Harbin Z-20 o Black Hawk-lee

Z-20_3view

 

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

A Harbin desenvolveu um novo helicóptero de uso geral que no âmbito do  programa “China Medium Helicopter “(CMH) apresenta uma aeronave na classe 10 toneladas.

A Aeronave vem sendo desenvolvida no 602 / Harbin / Changhe desde o final dos anos 90.

Especulou-se a princípio que a aeronave seria baseada no modolo norte americano Sikorsky S-70C atualmente ainda em serviço no PLA. sabe-se porém que a aeronave compartilha algumas características comuns ao helicóptero de ataque  Z-10, tal como, o rotor principal de cinco pás e motores canadenses PT6C-76C. 

O projeto foi adiado em função d aprioridade dada ao Z-10. Tal como o programa Z-10, o helicóptero também sofreu vários reveses devido aos acertos e obstáculos técnicos /políticos, tais como a obtenção de um motor adequado, bem como o desenvolvimento de um novo sistema de transmissão que ocorreu após assistência da Eurocopter. 

3-views-of-z-20

O projeto agora designado como Z-20, finalmente ganhou velocidade após  a entrada em produção do Z-10 a partir de 2010. O projeto finalizado poderia ter emprestado certas características de Europeu NH-90. 

Porém sabe-se que o Z-20 será mais pesado  que o S-70C e será propulsionado por duas turbinas mais poderosas modelo WZ-10 de ~ 1.800 kW. 

O Z-20 é projetado para substituir, eventualmente, o grande número de helicópteros russos da série Mi-17 em serviço no PLA.

Imagens recentes de agosto de 2013 apresentavam o primeiro protótipo sendo transportado por uma rodovia. O primeiro protótipo teria deixado a linha de montagem em dezembro de 2012, segundo as informações, esta aeronave estava equipada provisoriamente com o motor WZ-6C de ~ 1.500 kW. 

A imagem mais recente do protótipo 20001 apresenta a aeronave em seu primeiro vôo no  aeródromo de HAIG em 23 de dezembro de 2013, quase 30 anos após a China ter adquirido os S-70C. O protótipo também carrega no nariz um  FLIR montado numa  torre, inegavelmente o Z-20 foi baseado no S-70C o qual guarda irrefutáveis semelhanças. 

Fonte: Chinese Military Aviation

6 Comentários

  1. Em breve .. poderemos ver Helis do tipo na fronteira sul do pais hehehehehehehe Argentina q o diga ^^ …. so chute tb
    a cara de pau dos Chineses n tem mais limites … mais n deixa de ser uma boa iniciativa

  2. Atenção,

    Lançamento real do missil av mt 300 matador da Avibras….

    http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=4086

    Mais um FAIL do Vaderuxo

    Kkkkkkkkk

    ……

    Cara chato esse tal de Vader…

    Desculpem por estragar a festa galvãobuenês Brasil-sil-sil dos amigos, mas isso aí foi apenas uma SIMULAÇÃO DE EMPREGO pessoal.

    Vale dizer: os militares do EB estão fazendo jogos de guerra como se o míssil existisse, e projetando o possível impacto dele sobre o inimigo.

    O tal míssil nom ecxiste ainda. E sabe lá Deus quando irá existir.

    http://www.forte.jor.br/2013/09/24/missil-tatico-de-cruzeiro-e-empregado-em-simulacao-durante-a-operacao-lacador/#comments

    …..

    Ahnhuahuahuhuauhahuhuauhuhahuahua

    Como é GOSTOSO rir da cara deste TAPADO

    Aparece ai FAIL MAN

    • você é extremamente ridículo, um moleque. cada um tem o direito de expressar sua opinião, oque não se pode admitir é esse tipo de atitude, copiando comentários e postando aqui!!!!! se o mesmo não comenta mais aqui é porque não tem desejo. e deve ser respeitado.

  3. Ponto pra China.
    Ninguém se torna o que a China é esperando os outros. Bem ou mal eles começaram vários desenvolvimentos… leve 5 ou 500 anos… chegará o momento em que terão expertise necessária para fazer mais e melhor que o ocidente.

Comentários não permitidos.