Líbano recebe Cessna 208B caravan para missões de reconhecimento e ataque ao solo

No dia 16 de abril, a Força Aérea Libanesa recebeu, na Base Aérea de Beirute, o primeiro exemplar do Cessna 208B Grand Caravan, iniciando assim um novo capítulo em sua história. Ao todo, foram adquiridos três exemplares dos EUA, que vão auxiliar a força aérea a cumprir as missões de reconhecimento aéreo e ataque ao solo.

Até o momento não se sabe em qual esquadrão essas aeronaves vão operar, entretanto, as mesmas são equipadas com as sofisticadas câmeras MX-15, que fornecem aos pilotos imagens digital de alta qualidade por infravermelho, possibilitando a realização de missões diurnas e noturnas de reconhecimento aéreo e também de busca e resgate. Além disso, os Cessna 208B Grand Caravan poderão levar até dois mísseis ar-solo AGM-114 Hellfire, guiados por laser, incrementando assim o combate contra guerrilhas.
Ao todo, o Líbano comprou 20 exemplares do Hellfire e, com a entrada desses aviões em serviço, a força aérea poderá monitorar e inibir as ações de guerrilheiros no sul do país, na fronteira com Israel, que constantemente disparam mísseis contra o território israelense.

À Bordo do Cessna 208B Grand Caravan, uma delegação norte-americana veio para fornecer o treinamento completo dos pilotos e equipes de solo.
Nos próximos messes, a Força Aérea Libanesa deverá receber os primeiros exemplares (de 10 ao todo) do Aerospatiale SA-330 Puma, doados recentemente pelos Emirados Árabes Unidos; o primeiro (de três exemplares) adquiridos do Reino Unido do Sikorsky S-61N (versão civil do Sea King), para realizar missões de combate a incêndio e finalmente, em 26 de novembro deste ano, quando se comemora o Dia da Independência do Líbano, chegarão os dois primeiros exemplares (de 10 aeronaves) do MiG-29ª, que foram doados pela Rússia no ano passado.

Fonte: Revista Asas