Marinha portuguesa recebe primeira fragata da classe Bartolomeu Dias

Aconteceu em Portugal, no último dia 19, a cerimônia de entrega da fragata Bartolomeu Dias (F333) à Marinha Portuguesa. O evento foi presidido pelo ministro da Defesa de Portugal, Nuno Severiano Teixeira, e teve a presença do ministro da Defesa da Holanda, Eimert van Middelkoop, e dos chefes do Estado Maior das Marinhas dos dois países.

A F333 é a primeira das duas fragatas da Classe M (ou classe Karel Doorman) adquiridas pelo governo português da Marinha Holandesa por €$ 240 milhões em novembro de 2006. A segunda unidade, batizada de Francisco de Almeida (F334), deverá ser integrada no final do corrente ano.

As fragatas da classe M foram construídas nos anos de 1990 na Holanda. Trata-se de navios multi-missão, de tecnologia moderna, com capacidade de atuação nas áreas de guerra anti-submarina, guerra anti-superfície e guerra anti-aérea, estando ainda habilitadas a participar em operações de luta anti-terrorista.

Esses dois navios serão os barcos de guerra mais modernos da Marinha Portuguesa. Ambos possuem características específicas que permitirão a Portugal manter a capacidade de sua Marinha em exercer as missões que lhe estão atribuídas, tanto a nível nacional de manter a soberania e o exercício da autoridade do Estado no mar, como nas missões de apoio à política externa do país, incluindo os compromissos navais com a OTAN e União Européia.

Fonte: Tecnologia&Defesa

2 Comentários

Comentários não permitidos.