Defesa & Geopolítica

LEITURA DE SÁBADO: Colômbia inaugura Forte Militar a 51 km da fronteira venezuelana (candidato, segundo rumores, a receber tanques pesados), mas o problema aí é a Defesa AA…

Posted by

Por Roberto Lopes

 

 

Os generais venezuelanos hão de estar atentos.

Na manhã da última segunda-feira (14.08), um dia ensolarado e poeirento no extremo norte do território colombiano, o subcomandante do Exército da Colômbia, major general Ricardo Gómez Nieto, cortou a fita de inauguração das obras civis que vem transformando o antigo aquartelamento da Fuerza de Tarea de Armas Combinadas (FUTAM) do município de Buenavista, em La Guajira – ativado em fevereiro de 2015 –, no complexo do Fuerte Militar de Buenavista.

A presença da Força Terrestre nesse lugar evolui há mais de 50 anos, desde que as primeiras viaturas militares chegaram para modernizar o então Grupo Mecanizado local.

Isso aconteceu em 1963, depois que um forte verão em La Guajira matou a maior parte dos cavalos do Grupo Montado que o Exército sediara naquele inóspito lugar.

Nessa época as estradas eram poucas e ruins, e a ligação aérea, irregular. La Guajira não passava de um rincão marcado pelo isolamento, pelos areais insalubres e pelas más condições de habitabilidade.

Hoje tudo é muito diferente.

Terceiro quartel com o status de Forte na estrutura da Força Terrestre colombiana (depois de Toleimada, em Cundinamarca, e de Larandia, em Caquetá), o enclave de Buenavista abriga um agrupamento de unidades centrado no Grupo de Caballería Mecanizado Número Dos, Grupo Cr. Juan José Rondón – criado com esse nome, em um distante ano de 1919, em homenagem al héroe de la Batalla del Puente Boyacá (1819).

O Grupo Número Dois pertence à estrutura da 10ª Brigada Blindada, sediada em Valledupar, 143 km ao norte de Buenavista.

Fuerza de TareaAo contrário do que se possa pensar, não é nova a ideia de se ter nessa parte setentrional da Colômbia um conjunto de forças de diferentes Armas do Exército.

Ela foi posta em prática pela primeira vez em 1970, ano de criação da chamada Fuerza de Tarea Rondón, dissolvida em 1982 para dar lugar a uma unidade tática.

Nos últimos três anos, o Fuerte de Buenavista vem concentrando parte importante da frota de blindados do Exército colombiano: viaturas 8×8 LAV III Gladiador – recebidas em 2015 da General Dynamics canadense –, blindados de reconhecimento EE-9 Cascavel (recondicionados pela indústria privada e por técnicos militares), utilitários americanos Humvee (alguns adaptados para transportarem mísseis anti-tanque), e vários tipos de caminhões e outros veículos.

Viaturas LAV III

O Cascavel de Buenavista, com camuflagem para a região desértica

Uma OM tão particular que, ano passado, recebeu a visita de uma delegação do Comando Sul dos Estados Unidos (sediado no estado da Flórida).

Flagrante da visita de militares americanos a La Guajira

Para observadores militares sul-americanos, o atual Forte de Buenavista tende a crescer de importância no contexto da rivalidade colombiano-venezuelana, e, eventualmente, tornar-se até a primeira OM da Colômbia a receber tanques pesados – assunto que, há tempos, vem ocupando os estudos e discussões de parte dos generais colombianos.

Eles já até realizaram uma conferência para examinar os vários tipos de carros de combate que lhes são rotineiramente oferecidos por fabricantes (e governos) estrangeiros, entre os quais se encontram o Abrams americano (de segunda mão), o Leopard alemão (novo ou usado) e o Merkava israelense (também usado) (este último o preferido de muitos chefes militares).

A questão é que decidir sobre o melhor tanque a ser adquirido (comenta-se que os colombianos comprariam, em um primeiro lote, 60 unidades) resolve apenas parte do problema.

Defesa AA – Outra vertente desse enigma, tão delicada quanto a da escolha do modelo de tanque, é como providenciar Defesa Aérea para o quartel que for recebe-lo.

Os colombianos se preocupam com o fato de o Fuerte de Buenavista estar a apenas 51 km da fronteira com a Venezuela e, em função disso, a apenas alguns minutos de voo das aeronaves de alta performance venezuelanas (Sukhoi Su-30 e Lockheed Martin F-16A).

Caracas, é certo, acompanha detidamente a movimentação dos militares colombianos em La Guajira.

Em maio último, a presença de uma pequena coluna de blindados Cascavel desdobrados pela 10ª Brigada na localidade colombiana de Paraguachón (sequência abaixo), sobre a fronteira dos dois países, provocou uma enérgica nota de protesto do Ministério do Poder Popular para a Defesa da Venezuela…

Para enfrentar esse cenário desafiante, tudo o que a Força Terrestre colombiana pode mobilizar são, por enquanto, postos de mísseis antiaéreos de curto alcance (4.000 a 6.000 m) – os mais modernos do tipo Stinger, americano –, além dos conhecidos canhões Bofors, adquiridos nos Estados Unidos e em Israel com melhorias no radar que trazem acoplados. Nada muito impressionante.

Bofors de 40 mm

Em fevereiro passado, devido ao mal estar nas Forças Armadas com os escassos meios de Defesa Antiáerea disponíveis, o Comando das Forças Militares Colombianas e o Estado-Maior Conjunto dessas Forças Militares organizaram uma mesa de trabajo para estudar as soluções para o problema – nos aspectos de aquisição de armamento (viaturas antiaéreas, canhões e mísseis) e de instalação de uma adequada rede de radares de vigilância aérea.

Esse esforço conta, desde agosto de 2016, com a assistência do Exército espanhol, nos itens de formação de pessoal e de desenvolvimento de doutrina.

Obras – Por enquanto, o que o general Gómez Nieto pôde inaugurar em La Guajira foram as obras civis do Forte de Buenavista.

E o que elas proporcionam?

Conforto e, sobretudo, funcionalidade para um enclave militar que, nas circunstâncias atuais – de quase rompimento total entre os governos de Caracas e Bogotá –, talvez deva ser classificado como um dos aquartelamentos mais importantes de toda a Força Terrestre Colombiana.

O esforço em Buenavista envolveu, especificamente, o Batalhão de Construções da FUTAM, incumbida de construir uma infraestrutura exemplar de alojamentos e áreas de lazer para a tropa (comumente chamada de Héroes Multimisión), além de modernas instalações elétricas e hidráulicas, arruamento e a pavimentação de 1.280 m de vias dentro do Forte.

 

19 Comments

  1. Pingback: LEITURA DE SÁBADO: Colômbia inaugura Forte Militar a 51 km da fronteira venezuelana (onde, segundo rumores, será instalada uma Brigada Blindada), mas o problema é a Defesa AA… | DFNS.net em Português

  2. primeiramente o quartel esta la a décadas , o que acontece é uma restruturação ok

    a colombia esta correta em melhorar suas instalações , mas dai você achar que é para invadir a Venezuela rsrs

    vamos pensar em geopolítica coisa que o plano brasil esta se distanciando , potencias como russia e china tem interesses na Venezuela
    países latinos como colombia que tem 50 por cento do seu território controlado pelas farcs ,que hoje estão virando partidos políticos ,acho difícil a colombia com esse governo atual do santos que é muito pé no chão ,arrumar uma guerra contra a Venezuela

    pois a colombia sabe muito bem quanto de dinheiro se gasta em uma guerra

    ai vejamos o brasil governado pelos pmdb e psdb , temos uma guerra não declarada
    so no rio de janeiro 90 policiais mortos , são Paulo 22 policiais mortos , agora quanto da população morreu muito mais logico

    mas o que quero falar enquanto vocês tentam distrair o brasileiro com esse papo furado de Venezuela ,o brasil morre em 5 anos mais do que morreu na guerra da síria OK
    E PARA COMPLETAR COM O DESEMPREGO A FOME A MISERIA
    o que era ruim ficara pior
    NAO precisa ser gênio para saber isso os crimes em são Paulo so aumentam
    https://www.brasil247.com/pt/247/sp247/312623/Violência-dispara-em-São-Paulo-e-latrocínios-crescem-20.htm

    então para completar enquanto você se distrai com a Venezuela o temer pmdb e o aecio psdb rouba o brasil inteiro e entrega aos estados unidos

    • Mais do que a mesada para Cuba e para a Bolívia? Não mesmo, comunista!

      Quem sabe se o seu ParTido favorito não tivesse roubado tanto, não estaríamos em uma situação econômica melhor…

      O cachaceiro e a terrorista roubam e o vampiro fica com a fama?

      Faz bem a Colômbia: investe bem o seu dinheiro ao invés de deixá-lo vazar para contas de salafrários ou para sustentar ditaduras sanguinárias (como o Brasil). Esse é o objetivo da reportagem.

      • Quem defende o Temer e tenta imputar o rombo de 179 bi nas contas públicas ao governo do PT, não pode ser chamado de alienado, pois não passa de um mal intencionado coxinha a serviço da CIA.

        • Quer dizer que se são contrários ao seu modo de ver o mundo são “coxinhas, fascistas” e você é a bela adormecida deitada candidamente com todas as respostas para lixo que impera na política.

          Não existe esquerda ou direita no país, existem ladrões e cidadãos de bem. Brasil acima de tudo!

          Além da geração nem/nem, mimimi juntam-se os alienados! Coitado do País.

    • Mas onde foi que vc leu que este forte colombiano e base de invasão a quem quer que seja?

      E quento a guerra não declarada no Brasil quem foi mesmo que desarmou a população e implementou uma politica de segurança nacional complacente com a bandidagem nos últimos 14 anos?

    • Roberto Lopes says:

      Desculpe Pé de Cão, mas você pode fazer comentários muito melhores do que essa bobajada que escreveu aí encima.
      É claro que a tensão da Venezuela com a Colômbia é assunto relevante para a paz na América do Sul (assim como o esforço que a Bolívia faz para obter uma saída para o mar).
      O fortalecimento da Força Tarefa de La Guajira é um dado bem importante nesse cenário, e justifica plenamente a postagem.
      Um abraço.

      • a propria colombia se manifestou contra a fala do presidente dos estados unidos dizendo que a colombia e contra envolvimento militar

        essa materia faltou aqui como a que o proprio Mercosul e disse contra a fala do trump

        a presidente do chile da argentina

        essas materias nao saíram no plano brasil

        o vice presidente americano percorreu a america latina atras de apoio a fala do trump e ganhou um retumbante nao

        o vice so nao veio no brasil pois o temer eles sabem que esse ja reporta tudo para a embaixadas americana

        mas nao teve essas materias ok aqui

        como tambem nao teve materia sobre a russia falando contra a fala

        e posteriormente a china tambem falando contra a fala de trump nao teve essas materias

        sobre quartel ele ja existe a decadas e rusgas entre venezuela e colombia existem a decadas

        igual colombia e Panamá , mas isso nao significa entrarem em vias de fato

        pelo menos nao no governo santos

    • Pé de Cão não seja ingenuo de achar que os partidos de esquerda são honestos, tanto os de esquerda como os de direita são farinha do mesmo saco, e alias suas ideologias são as mesmas, sendo que os de esquerda fazem ainda uma propaganda enganosa prometendo algo que não existe mais.

      O nosso mundo é movido pelo dinheiro e quando o orçamento publico é mal administrado o desastre é certo, em nosso pais o PSDB privatizou muitas empresas as pressas, onde o correto seria abrir o mercado e esperar uns 20 anos e depois ir privatizando aos poucos ao invés de entregar tudo para uma unica empresa privada.

      O PT fez ainda pior entregou todas as reservas do pais para empresas como uma JBS da vida em forma de empréstimos para serem pagos sei la quando.

      Uma grande ilusão é pensar da maneira que vc pensa.

      O PSDB fez um rombo pequeno apesar de ter entregue algumas empresas estratégicas cerca de uns 20 a 40 bilhões já o PT o rombo é de uns 200 a 300 bilhões (por isso nosso pais esta desse jeito) só numa transação a JBS tomou 11 bilhões emprestado do BNDS, no total só a JBS tirou uns 50 bilhões .

      Daria pra fazer muita coisa com um dinheiro desse, agora esse papo de entregar para os EUA etc esquerda direita é tudo propaganda barata para a massa popular ficar feliz sai dessa meu amigo abre a sua mente isso deixou de existir já faz mais de 20 anos (desde que surgiu a internet) esses partidos todos querem dinheiro vc não lê os noticiários ?

      Vc acha que um destes partidos vai entrar la dentro para controlar um orçamento gigante e vai ser o santinho para com isso.

      Veja a China que diz que é comunista e toma o dinheiro dos EUA, sem nenhum direito trabalhista para seus trabalhadores, esse negocio deixou de existir faz tempo o que vale é o dinheiro !

      • Outra coisa, na Venezuela o governo inventou uma ameaça que não existe para se manter no poder, com um verdadeiro desastre administrativo.

        Na Argentina foi o mesmo, só que la a mentira era tão mal contada que não sobrou nem para armar as forças armadas.

        Esses países foram vitimas de um verdadeiro desastre administrativo.

        • munhoz a ameaça existe sim os estados unidos estao ai falando em força militar

          sempre existiu

          • Roberto Lopes says:

            ATENÇÃO SENHORES FORISTAS:

            DISCUSSÕES DE CUNHO IDEOLÓGICO-PARTIDÁRIO QUE, ALÉM DE GROSSEIRAS, EM NADA CONTRIBUEM PARA O ESCLARECIMENTO DO TEMA DA POSTAGEM ESTÃO SENDO DELETADAS.
            OS FORISTAS QUE DISCORDAREM DESSE CRITÉRIO SINTAM-SE Á VONTADE PARA PROCURAR OUTRO ESPAÇO QUE NÃO O DA COLUNA INSIDER.
            OBRIGADO!

          • Com os EUA é só enrolar e tirar dinheiro como a China faz, até um Taleban capturado fingiu ser um líder do grupo e tirou um dinheiro da CIA quando descobriram que era um simples agricultor ele já tinha tirado alguns milhões.

            Mas no caso da Venezuela eu acho que a Colômbia esta só se resguardando, no entanto para a Colômbia é preocupante não ter tanques pesados e caças para fazer frente a Venezuela, eu particularmente acho bem possível o Maduro querer fazer um pequeno conflito com a Colômbia para tirar a atenção da crise interna, seria interessante os EUA enviarem seus caças as pressas para enfrentar os SU 30, interessante também seria a reação de nosso governo diante de uma crise deste tipo, nossos programas militares seriam acelerados ?

            Eu acho que o maior perigo em nosso continente no momento seria uma pequena guerra para o Maduro tentar se manter no poder, vamos ver no que vai dar !

    • Esqueceu de falar que além do PMDB, PSDB, o PT também rouba, mas sinceramente, pelo site que citou, o blog do partido, acho que você não esqueceu não pôs de propósito, a famosa cegueira seletiva.

  3. Sr. Roberto Lopes. Boa noite. Novamente o mesmo problema que têm nossas Forças. Não existe Artilharia Antiaérea na Colômbia. O que pode ser feito a curto prazo em termos de compra de mísseis antiaéreos de médio e longo alcance? Quais são os que podem ser adquiridos(dentro do orçamento)? Grande abraço.

    • Roberto Lopes says:

      Bom dia, Sergio.
      O Exército e a Força Aérea têm muitos planos e nenhum dinheiro.
      O EB, especificamente, obteve alguns carros Gepard (Artilharia AA de tubo), para a proteção de colunas militares em movimento e ficou interessado em um sistema misto russo (canhões de tiro rápido e mísseis de curto alcance), mas o equipamento é caríssimo, fora das nossas possibilidades.
      Situação ainda pior vive a FAB, Força que deveria liderar a organização de um “guarda-chuva” protetor de bases militares por meio de vetores antiaéreos.
      O cenário é desolador, Sergio.
      Mísseis antiaéreos no Brasil parecem estar fora do alcance até o fim desta década, ou até que os orçamentos militares possam ser, de alguma forma, recompostos.
      Como não temos ameaças extra-territoriais ou de nações vizinhas, esse tema vai permanecendo sem prioridade.
      Em terra, nossa única defesa contra uma emergência são os mísseis Igla…
      Bom domingo!

  4. Cesar A. Ferreira says:

    Eu entro aqui para fazer comentários e me deparo com pérolas como esta:

    “O PT fez ainda pior entregou todas as reservas do pais para empresas como uma JBS da vida em forma de empréstimos para serem pagos sei la quando”.

    Um primor de desinformação. Fica a pergunta: qual é o interesse de uma pessoa em desinformar, mentir, forjar?

    Será que é uma atitude impensada, emocional, ou é fruto de uma intenção funesta, proposital? A primeira forma revela desequilíbrio, já a segunda uma doença, expressa em uma terrível falta de caráter.

    Em tempo: não houve comprometimento algum de reservas com o grupo JBS, ou qualquer outro.

    • que isso !!!… só 20% do préffsal pros comunas chineses e METADE de Roraima também… rsrsrsrrsssssss… como vc é uma pessoa isenta e descompromissada com a verdade !!!…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com