Defesa & Geopolítica

Marinha do Brasil não participará do RIMPAC 2018

Posted by

Ilustração: Navios e submarinos representando 15 nações parceiras internacionais  em estreita formação durante o exercício Rim of the Pacific (RIMPAC) 2014. Foto: Marinha dos EUA

Tradução e adaptação- E.M.Pinto

A Marinha do Brasil cancelou sua participação na manobra naval multinacional Rim of Pacífico (RIMPAC) 2018 devido a cronogramas operacionais.

A informação foi divulgada no USNI News que afirmou que a retirada da Marinha do Brasil do exercício foi confirmada pela 3ª Frota dos EUA. Esperava-se que o Brasil participasse do exercício no qual reuniria 25 nações pela primeira vez porém,  após a retirada da edição de 2016 o Brasil repete o feito. Como foi o caso neste ano, o Brasil citou  compromissos de cronograma imprevistos  como motivo para cancelar a participação.

O Brasil não havia planejado enviar navios para participar da RIMPAC 2018 e nenhum exercício terá que ser modificado para se adaptar à falta de pessoal da Marinha do Brasil, segundo o relatório. Os outros três estreantes no RIMPAC 2018 são, Israel, Sri Lanka e Vietnã, os quais participam como programado, já a China foi convidada a não participar.

O exercício RIMPAC começou em 29 de junho e está programado para terminar em 2 de agosto, após mais de um mês de cooperações, Neste evento é a primeira vez que uma nação não-fundadora, o Chile, ocupará uma posição de liderança de comandante de componente. Este ano também contará com lançamento ao vivo de um Míssil Anti-Navio de Longo Alcance (LRASM) de uma aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos, bem como, de mísseis pela Força de Autodefesa do Japão.

Além disso, pela primeira vez desde RIMPAC 2002, que o 3º Centro de Comando da Frota dos EUA se mudará de San Diego para Pearl Harbor para apoiar o comando e controle de todas as forças da 3ª Frota na área de responsabilidade da Terceira Frota, incluindo forças que operam no Pacífico Ocidental. O Centro de Comando da Frota será estabelecido em um comando e controle conjunto implantável no Hospital Point para a primeira parte do exercício e, em seguida, a transição para a USS Portland (LPD 27) para o restante do exercício.

Fonte: Naval Today

18 Comments

  1. Adriano Corrêa says:

    Marinha do Brasil não participa nem mais de seus Deveres. Principalmente em atuar junto de outros.

    • HMS TIRELESS says:

      Todo castigo para a MB é pouco! Quem mandou acreditar na fábula do “Brasil-PuTênfia” e embarcar no PROSUB, que por sinal está sendo investigado pela força tarefa da Lavajato e pelo MP francês? Agora está arcando com as consequências.

      Enquanto isso o EB e a FAB, que não se deixaram enganar, seguem seus programas de reequipamento.

  2. A Máquina Troll says:

    PRA QUE SERVE AS FORÇAS ARMADAS NO braziu senhor HMS TIRELESS ??? ….

  3. A Máquina Troll says:

    Diante de tudo isso que presenciamos sendo feito neste pais…eu gostaria de fazer aqui uma pergunta para quem é militar…e que me respondessem com toda a sinceridade…rs…PRA QUE SERVE AS FORÇAS ARAMADAS NO braziu ???…PRA MIM PARECE UM GASTO INÚTIL DIANTE DE TUDO ISSO QUE SE VÊ SENDO FEITO NESTE PAIS !!! ….

  4. A Máquina Troll says:

    “Mateus Barbosa

    12 de julho de 2018 at 11:58

    Por esse comentário venho lhe dizer que esse seu pensamento sobre o papel das FFAA está totalmente equivocado!”

    Vc pensa que foi coincidência o anuncio daquela pilantragem da “fusão” da Embraer ser feita bem em cima da celebração do aniversario de Santos Dumont?!…o dono da Dolly quando foi preso em sua fabrica relatou que uma procuradora entrou no lugar segurando uma lata de coca…estas desgraças além de estarem desmantelando toda a nossa nação para mantê-la atrasada, subdesenvolvida e subserviente a eles ainda por cima DEBOCHAM da nossa cara!!!…não precisamos ser subservientes aos eua para sermos capitalistas…os eua não são os inventores e nem os donos do capitalismo…por isso a europa e os eua são tão lindos…mandamos dinheiro pra lá o tempo todo...existiu uma nação chamada Brasil, que se transformou em depósito de matéria prima dos eua...

    MAS JÁ QUE É PARA ENTREGAR TUDO POR QUE NÃO PRIVATIZAMOS AS FORÇAS ARMADAS !?…já que o temer privatizou tudo entregando aos estrangeiros não existe mais motivos para o braziu ter Forças Armadas…não há mais nada pra defender…tudo já está nas mãos dos países estrangeiros…temer poderia privatizar as Forças Armadas economizando dinheiro gasto com essa estrutura…

    O braziu NÃO é mais um pais Soberano…Se não há soberania, se não há patrimônios a defender, se o braziu NÃO É mais dos brasileiros, NÃO FAZ O MENOR SENTIDO a sociedade arcar com gastos ASTRONÔMICOS para manter Forças Armadas que já NÃO TÊM finalidade nenhuma!!!…me desculpe senhor Mateus..com todo o respeito, mas equivocada é esta mentalidade da maioria dos militares de hoje…de que “O que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil”…hoje patriotismo é entreguismo e destoar disso é comunismo…

    NAÇÃO PÉRFIDA DE RÉPROBOS!!!…toda a riqueza e poder que conquistaram foram através de guerras , desgraças , trapaças e sujeiras…se não fosse a França ainda seriam uma colônia insignificante da Inglaterra hoje…podem destruir ou arruinar tudo deste lugar…MAS A MIM NUNCA FARÃO CURVAR…pois eu HONRO minha Mãe e meu Pai com o meu sangue e minha alma…NA DERROTA, NA DESGRAÇA, NA RUÍNA E NO QUE FOR…podem se apossarem ou destruírem a Embraer…mas JAMAIS conseguirão destruir a imagem e a memória de SANTOS DUMONT…JAMAIS conseguirão apagar os feitos dele da historia…JAMAIS conseguirão apagar a estrela dele…é uma nação de parasitas…que vive de sugar o sangue e o suor de outros povos…mas nada é para sempre…e algum dia vcs cairão…e o impacto da queda será proporcional ao tamanho que conquistaram as custas de sangue e desgraça…e o mundo então entendera que nunca foram grandes…mas sim somente ricos…e a riqueza é como a onda do mar…vai e volta…

    Brava gente brasileira! Longe vá… temor servil: Ou ficar a pátria livre. Ou morrer pelo Brasil :

    https://www.youtube.com/watch?v=6OM20Kd0N2o

    Especial Santos-Dumont A redescoberta de Santos-Dumont :

    http://infograficos.estadao.com.br/especiais/a-redescoberta-de-santos-dumont/

    • Ferreira Junior says:

      Meus parabéns! Assino embaixo.

    • As Forças Armadas no BRASIL servem para persuadir comunistas. Se Embraer, que foi criada pelos MILITARES não tivesse sido privatizada, hoje caso já não tivesse sido devidamente saqueada pelo lulopetismo, seria uma pequena fabricante de avionetas. Trollzinho vai estudar. Caso a Embraer não se fundisse com a Boeing, tal qual Airbus e Bombardier, seria engolida.

      Michel Temer, aliado do PT de longa data e criação do lulopetismo. Vice da Rainha da Mandioca com os votos de todos os petistas. Trollzinho você pode escrever dezenas, centenas de linhas, mas isso você nunca conseguirá mudar. Para desespero dos cleptocratas lulopetistas a direita acordou no BRASIL.

      Salve 31 de Março de 1964.

      ABAIXO O MALDITO FORO DE SÃO PAULO

      • BRAVO !!!… e o choro esquerdalha é livre e a realidade é um soco no estômago vermelhinho… 🙂

      • A Máquina Troll says:

        Nesse exato momento estamos pagando uma tal de banda vermelha nas contas de energia fornecida pelas distribuidoras que foram privatizadas para pagar os prejuízos deles…Também a Aneel já anunciou que autorizou aumento de 15,7% nas contas da Eletropaulo…é assim como funciona a privatização no braziu…se privatiza os lucros mas se socializa os prejuízos!….

        Ou o braziu tem muito esperto ou o braziu tem muito otário…Na verdade acho que ele funciona tão bem porque tem muito dos dois…

      • Quer energia de grátis, MTroll, compre uma usina solar… o BNDES não financia pra vc, sujeito físico, mas para empreiteiras cumpanheiras, talvez alguns BILHÕEZINHOS… 🙂

    • A Máquina Troll says:

      “Marco
      13 de julho de 2018 at 21:00

      Trollzinho vai estudar. ”

      Todo mundo é ignorante…só que em assuntos diferentes….

    • A Máquina Troll says:

      “Não se espante com a altura do voo. Quanto mais alto, mais longe do perigo. Quanto mais você se eleva, mais tempo há de reconhecer uma pane. É quando se está próximo do solo que se deve desconfiar.”

      Santos Dumont

  5. Cesar Azevedo Rodrigues says:

    È que existe uma aliança secreta á alguns anos entre o Brasil e a China. Como a China costumava participar e para 2018 os Estados Unidos a desconvidaram provocando um ato hostil para com ela subentendendo-se que os exercicios são um treinamento para futuras possiveis hostilidases contra ela. Como o Brasil é aliado da China encontrou uma desculpa fajuta para não participar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com