Irã testará novo submarino

fataeh

A Marinha de Guerra do Irã procederá proximamente a testes do novo submarino Fateh (O Conquistador), declarou o comandante-adjunto da Marinha iraniana, contra-almirante Reza Khadem Biqam.

Segundo ele, planeja-se construir tais navios em grande número, porque são “uma arma estratégica”.

Segundo Biqam, o submarino Fateh possui potentes mísseis e torpedos, além de tecnologias furtivas, que o tornam difícil de detetar sob o ponto de vista hidroacústico. Os sistemas de comando de fogo permitem disparar simultaneamente mísseis e torpedos. Não foram mencionadas outras caraterísticas técnicas do navio.

Fonte: Voz da Rússia

37 Comentários

  1. para o estreito e raso mar Cáspio, isto pode ter muita utilidade. por ser pequeno e talvez agil.

    “além de tecnologias furtivas”
    Ai viajou, rsrsrs, e que raio de cor e esta ?

    • Sei que se trata de uma boa arma estratégica, mais ” potetentes misseis e torpedos” é pura peça de propaganda.
      Não sou especialista mais pelo visto ele carrega pouco armamento.

    • Camuflagem para águas rasas… Bom, como é Irã, o preconceito impera, como se tivessem colocado essa cor pq acharam bonitinho, não por razões técnicas…

  2. Temos falado a anos que esse tipo de mini submarino seria de estrema importância na

    defesa de costa e de pontos estratégicos do Brasil, se um máquina dessa se propor

    apenas a ser um sonar (ouvido) móvel na costa brasileira já seria suficiente para intimidar

    a aproximação de submarinos estrangeiros espiões ou para desembarque de tropas

    especiais com finalidade de sabotagem e/ou outras funções.

    http://www.youtube.com/watch?v=4m97vN8XKa0

  3. “, e que raio de cor e esta ?”

    Rsrs Submarino dos ursinhos carinhosos!

    http://www.youtube.com/watch?v=R9UNsxWPSeY

    ————————————————-

    Mas é só na silhueta superior esta cor! Confunde-se com o horizonte!

    http://2.bp.blogspot.com/-J_pVNfb1XMI/ULdqyHo7bII/AAAAAAAAVaA/tnbbxNvpQnE/s320/Islamic+Republic+of+Iran+Navy+%2528IRIN%2529%252C+Ghadir+class+submarines+Iranian+Navy+Persian+Gulf+120-ton+Ghadir+torpedoes+Iranian+Navy+Submarines+Kilo+SSI+Fateh+Nahang+Ghadir+Yugo+%25283%2529.jpg

  4. A foto da matéria é enganosa, não é o Fateh.

    O submarino Fateh tem 593 T de deslocamento.
    Parece que há muita pouca coisa em termos de imagens, não consegui encontrar nada…

    A foto que ilustra a matéria parece ser a de um submarino Classe Ghadir, com 120 t de deslocamento…O Iran possui 21 destes submarinos Classe Ghadir.

  5. “El submarino semipesado Fateh tiene un desplazamiento de 593 toneladas, velocidad máxima de 11 nudos en superficie y 14 nudos en inmersión, autonomía de 35 días y profundidad de inmersión de 200 a 250 metros.

    El armamento incluye cuatro torpedos de 533 mm más otros dos en reserva, así como ocho minas navales. Fateh puede llevar asimismo torpedos de gran velocidad Shkval, sistemas portátiles de misiles antiaéreos y comandos navales de operaciones especiales.”

    – RIA Novosti –

  6. Segundo os próprio iranianos, o Iran está também construindo uma nova classe com 1.200 toneladas de deslocamento:

    O submarino classe Besat. E pretendem construir18 deles até 2017…O que considero um exagero muito improvável. Más seja como for, estão fazendo….

  7. Foi esta prepotência que deu no que deu o resultado lá no Vietnã.

    Encima de prédios eram chutes na bunda!! pra ver se conseguiam entrar rápido nos helicopteros Huey sem que tomassem um tiro!!

    Recentemente um submarino nuclear russo passeou pelo o havai e saiu sem ser detectado… “Só pra tirar onda” mostrou-se quando já estava em retirada.

    Se for uma tecnologia stealth dedicada ao meio aquático!… Se tiver relação com as propriedades da água… peguem este submarino diminuam suas dimensões para o tamanho de um peixe!… no radar. HÁ ESTA POSSIBILIDADE.

    Peguem como exemplo agora uma tecnologia nacional de vestimenta que torna-se quase invisível a olho nu… diminui por demais a silhueta termica e magnetica… que existe!…

    E tudo isto pode estar apenas nesta tinta teletubbies!…

  8. Sarcasmos aparte, os Persas estão sobre severo embargo…e estão fazendo armas cada x melhores.E esse tipo se submarino e potencialmente letal…por sua baixa decteção hidroacusticas e de sonar…vide a C.do sul q teve um lancha de patrulha afundada e sem saber de onde e quem foi…Sds.

  9. Isso ai afunda navio do tipo fragata, contratorpedeiro ou mesmo porta-aviões?

    Duvido hein! Parece que um torpedo bom é 1/3 do tamanho desse submarino!

  10. A curiosidade que tenho é saber o que é mais letal para um navio de guerra, um torpedo ou um míssil? Sendo ambos lançados a partir de um submarino…

    Sei que isto pode variar de acordo com as defesas e sensores de cada navio e as táticas de ataque empregadas, más é uma discussão interessante…

    • Alvez8O,

      Caso acertem, os danos a serem causados seriam catastróficos, mas com certas diferenças… Misseis podem impactar o casco ou a superestrutura, causando danos variáveis… Torpedos, por sua vez, impactam o casco ( na lateral ou na parte de baixo, sob a quilha ), causando extensos danos a estrutura.

      Torpedos oferecem a vantagem de estarem sob as águas, sendo muito difícil evita-los. Mas tem a grande desvantagem de requerer um lançamento mais próximo; praticamente dentro do circulo defensivo de uma frota naval…

      Mísseis, por outro lado, podem ser disparados a grandes distâncias. Mas para terem maior chance de sucesso, seria lógica a sua utilização em larga escala, num ataque de saturação…

      Uma alternativa interessante, que combina os dois meios, seria algo similar ao míssil IKARA, que transportava um torpedo a grande distância…

  11. Pessoal,

    Mini-submarinos são geralmente máquinas de baixa velocidade, com pouco espaço para armamentos, suprimentos e combustível. Assim sendo, em essência são embarcações de curto alcance. Jamais seriam capazes de acompanhar uma frota em movimento, se aplicando essencialmente a operações costeiras…

    Houveram, claro, casos específicos como os Kaiten japoneses na Segunda Guerra, que eram transportados até as zonas dos alvos por outras embarcações. Contudo, o sucesso foi bastante limitado…

      • Andre Bacha,

        No caso dos pequenos ( como da foto ), seria adestramento e operações ao largo da costa… Poderiam até ser utilizados para inserir comandos no litoral de países vizinhos, mas dificilmente seriam capazes de mais do que isso…

  12. Dificilmente uma boa maleta recheada de dólares deixará de revelar segredos e comprar inúmeras boas informações quando necessário. E como o dólar roda o mundo, em todo lugar ele é muito bem aceito.

    Desde o ano passado após as crises egípcias e sírias que aparentemente o quiproquó Irã Nuclear esfriou e até meio que saiu da mídia. Mesmo todo aquele nervosismo israelense, com o dedo no gatilho, parece ter esfriado.

    Será que vários segredos militares iranianos foram revelados a quem realmente interessa?
    Será que o Irã não mete mais medo?
    Será que o Irã é muito mais fake ainda do que vem tentando esconder, para seu próprio povo?
    Será que esses levantes populares árabes… talibãs afegãos sem americanos por perto… mulçumanos radicais se digladiando… etc tudo ali perto do Irã, não mudaram o foco da construção de um artefato nuclear persa para simplesmente a sustentação política interna atual no Irã?

    Afinal, uma forte indústria bélica só se sustenta com exportações, mesmo nos USA as vendas ao exterior são fundamentais para sustentar sua máquina de guerra. Como então que o Irã vai manter, apenas com mercado interno, toda essa sua produção de armas que não para?

    É bem possível que com todos esses recentes acontecimentos sociais e políticos pelo mundo, e cheios de sangue nas terras árabes, que os barbudos do Irã estejam com suas barbas tudo de molho, e a darem notícias grandiloquentes para um público alvo que é muito mais interno que externo.

    Foi dado um tempo geral de observação. Os grandes interessados naquela região estão meio que de mãos atadas frente a esses levantes populares. No momento o melhor é não fazer quase nada.

  13. A imagem que foi inserida no post trata-se de um submarino classe Ghadir.
    Atualmente o Irã tem 36 submarinos em operação, sendo 3 com 4 mil toneladas e 21 Ghadir que deslocam 120 toneladas.
    Os outros são de modelos variados importados da Coréia do Norte, sendo um do mesmo modelo que afundou uma fragata Sul coreana tempos atras.

Comentários não permitidos.