FAB PÉ DE POEIRA: Infantaria da Aeronáutica apoia Eleições suplementares em Manaus

Operação de Garantia da Votação e Apuração foi realizada por Grupo de Segurança e Defesa da Ala 8

Militares da Guarnição de Aeronáutica de Manaus (AM) participaram, no último domingo (06/08), da Operação de Garantia da Votação e Apuração (GVA), no município de Manacapuru, distante cerca de 100 km da capital amazonense. A missão teve o objetivo de apoiar as eleições suplementares no Estado do Amazonas, realizadas para a escolha de governador.

O presidente do Superior Tribunal Eleitoral, Ministro Gilmar Mendes, esteve na capital do Amazonas durante a votação e falou sobre a atuação das Forças Armadas. “Sem as Forças Armadas nós teríamos imensas dificuldades em realizar um pleito com essa estratégia, com essa logística, de modo que nós gostaríamos de destacar o papel que as Forças Armadas exercem na integração do Brasil como um todo e na manutenção desse imenso território”, disse.

Os militares da Força Aérea chegaram ao município de Manacapuru na sexta-feira (04/08). O Comandante do  Grupo de Segurança e Defesa da ALA8 (GSD8), que corresponde ao antigo Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Manaus – BINFAEMN (Batalhão Uiruuetê), Tenente-Coronel de Infantaria José Paulino Sobrinho Júnior, coordenador da missão, falou sobre as atividades. “Até às 6h do dia 06 de agosto, tivemos a missão de proteger as urnas no local e, a partir de agora, proporcionar a tranquilidade para o cidadão poder ir e vir para exercer a sua cidadania”, explicou.

Na votação de domingo eram esperados 2.377.241 votantes, dos 62 municípios amazonenses, contudo, houve abstenção de 24,35%, o que representa 569.501 faltosos. No dia 27 de agosto, os eleitores voltam às urnas, já que o pleito será decidido no segundo turno.

Segundo o Comandante da Ala 8, Major-Brigadeiro do Ar Waldeísio Ferreira Campos, o apoio da Força Aérea é uma forma de garantir cidadania ao amazonense. “Atendemos aos objetivos da Justiça Eleitoral do Amazonas: primeiro, que o pleito ocorresse com normalidade, com tranquilidade e com o cidadão conseguindo exercer o seu direito democrático; e, segundo, participamos desse momento tão importante para a sociedade amazonense. Atuamos em um município que fica a 100 quilômetros da capital e mostramos o nível de adestramento e profissionalismo do nosso pessoal, ratificando o alto grau de confiabilidade e de credibilidade que a população civil tem depositado nas suas Forças Armadas”, destacou.

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Yedo Simões, falou sobre o envolvimento de órgãos civis e militares nas eleições. “Nós estamos muito orgulhosos de termos essas forças militares junto conosco e as forças de segurança do Estado. Com isso, nós nos sentimos tranquilos em realizar um pleito tão difícil como esse”, afirmou.

Fonte: FAB

Fotos: Sgt Carleilson/Ala 8

11 Comentários

  1. Os golpistas estão pouco a pouco jogando as forças armadas no cenário político. Isso não é bom nem para o pais e muito menos para os militares. Essa operações, no meu ponto de vista, visam acostumar o povo com as tropas nas ruas e fazer .com que os militares tomem gosto pelo poder novamente.
    As elites apátridas que só se preocupam com o próprio bolso, estão apelando para tudo para manter o poder reconquistado através do golpe travestido de impeachment.
    O plano “A” é impedir a candidatura do Lula, mas hoje já se sabe que o Lula elegerá um poste se não puder concorrer. O plano “B” seria o parlamentarismo utilizado em 1961 para conter o João Goulart, mas o povo brasileiro já decidiu em dois plebiscitos que prefere o presidencialismo (em 1963 e 1993). Resta o plano “C” que seria instigar os militares a tomarem o poder e manter as regalias dos entreguistas como ocorreu em 1964., Porem o cenário é outro, os USA não tem mais dinheiro sobrando para manter uma ditadura como fez em toda a América do Sul.
    Resta saber se os militares vão ser tão ingênuos a ponto de novamente entrar nessa barca furada.
    OBS: esse é meu ponto de vista e não passa de minha análise sobre a luta que está ocorrendo entre a “direita” e a esquerda” ambas ávidas pelo poder e sem nenhuma preocupação com o povo.Todos só querem se locupletar.

    • Você apenas não escreve mais besteiras porque você é apenas um só sabia? Se você se desse ao trabalho de ter estudado saberia da imensidão do Estado do Amazonas saberia da necessidade do apoio do exército para o pleito. Ademais existe suspeição quanto à atuação da PM visto que o governador tampão estava interessado em eleger uma das candidatas.
      .
      No mais você repete a mesma cantilena de que teria havido “gópi”, fruto da ignorância e desconhecimento do “livrinho”……
      .
      Por fim seu Deus o Aiatolá do ABC não apenas estará inelegível como também não irá eleger poste algum. O povo não é tolo e demonstrou isso nas eleições municipais, quando todos os postes que ele tentou eleger perderam.

    • Chico, atravesse a fronteira com a venefavela pra vc cair na real e parar de vomitar besteiras. Como dizia a musica do esquerdalha Gil: GENTE ESTÚPIDA!

    • Francisco o exercito ja esta virando policia na mão do golpista , apesar de se usar as forças armadas na amazonia era pontual em localidades remotas hoje esse governo do psdb e pmdb estao sugando as tropas sem devolver recursos
      de resto vc esta correto eles te sim parte da forças armadas aliada a esse lixo de governo entreguista

      eu peço intervenção ate as eleições mas vejo que como existem generais igual o da abin que defende o temer vejo que e por isso que o comandante do exército se mantem neutro

      sobre o juauzinhu rs diariamente milhares de brasileiros cruzam a fronteira com a Venezuela pois a gasolina la sao 32 centavos

      entao isso mostra de um lado o venezuelano cruza a fronteira para comprar mercadoria e de outro o brasileiro tambem

      pois aqui o seu psdb entreguista aumentou a gasolina gás e vem ai mais imposto para sustentar aquelas quadrilhas do pmdb e psdb

      sobre as eleições vou dar um exemplo quem tem chance de ganhar e o do pdt pois o povo ja nao aguenta pmdb

      sobre as municipais que o hms tira leite ss69 falou que o lula nao elegeu

      aquela epoca sao paulo elegeu o doria com apenas 30 por cento de votos ele com19 eo hadad com o resto

      o povo percebeu depois que derrubarm a dilma que seu voto nao valia de nada e assim nem foi votar

      mas infelismente ou felizmente só sobrou isso para o brasileiro e as próximas eleições eles irão escolher e nao ficar em cima do muro
      esse e o medo dos golpistas e vao tentar de tudo sim para se manter no poder pois no voto eles nao ganham

    • esses imbecis defensores da ditadura militar são um câncer…qualquer fato mostrando os podres e todo o mal que fizeram no pais eles tapam os olhos e os ouvidos para todas as evidências e continuam vomitando asneiras e defendendo esse regime que foi apátrida, traidor e lesa-pátria…fantoche de potencias corsárias estrangeiras…é o resultado do nosso pais não ter um sistema de educação de qualidade…a ignorância da história permite o brotamento desses cretinos….

      Povo Desprotegido….

  2. Francisco falou bem apoio é verdade mesmo o estranho comportamento das forças armadas ,tem canais do youtuber que são militares aposentados que juram que os militares são patriotas é estão protegendo o povo ,como as altas patentes será???????

1 Trackback / Pingback

  1. FAB PÉ DE POEIRA: Infantaria da Aeronáutica apoia Eleições suplementares em Manaus | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.