Guerra nos Céus: Dassault “abate” Boeing e SAAB

Chega ao fim a maior batalha aérea da história do Brasil, após 11 anos de disputa  o Dassault Rafale F3 venceu o F-18 EF e o Gripen NG na luta aérea mais disputada da história Brasil e consagra-se assim como o futuro caça avançado da Força Aérea Brasileira.

O presidente Luiz Inácio da Silva está neste momento no Palácio da Alvorada em reunião com o presidente francês Nicolas Sarkozy. A presidência da República acaba de divulgar nota conjunta dos dois países confirmando que o Brasil vai comprar o caça Rafale. Segundo nota do divulgada agora há pouco, o país vai adiquirir 36 aviões de combate. O anúncio significa que foi encerrado o processo de seleção feito pela Força Aérea Brasileira (FAB), o chamado programa FX-2. Perderam a disputa o caça sueco Gripen e o americano F18.

Fonte: o Globo via Poder Aéreo

Segundo a Revista Asas

Lula quer negociar o Dassault Rafale e Sarkosy vê chances de operar 10 exemplares do KC-390.


Hoje, durante as comemorações do 7 de Setembro em Brasília, que teve a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, de diversos ministros, chefes de estado e também do presidente da França, Nicolas Sarkozy, os governos de ambos os países emitiram um documento conjunto que manifesta as intenções de compra e venda de equipamentos militares. Para Lula, o Dassault Rafale é o favorito no FX-2, o qual a Força Aérea Brasileira (FAB) poderá operar inicialmente 36 exemplares do jato.


Dassault Rafale

“Levando em conta a amplitude das transferências de tecnologia propostas e das garantias oferecidas pela parte francesa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a decisão da parte brasileira de entrar em negociações com o GIE Rafale para a aquisição de 36 aviões de combate”, descreve a carta.
A Comissão Gerencial do Projeto F-X2 (CGPF-X2), instituída em 15 de maio de 2008, conduziu os estudos de avaliação das aeronaves Boeing F-18E/F Super Hornet, Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon, Lockheed Martin F-16 Adv, Saab Gripen NG e Sukhoi SU-35. Em outubro do ano passado, uma short-list foi definida pelo Comando da Aeronáutica, classificando apenas os caças F-18E/F Super Hornet, Dassault Rafale e Saab Gripen NG.
Como contrapartida a provável compra dos Dassault Rafale, a França manifestou o interesse em adquirir 10 aeronaves de transporte tático militar KC-390, projeto que está em andamento pela Embraer, sendo que a sua entrada em serviço na FAB está prevista para meados de 2015.

Embraer KC-390

No encontro no Palácio da Alvorada, Lula e Sarkozy também conversaram sobre uma possível participação da França no auxílio ao desenvolvimento do KC-390, uma vez que esta possui vasto conhecimento no segmento aeronáutico.

Fonte: Revista Asas

12 Comentários

  1. Parabens presidente LULA,escolha acertada. Que venha logo os rafale, pra ajudar na proteção do nosso territorio

  2. É a pior escolha. Raro e caro, tanto de comprar como de manter. A proposta da SAAB é muito melhor, tanto financeiramente, quanto tecnicamente. O Rafale foi reprovado pela FAB. Mas o Lula é o Lula. As bobagens dele ninguém contesta.

  3. O nosso analfabeto presidente nao entende nada de tecnologia e defesa. Porque nao fazer o desenvolvimento de um caça próprio mesmo que com ajuda sueca

  4. Politica á parte, tecnicamente qual o melhor Raffale ou Saab?
    Temos de analizar pelo ponto de vista custo beneficio.
    Quem vai transferir maior numero no pacote tecnologico? a que valor e condições de leasing?
    Quem vai comprar mais do Brasil em troca? França ou Suécia?

  5. O Brasil não tem escolha a não ser escolher o Rafale.A estratégia militar para o futuro exige que nosso país fique livre de armas de fabricação americana,se o Brasil quiser sobreviver a já planejada invasão da amazônia.Não é mito,livros de geografia americanos já apresentão nossa amazônia como área internacional,portanto,não mais Brasileira.O único caça dos três finalitas que não usa macissamente equipamentos de fabricação americana é o Rafale,por isso o presidente,sabendo disso,não pode cair na cilada de comprar o gripen ou o F 18.É uma pena que os brasileiros sejam tão desinformados em um assunto tão sério como este.Dá-le Brasil,chegou a nossa vez de dizer NÃO.

  6. Cara nenhum avião ainda foi escolhido, parem de falar que o Rafale já é nosso é po$% nenhuma, só saber ao certo daqui 1 mês, ainda tem chão pra andar…

  7. prefiro mil vezes os franceses à que o americanos….ou vcs vão baxa a cabeça para aqueles yankees…..acho q sim……o q vcs pensam, precisamos de caça com grande capacidade alar, ou seja grande capacidade de carregamento bélico…….não sei vcs mas a venezuela ta aeee….com os tão conhecidos sukhoi. porra temos uma fronteira enorme pra defender, e se pensam q o rafale não foi testado em combate, e dae o gripen tbm não foi….alem disso mantemos uma boa comunicação com os franceses por termos adquiridos os mirage 2000… q com o tempo vamos conseguir produção em massa dos rafale….não há contestação!

Comentários não permitidos.