Defesa & Geopolítica

Infográfico Plano Brasil: Comparativo estratégico entre Estados Unidos & Rússia

Posted by

Tito Lívio Barcellos Pereira

No dia 16 de julho, foi realizada uma reunião de cúpula na cidade de Helsinki, a capital da Finlândia, entre o presidente norte-americano Donald Trump e seu homólogo russo, Vladimir Putin.

Interesses divergentes e outras questões geopolíticas e estratégicas estiveram presentes nas pautas de discussão desses líderes políticos, tais como, a Guerra na Síria e Ucrânia. mas também foram discutidas as acusações de interferência do governo russo nas eleições norte-americanas de 2016, da qual se denuncia que Moscou teria supostamente favorecido a candidatura de Donald Trump.

Nesses tempos de “Guerra Fria requentada”, como apontam muitos analistas, o Plano Brasil se propõe a apresentar no gráfico abaixo um pequeno comparativo estratégico mostrando a assimetria existente entre duas das principais potências militares e econômicas da atualidade.

 

Clique na imagem para vê-la em melhor resolução


18 Comments

  1. EUA divida externa 99% do PIB.Os EUA pode dar o calote nessa divida. Com o poder militar que tem, quem vai lá cobrar essa conta?

  2. Esse infográfico permite uma boa quantidade de interpretações.
    Algo que me chama a atenção é a posição geográfica da Rússia, isso da a Ela uma vantagem (e um problema) em relação aos EUA. Do lado Oriental Ela tem a China e do Ocidental tem de certa maneira a União Europeia (OTAN), uma vizinhança rica e porque não gananciosa. Essa vizinhança acaba multiplicando significativamente a importância da Rússia, principalmente graças ao fornecimento de energia para a UE e num futuro quem sabe para a China.
    Os EUA estão em uma região morna em termos econômicos (e também militar) já que o Canada tem uma população pequena e com isso um baixo consumo e do outro lado temos o México que infelizmente dispensa comentários. Mas o fato é que os EUA estão longe geograficamente de onde as coisas acontecem, mas há suas vantagens e uma delas é ter seu território (continental) ileso em duas guerras mundiais.
    Essa posição geográfica da Rússia permite a Ela deixar sua marinha “meio que em segundo plano” já que as coisas boas e ruins costumam vir por terra. Já os EUA para fazer valer sua diplomacia precisão ter a marinha que tem.

    * um dado ausente no infográfico é o do arsenal nuclear.

    sds

  3. Ferreira Junior says:

    Não precisa ninguém emprestar, eles vem tomar do BRASIL.

  4. Com essa dívida impagável e com a reserva que os americanos tem, a final das contas…. o que mais falta para uma hecatombe financeira global ? … é só uma questão de tempo … ou melhor … nesse paiol de feno seco ( EUA ) só falta um louco com um balde de gás e um isqueiro para tocar fogo naquilo que se chama de capitalismo . global .
    .
    Pasmem ! …. tem gente que acha que nessa hipótese apocalíptica … a salvação ( taboa de salvação do mercado financeiro ) ..rsrs… são os ” comunistas” ( China ) ..rsrrs … será mesmo ? … que ironia do destino heim .. eu duvido muito .

    • OBS:
      .
      .
      Cadê as armas de destruição em massa ? … as famosas bombas atômicas,químicas,biológicas..etc..etc .. e além do mais … os números são só mero números …. não mostram a verdadeira realidade, por uma simples questão estratégica , perincipalmente quando se refere aos russos .
      .
      Contudo …uma coisa é certa ..se houver uma guerra armada entre americanos e russos … não haverá vencedores … e em cada esquina do planeta será uma Hiroshima e Nangassaque .

    • Sr LUCENA.
      “só falta um louco com um balde de gás e um isqueiro”.
      Eu me pergunto se não seria o Trump ? Ele tem se esforçado para criar problemas externos, e parece ignorar as questões internas que foram o principal motivo de sua eleição.

      Sds

    • Engraçado, lucenático, é que, os investidores mundiais, aparentemente, não parecem estar preocupados com isso… continuam comprando TRILHÕES de dólares em títulos americanos com jurinhos que nos fazem vergonha… essa sua militância antiamericanista só serve para causar vergonha alheia, porque em vc nada acontece… 🙂

  5. Como assim os EUA são o 2 maior PIB?kkkkkkkkkkk

  6. Desde quando os EUA são o 2 PIB do mundo? Sao o primeiro e muiiiiito a frente da china.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com