Imagens impressionantes mostram bombardeio de colina ocupada por ‘EI’

Militantes do EI numa colina perto de Kobani
Militantes do ‘Estados Islâmico’ numa colina nas cercanias de Kobani, cidade na Síria palco de violentos combates entre combatentes do grupo radical e guerrilheiros curdos

Autoridades militares dos Estados Unidos divulgaram nesta quinta-feira fotos que mostram o impressionante bombardeio de uma posição ocupada por combatentes do Estado Islâmico numa colina nas proximidades da cidade síria de Kobani – descrita como um centro de comando do grupo radical.

Palco de violentos combates entre as forças do grupo extremista islâmico e guerrilheiros curdos (os pershmerga), a cidade, próxima à fronteira com a Turquia, se transformou num ponto focal dos esforços contra os avanços do EI.

Leia mais: Bombardeios não serão suficientes para derrotar EI, avisam forças curdas

As imagens exibem a sequência de eventos após uma bomba de um caça da coalizão liderada pelos americanos atingir em cheio a colina ocupada por um grupo de militantes, em que estava fincada uma bandeira do ‘Estado Islâmico’. Uma explosão brilhante é seguida de outros ataques em que nuvens de fumaça negra tomam conta da colina.

Bomba explode em ataque aéreo a Kobani
O momento em que a primeira bomba atinge a colina controlada pelo ‘Estado Islâmico’, que buscava um ponto estratégico para dirigir os ataques a Kobani

Os bombardeios da coalizão se intensificaram nos últimos dias, apesar das notícias de que ataques anteriores tinham conseguido conter o avanço dos combatentes islâmicos sobre Kobani.

Leia mais: Refugiados lutam pela vida ao deixar alvo do ‘Estado Islâmico”

Sua possível tomada pelo ‘Estado Islâmico’ seria um duro golpe para os pershmerga, que lutam no solo contra os jihadistas.

Nova explosão na colina de Kobani
Autoridades americanas divulgaram as imagens do bombardeio, que teve o objetivo de auxiliar a ofensiva terrestre dos guerrilheiros curdos

O cerco de Kobane causou preocupação suficiente para que o governo da Turquia, inimigo histórico dos curdos, autorizasse o trânsito de guerrilheiros em direção à Síria para reforças as linhas pershmerga na cidade.

Nesta semana, aviões americanos lançaram, pela primeira vez, armas e suprimentos para os guerrilheiros, que enfrentam um inimigo mais equipado – há até rumores de que as forças do ‘Estado Islâmico’ estariam começando a treinar pilotos de caças.

Militante pode ser visto em meio à explosão
Kobani tem importância mais simbólica que estratégica para ambos os lados no combate

Os combates em Kobani ajudaram a agravar a situação dos refugiados sírios. De acordo com autoridades turcas, mais de 160 mil refugiados cruzaram a fronteira desde a intensificação dos combates na região.

A Turquia abriga hoje metade dos mais de 3 milhões de sírios que fugiram de seu país desde o início da guerra civil na Síria, em 2011.

Fonte: BBC Brasil

10 Comentários

  1. Desperdicio de dinheiro , estes foguetes sao carissimos e pelas imagens deve ter matado apenas uma duzia de porcos , poderiam utilizar uma arma quimica que causa uma paralisia geral ( ela existe), os alvos afetados levariam de 6 a 10 dias para morrerem por desidrataçao , desta forma ocupariam boa parte dos terroristas nos cuidados com os AFETADOS , mas infelizmente por questoes economicas optam por armas convencionais , estas geram mais empregos e enriquecem os produtores ! Se nao fosse a resistencia grega isso tudo nao estaria acontecendo !

    • “optam por armas convencionais ”

      Caro teropode.

      Acho que eles optam por armas convencionais por questões humanitárias e de opinião pública. Não teria sentido um país fazer de tudo para a redução de armas químicas e utiliza-las sem real necessidade, Obama não permitiria.

      Certamente com armas químicas a situação dos terroristas mal equipados iria ficar bem mais difícil, mas duvido que a coalizão as use algum dia.

  2. Ataques aéreos conseguirão apenas “enfraquecer” as posições dos ratos jihadistas, porém para erradicar de uma vez por todas essa praga pseudo-religiosa da face da terra será necessário ações por terra…Espiões informantes passando as posições dos esconderijos dos guerrilheiros para a infiltração de comandos SEAL em locais específicos e neutralizá-los a noite de surpresa com assaltos aerotransportados e ação furtiva de paraquedistas…além de vigiar suas posições com satélites e drones para efetuar ataques cirúrgicos.

    • por LUCENA
      .
      .
      Quem está levando bombas e mais bombas na cabeça, é o candidato dos “anglozistas”, o americanófilo Aécio Neves … rsrsrsr … essa política “café com leite” é uma novidade que foi retirada do fundo do sarcófago paulistano … Hahahah … que ainda não convenceu o resto do Brasil e nem lá na terra da ex-garoa …Hahahah 😀 😀 😀
      .
      .
      Será que será mais quatro anos levando na cabeça … Hahahahah….. que tormento … Hahahah
      .
      .

    • Nossa, quanta esperança em vão! Israel vive tomando na cabeça e mesmo assim não aprende…. só ameaça. rsrsrsrsrs

      • E enquanto isso seu namorado Rafrutinha está lá, suspirando pelo Vader. Chato ser mulher de malandro né WarPaTo!

Comentários não permitidos.