Defesa & Geopolítica

Londres substitui o HMS ‘Ocean’ no grupamento de patrulha do Mediterrâneo, e determina que ele participe da reconstrução das áreas devastadas pelo furacão ‘Irma’ no Caribe

Posted by

 

O HMS “Diamond” atracado, no último final de semana, em Gibraltar; abaixo, foto da agência Reuters mostra o HMS “Ocean”, hoje pela manhã, também em Gibraltar

Por Roberto Lopes

 

 

O destróier Tipo 45 (classe Daring) da Royal Navy, HMS Diamond (D-34), de 8.500 toneladas, substituiu o porta-helicópteros HMS Ocean (L12) na chefia do Grupo Marítimo Permanente 2 da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), incumbido de passar os próximos três meses em patrulha no Mar Mediterrâneo.

O Ministério da Defesa britânico considerou imprescindíveis à operação de socorro que se faz necessária nos Territórios Ultramarinos Britânicos do Mar do Caribe, devastados pela passagem do furacão “Irma”, as aeronaves, os suprimentos e as tropas inglesas e francesas de fuzileiros navais que se encontram a bordo do porta-helicópteros.

Na noite deste domingo (10.09), o Ocean, que deixava o Mediterrâneo com destino à base naval de Gibraltar, cruzou com o Diamond que – acompanhado dos navios-patrulha Saber e Scimitar (da guarnição fixa de Gibraltar) – procedia da base rumo à parte oriental do Mar Mediterrâneo.

Bela imagem do “Diamond” navegando em meio à bruma da manhã

O destróier (foto) suspendeu de Portsmouth, no sul da Inglaterra, na semana passada, para cumprir operações de segurança marítima no Oriente Médio (agora temporariamente adiadas), e passou o último fim de semana com a comunidade de súditos gibraltinos da Rainha, comemorando o 50º aniversário do referendo de 1967, em que os habitantes locais votaram por permanecer sob a soberania do Reino Unido.

O comandante Ben Keith, do HMS Diamond, declarou ao serviço de Imprensa do Ministério da Defesa britânico que sua tripulação se sentia honrada por ter sido designada para cumprir a missão no Mar Mediterrâneo e, dessa forma, liberar o HMS Ocean para a sua jornada de socorro no Caribe:

“Responder a desastres como este”, enfatizou Keith, “e entregar ajuda humanitária a comunidades devastadas, é exatamente o que a Royal Navy treina e está sempre disponível para fazer”, completou.

O Ocean deve passar todo o dia de hoje em Gibraltar (foto), embarcando uma grande variedade de suprimentos, maquinários, kits de atendimento médico e equipamentos de Ajuda Humanitária que serão desembarcados no arquipélago de Anguilla e Barbuda e nas Ilhas Virgens Britânicas.

O navio-doca auxiliar Mounts Bay (L3008), pertencente à Royal Fleet Auxiliary Ship já está em águas caribenhas, fornecendo suprimentos e suporte médico às vítimas do “Irma”, por meio do seu helicóptero AW 159 Lynx Wildcat.

Um destacamento dos Royal Marines patrulha Tortola, a maior e mais populosa das Ilhas Virgens Britânicas.

Ainda não há uma estimativa do prazo em que o porta-helicópteros permanecerá empenhado nas atividades de Ajuda Humanitária. E nem se ele poderá ser redesignado para o Grupo Permanente da Otan no Mediterrâneo.

Ajuda Humanitária levada aos helicópteros Chinook, da Real Força Aérea, para ser transportada até a Base Naval de Gibraltar

Entretanto, operando no Mar do Caribe, o navio estará mais apto a cumprir o seu planejamento original, de regressar à Inglaterra no mês de dezembro.

Conforme a coluna INSIDER noticiou, com exclusividade, no fim de março passado, o navio foi oferecido à Marinha do Brasil. Sua baixa na Marinha Real está prevista para a última semana de março de 2018.

 

O conteúdo deste artigo é de total responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do site.

16 Comments

  1. Pingback: Londres substitui o HMS ‘Ocean’ no grupamento de patrulha do Mediterrâneo, e determina que ele participe da reconstrução das áreas devastadas pelo furacão ‘Irma’ no Caribe | DFNS.net em Português

  2. Essas types 45 são magníficas, 4 ou 5 delas aqui e seríamos o “terror” do atlântico sul

    Era só os políticos deixar de roubar por uns 4 meses que dava para comprar elas novinhas em folha.

    • A Máquina Troll says:

      “Alessandro
      11 de setembro de 2017 at 22:27 ”

      cobra do Itaú e do Bradesco os mais de um 1 bilhão que estão devendo pra previdência!!!…rs…

      Os mais ricos e as grandes empresas sonegam 590 bilhões por ano :

      https://www.youtube.com/watch?v=qUcl3JJI998

      • Posso cobrar tbm os 500 bilhões que o Lula e a Dilma emprestaram do tesouro nacional (nosso dinheiro de impostos) para o BNDES de 2009-2014 para dar privilégios e alavancar os seus amigos da elite (JBS, Odebrecht, família castro, governo maduro e etc), em troca de propinas para o caixa 2 do ParTido ?

        tá reclamando agora que os ricos sonegam é trollzinho ? rsrs… tu ajudou a manter esse sistema nefasto meu “camarada”, tu votou nesses vagabundos que mentiram durante 14 anos, tá achando ruim agora ? rsrs…

        deixa a MP e lava jato chegar no BNDES, ae tu vai ver oq o seu rei de midas só que ao contrário fez com o dinheiro público do Brasil, o Palloci já tá dando um força rsrs..

        • 500 bi enfiando no ra#% da elite branca meu caro, isso pq o Lula e Dilma tava combatendo a malvada elite branca, imagina se não tivesse rsrs..

          Dava pra comprar a royal navy inteira só pra nós.

          mas não vai dar pq a ORCRIM tinha outros planos, que era ajudar os “pobrezinhos” amigos do Lula a desviar e superfaturar, entendeu pq os amigos dele dava presente bom ou quer que desenha ?

          • Parabéns Alessandro. Matou a pau!!

            E pensar que ainda tem gente que diz o HMS Ocean não serviria para nada por aqui. Torço, e muito, para que a MB adquira esta belonave. Isso sim seria uma “compra de oportunidade”.

      • Vcs tiveram 14 anos pra cobrar e não o fizeram porque ???…

  3. Particularmente nao gosto dos T45, estao apresentando problemas de planejamento e de construçao, e sao feios, desarmonicos!!!
    Estariamos mais e melhor servidos com 6 f-100 ou o novo destryer Japones ou mesmo a Fremm Aegis desenhada para atender a nossa marinha!!!

  4. “””…comunidade de súditos gibraltinos da Rainha”””, cruzes cara, façam-me o favor, e tem cara que bate no peito e diz : “e nois.”

  5. Vilson J Fadel says:

    Espero que o HMS Ocean venha mesmo para a nossa Marinha,será uma grande pedida,mas com este ministro do Ministério de defesa Julgemann acho muito dificil,agora ainda surgiu o Pallocci para jogar a ultima Pá de terra para dar fim ao Lularápio,vamos esperar as eleições de 2018,é melhor JAIR se acustumando.Brasil acima de tudo só abaixo de Deus.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com