Defesa & Geopolítica

Guerra na Síria: Erdogan anuncia oficialmente início da operação militar em Afrin

Posted by

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou início oficial da operação militar em Afrin.

© AFP 2018/ BULENT KILIC

De acordo com o presidente turco, a operação militar já começou, de fato, no terreno.

“A operação antiterrorista começou, de fato, em Afrin”, declarou Erdogan, discursando na província de Kutahya.

Segundo ele indicou, a operação seguinte será realizada na cidade síria de Manbij.

Segundo informa a agência Anadolu, o presidente turco destacou que o “Ocidente deve entender que a Turquia é um aliado que deve ser tomado em conta e com o qual é preciso cooperar na região”.

Mais cedo, em uma entrevista ao canal Haberturk, o ministro da Defesa turco, Nurettin Canikli, afirmou que ataques mútuos, realizados na fronteira entre a Turquia e a Síria, deram início à operação militar na província de Afrin.

O ministro também destacou que a operação militar tem como objetivo eliminar todos os “corredores terroristas”.

Segundo Canikli, “a operação em Afrin é um direito da Turquia, garantido pelo direito internacional”. Ele também frisou que hoje em dia a Turquia está assegurando as condições necessárias para a realização da campanha.

Fonte: Sputnik

Edição: Plano Brasil

EUA deslocam 1.000 militantes curdos para a fronteira entre Turquia e Síria

O exército dos EUA teria deslocado cerca de 1.000 combatentes do Partido da União Democrática (PYD) Curdo para a região síria de Tel Abyad, na fronteira com a Turquia.
De acordo com a Agência Anadolu, o exército dos EUA realizou operações de reconhecimento na fronteira turco-síria antes da implantação das forças.

Anteriormente, a coalizão liderada pelos EUA anunciou que iria estabelecer uma força de segurança na fronteira com 30.000 soldados controlada pelas Forças Democráticas da Síria e liderada pelas Unidades de Proteção Popular (YPG) curdas na Síria, o que já desencadeou críticas por parte da Turquia.

No entanto, o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, afirmou mais tarde que os Estados Unidos não estavam criando uma força de segurança da fronteira, dizendo que a questão tinha sido “mal interpretada”.

A Turquia ameaçou lançar uma operação em Afrin contra os combatentes curdos sírios na semana passada, depois que os EUA anunciaram sua decisão de começar a treinar uma força de segurança da fronteira.

Fonte: Sputnik

Edição: Plano brasil

 

One Comment

  1. Pingback: Guerra na Síria: Erdogan anuncia oficialmente início da operação militar em Afrin | DFNS.net em Português

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com