Hackers atacam o Itamaraty

Lisandra Paraguassu

O Itamaraty está sofrendo um ataque de hackers desde a semana passada. O sistema de e-mails e de leitura de documentos do ministério e dos postos diplomáticos no exterior foi retirado do ar na segunda-feira, 26. O sistema está passando por uma manutenção geral para evitar novos acessos indevidos, e deve voltar o normal ainda nesta terça-feira.

De acordo com o Itamaraty, Hackers usaram o esquema chamado phishing, em que e-mails aparentemente de pessoas conhecidas são enviadas para colegas e incluem um link malicioso. Ao abrir o link, servidores instalam no sistema, sem querer, os chamados cavalos de troia, que recolhem informações sigilosas dos usuários, como senhas e números de documentos.

O ataque teria contaminado os e-mails de um número ainda indeterminado de servidores, permitindo o acesso a informações pessoais, e também chegado ao chamado Intradocs, um sistema interno de leitura de telegramas diplomáticos usado pelos diplomatas. Não teria, no entanto, alcançado o sistema de comunicação sigiloso entre as embaixadas e postos no exterior e o ministério em Brasília.

O Itamaraty não confirma se chegou a haver vazamento de documentos sigilosos – o que seria possível através do acesso ao Intradocs, onde se pode criar um arquivo de leitura e gravar no próprio computador. Ainda não se tem informações do objetivo ou dos responsáveis pelos ataques. Uma investigação foi aberta pelo Gabinete de Segurança Institucional, responsável pela segurança de informações do governo, e pela Polícia Federal.

Fonte: Estadão

12 Comentários

  1. A Bolivia estava certa quando expulsou um bando de “adidos americanos” de se pais sob a forte suspeita de serem agentes da CIA, depois disso, eles deixaram de ser noticia internacional negativa. O Brasil os recebeu de braços abertos (gostaria de saber por pressão de quem), curiosamente começaram a pipocar os inconformados, alguns auto denominados Black Blocs, e outros associados a estes, promovendo balbúrdia em meio a um momento de evolução econômica positiva que sob qualquer analise seria, para esses ultimos quarenta anos, este país nunca viveu.
    Vemos até elementos estrangeiros, americanos, sabe-se lá de qual origem a quem presta serviços, virem proferir palestras sob a melhor forma de se alcançar a anarquia em nosso país. Falemos sérios, se fossemos nós que estivéssemos lá em seu pais a panfletear atos de sabotagem contra seu sistema onde acham que iriamos parar. Agora, o pior é ter que reconhecer que encontram aqui cérebros com grande quantidade de espaços vazios para serem preenchidos por interessados no pior para os proprios.

    • Nossa, quanto blá-blá-blá na mesa do DCE. Dá para ver até a cachaça vagabunda e a calabresa frita…rs!

    • Julio brasileiro correto !! Quem aceitou essa porcaria de agenciaa americanas golpistas e aem de tudo que fomentam um guerea civil e finge aer combate as drogas
      O brasil tem que faZer leis contra esse terrorismo americano yanke contra o brics a america latina e contra os cristão arabes

  2. Isso é prova q ñ estamos no preparando p evitar os agentes de promotores de tumultos q compram esses caras e eus hacks spay dos iankss e outras potencias..tem + q passar por isso p ver se aprendem,cadê a n glóriosa ABIN? são uns sem vergonhas..trágico.Sds.

  3. Pobres Hackers, quando deram de cara com a intimidade da diplomacia dos atabaques, devem ter visto a perda de tempo que foi…rs!

    • Cidadão de que buraco voce saiu? certamente não é brasileiro, já que demonstra não ter qualquer respeito pelos simbolos nacionais, pela nossa cidadania já seria pedir demais, mas sei que seu papel aqui não é esse, é só achincalhar. Provavelmente americano do norte ou de raizes por lá, onde pessoas com o seu perfil servem, para serem exportados.

      • O que é que foi? A cachaça aí do diretório do DCE estava adulterada? Ou será que foi a calabresa frita?…rs!

      • Cachaça, calabresa, saber que brasileiro curte produto nacional já percebi, mas lá na tua terra a preferencia e pela colombiana, a branquinha, que você deve reconhecer se é boa só pelo cheiro.

Comentários não permitidos.