Irã realiza testes com mísseis de curto, médio e longo alcance

O Irã tem trabalhado no desenvolvimento de um lançador duplo para os mísseis de curto alcance Zelzal-2, que foi testado publicamente pela primeira vez no último domingo (27). Foi disparado um único míssil, e o segundo ficou em stand by no compartimento de lançamento.

Impulsionado por propelente sólido, o Zelzal-2 tem um raio de ação entre 210 e 300 km. Seu comprimento é de 8,32 m, o diâmetro do corpo é de 0,61 m e o peso de lançamento é de 3.400 kg, incluindo a cabeça explosiva de 600 kg. O míssil e sua plataforma de lançamento são transportados por um veículo sobre rodas.

Antes da segunda guerra do Líbano, ocorrida em 2006, o Irã forneceu este equipamento ao grupo radical Hezbollah, mas todo o arsenal foi destruído por Israel em ataques preventivos.

Com a finalidade de melhorar a sobrevivência e a eficácia do sistema, os iranianos estão acelerando os procedimentos de pré-lançamento, agilidade e mobilidade. Paralelamente, o país está realizando ensaios com a finalidade de tornar operacionais outros tipos de mísseis de médio e longo alcance. Os últimos testes de lançamento incluiram os foguetes guiados Fateh 110, que atingem alvos em distâncias superiores a 190 km e o míssil de curto alcance Tondar 69, produto de uma conversão dos CSS-8, de procedência chinesa, capaz de atacar alvos a 150 km.

O Comandante da Força Aérea Iraniana, general Hossein Salami, disse que o programa de provas teve continuidade no domingo (27) à noite com os mísseis  Shahab-1 e Shahab-2. Os Shahab-3 que, segundo fontes especializadas em assuntos militares iranianos, podem atingir alvos terrestres a 2.000 km de distância, foram lançados nesta segunda-feira (28). Sua autonomia é suficiente para chegar ao território israelense.

 

1 Comentário

  1. É mt demontração de forças de td os lados…sionistas e persas…mt loucos. a única coisa a favor dos persas e q os mesmos ñ invadem e colocam asasentamentos em terras de outro país;fora isso;são bem parecidos.

Comentários não permitidos.