Imagem dos EUA piorou após eleição de Trump

Comunidade internacional tem pouca confiança na política externa do presidente americano. Estudo também mostra queda acentuada no índice de favorabilidade a Washington em comparação com gestão de Obama.

No Brasil, apenas 14% disseram confiar em Trump

A imagem dos Estados Unidos está em declínio acentuado em todo o mundo desde a posse do presidente do país, Donald Trump, indica uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center e divulgada nesta terça-feira (27/06).

A análise, que abrangeu 37 países, aponta que os índices de favorabilidade aos EUA caíram para 49% em apenas cinco meses da gestão presidencial do magnata nova-iorquino. Ao final dos oito anos de governo de seu antecessor, Barack Obama, 64% viam os EUA de maneira favorável.

Além disso, apenas 22% dos entrevistados afirmaram que confiam em Trump para fazer a coisa certa quando se trata de política internacional – em comparação, Obama obteve 64% ao final de seu governo.

Os dois únicos países nos quais as avaliações melhoraram para Trump em relação a Obama foram a Rússia, onde a confiança no presidente americano subiu de 11% para 53%, e Israel, que registrou um crescimento de sete pontos percentuais para a marca de 56%.

Arrogante, intolerante, perigoso?

Embora 55% das 40.447 pessoas entrevistadas tenham concordado com a descrição de Trump como um “líder forte”, os resultados para outras definições de personalidade foram mais altos, incluindo “arrogante” (75%), “intolerante” (65%) e “perigoso” (62%).

Alguns dos maiores declínios de confiança no presidente dos EUA vieram entre aliados mais próximos e vizinhos. Na Alemanha, o índice de favorabilidade aos EUA atingiram 35% – 22 pontos percentuais a menos em comparação com o fim da gestão Obama.

No México, menos de um terço dos entrevistados têm uma visão positiva dos EUA, enquanto a confiança em Trump é de apenas 5%.

No Brasil, apenas 14% dizem confiar e Trump, enquanto 75% não têm confiança no presidente americano.

Os principais projetos políticos de Trump também receberam forte rejeição mundo afora. Dos entrevistados, a maioria é contra a saída dos EUA do Acordo de Paris (71%) e de acordos comerciais (72%) e contra a proibição de entrada nos Estados Unidos de pessoas oriundas de certos países muçulmanos (62%). Quanto ao acordo nuclear com o Irã, o quadro é misto: enquanto 49% são contra uma retirada americana, 34% dos entrevistados saudariam a medida.

Tanto o presidente da Rússia, Vladimir Putin, quanto seu homólogo da China, Xi Jinping, alcançaram resultados melhores do que Trump, com índices de confiança de 27% e 28%, respectivamente. Dos quatro líderes abordados na pesquisa de opinião, a chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, obteve números levemente superiores aos dos colegas em Washington, Moscou e Pequim, embora menos da metade dos participantes (42%) tenha expressado confiança nela.

Fonte: DW

 

 

7 Comentários

  1. No Brasil, apenas 14% dizem confiar e Trump, enquanto 75% não têm confiança no presidente americano … nesses 14 % da direita xucra .. uma parte é composto por sionistas e a outra por nazistas .. aqui essas duas facções ainda estão unidas, porém por lá nos EUA eles estão trocando patadas entre si . .

  2. esta é a “democracia” de 2 partidos só…tudo uma fraude….uma farsa estas eleições estadunidenses…montam todo aquele circo e espetáculo para dizerem/mostrarem que são uma “Democracia” mas tudo não passa de fachada…o povo não elege/escolhe quem governa naquele lugar….não importa qual lado…ambos possuem as mesmas orientações….o que este “novo governo” esta fazendo nada mais é do que continuar com tudo que o governo anterior vinha fazendo…não importa qual governo…se democrata ou republicano… ambos seguem a mesma cartilha… pois quem realmente “da as cartas” e governa aquele pais são os que estão por trás daqueles 2 partidos….é uma falsa democracia onde quem realmente manda e da as cartas são os banqueiros e as grandes corporações de lá que exploram o mundo inteiro e espalham/levam a miséria, a desgraça e a fome pelo Planeta….aquele pais nada mais é que uma Corporocracia …

    o intento por detrás destas eleições foi de conquistar justificativas para ações que a maioria da população estadunidense jamais aceitariam…como políticas de imigração radicais e absurdas com imigrantes…o objetivo deste “novo governo” é nada mais que legitimar estas ações…deixar tudo “legitimado” pois foi “a vontade popular”….”a vontade da maioria da população do pais”…que “votou e escolheu”….mas nas eleições presidenciais daquele lugar o presidente e vice-presidente não são eleitos diretamente pelo voto dos cidadãos…o voto é indireto…quem decide as coisas são os delegados do Colégio Eleitoral…que não são obrigados a votar de acordo com a vontade dos cidadãos….e este sujeito que governo hoje os eua não conquistou/teve a maioria dos votos populares ….

    Não há voto para colégios eleitorais que elegem delegados que votam por nós como há nos Estados Unidos….Democracia de 2 partidos só ?!…os eua são pura e simplesmente uma Corporocracia…uma Plutocracia para ser mais exato…quem da as cartas lá são as grandes multinacionais/corporações do pais que patrocinam os “republicanos e democratas”…são eles que estão por trás dos mais sangrentos e atrozes conflitos/distúrbios da atualidade…vide o caso dos eua e do dono do eBay que financiaram a “oposição ucraniana”….aqui foram os irmãos Kochs…através do movimento “Vem Pra Rua”…movimentos como este “Vem Pra Rua” organizados por organizações de fachada estrangeiras são nada mais do que novas Marchas Da Família Com Deus Pela Liberdade postas em ação….é assim que a inteligência dos eua atuam “nas sombras” para sabotar e derrubar governos indesejados…através de grupos/organizações de fachada criam Ongs e Movimentos subversivos para incitar e causar desestabilização…para criar um ambiente favorável a derrubado do governo alvo…

    • “Democracia é a forma de governo em que o povo imagina estar no poder.”

      Carlos Drummond de Andrade

    • “S-88
      27 de junho de 2017 at 16:15

      Vai ver que para você democracia é o que tem na Venezuela não é mesmo!?”

      ~~

      “Mais do que nunca, sou um homem de uma causa só. E esta causa se chama Brasil.”

      Luiz Inácio Lula da Silva

  3. mídia esquerdista em ação, infelizmente tenho que reconhecer eles fizeram bem a lição de casa, dominaram a comunicação nos 4 cantos do mundo, e quando tem um político de direita (seja liberal ou conservador) no comando, ainda mais de uma superpotência, eles se unem e caí matando em cima, pra manipular a população e joga-los contra.

    ———

    a esquerda sempre foi COVARDE e sem moral, mas aos poucos com as redes sociais e a internet a direita está acordando, acredito que um dia iremos mudar isso.

Comentários não permitidos.