Localizado U-boat 576 afundado na Batalha do Atlântico em 1942

SubmarinePesquisadores do NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica) divulgaram uma imagem de sonar de um submarino alemão que afundou na costa americana do Atlântico durante a Batalha do Atlântico em 1942. O U-boat 576 foi localizado na região do Cabo Hatteras, na Carolina do Norte, sobre o leito marinho. O submarino alemão afundou com toda a tripulação, e o local do naufrágio é considerado um cemitério submarino.

 

Submarino e cargueiro da II Guerra descobertos no Atlântico

Jornal de Notícias (Portugal), 22/10/2014

Um submarino alemão e um navio mercante americano, da II Guerra mundial, foram descobertos no fundo do Oceano Atlântico ao largo da Carolina do Norte, Estados Unidos.

Os navios tinham afundado na Batalha do Atlântico, em 1942, e estavam, por isso, desaparecidos há mais de sete décadas, numa zona conhecida pelo sugestivo nome de Cemitério do Atlântico.

LEIA TAMBÉM:

As pesquisas feitas pelo Instituto de Santuários Marinhos, da Agência Americana Oceanográfica e Atmosférica (NOAA), levaram à descoberta, em agosto passado, dos navios, a cerca de 48 quilômetros da costa, a 220 metros de distância um do outro. A descoberta foi anunciada, esta terça-feira.

A descoberta do submarino alemão U-576 e do cargueiro Bluefields permite obter informações importantes sobre a histórica batalha militar e sobre os campos de batalha dos submarinos da segunda guerra, sublinha a NOAA.

O confronto deu-se a 15 de julho de 1942, quando um comboio de navios de carga, escoltado desde Norfolk (Virgínia) e em direção à Florida, foi atacado pelo submarino alemão.

“O U-576 afundou o cargueiro Bluefields, com pavilhão da Nicarágua, e danificou gravemente outros dois navios”, explicou a NOAA.

Em resposta, acrescentou, o avião Kingfisher, da Marinha norte-americana, encarregue de garantir a proteção aérea do comboio, bombardeou o submarino, ajudado pelo navio mercante Unicoi.

Fonte: Jornal de Notícias (Portugal)   

6 Comentários

  1. Lendo e aprendendo, sempre.
    48 km da costa da Carolina do Norte, nunca pensei que eles tivessem chegado tão perto.
    Curioso que o imageamento mostra o navio inteiro, dando a impressão de que a tripulação desceu para o fundo para escapar do ataque, e por algum motivo não conseguiu emergir.

    • Realmente Melkor, o navio está inteiro a impressão que dá é essa mesmo que você citou pois se ele tivesse sido atingido por cargas de profundidade, torpedos ou mesmo sido bombardeado na superfície estaria em pedaços.

    • Se foce Chines não seria encontrado pois com todo este tempo ja teria desaparecido pela ação da corozão,

Comentários não permitidos.