Defesa & Geopolítica

Marinha da Coreia do Sul realiza estudos preliminares do seu futuro Veículo de Assalto Anfíbio (KAAV-II)

Posted by

Por Tigershark especial para o Plano Brasil

A Marinha da Coreia do Sul (ROKN) e o Corpo de Fuzileiros Navais sul coreanos  (ROKMC) estão estudando o desenvolvimento de um novo veículo de desembarque e assalto anfíbio. Estudos preliminares estão em andamento visando a definição de projeto denominado Korea Amphibious Assault Vehicle – KAAV-II.

O novo veiculo KAAV-II teria uma velocidade na água de 20 km/h. Mais rápido do que os KAAV existentes no qual tem velocidade de 13km/h na água. O KAAV-II será armado com um canhão automático de 40mm.

O programa começou efetivamente em 2018 a pedido da  Administração do Programa de Aquisição de Defesa  (DAPA) com base nos requisitos emitidos pela Marinha e pelo Corpo de Fuzileiros . Até o momento três versões foram apresentadas:

A primeira variantes tem um casco de 9m de comprimento, 3,6m de largura e 3,1 m de altura, e sua torre K21 de 40mm localizada atrás do casco teria 2,2m de comprimento, 1,6m de largura e 0,6m de altura. levaria 3 tripulações e 20 soldados equipados. O motor é projetado para 1500 HP de potencia e seria instalado na frente do veiculo, com hidrojatos nas laterais do casco.


As outras duas variantes são semelhantes entre si com as mesmas dimensões: comprimento 9,4m, uma largura altura de 3,5m e altura de 3,0m. A grande diferença está no armamento de cada uma. A variação 2 está equipada com uma torre K21 CTA tripulada pesando 466kg e a variação 3 com uma torre CTA não tripulada pesando 324kg. Os veículos têm a mesma tripulação do modelo 1, mas com um motor MTU de 2700HP.

O ROKMC espera ter um protótipo pronto para testes em 2022. Os fuzileiros esperam introduzir o KAAV-II após 2025 e substituir gradativamente os seus KAAV-I.

2 Comments

  1. Projeto muito bem elaborado, e sua concepção lembra o M-113, robusto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com