Frota Russa incorpora nova Corveta furtiva

Corveta russaTradução e adaptação E.M.Pinto

Em São Petersburgo, a Marinha Russa realizou uma cerimônia de hasteamento da  bandeira  na mais nova corveta furtiva lança mísseis Stoikiy (545) o quarto navio Project 20380.

A incorporação do navio à frota foi assinado em 18 de julho. em Baltijsk após dois meses de estensivos testes e correções de problemas técnicos. O navio foi construído sob o número 1004 pelo estaleiro Severnaya Wierf `de São Petersburgo, a sua quilha foi batida em 10 de novembro de 2006, e lançada ao mar 30 de maio de 2012, o navio iniciou os teste de mar em 25 de dezembro de 2013

Diferenciando-se do primeiro navio da classe a corveta Steregushchiy (530) a Stoikiy (545) está armada com um sistema de lançamento vertical para 12 misseis táticos Klub-K. Outra unidade desta classe construída no estaleiro Severnaya Wierf já está sendo fortemente modificada de acordo com um projeto que incorpora armas mais versáteis, etsa nova modificação dará surgimento a uma nova classe de navios as Project  20.385.

Fonte: Defense24

8 Comentários

  1. Nada q preocupe o ocidente, afinal, a tecnologia dos Russos e obsoleta e ultrapassada, até o BRASIL deve ter melhor, dizem..ainda assim parabésn ao Urso, está levando à sério o dever de casa, se preparando p o amanhã q é incerto…qto a Pindorama…Sds. 🙁

  2. É assim que se faz; a classe é uma só, mas a cada unidade vão incorporando novas tecnologias! Assim menos unidades precisarão ser atualizadas no futuro, poupando tempo e recursos.

    Corvetas modernas, modulares… seriam essenciais para o círculo de defesa mais “interno” do nosso litoral!… junto com submarinos de pequeno porte como A-26 ou Collins, com AIP… além de apoio aéreo com os “Sukhois bico de pato” e patrulhas navais… é assim que se deveria fazer “negação do mar”.

    Abraço, galera!

  3. Bom…

    Nada de novidade

    A tecnologia stealth foi concebida por russos mesmo….

    Então, é normal que eles entendam do riscado

    Ao contrario dos que fizeram “curso de piloto” pra entender de caças

    • Detalhezinho do Klub-k: podem ser anti-navio, anti-submarino ou de ataque terrestres. Alcance? Depende da versão mas pode chegar a 300 km. A velocidade também depende da versão, Anti-navio, 2.5 mach, Anti-submarino, 0.8 mach e ataque terrestre 2.9 mach. sinistro o menino.

  4. A tendência atual é que as corvetas sejam tão bem armadas quanto fragatas, se diferenciando apenas quanto à função e autonomia… autonomia menor e função defensiva, mais próximo às suas bases…

    enquanto que fragatas e cruzadores são mais focados em poder OFENSIVO, as primeiras como ESCOLTAS principalmente, e os segundos (sim, ainda existem!) e os segundos, em levar o um poder maciço de fogo ao teatro de guerra!

    Atualmente somente os OPV são “desdentados”, mas há tendências mostrando que também isso está mudando… quando não incorporados de fato, ao menos contam com opções FBNW (fit but not with)… o que eu acho que é correto mesmo… em caso de guerra eles podem ser rapidamente “escalonadas” para algo mais útil pra Marinha!

    Abraço!

  5. Sempre ouvi falar tanto que o yankees eram os suprassumos da tecnologia stealth, mas descobri a poucos que o gênio por trás desta tecnologia é Russo Pyotr Yakovlevich Ufimtsev, que após ter seu livro traduzido e publicado em inglês, atraiu a atenção dos engenheiros da Lockheed…

Comentários não permitidos.