Defesa & Geopolítica

Golpeado pela demagogia tupiniquim, Paraguai vai à luta e redescobre sua capacidade exportadora! Leiam a reportagem do jornal ‘Gazeta do Povo’

Posted by

Escoamento de soja paraguaia pela hidrovia Paraguai-Paraná

Por Roberto Lopes

 

 

A coluna INSIDER não se orgulha disso mas, por dever profissional, reproduz texto do jornal Gazeta do Povo que é uma lição de como o maior país (e maior Economia) da América do Sul pode, infelizmente, ser imensamente prejudicial aos seus vizinhos.

A reportagem foi publicada por Rodrigo Cintra no Portal Marítimo desta segunda-feira (18.09), sob o título “Hidrovias – Paraguai faz o dever de casa que o Brasil não quer fazer”

Eis o texto:

“Um político brasileiro, que ironicamente é considerado persona non grata no Paraguai, está entre os que mais contribuíram para a onda de progresso econômico vivida pelo país vizinho nos últimos anos. Quando era governador do Paraná, em outubro de 2003 Roberto Requião assinou um decreto proibindo a exportação de produtos transgênicos pelo Porto de Paranaguá. Da noite para o dia, centenas de caminhões paraguaios repletos de soja ficaram à deriva, sem ter onde despejar as cargas.

“Foi um sufoco, tudo era transportado por caminhão até Paranaguá. Para enfrentar um problema urgente, compramos dos americanos embarcações usadas no Rio Mississipi e corremos para o Rio Paraguai. Ficamos com muita raiva do Requião, mas, ao final, aquilo foi a redenção. Se não tivesse acontecido o bloqueio, talvez o Paraguai ainda levasse muito tempo para descobrir sua vocação fluvial”, avalia Juan Carlos Muñoz Menna, presidente do Centro de Armadores Fluviais e Marítimos do Paraguai.

Atitude menos amigável ao relembrar o caso tem o empresário Breno Bianchi, brasileiro radicado no Paraguai há 40 anos. “Ele ferrou com meio mundo por aqui, quebrou metade do Paraguai, principalmente pequenas empresas e cooperativas”, diz Bianchi. O produtor, dono de uma sementeira de soja e trigo no município de Hernandarias, próximo à fronteira com o Brasil, diz que a decisão do governo do Paraná praticamente o levou à falência. “Eu quebrei. Dos oito silos que tinha, precisei vender sete para pagar dívidas com fornecedores e produtores rurais. Foram-se os anéis, ficaram os dedos. Mas houve dezenas de empresas que quebraram e não conseguiram mais voltar ao mercado”, resume Bianchi.

Os prejuízos com frete, soja parada e multas contratuais criaram um ambiente de liquidação de empresas agropecuárias no Paraguai. Foi a senha para expansão de negócios de multinacionais como a ADM e a Cargill, que aproveitaram para investir pesado no transporte fluvial e trouxeram as primeiras barcaças do Rio Mississipi. “O Requião não é herói, ele é persona non grata no Paraguai. Apesar de tudo, foi um mal necessário e hoje, graças àquele episódio, a logística do Paraguai está muito bem estruturada, tudo funciona”, avalia Bianchi.

A mudança de modal de transporte foi súbita, difícil e dolorosa, mas trouxe dividendos inquestionáveis a longo prazo, para os paraguaios. De 1988 a 2010, o transporte fluvial de mercadorias saltou de 700 mil toneladas por ano para 17,4 milhões de toneladas. Atualmente, 96% do que o Paraguai produz é exportado por hidrovia.

O país tem cerca de 3.000 barcaças, a terceira maior frota mundial, produzidas em 13 estaleiros locais ou importadas da China e da Turquia. Foram construídos 35 terminais de grãos, 24 sobre o Rio Paraguai e 11 sobre o Rio Paraná. “Para 2020, deveremos ter 220 rebocadores e 3600 barcaças operando em nossas hidrovias”, prevê Sonia Tomassone, assessora técnica da Câmara Paraguaia de Exportadores de Cereais e Oleaginosas.

Prejuízo ao Paraná 

Na época do bloqueio de Requião, cerca de 400 caminhões chegavam a cruzar diariamente a fronteira pela Ponte da Amizade rumo ao Porto de Paranaguá, no pico da safra. Para reduzir custos, eles voltavam ao Paraguai transportando calcário, cimento, fertilizantes, materiais de construção, máquinas e equipamentos. Essa logística foi quebrada. “As barcaças que vão hoje para a Argentina e o Uruguai voltam com um montão de produtos que no passado vinham do Paraná. O estado perdeu muito também”, aponta Breno Bianchi.

Coagidos a não plantar transgênicos, produtores rurais paranaenses tiveram prejuízo milionário pelo acesso tardio à tecnologia e, no caso dos que desafiaram o decreto, pelos custos adicionais de transporte até outros portos.

“Esse é um prejuízo que existiu e tem de ser colocado na conta do Requião e do irmão dele, Eduardo (então superintendente do Porto de Paranaguá)”, diz Orlando Pessuti, que na época era vice-governador e secretário de Agricultura do Paraná, mas tornou-se desafeto político do senador.

Roberto e Eduardo Requião

“Ali começaram meus atritos com o Requião. Eu, assim como o setor produtivo, defendia que o porto fizesse a rastreabilidade e a segregação dos transgênicos. Os prejuízos aconteceram por causa desse comportamento radical e policialesco do Requião, que queria prender os caminhoneiros que transportassem transgênicos. A gente é que não obedecia muito as ordens dele, se não muitos acabariam presos”, afirma Pessuti.

Atualmente na função de diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Pessuti diz que a intransigência do ex-aliado fortaleceu não somente o Paraguai, mas contribuiu para desenvolver os portos de Santa Catarina, que acolheram as cargas rejeitadas por Paranaguá.

Enquanto Requião declarava guerra aos transgênicos (guerra perdida, já que hoje mais de 90% da soja paranaense é transgênica), os paraguaios investiram e inverteram a lógica da exportação. Em 2016, cerca de um milhão de toneladas de soja brasileira foram exportadas pela hidrovia Paraná-Paraguai. “Ano que vem esperamos um volume bem maior, podendo chegar até 5 milhões de toneladas com a captação de grãos na região produtora entre Dourados e Campo Grande”, diz Juan Carlos Muñoz Menna.

Debandada

Dados do Porto de Paranaguá indicam que o armazém arrendado ao Paraguai exportava, antes do bloqueio, 1,5 milhão de toneladas de grãos por ano. Os paraguaios desistiram do contrato e abandonaram o porto em 2004. A exportação paraguaia de commodities agrícolas por Paranaguá despencou, em 2017, para míseras 4 mil toneladas (até setembro).

Em outubro do ano passado, a Justiça Federal condenou Eduardo Requião, ex-superintendente do porto, por improbidade administrativa por ter impedido o embarque de transgênicos até 2007, descumprindo decisão do STF e a Lei de Biossegurança (Lei 11.105). O irmão do ex-governador perdeu os direitos políticos por três anos, tendo de pagar, ainda, multa de quinze vezes o salário recebido como dirigente portuário.

Obrigado a reinventar sua logística, o Paraguai descobriu nos rios uma fonte de riquezas que extrapola as fronteiras. Um estudo da UFPR, de 2016, contratado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), estima que a hidrovia Paraguai-Paraná tem potencial de transportar até 52 milhões de toneladas de produtos brasileiros, principalmente grãos da região Centro-Oeste e minério de ferro.

“Como empresário de transportes fluviais, só tenho a agradecer àquela decisão do governador Requião”, conclui Juan Carlos Menna. “O ex-governador Requião merece não apenas uma estátua, mas um automóvel Mercedes-Benz de presente pelo que fez pelo Paraguai”, emenda Sonia Tomassone.

A reportagem tentou ouvir o senador Roberto Requião, via assessoria de Imprensa, mas a informação é de que ele prefere não comentar o assunto”.

 

64 Comments

  1. esse Requião é um safado, só podia ser do PMDB e puxador de saco do luLADRÃO

    aliás político brasileiro é uma cambada de VAGABUNDOS !! por onde passam é destruição, ae vem um bando de esquerdistas mais safados ainda, que defendem essa gente e ainda tem a cara de pau de jogar a culpa da safadeza dessa gentinha nos americanos.

  2. Pingback: Golpeado pela demagogia tupiniquim, Paraguai vai à luta e redescobre sua capacidade exportadora! Leiam a reportagem do jornal ‘Gazeta do Povo’ | DFNS.net em Português

  3. – Se colhe o que se planta.
    Parabéns aos paranaenses por terem um Requião na sua vida.
    Inimigo do Janot. Porque tinha medo do Janot. Devia alguma coisa, ou com medo que viesse uma de suas falcatruas à tona???

  4. É o clássico exemplo do Governo sempre atrapalha o quanto pode…

    • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

      É o clássico exemplo do quanto o esquerdismo demagogo pra consumo interno pode atrapalhar o desenvolvimento da nação brasileira… meia dúzia de esquerdistas no governo basta para acabar com um país… o Brasil não precisa de inimigos… basta teclar 13 e confirmar…

  5. S-88, por favor…

  6. Esse jornaleco curitibano sempre foi adversário de Requião, não admira ele fazer uma reportagem colocando ele como vilão. Se fosse do partido PSDB dos Richas entre outras familias que mandam na velha polititica paranaense não sairia nada pois este sempre foi condescendente com essas familias tradicionais(a qual eles também pertencem assim como seus jornais e emissoras de tv no qual eles tem a emissora Rede Paranaense de Televisão da Globo). Acredito que no mínimo ele deve não ter feito algum “favor” para eles.

  7. A demagogia tupiniquin ajudou os paraguaios a sairem da letargia guarani.
    Hoje o Paraguai vem valorizando seu potencial, da mesma forma como o Brasil descobriu que poderia ter industrias, no decursos das duas guerras mundiais,_ e provavelmente deve estar esperando uma terceira para se lembrar das industrias nacionais.
    Parabens ao paraguaios se eles vem realmente tendo ganhos, e que o nosso pais se recupere da amnesia sobre o nacionaldesenvolvimento.

    • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

      Bastou eles se livrarem do socialismo bolivarianista xumbrega que eles estão deslanchando… eu sempre disse e muitos aqui podem confirmar: o Paraguai será a coreia do sul das américas… basta não se deixar contaminar pelo socialismo de boutique made in cuba… só o bobão grandalhão da AL non comprende que foi passado pra trás por uma mentira ideológica e assim está estagnado por 33 anos… BURRO…

      • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

        O BURRO em questão é em referencia ao nosso desconstruido país… para que os esquerdistas não fiquem de mimimi…

  8. A velha mania brasileira de criar dificuldades para vender facilidades , o Requiao queria era na verdade era que os paraguaios oferecessem propina pra ele , dificultou o maximo mas nao obteve exito , fico feliz pelos paraguaios !

  9. A velha mania brasileira de criar dificuldades para vender facilidades , o Requiao queria na verdade era que os paraguaios oferecessem propina pra ele , dificultou o maximo mas nao obteve exito , fico feliz pelos paraguaios !

    • casuar e ze ninguem
      eu nao tenho corruptos de estimaçao
      tem sim (e e tao corrupto quanto eles) é e contra os politicos honestos e nacionalistas

      • Conseguiu achar um politico honesto e nacionalista , que bom , sorte sua !

        • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

          Ele deve estar se referindo ao LULADRÃO… rsrsrsrsrsrsrssss… pra vc ver como essa gentalha esquerdalha vê o mundo… rsrsrsrsssss… ROUBAR EM NOME DA CAUSA SOCIALISTA É PERMITIDO… assim pensam eles… por isso tem que ser na ponta do fuzil com essa gente…

          • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

            E VIVA O GENERAL MOURÃO !!!…

          • Lucas – Treine enquanto eles dormem… estude enquanto eles se divertem… persista enquanto eles descansam… e então viva o que eles somente sonham… 20 de setembro de 2017 at 20:58
            RAZOÁVEL… tá na hora do Brasil pensar nessa possibilidade… a MBL ficaria somente com sua função afim e com menos atribuições, podendo se concentrar mais naquilo que é SEU MISTER !?… ui ui ui mister acho que intendi qual desse lucas

          • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

            Meus comentários não são para analfabetos funcionais, porquinho heitor… rsrsrsrssss…

  10. Produtos transgênicos deveriam ser proibidos em todo Brasil. Essa porcaria só trás problema a saúde. O que o Requião fez foi mais do que certo e deveria servir como exemplo para acabar com a industria do Cancer.

    • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

      Poderias, por gentileza, postar os artigos científicos que corroboram essas suas afirmações, que transgênicos fazem mal a saúde humana, meu caro ???…

      • Não preciso porque existe o Google para isso e lá existe vasta informação sobre os males do transgênicos.

        • PauloR, você escreve asneiras você deve provar que o que escreveu não são asneiras, mas no seu caso são simplesmente asneiras.

          • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

            É que asneiras esquerdistas não precisam de comprovação… são asneiras em si mesmas, como já dizia o Olavão… rsrsrrsrssss… mandou bem Daniel…

    • Deixa de ser desinformado! Não existe nenhum estudo sério que comprove que alimentos transgênicos provoquem câncer. Ademais o Requião, que segundo delatores teria tido um esquema na SEFAZ-PR que amealhou fortunas além de estar respondendo ação de improbidade administrativa por um prejuizo de 42 milhões nos pedágios locais, não editou tal decreto por altruísmo e sim porque certamente desejava vender alguma facilidade.

      • S-88 19 de setembro de 2017 at 9:24
        bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla …………babao
        tu bate ponto para a in-veja ne ? so pode para tar sempre com essa incansavel lavaguem cerebral de hipocresia !

    • jose luiz esposito says:

      Veja Humorismo é na Praça eé Nossa e no Zorra Total , esta Repercutindo Idiotices !

  11. Soja transgênica: 99% soja, 1% sabe-se lá Deus o quê… resistente a herbicida e as lagartas não comem. Aí você já imagina né. É como se colocasse 1% de DNA de porco em uma pessoa pra ela crescer mais rapido e ter uma gestação de 3 meses.

    • Tem transgênico aí até com DNA de protozoário pra resistir a determinados solos. As pessoas nem sabem o que estão comendo. A maioria nem sabe realmente o que é um alimento transgênico.

      • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

        COMUNISTA BU… !!!… rsrsrsrsrsss… biologia de ensino médio, para analfas de grande porte: GRANDE parte de nossos genes são os mesmo que muitos VEGETAIS, INSETOS e PEQUENOS ROEDORES possuem… porque tivemos um dia parentesco com eles e assim compartilhamos os MESMOS genes deles… ou vc é criacionista e abomina Darwin ???… rsrsrssrsrsrsssssss… só pra rir de uma classe tão desnutrida intelectualmente quanto a dos socialistas atávicos… rsrsrsrssrsrsssss… e VC, é que não sabe MESMO o que é alimento transgênico… rsrsrsrssss… AFF…

        • Isso é questão de saúde. O que que comunismo tem a ver com isso?
          Quem defende produtos transgênicos ou é desinformado ou está ganhando para fazer lobby em favor da Monsanto.

          PERIGOS DOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS: https://melhorcomsaude.com/quais-sao-os-perigos-dos-alimentos-transgenicos/

          • Quanta ginástica verbal para defender o seu picareta de estimação não é meu caro MAV comedor de mortadela? a sua “fonte” apenas apresenta indícios muito vagos sem qualquer comprovação científica mais concreta. Ademais a legalidade dos alimentos transgênicos foi reconhecida pela lei de biossegurança aprovada durante o mandato do seu profeta, o Aiatolá do ABC. Mas já viu né? Se você até agora fica choramingando que foi “gópi” imagine poder conceber para que serve a lei de biossegurança, o importante é defender as burradas e a pilantragem do comedor de mamona, famoso por suas bufonices no parlatório do Senado Federal…..

          • Por favor ja que vc esta bem informado , cite ai qual é a porcentagem atual de produção de soja “não trans-genica” , e qual pais não as produz ? CHINA ?

        • Realmente cara , não perca tempo tentando esclarecer as coisas para este cara ai , se vc ver a ficha criminal dele vc vai se surpreender !

  12. muinto desse melhoramento genetico ta mais para enchochamento genetico para que renda o maximo possivel e para segurar isso mais agrotoxico (exemplo milho) e aqui terra sem lei ate os proibidos na china .e essa de planta sem semente faz o brasil dependente da produçao da empresa e o controle dos eua(exemplo chile) imagino se der um “problema” la o que aconteceria aqui

  13. “Controle o petróleo e você controlará as nações; controle a comida e você controlará as pessoas” — Henry Kissinger (1970)

  14. Sinal de que ninguém precisa de políticos, e sim de estadistas.

    Aliás, políticos são altamente nocivos. Eles impedem qualquer iniciativa positiva. Pergunte se eles inibem a iniciativa dos bandidos…claro que não, pois são sócios.

    Enquanto isso, nossos portos, navios, balsas e hidrovias estão em que pé?

    Dinheiro para porto em Cuba, temos…E para o BNDES ser sócio de ricos, também…

    • Cara não tem jeito , sem tecnologias de produção de alimentos não ha como alimentar 7 Bilhões de pessoas somados a mais ou menos 12 Bilhões de animais domésticos ( cachorros, gatos ,vacas ,porcos, galinhas, e……….) !

    • Não se deixe iludir pelo discurso sociopata , eles são contra tudo , mudam de opinião quando recebem agrados , são contra até o sexo tradicional , pra eles vc deve experimentar outras formas de sexo atendou , por exemplo dar a bu*** !

    • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

      PERA !!!Í… vc apresenta isso ai como estudo científico ???… PELAMORDEDEUS… tenha mais dignidade intelectual… depois os esquerdopatas querem ser respeitados intelectualmente… PUTZ !!!…

    • jose luiz esposito says:

      Artigos feitos por Idiotas Ideológicos e Direcionados a Desinformados é o que não falta , vejam que como esta o Nosso Agronegócio e a Luta que os Verdadeiros brasileiros tiveram contra ONGs e Falsos Ambientalistas apoiados pela Esquerda , que fez até um Grande brasileiro de Esquerda Aldo Rabelo a se Levantar contra a todos eles e a Defender a Agricultura e a Pecuária Nacionais . Mais a Luta deve continuar por estas ONGs e estes Falsos Ambientalistas lutam agora para Congelarem as Riquezas Amazônicas e toda a Amazônia brasileira , veja o que o Ataque que a liberação do RENCA teve pela imprensa , Artistas Imbecis, Falsos Ambientalistas e com ONGs Internacionais por trás destes Vagabundos , embora o RENCA seja uma Reserva Mineral , não Ambiental e nem Indígena . Esta Reserva tem as dimensões do Estado do Espírito Santo , mas a área destinada para Exploração , tem as dimensões de 450 Campos de Futebol , para quem conhece, o mesmo tamanho que o Centro de Miguel Pereira a cidade em que Resido !

  15. Primeiro toda esperança depositou sobre agrotóxicos, como solução definitiva para agricultura, além de matar pragas, matam polinizadores, atingem fauna flora e por fim o próprio homem. Não deu certo! Agora a panacéia da agricultura são os transgênicos, os efeitos se descobre décadas a frente. Talvez muitos de nós já nem estaremos aqui, e sejamos vítimas inconscientes desta experiência. As sementes são estéreis, não se reproduzem e necessitam serem recomprará a cada nova safra, sempre prometendo uma versão melhor que a anterior, como se fosse um automóvel e são fornecidas por um monopólio Norte americano. A Embrapa sempre desenvolveu sementes e variedades por seleção natural, variedades sob medida para nossos biomas, com excelência, por décadas. Mas num estalar de dedos, o produto genético da “Monsanto” seguindo o mantra dos monopólios, vira nova moda e o verdadeiro messias da agricultura.

    Enquanto São Jorge tiver cavalo não pensará em caminhar sobre as próprias pernas. Parabéns ao Paraguai quanto a sua insipiente indústria de barcas e rebocadores, por aproveitar seu potencial hidroviário e implementaçao da cabotagem. Deriamos ter o mesmo ponto de vista sobre nossos paradigmas impostos e estabelecidos de fora para dentro e até os internos. Ressalta se que o atual mandatário de Assunção é o maior contrabandista de cigarros para Brasil e não foi percurso desta saudosa solução.

  16. Só lembrando, todo produto transgênicos paga royalties, lavora soja transgênicas não produz semente que fecunda e cria outra lavoura de soja, portanto sempre que for plantar tem que comprar sementes de uma empresa multinacional que produz essas sementes. A plantação de soja transgênica contamina o solo ao ponto de que um dia se o agricultor resolver não plantar mais soja transgênica e sim soja orgânica vai acusar no teste que tem soja transgênica e o agricultor vai ter que pagar royalties. O mesmos acontece se o vizinho plantar transgênicos e o vento contaminar parte de sua plantação e por aí vai. Quanto a fazer mal para a saúde de fato não existe nenhum estudo científico sério com décadas de estudo sob os esfeitos a longo prazo sobre o corpo humano mas da mesma forma também não tem nenhum estudo científico comprovando que não faz mal algum a longo prazo

    O Requião é odiado no Paraná principalmente pelas redes de televisão porque um belo dia ele cortou em mais da metade a verba para propaganda na TV que o governo do estado do Paraná estava gastando. Então podem ter certeza coisinha mínima que o Requião faça de errado até o Presidente da Coreia do Norte iria ficar sabendo porque o Requião seria descascado. Ele como pessoa é odiosa, não tem um pingo de simpatia, mas ele é amigo pessoal do General Augusto Heleno.

  17. Só lembrando, todo produto transgênicos paga royalties, lavora soja transgênicas não produz semente que fecunda e cria outra lavoura de soja, portanto sempre que for plantar tem que comprar sementes de uma empresa multinacional que produz essas sementes. A plantação de soja transgênica contamina o solo ao ponto de que um dia se o agricultor resolver não plantar mais soja transgênica e sim soja orgânica vai acusar no teste que tem soja transgênica e o agricultor vai ter que pagar royalties. O mesmos acontece se o vizinho plantar transgênicos e o vento contaminar parte de sua plantação e por aí vai. Quanto a fazer mal para a saúde de fato não existe nenhum estudo científico sério com décadas de estudo sob os esfeitos a longo prazo sobre o corpo humano mas da mesma forma também não tem nenhum estudo científico comprovando que não faz mal algum a longo prazo

    O Requião é odiado no Paraná principalmente pelas redes de televisão porque um belo dia ele cortou em mais da metade a verba para propaganda na TV que o governo do estado do Paraná estava gastando. Então podem ter certeza coisinha mínima que o Requião faça de errado até o Presidente da Coreia do Norte iria ficar sabendo porque o Requião seria descascado. Ele como pessoa é odiosa, não tem um pingo de simpatia, mas ele é amigo pessoal do General Augusto Heleno.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com