Indústria de defesa Iraniana tem tecnologia para produzir Carros de combate semelhantes aoT-90

Zulfiar3Tradução e adaptação: E.M.Pinto

O comandante da Força Terrestre Iraniana, Brigadeiro-General Ahmad Reza Pourdastan disse que o Irã não está mais interessado em comprar veículos T-90 da Rússia. Segundo ele, o Irã tem capacidade tecnológica suficiente e  know-how para produzir carros de combate de nova geração semelhantes ao T-90 russo dos modelos mais avançados, por isso não faz sentido comprá-los.

“Nós já fomos interessados em comprar os tanques russos. Mas desde que podemos fabricar modelos similares no país e pretendemos fazê-lo em um futuro próximo, o negócio fica agora fora de cogitação “,
A afirmação foi feita nesta última terça-feira. O pronunciamento contradiz o que ele próprio  havia dito em dezembro, quando afirmou que o país estava planejando a compra de avançados modelos do T-90 .
 
“Nós apresentamos Estado-Maior General das Forças Armadas iranianas com uma proposta para comprar T-90 tanques da Rússia. Estamos tentando desenvolver as capacidades de ataque e as capacidades defensivas necessárias, todas adequadas ao nosso ambiente e as ameaças que pairam sobre o Irã”.
O T-90 é o carro de combate padrão utiliza pelas forças armadas russas cuja produção  foi iniciada em 1994. O casco e a torre do T-90 sobre o arco para a frente está equipado com a mais recente geração de sistemas defensivos Kontakt-5 EEI, que fornece proteção contra APFSDS e munições do tipo HEAT.
O armamento principal  é composto por um  canhão 2A46M1 125 mm de alma lisa (ou D-81TM) equipado com um extractor de fumos e uma manga térmica.
Esta arma também pode acionar os projéteis 9M119 Refleks guiados por laser cujo alcance é de 5 km. A arama secundária constitui-se numa metralhadora PKTM 7,62 mm montado coaxialmente à direita do armamento principal e uma metralhadora 12,7 mm NVST montada na cúpula do comandante.
Desde 1994, o Irã produz os carros de combate pdesenvolvidos localmente, batizados de Zulfiqar . De acordo com especialistas militares, o Zulfiqar é baseado no modelo de fabricação russa T-72 que possui uma arma de alma lisa 125 mm e carregador automático.
O Zulfiqar 3 é a mais recente e avançada versão na família Zulfiqar. O desenvolvimento deste veículo foi concluído no final de 1999. O Zulfiqar 3 foi mostrado pela primeira vez ao público em 2011, durante uma parada militar em Teerã. Esta nova geração de carros de combate iraniana é um novo conceito em relação à série anterior da família Zulfiqar. Os novos recursos incluem nova suspensão nova, unidade de potência adicional, armamento e novas armaduras.
O Zulfiqar 3 está armado com um canhão 2A46M 125 mm de cano liso, totalmente estabilizado com carregador automático, fabricados localmente sob o nome HM-50.
O canhão pode disparar uma ampla gama de munições, incluindo HE-FRAG (High Explosive – Fragmentação), APFSDS (Armor Piercing,  estabilizada, descartando Sabot-Tracer) e HEAT  (High Explosive Anti-Tank). O canhão também é capaz de disparar  mísseis AT-11 ATGM (Anti-Tank Guided Missile) chamado na Rússia 9K119 Svir.

7 Comentários

  1. Qual a razão do Zulquifar sempre aparecer encima de um caminhão e coberto com estas mantas, não conseguimos ver videos de treinamento com o dito cujo em ação.
    Para mim os iranianos são blefadores.

  2. Eu admiro o esforço iraniano,mas muita coisa que falam são puras balelas ,como é o caso do Qaher 313 que não passa de uma ”pegadinha” aeronáutica ,e agora essa desse tanque, acredito que seja outra bravata !

  3. Os iranianos tem sim tecnologia para construir muitas armas e agora terão a tecnologia russa em seus tanques e demais armamentos.
    O Qaher 313 não teve evolução, mas tão trabalhando duro e tiveram muitos avanços em vários setores da defesa.
    Conserteja eles querem tecnologia, ja andei lendo que eles querem a produção conjunta do su30 e parece que vão consegui.

  4. Resumo da ópera: o T 90 é copiavel e não tem tecnologia tããão high tech assim que não possa ser copiado. Calma, eu respeito a história dos/e os tanques russos/URSS. Não estou detonando.

  5. Nem Céu nem Inferno, o Irã conseguiu avançar muito desde o embargo mas ainda tem um longo caminho pela frente no quesito tecnologia, principalmente a militar.
    Sds

  6. Os persas, agora no bolso dos ocidentais, dando uma desculpinha pro Teddy Bear pra não saírem feio na foto… saída pelo ocidenteeeeee !!!… fui… 🙂

1 Trackback / Pingback

  1. Indústria de defesa Iraniana tem tecnologia para produzir Carros de combate semelhantes aoT-90 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.