Foguete não tripulado da Nasa explode após lançamento

Cápsula levava mais de duas toneladas de suprimentos para a ISS. Incidente não deixa feridos, mas deve elevar críticas ao programa espacial americano, que cada vez mais investe em parcerias com empresas privadas.

Um foguete Antares não tripulado explodiu segundos depois de ser lançado de uma plataforma nesta terça-feira (29/10), na Virginia, nos Estados Unidos. Segundo a Nasa (agência espacial americana), não houve feridos.

O foguete, da altura de um prédio de 14 andares, levava mais de duas toneladas de suprimentos, experimentos científicos e equipamentos para a Estação Espacial Internacional (ISS).

Inicialmente, as causas para a explosão não foram reveladas. Mas o incidente pode elevar as críticas ao programa espacial americano – a Nasa vem aumentando o nível de parcerias com empresas privadas, com o objetivo de reduzir custos.

https://www.youtube.com/watch?v=RKGrUN5V7XQ

A Nasa assinou contratos com a Orbital Sciences Corporation, construtora do foguete Antares, e com a Spacex, para transportar carga à ISS, um complexo internacional no qual participam 15 países.

A Orbital assinou um contrato de 1,9 bilhão de dólares com a Nasa para efetuar oito missões de abastecimento não tripuladas com os foguetes Antares e a cápsula Cygnus, que explodiu nesta terça com os suprimentos.

Já a Spacex obteve um contrato de 1,6 bilhão de dólares para 12 missões com seu foguete Falcon 9 e sua cápsula Dragon.

RPR/rtr/dpa

Fonte: DW.DE

21 Comentários

  1. Curioso eles lançarem o foguete a partir da Virginia e não da Flórida ou Califórnia.
    E interessante notar o alto grau de desenvolvimento tecnológico dos caras que se dão ao luxo de terem diversas companhias privadas colocando cargas no espaço.
    Quanto aos mantimentos para a estação espacial, os russos enviaram o deles hoje, se não me engano.

    • Sempre foi a estatal NASA que fez o desenvolvimento e o serviço dos lançamentos espaciais no EUA…

      Somente recentemente com os cortes de verbas para a NASA, que surgiram uma ou duas empresas privadas tentando explorar o ramo de lançamentos orbitais.

      Creio que este foguete explodido seria o primeiro lançamento com carga útil e para valer, com maior participação privada, mesmo assim, ainda em parceria com a NASA…

      • Alvez, não são só duas empresas privadas não, há várias empresas. A NASA contratou duas para servir somente a ISS. Este seria o terceiro lançamento desta empresa. A outra empresa já fez 4 lançamentos, todos com sucesso.

  2. hahahahahahaahah
    e dizem que foram na lua na decade de sessenta baita mentira!!! nao vao nem pra ESTAÇAO ESPACIOAL NA ATMOSFERA QUANTO MAIS NA LUA!!!!
    CHUPA NASA!!

  3. Eis aí a prova cabal que os EUA e qualquer outro país falha, mas realmente tenho visto mais sucesso no envio de cargas ao espaço realizados pela Rússia do que pelos EUA, acho melhor pagar passagem no barco dos russos.

Comentários não permitidos.