19 Comentários

  1. A torre ficou estranha, angulosa… não parece algo definitivo ainda (sou leigo em projetos de MBTs) mas a junção entre torre e carro será o ponto focal da mira de RPGs.

    • Bom, o que importa é o conteúdo, mas em aparência decepcionou um pouco.
      Muito diferente das imagens divulgadas até hoje.

  2. haaa senhores editores…deixem de putaria pra cima de mim vai…isso dai não pode ser o T-14 não…cadê o sistema antiaéreo e anti míssil?!….

    • Concordo, se esse é o Armata que foi cantado em verso e prosa eu estou decepcionado ! cadê o sistema antiaéreo e anti míssil ?

    • Também não faria sentido. Canhões anti-aéreos sem um radar não serviriam de nada.
      Seria incrível se contassem com defesa anti-aérea mas na prática teria que ser um Buk armado com um canhão de 125 mm.

      • Más o Armata possui sim, um radar.

        Inclusive o T-14 tem também capacidade antiaérea, se a torre for equipada com um canhão de 30 mm…Na última foto abaixo desta matéria do PB, a torre está equipada com o que parece ser uma metralhadora calibre .50; e existe a opção de torre com canhão 30mm.

        Segundo o Sputinuk:


        “A principal característica do Armata é a torre ser operada remotamente a partir de uma cápsula blindada e isolada. O TANQUE POSSUI UM SISTEMA DE RADAR ÚNICO que pode rastrear, simultaneamente, até 40 alvos no solo e 25 no ar em um raio de 98 quilômetros.

        O tanque possui um canhão com calibre de 125 milímetros, opera com projéteis de mais diversos tipos e supera em potência um dos melhores tanques do mundo, o alemão Leopard 2. O ARMATA TAMBÉM POSSUI UM CANHÃO AUTOMÁTICO COM CALIBRE DE 30MM, QUE PODE SER UTILIZADO COMO ELEMENTO ANTIAÉREO. Para combate com unidades menores, a torre está equipada com uma metralhadora com calibre de 12,7 milímetros.”

        Some-se a isto a capacidade de operar em rede com outros veículos terrestres e aeronaves e vants que podem designar alvos para o sistema de armas do carro…

        O pessoal fica vendo muita arte produzida por fanboys e quando surge o tanque real, há um natural choque de realidade, más em minha opinião, o Armata parece um tanque a ser colocado entre os melhores…

      • Me enganei quanto ao radar. Parece que o bicho tem um com alcance de quase 100 km! Muito bom. E para alvos terrestres e aéreos. Isso, aparenemente, é uma novidade, a menos que alguém tenha mantido segredo por aí.
        A blindagem é que ainda não me convenceu. Olhando o histório dos M1 no Iraque e Afeganistão dá para ver que os tanques americanos ainda tem uma blindagem superior. Se não me engano as armas só conseguiram parar 4 tanques, sendo que dois pelos próprios aliados. Já do lado adversário, o armamento ocidental tem aberto tudo que lata que encontra pela frente. Bom, isso é o que se vê inclusive no youtube. Pelo menos nesse, no caso da torre sair voando, como de costume, a tripulação só vai precisar de uma cirurgia no ouvido.

      • Mas ainda não vi um com esses radares.
        Acho que dá para esconder um radar “anti-tanque” debaixo da blindagem dessa torre, mas uma anti-aéreo…Se conseguirem, vai ter muito Flanker com inveja.
        Então, seria essa uma versão dedicada somente à defesa anti-aérea? Um Gepard-ovisk?

  3. A URSS/Rússia tem um histórico de carros de combate rústicos mas rececentemente conseguiu implementar um monte de tecnologia “Star Wars”.
    Mas me parece que neste caso a Rússia está mais é interessada em mostrar poder à OTAN. As laterais do carro tem um grossa camada de blindagem reativa, mas a saia logo abaixo não deixa esconder que ele está vulnerável na altura das rodas.
    A posição e angulo dos lança fulmígenos e o corte da torre me lembram mais um Bat Móvel que um carro de combate russo.
    Essa torre, olhando em detalhes, parece não ser lá muito blindada, veja que dá para ver a espessura de sua blindagem. Me lembra até os projetos “com grande poder de fogo” dos iranianos. Aliás, se não me dissessem, eu chutaria que este carro de combate é iraniano.
    Sei que torre nào é habitada, mas com essa blindagem…
    Os vídeos no youtube no Iraque e Síria mostram bem o que acontece com os T-da vida quando atingidos, mas parece que pelo menos o problema da torre foi resolvido. Resta saber se o bicho é realmente esta máquina que esperam que seja.

    • “Essa torre, olhando em detalhes, parece não ser lá muito blindada, veja que dá para ver a espessura de sua blindagem.”
      ——————————–

      Na realidade esta é só uma primeira camada destinada a dar formas que reduzam a assinatura radar da torre.

      Olhando mais atentamente, se percebe por baixo desta “lataria”, uma outra grossa camada de blindagem.
      Inclusive na porte superior, esta “lataria” que recobre a torre possui pontos de fixação para uma camada externa de blindagem reativa, provável defesa para mísseis Javelin e similares…

  4. O principal neste tanque é o que não se vê por fora, que são os seu sensores, sistemas eletrônicos e capacidade de guerra centrada em redes.

    Creio que o Armata está ombro a ombro com os melhores do mundo em sua categoria, más não é um “galáctico super tanque”…

  5. Quanto a sua torre angulosa, não sei se faz sentido,
    mas me lembra as formas adotadas por aviões com assinatura radar reduzida…

  6. Na minha opinião, não precisa de blindagem tão “pesada” assim na torre, afinal a mesma não é tripulada. Esses “Blocos” se parecem com a armadura composta dos chineses Type-99a2.

    O que eu vejo, é uma predileção pelo sistema Hard Kill e o Angulo que o canhão pode atingir, podendo ser até superior aos ocidentais.

    Esse motor novo =) . Deram uma demonstração de arrancada e me pareceu ser promissor.

    Gostei bastante do recheio eletrônico, “que eu consegui ver”.

Comentários não permitidos.