Frota Russa do Mar Negro receberá 6 submarinos da classe Kilo nos próximos anos

A Frota Russa do Mar Negro será reforçada com seis submarinos diesel-elétricos da classe Kilo nos próximos anos, afirmou hoje o comandante da Armada Russa, o Almirante Vladimir Vysotsky.

“Seis submarinos diesel-elétricos do Projeto 636 (classe Kilo segundo a classificação OTAN) serão construídos para a Frota do Mar Negro os próximos anos”, disse Vysotsky em entrevista exclusiva à RIA NOVOSTI.

A Frota do Mar Negro, baseada em Sevastopol, atualmente conta com apenas um submarino, o B-871 Alrosa, que atualmente passa por manutenção programada em Kalingrado.

Submarino B-871  “Alrosa”, tipo 877V – (OTAN) classe KILO

Vysotsky disse a construção de três submarinos da classe Kilo já havia sido iniciada, um deles, inclusive, já foi batizado e se chamará B-261 Novorossiysk e pertencerá ao Projeto 636.3. Todos esses três submarinos estão sendo construídos no estão sendo construídos do estaleiro Admiralteiskie Verfi, em São Petersburgo. Vysotsky adiantou que a construção dos outros três submarinos aconteceria a cada ano após 2010, ou seja, a partir de 2010 um submarino dessa classe seria construído com a construção do último sendo iniciada em 2013.

É planejada a entrega de um total de 15 novas fragatas e mais esses submarinos para Frota do Mar Negro até 2020.

Fonte: O Informante

10 Comentários

  1. O Mar Negro cada vez mais negro. Mas, os russos estão certos. Quanto mais navios submersíveis, melhor. Se a mãe Russia não fosse a potência que é, a China ia dizer que o Mar Negro também é todo dela. Aliás, não duvido nada que um dia a China acabe dizendo que todo o Oceano Pacífico lhe pertence. Os olhos são pequenos, mas eles têm muito olho grande.

  2. Para o Mar negro, estes submarinos Classe Kilo se adaptam muito bem, exercerão dissuasão
    contra aventuras navais da OTAN no Mar Negro, com + 15 fragatas então…
    .
    Parece que os russos perceberam as vulnerabilidades navais que tinham no Mar Negro,por ocasião da guerra com a Geórgia e resolveram corrigi-las.
    .
    A marinha russa receberá também até 2020, uma dezena de submarinos nucleares multi-função do Projeto 885 Yasen, segunda afirmam, será o submarino nuclear mais silencioso do mundo.

  3. “A classe Graney (também conhecida como Projeto 885 “Yasen”) foi desenvolvida para lançar uma vasta gama de mísseis de cruzeiro de longo alcance (até 5,000 km), que poderão conter tanto ogivas convencionais, como nucleares. Essa classe de submarinos pode também afundar submarinos, meios de superfície e atacar alvos baseados em terra.”

  4. CONSPIRAÇÃO. Pareço redundante mas é o que noto. Está vindo um colosso à frente. Consideram normal tais investimentos mundiais em defesa? v.exa presidenta Dilma.. Estás com a faca e o queijo na mão.

  5. O que até hoje freiou Republicanos-Democratas e Noenazistas-Europeus de tomar o mundo de assalto foi a Russia (apesar de não serem nenhum herois) veja que quando a China entrou como player mundial os russos não se incomodam muito.

  6. Serão 6 , e por aki só se fala em 4, e temos um mar um pouco menor q os do Rússos..então pq só 4 qdo deveriam ser uns 6.SSKs convencionais e uns 3 subs nucks Brasucas. Esse subs Kilos Rússos são mt bons e extremante silênciosos…Inveja e um coisa mt feia, se matar estarei morto. Sds.

Comentários não permitidos.