, a herança que o Sr. Fernando Henrique deixou para ele foi um Brasil de Terceiro Mundo, com sérios problemas de corrupção, violência, justiça social, etc.

      O Lula, ao deixar o governo tirou 40 ou 50 milhões de pessoas da miséria; pagou a nossa dívida com o FMI, livrando o Brasil das garras desses abutres e permitiu o acesso das classes menos favorecidas à educação de Terceiro Grau.

      Claro que cometeu muitos erros também, mas foi melhor que qualquer governo do PSBD.

      Já o seu herói Fernando Henrique, o que fez?

      1 – Privatizou um monte de empresas públicas, com VALOR ABAIXO DO QUE ELA REALMENTE VALIAM e ainda UTILIZANDO DO BNDS para financiar essas aquisições. Nada contra privatizar, mas tinha que vender pelo valor justo e de preferência para BRASILEIROS, não para ESTRANGEIROS.

      2- Apesar de vender tudo que é do Brasil, Fernando Henrique ainda conseguiu fazer a mágica de aumentar enormemente a dívida do Brasil com o FMI. É como você vender seus bens, sua casa, seu carro e ainda ficar com uma dívida no Banco.

      3- Você viveu a época do Fernando Henrique? gostou de ter que racionar energia elétrica? porque o nosso eficiente e neo-liberal presidente FHC conseguiu essa proeza, de fazer faltar eletricidade no Brasil. E aqui em São Paulo a gente precisou racionar água, graças ao nosso magnífico governador Alckmin “meu banho, minha vida”

      Vocês deveriam direcionar o ódio que vocês tem da esquerda para outras coisas. Que tal odiar a pobreza extrema? que tal odiar a recessão? que tal odiar os juros bancários altos que o Brasil paga? que tal?

      • Quem vê você falando “Teacher” pensa que o Pai da facção é o redentor do Brasil. Nada mais falso senão vejamos:

        – Tirou 40 ou 50 milhões da miséria: Essa mentira adora ser repetida pela turma do Pão com “mortandela”. Trata-se aqui de contabilidade criativa pois malandramente colocaram todos os beneficiários do bolsa família como se houvessem ascendido à classe média;

        – Pagou a nossa dívida com o FMI: você já se perguntou como o pai da facção fez isso? Aposto que não! Mas eu irei responder a você. Ele captou dinheiro junto aos banqueiros nacionais para a empreitada ou seja, ele não pagou a dívida e sim a internalizou. E trocando juros de 4% por juros de 13%. Que negoção heim!?

        Permitiu o acesso das classes menos favorecidas ao ensino superior: Recursos que ele deixou de investir em universidades serviram para criar uma bolha no ensino privado….

        Como resta muito claro o seu herói o pai da facção, junto com a OrCrim que ele comanda, apenas praticam cafetinagem da miséria alheia. Quanto à miséria extrema, a recessão e os juros altos, é por isso que odiamos as esquerdas pois elas usam isso para continuar lucrando em cima da miséria do povo.

  4. Olhando as fotos dessas batedoras de panelas pode se ver que um bom numeros deles nao vivem sem cartaoes de creditos e sem comprarem fiado ou pagarem o qu compram. em prestacoes, Nao e coisa tipica argentina. Em siituacoes semelhantes estao quase todos os paisesdo mundo. Macri deve ir alem do que tem feito. Nao pode fazeer compromisso. A situacao economica argentina requer a suspenao de todos tipos de subsidio economico a nao seer aquele que sao necessarios para manter um apoio ao governo nas Forcas Armadas e Policias. E necessario fazeer a Argentina um pais capaz de produzir mercadorias que podem ser exportadas e por isso elas devem nao ser so de excelente qualidades mas tambem de baixo preco para ser competitiva no mercado mundial. Reduz o salario do trabalhador o maximo possivel e termina imediatmente com todos os gastos com beneficio social. Elimina todos os tipos de impostos, com excessao do Impostos aos consumidores. Gastos publicos so com as Forcas Armadas e com a Policia.E as Forcas Armadas na Argentina devem serem transformadas em Policia. America Latina nao tem Guerras, tem problema sociais, e estes deve serem transformados em questoes policiais. O sistema Padrao Ouro esta voltando para colocar ordem nas Financas Internacionais. E no sistema padrao ouro, que me desculpe os humanistas, se o pais nao tem ouro para pagar importacoes, eventualmente esse pais ira ter de colocar o prorio Estado como colateral, como forma de garantia para conseguir credito. Macri deve responder a esses protestadores/protestntes sem nenhum espirito de do ou piedade. Se isso ocorrer ele nao vai ser capaz de governar de forma requeria para colocar Argentina em ordem. Nao tem outra saida, a Ordem do Dia e cassetete e balas de metralhadora. Nao se deve esquecer que na America Latina, Brasil incluido existe uma populacao de pauperos que praticamente nao sao nada mais do bocas inuteis, que querem comer sem ter condicoes de pagar, querem comprar alimentos em prestcoes. A sobrevivencia dessa gente e desnecessaria. O mundo requer reducao da populacao pelo menos a metade, e esses bocas inuteis sao os que melhor preenchem os requisitos para serem enviados as fornalhas. Dado a robotizacao do sistema de producao economica, muita das profissoes ora ocupadas pelas classes medias serao eliminados. Obviamente os classes medias serao os novos pauperos Se eles nao aceitrem seu novos estatus social e economico, tambem xa de borracha e chumbo grosso. Vai Firme Macri, vacilas nao. Como dizia os ingleses nos tempos gloriosos de Charles I, NO GOOD TO BE FLOGGED. Isto se a pessoa nao e grande proprieetaria xicote nele para forca-lo trabalhar por um salario que o empregador acha que ele merece….

    • O que propoe JOJO so pode ter sido inspirado na Proposta Modesta de Jonathan Swift publicada em 1729, onde o autor um padre britanico, propoe solucao para os problemas de criancas abandonadas, criancas na sua maioria de familias irlandezas, na epocas os mais pobres da Gran Bretanha, tal qual hoje os favelados do Brasil, Swift propoe que as criancas sejam aprendidas levadas ao Matadouro onde se matam os gados e sejam esquartejadas e suas carnes vendidas nos acougues frequentados pela burguesia inglesa. Jonathan Swfit e o autor do livro Viagens de Gulliver.

    • JOJO, esses batedores de panela pensam que são Europa Ocidental, aliados dos EUA. Eles pensam como o GENEROSO PATRIOTA, que acha que é americano.

      GENEROSO PATRIOTA, deixa eu explicar uma coisa: Os Estados Unidos é o lobo Alfa, o Senhor da Matilha; a Europa Ocidental são os lobos seguidores deles, os lobos beta da matilha. E nós, Brasil, somos os cervos, o alimento para a matilha de lobos.

      Falando de outra forma, mas usando de uma linguagem mais popular, nós somos o traseiro, eles são o instrumento fálico. Entendeu?

      A parte do Brasil é fornecer recursos, a parte do Brasil é ser explorado para alimentar a riqueza e pujança do Ocidente. Sim, nós somos Ocidente sim, mas a ralé do Ocidente. Entendeu? quer que eu desenhe?

      • Caro “Teacher”, você gasta esse palavreado todo apenas para tentar esconder de outros que defende apaixonadamente nossa subserviências à chineses e russos…

      • A relação EUA-Brasil é relação de mestre/servo, ao passo que Rússia e China propõem uma relação igualitária. Por isso que defendo com unhas e dentes um exército forte. Defendo também que o Brasil torne-se uma potência nuclear. Assim, o Brasil será senhor do seu destino e não vai depender de China ou Rússia. Quero a China e a Rússia como aliados e países amigos, não como nossos senhores.

      • “Titicher”, não me compare com esses inominados que perfilam com sua pessoa os desconhecimentos dos caminhos políticos e estratégicos do mundo político/militar… um pouco de boa leitura e menos adestramento esquerdista canino melhoraria suas capacidades de análise dos fatos… já disse: entre ser explorado pelos yankes e ser desossados pelos russos e chinas, advinha o que vou querer ???… sou um sobrevivente… até que tenhamos garras e dentes… sou pela realidade e não pela utopia barata não cartesiana…

  5. A América “latrina” parece destinada a fois caminhos idiotas, ou o populismo irresponsável, ou o conservadorismo idiota, e inconsequente, que só vai levar so retorno dos primeiros, haja maldição.

  6. o presidente macri esta tentando consertar os roubos e desfalques causados pelos bolivarianos, esta reportagem é propaganda destes esquerdopatas. . é que eles fazem tiram fotos de uma pessoa balançando uma placa e dizem que é toda População, bem estilo PT, CUT, MST( que não representam ninguem apenas seus bolsos)

Comentários não permitidos.