Interceptados caças F-16 da Turquia

su-34siria2

Por: César A. Ferreira

Informações preliminares advindo do Comando das Forças Expedicionárias da Federação Russas na República Árabe da Síria, informa, através do Coronel General Andrei Kartapolov, que aeronaves de ataque, modelo SU-34, foram direcionados em rota de interceptação contra um elemento (líder e ala) de caças F-16C da Türk Hava Kuvvetleri (THK – Força Aérea da Turquia). A parelha de caças da Força Aérea Turca estava dentro do espaço aéreo sírio e receberam de forma intermitente avisos durante o período de dois minutos para que viessem a se retirar do espaço aéreo da República Árabe da Síria. O aviso emitido foi conciso e objetivo: “(…) vos informamos de que estão a adentrar em um espaço aéreo restrito, controlado pela VKS – Força Aeroespacial Russa, caso não deixem imediatamente este espaço aéreo, agiremos(.)”; de pronto o elemento de caças f-16C turco efetuou uma curva descendente, bastante acentuada em direção à fronteira turca, evadindo-se rapidamente do espaço aéreo sírio. Percebe-se pela ação narrada, portanto, que os russos não são tão mercuriais como os turcos, tampouco vingativos, dado que a oportunidade lhes foi dada, mas estes abriram mão de justificar com sangue a perfídia turca do dia 24 de novembro último, quando foi abatido em uma emboscada o Su-24M com designativo de cauda 83, pilotado pelo Tenente-Coronel Oleg Peshkov, assassinado por terroristas turcomanos logo após a ejeção.

O Comando da VKS deverá fazer um briefing para imprensa em breve com maiores informações. Da nota divulgada, percebe-se, que as aeronaves destacadas, Su-34, são aeronaves de ataque, todavia, resguardam capacidades respeitáveis para autodefesa, tanto que podem ser equipadas com mísseis WVR R-73-E e BVR R-27E. Abaixo uma lista com as características básicas do SU-34:

Velocidade máxima: 2.200 km/h.

Velocidade de cruzeiro: 1.300 km/h.

Autonomia de voo: 4.000 km.

Peso: 14.000 kg.

Comprimento: 23 metros.

Custo unitário: USD 36,000,000.00 (trinta e seis milhões de dólares).

Voo inaugural: 13 de abril de 1990.

Fonte: Debate Geopolítico 

34 Comentários

  1. Postura esperada de uma nação como a Rússia, sem vinganças baratas, até porque o preço do abate será maior devido ao seu significado e motivação.

    • Penso que hostilidade com Erdogan (Erdogan, não a Turquia) tem feito bem para a Russia e é bom continuar assim pelo menos ate Erdogan ser chutado do cargo.

      Abater um avião turco deixaria kites…

  2. Para os que falam mau dos Russos um bom exemplo do que se fazer nestas horas,pois se os Russos tivessem abatido o caça Turco não lhes faltaria argumentos,de resto sobrava só sobraria o choro dos Turcos,belo exemplo.

    • Acredito que a maioria daqueles que falam mal da russia , falam porque acreditam estar contrariando os fanboys bolivarianos , acredito que se uma epidemia matasse todos os microcefalicos bolivarianos , a turma deixaria de utilizar a russia para trola-los , simples assim ! Que falta faz uma arma genetica !

  3. Isso ai, esse é o passo certo.
    Logo depois declarar espaço aéreo da Siria restrito há Russos e Sirios.
    Fazer uma varredura .

  4. Deveriam terem sido apressados obrigados a pousar em solo Sirio apreendidos pilotos presos e apresentados a midia mundial.

      • “de pronto o elemento de caças f-16C turco efetuou uma curva descendente, bastante acentuada em direção à fronteira turca, evadindo-se rapidamente do espaço aéreo sírio.”

        Chora Deagol/JPC3/DemaisNicks.

        Cadê a OTANzinha pra dar cobertura aos Turcos?

        Cadê? 😀

        De novo: “Em toca de Urso, águia, peru e otanzinha vão pra CAMINHA”

        😀

      • Warpath eu respeito muito a Rússia, eles são a segunda maior potência militar do mundo e possuem a tríade nuclear, mas convencionalmente a OTAN supera e muito os meios que os russos possuem:

        Aéreos:

        Aeronaves de caça: 3.706
        Aeronaves de ataque: 646
        Guerra eletrônica: 201
        Bombardeiros: 171
        AEW: 124
        Helicópteros de ataque: 1.291

        Terrestres:

        Efetivos: 2.400.000 (aproximadamente)
        Carros de combate: 14.011
        Veículos armados (IFVs, APCs, AVs, IMVs e etc.): 90.766
        Artilharia rebocada (obus): 4.500
        Artilharia autopropulsada (obus): 3.934
        Lançadores de foguetes múltiplos (rebocados e autopropulsados): 2.531
        Sistemas de defesa antiaérea (rebocáveis ou autopropulsados, excluindo os portáteis): 7.971

        Navais:

        Porta-aviões: 12
        Porta-helicopteros: 14
        Submarinos de ataque: 119
        Cruzadores: 22
        Destróieres: 73
        Fragatas: 139
        Corvetas: 53

      • Silvio,
        das aeronaves de caça os EUA representa 70%, os bombardeiros são todos da USAF, dos 12 PA’s, 10 são dos EUA, todos os cruzadores são americanos, metade quase metade dos submarinos também e assim vai…

        Praticamente 70% dos números da OTAN são EUA.

        Agora compare com a Russia, que por exemplo, possui pouco mais de 700 caças ativos em todas as suas forças.

  5. O valor de sem armas de um SU-34 é USD 36.000.000, de um F-15E é USD 31.000.000, de um F-15 silent eagle é USD 100.000.000, do F-35A é USD 110.000.000, etc. O Gripen ng sai por (USD 5.4 x10^9)/36 = USD 150.000.000. Isso se deve a transferência de tecnologia. Ao longo do tempo o custo diluído dessa transferência, entre todas unidades, deve diminuir bem o preço final. Mas somente se adquirimos um número razoável de unidades, muito mais que 100 unidades. E só será vantagem se não perdermos essa expertise, mantendo um programa de modernização continuo, de cinquenta em cinquenta anos não dá…

    • Os golpistas de plantão, que querem derrubar o governo trabalhista, irão, certamente, afogar qualquer programa de desenvolvimento de tecnologia militar. Para que tecnologia militar se o Império do Norte já reservou às nossas FA o papel de combate às drogas? É bom os militares não se iludirem com esses golpistas-ladrões que nunca visitam cadeias.

      • Golpistas tentando tirar trabalhadores?? Acorda essa quadrilha que está acabando com o Brasil, tem que ser extirpada, são ladrões que afundaram o Brasil! Acabaram com a Petrobras, roubaram do BNDS entre outros!!

        Mas voltando ao assunto espero que a Russia se imponha mesmo na Síria, afinal ela está agindo dentro da legalidade internacional, após solicitado pelo presidente do país.

  6. ……………os russos usaram a inteligencia….não vão se desgastar se os turcos ob edeceram e puxaram o carro…agora se repetirem e ficassem, era hora do abate….e bye bye turcada…………….

  7. Nada a estranhar. Putin está com a caixa preta do Su-24 e aguarda acompanhamento internacional para abri-la e comprovar o crime turco. Para complementar ele assume uma atitude de tolerante e piedoso em não ter abatido o caça turco em espaço aéreo sírio, lembra uma passagem do filme “Gladiador”.

  8. Dizem que a Rússia está preparando outra base na Síria e pode botar lá de 100 a130 aviões e até 7 mil soldados bem armados e equipados.
    Se for confirmada, é melhor a Turquia mantê seus f16 no seu espaço aéreo.
    A Rússia deu uma aula de como se intercepta uma aeronave, e mostro que os su34 é capaz de se defender e atacar.
    Vejo vendas futuras deste belo avião.
    Su34 seria muito Boa para a nossa marinha.

  9. Fato é que os russos “paga-pau” não se arriscam mais a entrar em espaço aéreo turco nem mesmo com o Super-Fodástico-Tribolado-Hiper-Power-Mega-Turbinado avião de ataque bico-de-pato Su-34.

    Ponto para os turcos. Objetivos atingidos (parar com as invasões), e de quebra ainda encareceram a campanha aérea de bombas burras do Vlad Putin em uns 20 ou 30%.

    O resto é nhém nhém nhém de antiamericanalha e russófila rasgadora de calcinha que não se conforma que um país como a Turquia, uma potência meramente secundária no grande jogo de nações, tenha peito para mandar “pra chom” uma aeronave de combate da Urssinha chorosa…

      • A Força Aérea Turca não tem nada que sobrevoar a Síria, quem se arroga esse “direito” é a Rússia. Que também se arrogava o direito de invadir o espaço aéreo turco.

        Aliás, na última vez que os turcos invadiram o espaço aéreo sírio perderam um F-4 Phantom pra FA do verme do Assad. Com justiça, aliás: ninguém mandou invadir espaço aéreo alheio…

        A FA turca tem é que patrulhar seu espaço aéreo. E mandar “pra chom” qualquer um que o invada.

        Enfim, nada como um bom e velho AIM-9X nas fuças pra colocar a urssinha em seu lugar… 😉

  10. Objetivos atingidos? Não te conheço mais te recomendo um tratamento psicólogo Vader.
    A Rússia ta usando a inteligência
    E triplico os ataques ao turcomanos, o Putin ta só esperando a análise da caixa Preta e se fica provado que o su24 estava em território sírio e não violou o espaço aéreo turco.sabe o que vai acontecer Vader?
    A Otan vai fica desmoralizada e a Rússia vai ganha muito, mais muito.
    O Putin vai cobra caro da Turquia, eu imagino não sei que a Rússia pode ATÉ força na ONU. punições
    Este abate pode ter dado a Vitória a Rússia na guerra.
    Vão retirá as sanções a Turquia vai se queima mais ainda nos membros da Otan e União europeia.

    • Aceita que dói menos meu caro: não vai dar nada…

      O Vlad Putin já enfiou o rabicó no meio das pernas e “engoliu” com caco de vidro o abate… Tanto é que aeronaves russas agora pararam com a palhaçada de invadir a Turquia a toda hora.

  11. Vaderuxo já mudou de ideia de novo

    pra variar

    vivia dizendo q queria um Su34 pra MB

    Owwwww criança pra ser volátil nas ideias

    isso nao é postura de HOMEM

    vivia criticando a França quando o rafale tava na disputa do FX2

    agora, q o Gripen ganhou, é só elogios aos Gauleses

    e o melhor: eu tenho print de tudo aqui pra confirmar

    isso lá é homem

    isso é um palhaço

Comentários não permitidos.