Existe uma conexão entre a crise síria e o que está acontecendo na Ucrânia

O Presidente sírio Bashar al-Assad, acusou o Ocidente de tentar enfraquecer a Rússia ao tornar a Ucrânia um Estado fantoche, tática que também foi usada, segundo Assad, contra seu próprio país.

“Eu continuo voltando ao fato de que existe uma conexão entre a crise síria e o que está acontecendo na Ucrânia”, disse ao jornal governamental russo Rossiyskaya em entrevista, de acordo com trechos publicados nesta sexta-feira.

“Primeiramente porque ambos países são importantes para a Rússia, e depois porque o objetivo dos dois casos é enfraquecer a Rússia e criar um Estado fantoche”, acrescentou.

Os Estados Unidos e a União Europeia impuseram sanções econômicas contra a Rússia por conta de seu papel na crise ucraniana.

A Rússia, aliada de Assad, nega as acusações de enviar tropas e armas para apoiar separatistas que lutam contra as forças do governo no leste ucraniano e diz que o Ocidente ajudou a orquestrar a queda do presidente ucraniano, apoiado por Moscou, no ano passado.

Perguntado sobre uma segunda rodada de encontros entre os lados rivais sírios em Moscou, de 6 a 9 de abril, nas quais Assad não comparecerá, o presidente sírio disse que os que participarão não devem se esquecer do objetivo, claramente falando sobre restaurar a paz.

Pouco progresso foi feito nos primeiros encontros em Moscou, em janeiro. Diversos opositores sírios evitaram as conversas de janeiro, dizendo que iriam apenas a encontros que levariam à remoção de Assad do poder.

Timothy Heritage

REUTERS

Fonte: Terra

10 Comentários

  1. Alguém duvida disso?

    O objetivo dos EUA é enfraquecer a Rússia derrubando todos os seus aliados como Irã Síria e Ucrânia. Além disso, derrubaram os principais clientes de armas da Rússia, como Iraque , Líbia e outros países árabes que são clientes do armamento Russo.

    A Ucrânia foi um dos mais arriscado e não terminou bem, pois pensava que a Rússia e não fazer nada além de protestar, mas se enganaram.

    • Como este tópico é mais pertinente ao assunto, posto aqui também….

      —————————————–

      Presidente da Síria, Bashar al-Assad:

      “A aliança de 60 países que declararam seus planos para derrotar o Estado Islâmica “não é séria” – disse o presidente sírio Bashar al-Assad a jornalistas russos. Vários daqueles países preferem manter por lá a força terrorista, para continuar a chantagear países da região – disse ele.

      “O volume de ataques aéreos feitos por estados membros da tal “coalizão anti-ISIS”, alguns dos quais são países “ricos e avançados”, não passa de dez raids por dia sobre territórios da Síria e do Iraque – disse Assad em entrevista publicada na 6ª-feira (27/3/2015).”

      “A Força Aérea da Síria, que é muito pequena se comparada à tal “coalizão”, faz, num único dia, de cinco a dez vezes mais ataques aéreos contra o ISIS, que a “coalizão” que reúne forças armadas de 60 países – disse Assad.”

      “Não se vê nenhum esforço sério na luta contra o terrorismo. O que as forças sírias conseguem em campo num dia, é mais do que a tal “coalizão” de 60 países consegue em semanas! disse Assad. Que sentido haveria numa coalizão antiterrorismo, formada de países que, eles mesmos, financiam e apoiam terroristas?! ”

      Não faz sentido. Só mostra seriedade zero – disse o presidente sírio. – E mostra também que a “coalizão” não quer acabar completamente com o ISIS.

      http://rt.com/news/244457-assad-interview-us-ukraine-syria/

      (Redecastorphoto – Tradução do pessoal da Vila Vudu)
      ——————————————————-

      Destaco este outro trecho da mesma matéria da RT acima:

      ” O Presidente da Síria também alertou que a decisão de mandar para a Síria tropas “mantenedoras” da paz é inaceitável e poderá ter consequências perigosas. Se essa medida chegar a ser implementada, significará reconhecer o Estado Islâmico.

      Forças para manter a paz são enviadas para regiões entre países que estejam em guerra. Quando alguém fala de enviar tropas “de paz” para lidar com o Estado Islâmico, equivale a reconhecer que o EI seria um estado, em guerra com outro estado. Essa retórica é inadmissível e muito perigosa – disse o presidente Assad.”

      Se isto for realmente implementado, será declaração de fato, cabal, explícita e definitiva do apoio árabe/”ocidental” ao EI.

  2. Tudo a ver. Estados fantoches são uma evidente preferência do atual ocidente yanke. Mas que outros estados, inclusive o Oriente Russo, Chines e assemelhados, estão doidos para, desses fantoches, se apossarem. Países de governantes sérios, e de povo culturalmente soberano, devem conhecer bem os limites da invasão em suas soberanias para poderem rechaça-la com vigor.

    • LONDRES, A MECA DOS CORRUPTOS.
      .
      Como o sistema financeiro internacional converteu capital britânica no centro global de reciclagem para riqueza de políticos inescrupulosos, ditadores e crime organizado
      .
      (*)fonte:Por George Monbiot / [ outraspalavras.net/capa/londres-a-meca-dos-corruptos/ ]
      .
      .
      (…) m ex-ministro do atual governo britânico dirigia o banco HSBC (2) quando este praticava sistematicamente crimes de evasão fiscal (3) e lavagem de dinheiro do narcotráfico, além de garantir serviços a bancos da Arábia Saudita e Bangladesh ligados ao financiamento do terrorismo (4). Ao invés de processar o banco, o diretor da Controladoria Fiscal do Reino Unido passou a trabalhar para ele, ao se aposentar (5).
      .
      A City de Londres, que opera com o apoio dos territórios britânicos de além-mar e postos avançados da Coroa, é líder mundial dos paraísos fiscais, controlando 24% de todos os serviços financeiros (6) oferecidos offshore. (…)
      .

      • O jornalista britanico nao menciona o crime de pedofilia, envolvendo gente da mais alta classe social e politica. Crime que a policia pretende nao ver, porque os criminosos sao muito poderosos.

  3. estados unidos sempre usando idiotas uteis espalhados pelos países

    depois que a guerra começa ai não tem jeito de voltar para traz

    veja hoje muitos que na síria libia egito tunisia iraque ,acharam que o mundo iria mudar para melhor depois da grande ajuda americana

    caíram do cavalo ,mas não da para voltar atrás

    e pasmem os hipócritas idiotas uteis no brasil querem uma guerra civil ?????

    elite burra na guerra o rico fica pobre e o pobre pode ficar rico além de vários milhões de mortos de todos os lados

    vai ser idiota inútil assim so la em holiwood !!!!!

Comentários não permitidos.