Irã vê a mão da Arábia Saudita no golpe fracassado na Turquia

A este respeito, o deputado iraniano Gholamreza Jafarzadeh, citado pela agência de notícias local FARS, ecoou as palavras do ministro iraniano das Relações Exteriores Mohammad Javad Zarif que, em uma sessão fechada do Parlamento, realizada em 17 de julho, declarou: “Dada à postura saudita em relação às questões da Turquia, podemos concluir que, provavelmente, a Arábia Saudita esteve envolvida no golpe de Estado”.

“Nosso ministro das Relações Exteriores disse, durante uma sessão às portas fechadas do Parlamento, que países como a Arábia Saudita e o Qatar não lamentaram o golpe na Turquia e há que refletir mais sobre esta questão”, disse por sua vez o membro do parlamento, Akbar Ranjbarzadeh.

No entanto, as acusações não se limitam à Arábia Saudita e Qatar, pois outro relatório divulgado pelo Iran Front Page revelou que Hossein Sheikholeslam, porta-voz do conselheiro do parlamento iraniano, também acusa os EUA, Israel e Egito, além da Arábia Saudita, de ter participado do golpe.

Segundo Sheikholeslam, isso tem a ver com o fato de que a Turquia tem sugerido recentemente que não há muitas razões para continuar a luta contra o presidente sírio.

“Se a Turquia bloquear a rota usada anteriormente pela Arábia Saudita para o contrabando de armas, explosivos e até mesmo mercenários para a Síria, a erradicação do terrorismo será muito mais fácil”, diz Sheikholeslam. “É bastante provável que o que aconteceu na Turquia tenha sido resultado de esforços de norte-americanos, sauditas, egípcios e sionistas”, acrescenta.

Enquanto isso, o Irã, como outros países, tem manifestado apoio ao governo turco, repudiando a tentativa de golpe. Esclarecendo a posição de seu país, Javad Zarif twittou:

“Golpes não têm lugar na nossa região e estão condenados ao fracasso.”

Foto: © AFP 2016/ ADEM ALTAN

Fonte: Sputnik News

6 Comentários

  1. ” golpes de estados nāo têm lugar na nossa regiāo..e estāo condenados ao fracasso”
    Por saber disso o sultāo Erdogan organizou um para ele mesmo..e com uma só cajadada matou varios coelhos.
    Reaproximou se da russia pois ja tinha os culpados do abate do su-24
    Ganhou apoio popular
    Eliminou os inimigos internos ( politicos e militares)
    Precionam os EUA para que entreguem o Fethullah Gule
    O proximo golpe creio que vai ser a serio.

      • Ei nao seja ingrato vc esqueceu o Patriota ele tambem joga no seu time ainda que parece que Trump esta fazendo vc brigarem. Minha questao e porque os seus amigos la da terrinha estao calados sobre o assunto. Seu tio Nataniel encontrou-se com Recep e se cumprimentaram. Pelo menos as fotos mostram os dois apertando a mao direita do outro e as manchetes dos jornais dizem que ele superaram suas divergencias. E verdsde que nao da para ver o que eles seguram na mao esquerda. Mas eu nao li nos jornais se tio Nataniel condenou o golpe. Espero que ele nao deu por engano um tiro no pe.

  2. quem saiu ganhando com tudo isso foi a Rússia, tá assistindo e rindo de camarote.
    e quem saiu perdendo ?
    na minha opinião, a própria Turquia !

    pode custar caro para os turcos esse golpe, ou auto golpe seja lá como querem chamar isso lá no futuro.

    • Alessandro a primeira vista essa e a impressao que a gente tem, mas eu fiz essa pergunta para um bloguista que nasceu e viveu quando jovem na Uniao Sovietica e hoje e esta no mercado de ouro e prata e vive no Canada,mas conhece a area e tem seus contactos, inclusive a familia, ele disse que os russos tambem temem os mulssumanos fundamentalistas.De um lado os russos querem ver a OTAN em colapso, implodindo-se, mas por outro lado tem esses mulssumanos fundmentalistas. e a maioria da populacao do sul da Russia e mulssumana., e terra conquistada dos turcos..

Comentários não permitidos.