Índia duplicará o número de aeronaves SU-30 até 2015

A força aérea indiana anunciou a sua intenção de duplicar a sua frota de aviões Sukhoi SU-30 para o impressionante número de 230 aparelhos. Esta duplicação deverá ocorrer até 2015 e tornará a União Indiana no maior operador mundial daquele que é considerado pelo melhor caça de 4,5ª geração do mundo.

Atualmente, a Índia tem em inventário 98 SU-30, entre 40 fabricados na Rússia em 1996 e o resto fabricado localmente, sob licença num contrato que ultrapassou os 1,46 biliões de dólares. Nem todos estão contudo no padrão SU-30MKI, mais avançado que o SU-30, e esse trabalho está a ser gradualmente conduzido pela empresa aeronáutica indiana HAL. Deverá ser também esta empresa a produzir os novos SU-30, contudo, a empresa indiana tem tido vários problemas com a produção licenciada de aparelhos britânicos (Hawk) e russos (MiG e Sukhoi) evidenciado uma clara falta de capacidade de produção para estas necessidades. Isso poderá levar o Governo indiano a encontrar alternativas à HAL, nomeadamente procurando que a Sukhoi instale localmente uma unidade de produção…

A duplicação dos SU-30 permitiria abandonar todo o obsoleto (e perigoso) inventário de origem russa ainda operacional na Força Aérea Indiana, o qual mesmo hoje é de ainda 250 MiG-21s. A maioria destes aparelhos deveriam ser substituídos pelo HAL Tejas mas este programa tem conhecido dificuldades e atrasos uns atrás dos outros… Aliás, as suspeitas de que a HAL não será capaz de duplicar a produção de SU-30 vêm em parte daqui.

Fonte: Quintus

2 Comentários

  1. o atraso na definiçâo d caça Brasileiro. é uma questão de
    [ falta d vergonha politica …. na cara!!!!!!!!!

Comentários não permitidos.