“Manchester foi alvo de ataque covarde”, diz primeira-ministra britânica May

Primeira-ministra britânica afirma que as autoridades já têm a identidade do responsável pelo atentado, mas que ainda não é o momento de revelá-la. Jovem de 23 anos é preso por conexão com crime.

Theresa May discursa em Downing Street

A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou nesta terça-feira (23/05) que Manchester foi alvo de um atentado frio, covarde e pensado para causar uma carnificina. Ela prometeu que, se houver mais envolvidos no ataque – que deixou ao menos 22 mortos e mais de 50 feridos – eles serão encontrados.

Falando diante do número 10 de Downing Street, sede do governo britânico, May disse que as autoridades já têm a identidade do responsável pelo atentado, mas que ainda não é o momento de revelá-la para não minar a investigação.

Há a suspeita de que mais pessoas, além do suicida, estejam envolvidas indiretamente no ataque. Um jovem de 23 anos foi detido em Manchester por relação com o ataque. Mais detalhes não foram dados pela polícia.

“Esse ataque se destaca pela covardia doentia e aterrorizante”, disse May. “Mas a covardia do autor do ataque se confrontou com a bravura dos serviços de emergência e do povo de Manchester. E, apesar de não ter sido a primeira vez que Manchester sofreu desta forma, é o pior ataque que a cidade já experimentou e o pior da história do norte da Inglaterra.”

A explosão aconteceu por volta das 22h30 (hora local), na saída do espetáculo. Ela ocorreu num espaço aberto, no foyer da Manchester Arena, casa de espetáculos que pode abrigar quase 30 mil pessoas e que é considerada uma das mais modernas do planeta.

Testemunhas descreveram como, pouco depois de Ariana se despedir do público e enquanto as luzes se acendiam no pavilhão, uma grande explosão provocou pânico entre os presentes, que correram buscando uma saída.

O atentado acontece a menos de três semanas das eleições gerais no Reino Unido, previstas para 8 de junho. A campanha eleitoral foi suspensa.

É o mais mortal atentado em território britânico desde o de 7 de julho de 2005, executado contra o transporte público londrino, que deixou mais de 50 mortos.

O Reino Unido está há meses no nível de alerta “severo”, o que significa que um ataque de terrorista é considerado altamente provável.

Fonte: DW

Daech – “Estado Islâmico” reivindica atentado em Manchester

Grupo jihadista afirma que um de seus militantes colocou bombas entre a multidão que deixava a Manchester Arena após show de Ariana Grande. Jovem de 23 anos é preso por conexão com crime. May chama ataque de covarde.

Adultos que acompanharam ou foram buscar seus filhos do show também estão entre os feridos

O grupo jihadista “Estado Islâmico” (EI) reivindicou nesta terça-feira (23/05) responsabilidade pelo atentado com explosivo que deixou ao menos 22 mortos e mais de 50 feridos em Manchester, incluindo crianças e adolescentes. Numa mensagem publicada nas mídias sociais, o grupo afirmou que o executor do atentado era um “soldado do califado”, que colocou “bombas entre a multidão” e ameaçou com mais atentados.

Há a suspeita de que mais pessoas, além do suicida, estejam envolvidas indiretamente no ataque. Um jovem de 23 anos foi detido em Manchester por relação com o ataque. Mais detalhes não foram dados pela polícia.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse que as autoridades já têm a identidade do responsável pelo atentado, mas que ainda não é o momento de revelá-la para não minar a investigação.

Falando diante do número 10 de Downing Street, sede do governo britânico, May disse que Manchester foi alvo de um atentado frio, covarde e planejado para causar uma carnificina. Ela prometeu que, se houver mais envolvidos no ataque, eles serão encontrados.

“Esse ataque se destaca pela covardia doentia e aterrorizante”, disse May. “Mas a covardia do autor do ataque se confrontou com a bravura dos serviços de emergência e do povo de Manchester. E, apesar de não ter sido a primeira vez que Manchester sofreu desta forma, é o pior ataque que a cidade já experimentou e o pior da história do norte da Inglaterra.”

A explosão aconteceu por volta das 22h30 (hora local), na saída do espetáculo. Ela ocorreu num espaço aberto, no foyer da Manchester Arena, casa de espetáculos que pode abrigar quase 30 mil pessoas e que é considerada uma das mais modernas do planeta.

Testemunhas descreveram como, pouco depois de Ariana se despedir do público e enquanto as luzes se acendiam no pavilhão, uma grande explosão provocou pânico entre os presentes, que correram buscando uma saída.

O atentado acontece a menos de três semanas das eleições gerais no Reino Unido, previstas para 8 de junho. A campanha eleitoral foi suspensa.

Trata-se do atentado mais mortal em território britânico desde o de 7 de julho de 2005, executado contra o transporte público londrino, que deixou mais de 50 mortos.

O Reino Unido está há meses no nível de alerta “severo”, o que significa que um ataque de terrorista é considerado altamente provável.

Fonte: DW

 

33 Comentários

  1. Será que foi mesmo o Daech ou eles estão tentando se apropriar de algo feito por outro?

    Vamos lembar que o “Estado Islâmico” está sendo derrotado em todas as frentes de combate (Iraque e Síria), tornando bem cara e complicada a logística de um ataque assim.

    Todos nos lembramos dos anos 90, época em que a al qaeda revindicava a autoria de todas as mazelas do mundo…

    Mas que arrebentem esse grupo

  2. E mais uma vez a Europa paga com sangue por ter deixado tanta gente adentrar suas fronteiras de forma indiscriminada.
    A titulo de curiosidade, a grande maioria dos refugiados que adentram a Europa é formada por homens.

    • Sr Doug385 se a Europa nao quer “pagar caro ” como o sr diz..è so deixar de ser capacho alheio e nao se envolver em derrubes de governos e vendas de armamentos a paises que sustentao terrorismo e que na sua religiāo sāo contra os enfiés .. enfiés esse que sao o Ocidente. O mesmo Ocidente que lucra bilhoes e bilhoes com vendas de armas e guerras.

      • São os traidores esquerdistas secularistas que causaram essa situação toda… mas logo a direita arruma a caca toda… para a rasgação de calcinhas vermelhas mundo afora… 🙂

      • Terrorismo tem algum coisa com esquerda ou direita? Voce ou è doente ou filhinho de papai corrupto disfarçado de patriota. Vc è um incendiario.

      • Só taco fogo em vermes… se candidata ???… vai assistir a novelinha global mentirosa sobre os bons tempos nacionais que faz mais o seu tipo… 🙂

  3. E dona Merkel e seu Macron doidinhos pra abrir a porteira! A Europa merece levar na cabeça pra aprender a dar valor a suas raizes e sua cultura. Essa bobagem de multiculturalismo só serve pra encher bola de PCs e facilitar a vida de terrorista e narcotraficante.

    • kkkk….os “macaquitos” querendo imitar os estadunidenses e europeus……realmente este é o pais do “carnaval” mesmo…é um carnaval mesmo…é o pais da piada pronta…..

      ESTA PENSANDO O QUE?!…que por ser branco, de classe media, neoconservador, neoliberal e pensar e agir feito eles…que imitar feito um macaco de circo aquela gente fará vc ser aceito, valorizado ou respeitado por eles?!…pff…nada destas coisas jamais importarão pra esta gente…pois para eles vc é e sempre será gentinha inferior, irrelevante, insignificante, paria e ralé…

  4. pode sim ser o daesch , mas com vistas grossas do governo britanico igual fez o governo frances

    para que ,
    para apoiar medidas urgentes que farão para tirar direitos constitucionais dos próprios ingleses

    esse e o futuro mundial usar a desgraça alheia para aplicar mecanismo de controle de massa novos

    mecanismos que se nao tivessem esse empurrão o povo inglês nao apoiaria

  5. Sabem o único grande país europeu que não foi alvo de algum tipo de terrorismo nos últimos 20 anos?
    Polônia!
    Talvez porque os polacos não tenham arreganhado suas fronteiras para imigração desordenada e nem sua cultura para um multiculturalismo alto mutilador e um politicamente correto tacanho.

    • Alias….vcs já repararam que estes “grupos terroristas” Daesh e Boko Haran nunca realizaram um único ataque contra o estado/povo Judeu até hoje senhores?!..qual sempre é o primeiro/principal alvo de qualquer grupo terrorista fundamentalista islâmico?!… 😉

      Parem o choque de cultura :

      https://www.youtube.com/watch?v=rKJqraGls_A

      • É que lá em Israel o serviço secreto não tem um obamis entreguista pra fuzilar todo o sistema… assim como uma Angela socialista frouxa, igualmente comprometida com a entrega da Alemanha aos muçulmanos…

      • Falou e disse o zezinho do tacho o ze que parace ser mais um neo-gado marcado com o mimimi esquerdistas entreguista mude seu discurso foleiro e repetitivo.

  6. por isso sou contra essa lei de mer#% que aprovaram no congresso e no senado brasileiro na SURDINA pra abrir nossas fronteiras.

    “ajuda humanitária” de c# é rol$ !!!

    e a grande maioria dos partidos na maior cara de pau aceitaram isso, bando de safa#$% !!

    o país tá lascado com os políticos que temos, pouquíssimos se salvam, ae os caras querem fazer missão militar lá no Libano e na Síria sabe pra que ? com a intenção de depois trazer os “coitadinhos” dos terroristas pra cá, com a desculpa de “ajuda humanitária”

    um bando de vagab#$¨% é isso que é o nosso congresso nacional, e esse monte de ONGs que tem por aki.

    • ALESSANDRO MUITO BEM , provas que es uma Racista Desconhecedor da Realidade e Discriminador . Mas Graças a deus a Lei de Imigração já esta vigorando e tu e seus Racistas Colonizados são PERDEDORES ~, PERDEDORES !!!!!!!

  7. enquanto vemos nas mídias e meios de comunicação ocidentais toda a demagogia e espetáculo de pirotecnia em cima dos atentados que ocorrem no ocidente…na África e no Oriente médio atrocidades muito piores e com mais vitimas não recebem a mesma repercussão…idosos, mulheres e crianças são exterminados aos milhares diariamente nestes conflitos contra o “terror”, mas nunca recebem mesma atenção…nenhuma manifestação ou mobilização relevante de comoção…pois por trás disso tudo só o que existe é a guerra de propaganda, para conquistar as mentes e os corações das massas…

    vale tudo na guerra de propaganda para conquistarem o apoio e o aval para suas movimentações obscuras e atrozes pelo o oriente médio e a África…tudo apenas baseia-se em jogo de interesses…estes grupos terroristas “fundamentalistas islâmicos” como o Daesh e o Boko Haram não passam de mercenários recrutados…o negócio é desestabilizar, derrubar e dividir para conquistar…é o que está acontecendo em um certa republiqueta de bananas da América do Sul neste momento…

    o que chega até nós é a versão que querem que acreditamos…Uma mentira contada repetidas vezes acaba sendo aceita como verdade por aqueles que a recebem….

  8. É isso que dá abrir fronteiras… aparentemente os políticos da Europa também não ligam para o próprio povo

  9. Terrorista islâmico mata 19 e fere 50 em um show em Manchester.
    Mas podemos ver por ai e que para a esquerda anti social conspiracionista o problema mesmo e a tia crente que não deixa seu filho Robson mudar de nome para Sofia.

    • rsrsrsrrssssss… é bem isso mesmo… esquerdista bom é esquerdista sem lei Rouanet, sem bolsa família e sem cotas isso ou aquilo… no mais só apoiam causas desconstrutivistas do mundo ocidental… a Europa ainda vai pagar preços ainda mais altos devido a sua letargia em limpar seu território de infiltrados de todo tipo… isso não estaria acontecendo se um Churchillzou uma Margareth estivessem vivos…

      • Eu sou antes de tudo brasileiro ,Nacionalista , AntiComunista ,não sou e nunca fui de Esquerda ,tive o privilégio de viver entre imigrantes , muito deles muçulmanos ,aprendi muito com todos eles ,nenhum deles já naquele tempo suportavam os EUA ,isto alguns anos após a Guerra , mas nunca Ví um Povo para não gostar de seu país como o brasileiro ,por isso mesmo foi nos enfiado o Golpe da Republiqueta, Goela abaixo por Militares do Exercito de nível Ridículo junto com civis Idiotas e Irresponsáveis . Aqui nunca percebi nenhum destes Americanófilos Colonizados ,postarem nada em favor do BRASIL ,sempre imitando e apoiando as Desgraças Anglo/americanas e de seus Capachos , o Brasil para vocês deve continuar na situação que esta desde 1889 ,Capacho e Reboque do Mundo! E teu nome é ninguém .

  10. ……….Estados Unidos, França,Reino Unido e Itália sofrem e pagam agora com juros as políticas neo-coloniais que praticaram com países africanos e do Oriente Médio no passado e até recentemente como o financiamento e criação do tal estado islamico………quem semeia ventos……colhe tempestades……….

Comentários não permitidos.