Defesa & Geopolítica

Exércitos do Brasil e Estados Unidos consolidam intercâmbio

Posted by

Aperfeiçoamento da doutrina e capacitação vão ser trabalhados durante o intercâmbio entre o Brasil e os Estados Unidos. (Foto: Agência Verde Oliva do Exército Brasileiro)

Por Taciana Moury

O Exército Brasileiro (EB) firmou um acordo de intercâmbio de cinco anos com a Força Terrestre dos Estados Unidos. O plano quinquenal, elaborado por meio das Comissões Bilaterais de Estado-Maior (CBEM), definiu as atividades entre os dois exércitos neste período. O acordo foi estabelecido no final de 2016 e será concluído com a participação conjunta na Operação Culminating, prevista para ser realizada em solo norte-americano em 2020, com uma análise pós-operação em 2021.

Segundo informações do Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro (CCOMSEx), as CBEM são ferramentas de diplomacia militar das alianças entre as nações parceiras. “Os entendimentos e os compromissos internacionais balizam as necessidades geopolíticas de interesses de ambos os países”, explicou a assessoria do CCOMSEx à Diálogo.

Em março, o General-de-Brigada Clarence K.K. Chinn, comandante do Exército Sul dos EUA (ARSOUTH, por sua sigla em inglês), esteve no Brasil em Março e demonstrou intenções de ampliar as relações de cooperação militar entre os Exércitos do Brasil e dos Estados Unidos, ressaltando o valor do trabalho em conjunto. “É uma oportunidade de aprendermos sobre o Exército Brasileiro. Porém, o mais importante é a parceria. Nós temos sido parceiros desde a Segunda Guerra Mundial, então é uma honra ouvir sobre as grandes coisas que o Brasil tem feito na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti e sobre o grande trabalho realizado durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas”, afirmou o Gen Bda Chinn, segundo o site do EB.

Durante a visita do Gen Bda Chinn, o General-de-Divisão William Georges Felippe Abrahão, quinto subchefe do Estado-Maior do EB, destacou a importância da visita e disse que “a presença do comandante do ARSOUTH no Brasil é uma grande oportunidade de aumentar a integração e a coordenação no campo militar terrestre”. Segundo informações do CCOMSEx, o intercâmbio já está acontecendo. “Um exemplo são as operações combinadas Culminating, PANAMAX e AMAZONLOG. Este último é um grande exercício de logística realizado pelo EB, com a participação de pelo menos dez países, dentre eles os Estados Unidos, que vai acontecer em novembro em Tabatinga, no Amazonas”, disse a nota do CCOMSEX.

O EB declarou também que a instituição atingiu um nível de capacidade reconhecida em âmbito internacional como uma força militar moderna capaz de desempenhar elevadas responsabilidades e de despertar interesses em outros países. “A parceria entre as nações parceiras Brasil e Estados Unidos demonstra o grau de confiança e respeito que o Exército dos EUA deposita no EB e aponta na dinâmica de ampliar novos acordos de cooperação militar multidisciplinar, com futuras participações em outros exercícios combinados”.

Exercício Multinacional PANAMAX deu início ao intercâmbio

A parceria entre os dois exércitos começou com o Exercício Multinacional PANAMAX, que aconteceu no período de 12 a 16 de agosto. Segundo informações do CCOMSEx, 14 militares do EB atuaram na operação que visa simular um esquema de proteção para o Canal do Panamá. A operação foi criada há 14 anos, pelo Comando Sul dos EUA, pelo governo do Panamá e pelo governo do Chile.

O exercício engloba 25 países dos continentes americano e europeu e tem como foco a segurança do Canal do Panamá e seus arredores. “Durante a operação são realizadas operações conjuntas, combinadas e de interagências, a fim de atingir uma resposta integrada para uma variedade de ameaças transnacionais. O PANAMAX é reconhecido como o maior exercício de simulação de guerra do Atlântico Sul e Mar do Caribe”, declarou o CCOMSEx em nota.

Em 2018 a participação brasileira na operação será ampliada, conforme explicou o CCOMSEx. “Pela primeira vez, ocorrerão manobras do Comando de Componente da Coalizão das Forças de Terra desenvolvidas no território brasileiro e pretende-se manter a participação de dois oficiais generais e ampliar o efetivo de 14 para 20 militares”, afirmou.

Operação Culminating vai envolver 470 militares brasileiros

Após a realização do PANAMAX começa o período de preparação para o exercício combinado entre o EB e o Exército dos EUA, denominado Operação Culminating. Será um exercício de uma brigada do Exército dos EUA, no Centro de Treinamento de Prontidão Conjunto (JRTC, por sua sigla em inglês), em Fort Polk, Luisiana, Estados Unidos, no segundo semestre de 2020. O exercício simboliza a conclusão do plano quinquenal de intercâmbio entre os dois exércitos.

Segundo o CCOMSEx, nos próximos anos haverá uma preparação especial para a Culminating, como a capacitação dos oficiais e sargentos observadores, controladores e avaliadores (OCA) e o treinamento específico da tropa. Em setembro, militares brasileiros irão a Fort Polk, para a quarta Reunião de Coordenação no JRTC. O objetivo é entender o processo de avaliação e os desafios logísticos e de preparação da Operação Culminating.

Em visita ao Brasil, o General-de-Brigada Clarence K.K. Chinn (à frente), comandante do Exército Sul dos EUA, demonstrou intenções de ampliar as relações de cooperação militar. (Foto: Agência Verde Oliva do Exército Brasileiro)

A tropa brasileira que participará da Operação Culminating será composta por militares da 12ª Brigada de Infantaria Leve e da Brigada de Infantaria Paraquedista. Além dela, uma equipe de OCA e de oficiais de ligação da Equipe de Combate da 1ª Brigada da 82ª Divisão Aerotransportada do Exército dos EUA. A terceira companhia será uma subunidade de Infantaria do Exército norte-americano. O exercício deve reunir aproximadamente 470 militares brasileiros. De acordo com informações do CCOMSEx, é o exercício de maior complexidade com a participação do EB em território norte-americano.

Para o EB a Culminating é uma oportunidade ímpar de estreitar a cooperação e de realizar intercâmbios de doutrinas. Além disso, a instituição destacou a importância operacional do JRTC, principal centro de treinamento das forças militares estadunidenses da ativa e reserva. “É o local onde são treinadas as tropas, incluindo os Fuzileiros Navais, o Exército, serviços especiais de Polícia, Segurança Nacional e, ainda, de Forças Especiais”, explicou o CCOMSEx para a Diálogo. Fort Polk possui grande quantidade de sensores e capacidade de monitoramento de todas as etapas do treinamento, bem como equipes específicas para ações e desafios que uma força militar possa encontrar em um emprego real. “O objetivo é de estressar e testar as tropas ao máximo, expondo-as a uma pressão física e mental continuada, com mudanças constantes de ambiente operacional”, disse a nota.

Benefícios da parceria

Para o EB, as operações combinadas são excelentes veículos difusores de capacidade profissional dos integrantes da força terrestre, além de ser um transparente exercício da diplomacia militar brasileira. Essas atividades também colaboram para o fortalecimento da segurança hemisférica, que é um dos objetivos capitais da Política Militar de Defesa brasileira.

“Os militares brasileiros e norte-americanos podem ampliar parcerias na área de planejamento e de execução da manobra nas áreas de logística, inteligência, comando e controle, comunicações, cibernética e no intercâmbio de produtos de defesa para ambos os exércitos”, disse o CCOMSEx. Uma das vantagens dos exercícios combinados é capacitar o EB para enviar uma força expedicionária numa operação conjunta, fato que requer um esforço da força terrestre que engloba praticamente todas as suas funções de combate.

Outra vantagem é a troca de conhecimentos, que contribui para o aperfeiçoamento da doutrina e, consequentemente, para a capacidade de interoperabilidade do EB no cumprimento de suas missões. “Experiências vivenciadas por oficiais e praças no desempenho das atividades operacionais, técnicas e táticas que sejam captadas, tanto no preparo como no emprego dessas operações, convém ser de conhecimento dos demais integrantes da Força Terrestre”, declarou o CCOMSEx.

Fonte: dialogo-americas

89 Comments

  1. Pingback: Exércitos do Brasil e Estados Unidos consolidam intercâmbio | DFNS.net em Português

  2. os estados unidos esta envolvido em varios teatros de guerra pelo mundo
    os sodados brasileiros não querem e não serão usados como boi de piranha de governo norte americano
    e muito menos ponta de lança contra paises sulamericanos

    esse desgoverno do temer esta apenas cumprimdo ordens dos norte americanos
    nao tem moral alguma para propor nada para a naçao brasileira
    o que vejo e que ate nos quarteis estamos divididos , tem uma materia dizendo que aquele militar do sni esta de acordo com a privatizaçao da Eletrobrás

    um militar apoiar a venda que a divida fica com a naçao , o financiamento de quem compra e feito pelo bnds e na real o cara pode ser ate um mendigo pois e so pegar o financiamento do brasil e pelos bancos e virar um laranja dessa mafia

    e para sumariar , os gringos irão vir para o brasil agora , mas o brasil so la em 2020 vai para esse treinamento nos estados unidos
    aqui temos a venezuela como desafeto dos estados unidos
    la nos estados unidos se for acontecer pois cada governo americano e diferente e mesmo sendo o atual muda da agua para o vinho
    laos gringos tem um arsenal

    aqui os gringos irão ver a falta desse arsenal

    culpa do ministro da defesa , culpa do ministro do itamarati alem do resto da mafia
    todos esses politicos que estao abrindo a porteira são processados pela justiça

    tudo que esse governo faz nada ate agora foi para ajudar o brasil e sim muito pelo contrario

    • Nenhum exército que se preze se submete a “doutrinação” de outras forças armadas. Esse “intercâmbio” é simplesmente a política de dominação dos USA em ação.
      Eles não tem nada o que aprender com o exército brasileiro, mas com esse “intercâmbio” eles vão doutrinam e subjugar as mentes dos militares brasileiros. Que aliás anseiam muito por isso. Nossos militares adoram um afago feito pelos yankes.

      • farias não perca tempo respondendo ao ss88 e seus mil nick names

        ele quer que você perca o foco
        a realidade esta ai na cara de todos
        os estados unidos é o pais que mais EMBARGOU O BRASIL em termos tecnológicos e GEOPOLITICOS NO MUNDO

        olhem a revolução colorida que fizeram no brasil , e vejam os ratos que os gringos colocaram no poder ,

        foi para isso o golpe .

        • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

          MIMIMI, SNIF, SNIF, SNIF… eita chororô… se fosse homem macho e com massa cinzenta, não ficaria chorando as pitangas e partiria para produzir tecnologia ao invés de ficar reclamando como uma menininha que foi passada pra trás… vê se chinês faz isso… essa esquerda homoafetiva brasileira só sabe agir assim… chora, chora, chora, minha viola… rsrsrsrsssss… mas produzir que é bom… NEVER…

          • ai plano brasil quer outra pauta referente ao hemisfério sul que nos interessa

            https://br.sputniknews.com/americas/201709219407929-moscou-contra-intervencao-eua-venezuela/

            por que nos interessa

            ela esta vinculada , sim a essa noticia que vocês postaram

            sou contra que os estados unidos desestabilizem a região latino americana

            esses exercício é um engodo um placebo , colocada por um governo chefe de quadrilha

            pelo aloisio ladrão de banco nunes chefe do Itamarati rsrs quem era antes dele o serra conta na suíça e o moro nem liga aecio mala de dinheiro e o moro nem liga

            ate quando o povo vai ficar deixando o ministério publico levar processos de empresas multinacionais brasileiras para serem extorquidas pelo judiciário americano ????

            se alguém intervir na Venezuela russia e china entram também

            ai já disse acabamos com a juventude latina ,por mandos e demandos dos anglo-saxões

            acorda é alvora comando ,
            falou ? foi

            tem que gritar na orelha deles eles tem medo
            , por que temos que aceitar esse bando de lixo corrupto
            entregando o pais e arrumando uma guerra

            olhem para eles
            o TAF deles é zero
            , parecem ate uns porcos
            de tão gordos.

  3. Vejo com bons olhos estas operações, afinal somos todos ocidentais e devemos estar sempre integrados.

    • Ferreira Junior says:

      Tenho de rir, parece frase do filme – O Senhor dos Anéis. “…somos todos ocidentais…”. Eitaaaaaaa capacho.

      • Motivo de risos é:

        – “É gópi”!

        – “Mexeu com Lula, mexeu comigo…”

        – “Dirceu, guerreiro do povo brasileiro!”

        E aí? O que houve? O gato comeu sua língua?

        • A sua frase preferida, S-88:

          – “Mexeu com os EUA mexeu comigo”

          – “Aécio, guerreiro do povo brasileiro”

          – “Náo foi gópi, vou cunstitução”

          – “Tirar os miserávi da pubreza é comunismo, eles tem que sai suzinho dessa situção, tem que ser pruativo.”

          • Se você realmente conhecesse o “livrinho” não passaria vergonha junto com a trupe ——–amestrada repetindo que foi “Gópi”. Mas fazer o quê não é? Se existe a “patria-educadora” é porque há quem lecione para ela não é “Teacher Tomahok”?

      • Eu sou pilantra.

        • Realmente, cópia ching ling barata… vc é pilantra… já o nosso colega legítimo S88 tem toda razão… o mimimi esquerdalha é como um mantra de perdedores… enche o saco mas passa… rsrsrsrsrssss…

        • Eu também sou o Lucas, Zé Ninguém, teropode…

          • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

            Vc é um perdedor inconformado… só isso… rsrsrsrsssss…

  4. Parabéns ao EB. Fazendo parcerias e se juntando aos melhores.

    • Parceria? desde quando a US ARMY precisa fazer parceria com um exército desaparelhado igual ao brasileiro?
      Isso ai se chama dominação. Eles estão vindo aqui dar ordens e nada mais. É a total submissão ao “parceiro” do norte. Aliás, desde o golpe da república que isso acontece..

      • Talvez você prefira que o EB coopere com o Cartel de Los Soles não é!?

        • Muito menos com o cartel do Trump.

          • Os exércitos de Brasil e EUA sempre cooperaram. Isso antes mesmo de Trump atingir a maioridade. Mas ainda assim vocês preferem se confraternizar com um conhecido cartel de drogas disfarçados de exército

          • Blá blá blá, eu apoio EUA, Israel, Michel Temer, Gilmar Mendes, Aécio Neves, incondicionalmente. Ver os meus comentários. Si você críticar qualquer um desses você automaticamente será rotulado de petista ou comunista.

          • E você Lord Franklin, além de criar uma cópia falsificada minha venera o Aiatolá do ABC, acredita que o impeachment foi “gópi”, considera Chávez um “herói” e Maduro um “Líder antiimperialista”………

      • Antes ser submisso ao “parceiro do norte” do que a pequenas republiquetas bolivarianas como éramos em um passado recente. Cuba, Venezuela, Bolívia também foram excelentes parceiros, sobretudo quando se tratou de sugar a grana do contribuinte brasileiro. Com direito a roubo de refinarias, incentivo ao roubo de automóveis de brasileiros e doação de portos quando os nossos estão saturados.

        • PLAC PLAC PLAC… PALMAS… calou a tríade de boquirrotos dazisquerdas com maestria, meu amigo… é o eterno mimimi dos perdedores… ainda bem que defenestramos essa corja socialista… agora temos futuro… antes, era a treva vermelha…

  5. A cooperação é interessante em termos geopolíticos e valiosa no que diz respeito ao conhecimento adquiridos. Contudo há quem prefira que o EB se confraternize com o Cartel de Los Soles, ops!, Exército venezuelano…..

  6. Bem, parceria sempre é bem vinda.

  7. Tem cada comentário que dói só de ler sempre teve treinamento conjunto entre exercitos amigos ou paises que querem estreitar os laços de amizade ou ninguém nunca foi a um churrasco na casa de um amigo???isso é estreitar laços de boas intenções ou essa tropa Brasileira só tem Generais???ou tem algum problema entre as duas nações???

    • A Máquina Troll says:

      é a ripubicla dus istaduis unidus du brazil volthandu cum tudo… rumu ao pugressu…sai di baixu que niguem sigura esti paif…irrruuu….rs…

  8. Ferreira Junior says:

    Isso não é parceria. Ponto final. Numa parceria, o mais forte não ataca o mais fraco. Todos os nossos esforços de defesa são atacados pelos EUA. Do submarino nuclear ao fuzil. Do VLS ao caça.

    • Em que mundo você vive? Os EUA nunca fizeram qualquer movimento que seja contra o fuzil, o modelo de caça selecionado pela FAB, o Gripen E,usa uma turbina produzida nos EUA gerando empregos por lá e o Submarino nuclear é um delírio do “Brasil – PuTênfia” atualmente na mira da lavajato ante os fortes indícios de corrupção.

      Algo mais?

    • rsrsrsrsssss… vc está confundindo as coisas… INCOMPETÊNCIA é com os PETRALHAS… eles é que ficaram só no discurso e não concretizaram NADA… agora a culpa é duzamericanos… rsrsrsrsss… VÁ TRABALHAR INÓCUO… assim vc ajuda mais o seu país que ficar aqui tergiversando e criando mentiras… esquerdista ultrapassado e mentiroso…

  9. A Máquina Troll says:

    é como eu disse aqui…depois que este governo Dilma caiu agora é só “intercambio” pra lá e pra cá de todo mundo com esse eua…rs…

    O Brasil acabou senhores!!!…..Acreditava nas Forças Armadas mas ao que parece seus oficiais estão em conluio com tudo mesmo….Os que puderem deixar o pais serão os felizardos!…Desejo a todos Boa sorte e que consigam se manter…

    Entrega de terras para estrangeiros, fim do pouco de soberania que nos sobrou :

    https://www.youtube.com/watch?v=HqvwA-3FgEo

    • maquina eu ate gostaria de uma intervenção militar de um comando nacionalista
      mas veja , nem todos que tem cargos de comando são nacionalistas , e sim entraram no EB para se manter como em um cabide e pois sabe que sua família já e tradicional e vai ganhar promoção fácil fácil …. e outros irão tirar os cardaços por coisas banais para não ter promoção tao fácil

      então a melhor solução mesmo é seguir o raciocínio do comandante do exercito , que prefere esperar as eleições de 2018
      pois ele sabe que tem muitos ai de farda que estão alinhados aos políticos no poder atualmente

      veja imagina se o exercito toma brasilia e os que assumem são iguais aos temer ,aecio , aquele outro que nem sabe o hino nacional esqueci o nome dele ,mas ele tem cara de porquinho da índia e nasceu no chile .

      então todas essas leis que esses traidores fizeram por medida provisória da para derrubar
      e fica de aprendizado para a nação

      sobre ir em bora isso é coisa de coxinha .

      • PREOCUPE NÃO… nós patriotas iremos tomar as rédeas da nação e tira-la do lodo em que vcs esquerdalhas nos meteram… AD SUMUS… o Mourão já deu a dica… se não resolverem nós resolvemos… NON DUCOR DUCO… e o choro esquerdalha é livre… rsrsrsrssss…

        • Profeta_Lunatico says:

          Sr Lucas “nos patriotas””?!? Rsrsrs vc sempre viveu e aprendeu a viver a custa dos honorarios do estado Brasileiro ..a troco de comodidades usurparam roubaram e se vendem como prostitutos e vem falar de Patriotismo?!? Canalha mil vez canalha .realmente eses patifes perderam a vergonha.

          • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

            Não use a fala do Tancredo, caro comuna, porque ele detestaria estar em boca de ENTREGUISTA INTERNACIONALISTA… vá pegar um livro que pare em pé sozinho e deixe esse manual panfletário que vc decorou de lado… quem sabe ainda tenha salvação como ser humano que pretende ser…

        • Profeta_Lunatico says:

          La esta.. perdeu a vergonha o nobre sem carater ..tipico dos reles prostitutos. Nao soh comuna muito menos vendido como o seu caso. Entreguista ? Não ando aqui como o sr com mil e um nicks a se ofecer e abrir as pernas a nação nenbuma. Vc é so mais um brasileiro que desde berço aprendeu a ser um vendido prostituto a troco de comodidades que acha que mendigar e lamber o escroto de certo pais vc se torna cidadão desse pais. Vai sonhando peão. Capacho sempre vai ser capacho por muito escrotos que vc chupe.

          • Xiii… esse aqui incorporou o maluquete… sarava !!!… sai desse corpo que não te pertence, alma perdida !!!… rsrsrsrsrsrsssss…

  10. o governo petralha teve 14 anos pra fazer um intercambio desses com outro país tipo a Rússia e não fizeram por INCOMPETÊNCIA ! Vai ver não fizeram pq viram que os russos não são confiáveis, ou os russos não confiaram no governo petralha né, não arriscaram vim pra essas bandas serem roubados rsrs..

    os EUA são os melhores do mundo em se tratando de DOUTRINA militar, os caras estão em guerra desde a guerra civil americana, salvaram o mundo duas vezes nas duas grandes guerras mundiais, imaginem o quanto de aprendizado podemos aprender com eles, por isso eu considero eles os melhores.

  11. General fala em possibilidade de intervenção militar e é criticado por comando das Forças ,Brasília – O general do Exército da ativa Antonio Hamilton Martins Mourão falou por três vezes na possibilidade de intervenção militar diante da crise enfrentada pelo País, caso a situação não seja resolvida pelas próprias instituições. A afirmação foi feita em palestra realizada na noite de sexta-feira, na Loja Maçônica Grande Oriente, em Brasília, após o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciar pela segunda vez o presidente Michel Temer por participação em organização criminosa e obstrução de justiça. Janot deixou o cargo nesta segunda-feira.
    A atitude do general causou desconforto em Brasília. Oficiais-generais ouvidos pelo Estado criticaram a afirmação de Mourão, considerada desnecessária neste momento de crise.

    • A Máquina Troll says:

      é tudo jogo de cena ROGERIO…se não já teriam feito alguma coisa e intervido a muito tempo…não passa de mais circo e espetáculo de pirotecnia para ludibriar as massas…hoje mesmo botaram para viralizar imagens do “salvador da pátria” moro….”flagrado” …. sozinho e disfarçado num estádio de futebol assistindo a um jogo no meio do povão… trata-se de jogo de cena montado e encenado para passar a imagem de que é humilde, simples e do povo …e assim falsear e criar uma imagem de herói do povo…em outra ocasião propagaram a imagem dele carregando uma quentinha pra almoçar com esse mesmo intuito que eu estou descrevendo…mas até parece que juiz deste pais come de marmita…rs…tudo isso tratam-se de técnicas de uso planeado de propaganda para conquistar e influenciar as mentes e o corações das massas …ele esta sendo treinado e adestrado para tudo…como se comportar, como falar, como responder, como agir, como proceder …

    • A Máquina Troll says:

      Bob Fernandes | “A Lei é Para Todos”… Mas isso, só no filme da Lava Jato :

      https://www.youtube.com/watch?v=b0LImAIAi-Q

      • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

        O cara cita o bob e quer ser levado a sério… RSRSRSSRSRSRSRSSSSSS… PQP !!!… 🙂

      • “A Lei é para todos”. Só que não! ? É só falar com o Gilmar.

    • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

      TEM QUE PASSAR O RODO GERAL NESSA COMUNALHA, meu camarada… e pra ontem… General Mourão: APOIADO… AD SUMUS…

    • A Máquina Troll says:

      “Avaliação positiva sobre governo Temer cai para 3,4% em setembro, diz CNT/MDA

      Reuters Reuters

      1 hora 14 minutos atrás ”

      isto é ou não é motivo mais que o suficiente ROGERIO?!…vc esta se iludindo…não tem mais pato amarelo, camisas da CBF e nem panelas batendo na varanda dos prédios……. Definitivamente não era contra a corrupção que protestavam …..O “povo” queria mudança…. Mudou… Nem que seja pra pior nós vamos melhorar…..rs…

      “A classe média não é anticomunista porque acredita na ameaça do comunismo para a nação e as tradições nacionais, mas porque ele tem medo de que os comunistas vão roubar sua fortuna, tranquilidade e segurança.”

      Joseph Goebbels

      O DISCURSO DOS DISCRIMINADORES :

      https://www.youtube.com/watch?v=xuzMlXMEchc

  12. Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

    É o que sempre digo aos meus pupilos: aprenda sempre com os melhores… não se ligue a perdedores e fracotes… não faça como nossos esquerdalhas que, se fosse por eles, estaríamos fazendo hoje intercambio militar com o “grande” exército cubano, boliviano ou com as farc… PUTZ… rsrsrrssrrsrsrsrssss… chega a doer a comparação… rrsrsrssrsrsrssss…

  13. Ah! Como é duro ver um reboot de um filme que já era ruim! A versão século 21 da operação brother sam voltou com tudo. A América para os “americanos”, o que é bom para os EUA é bom para o “Brazil”. Um país sem projeto próprio, fornecedor de matéria prima e tutelado sob a aba de outro. Más temos que reconhecer a capacidade infalível dos americanos em nós subjugar, a vontade coletiva de alguns pederastas de serem subjugados, a desculpa que sempre cola de imediato como mantra pentecostal. Contra a corrupção, o comunismo e pela família! E voilá! Críticas ferozes aos países que soltaram os grilhões é rumam ao topo Geopolítico, jogando o jogo dos Grandes. Más nós! Bem, nos comportamos como aquele puxa saco, que tudo faz, mas será sempre só isso mesmo!

  14. A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa.
    Karl Marx

  15. Essa aproximação e mt estranha , lembresse da guerra da lagosta , é o que de que lado os norte americanos estavam. Os norte americanos a beira de um conflito nuclear e envolvidos em MTS outros pelo mundo a fora,faz agora uma aproximação rápida com o Brasil ,hora será uma conhecidencia , hora não se esqueçam das espionagens feitas no Brasil hora, acordos com anglo saxões nunca trouxeram benefícios ao Brasil ,o resultado está aí um governo que obedece a eles esperamos que nosso exército fique em seu lugar e não queira futuramente se em volver em conflitos dos norte americanos, nosso país tem um costume mt feio de sempre querer agradar o mundo , e acaba ficando para trás , já tá na hora do Brasil assumir seu lugar de direto no mundo . É mostra que somos uma potência mundial e regional

  16. Infelizmente e/ou felizmente (escolha entre as 3 opções) estamos ligados aos EUA. é natural que isso aconteça e sempre haverá o lado bom e lado ruim. Coisas boas, coisas não tão boas. Mas qual seria a opção? Fazer intercâmbio com russos e chineses? Por que não também? Uma coisa não exclui a outra. Ou não fazer intercâmbio nenhum? Aí acho que e estamos perdendo. Perdendo em conhecer de perto diferentes equipamentos e novas doutrinas.
    .
    Na minha opinião o intercâmbio é bom, seja com quem seja. Certos cuidados também são bons, seja com quem seja. O correto é manter a mente aberta e isto serve para todos nós.

  17. já disse aos guerreiros parem de responder a esses tumultuador que usa mais nick names do que chico anisio mudava de personagens no chico anisio show ok

    e para completar vejam a foto , e analisem ela , parece tipo assim os oficiais tentando não abrir como o aloisio nunes e o ministro bossal da defesa querem

    o exercito dos estados unidos falando olha seu governo falou que podia ser feito assim
    e o EB respondendo ,NAO É BEM ASSIM !!

    • Guerreiros!!??!! ahahahahahahahahahaha desde quando MAV desocupado é guerreiro??? ahahahahahahahah.. PQP. Só se forem “guerreiros do povo brasileiro” tal qual um ex-terrorista que atualmente é assíduo frequentador de páginas policiais. SOMOS TODOS MOURÃO.

      • voce tem cara de todo moro , todo aecio , todo coxinha , todo alkimi todo psdb todo apátrida todo entreguista , e todo boçal , todo americanizado todo vira lata , todo menos estado todo menos impostos todo menos pátria e por ai vai
        resumindo nao engana ninguém .

        apátrida igual a voce a gente percebe de longe .

        • Caro órfão do “eneadactilus gatunus” , quando você fala em entreguismo talvez esteja se referindo a refinaria que foi roubada da Petrobras na Bolívia, ou talvez ao Porto de Mariel que foi dado de presente aos irmãos castro, ou também ao metrô de Caracas. Vocês são tão antiamericanos, mas para levar algum a mais até a refinaria em Pasadena – CA – USA serviu não foi? Quem é apátrida é quem investe FORA DO PAÍS. Como não se bastasse o pt ter deixado as Forças Armadas do país na miséria, ainda temos que aturar vocês, MAVs descocupados, emporcalhando sites que tratam do assunto. Quanto ao trabalho do juiz Sérgio Moro, se você acha que ele faz um péssimo trabalho, saia com uma camiseta de sua OrCrim nas ruas e ouça o que o povo tem a te dizer!!

          Ao contrário de certos governantes que ocuparam o poder por muitos anos, não tenho a intenção de enganar ninguém e acho que Aécio Neves e Michel Temer tem que fazer companhia e seu chefe lá em Curitiba. O povo só não saiu ainda às ruas para pedir a cabeça de Temer porque não quer se misturar com os criminosos petistas. Simples assim.

          ABAIXO O FORO DE SÃO PAULO!!
          SOMOS TODOS MOURÃO !!

          E QUE VENHA O HMS OCEAN!!

          • que babaquice coisa de gente apátrida agora seu novo rei é o morao rsrs
            antes seu rei era o cunha
            você quer é ter seu green card e ser confundido com gringo
            por falar em metro 20 anos de psdb em são Paulo 40 quilômetros de metro 20 anos em Taiwan 400 quilômetros de metro
            entreguista sergio mmoro amiguinho de aecio rsrs outro rei que vai aparecer tudo na caminhada
            rei dos coxinhas com nariz de palhaço que sentaram no pato da fiesp

            esqueceu do serra , esqueceu do Fernando Henrique psdbesta

            você esta esperando o ocean navio da rainha careca aquele que o motor quebra toda semana rsrs

            espera sentado em cima do pato da fiesp com seu nariz de palhaço .

          • General Mourão… TAMOS JUNTOS… AD SUMUS… Mourão, GUERREIRO DO POVO BRASILEIRO !!!…

    • no defesa aérea naval colocaram esse temer assinando mais um tratado de não fazermos a bomba atômica de jeito maneira

      igual o Fernando entrega tudo

      foi o primeiro a assinar no mundo um lixo de presidente ,mas a cara daqueles otarios manipulados pela rede esgoto de televisão e outras mídias corruptas e atreladas aos interesses internacionais

      na foto dele assinando essa bandeira branca

      ele parece um coitado com três pessoas atrás dele

      so sabe afundar o pais

      na pratica ele esta é apenas tirando o direito do brasil , e pior ele sabe disso

      acho que além de usar o soldado brasileiro como bucha de canhao dos estados unidos contra a Venezuela , ele foi mandado pelo trump assinar logo esse acordo pois talvez ele não dure muito tempo no cargo

      ate quanto vale uma assinatura de um golpista chefe de quadrilha ????

  18. OFF TOPIC: A “presidenta” impichada Dilma Roussef, que ganhou notoriedade por pérolas tais como a saudação à mandioca, estocar vento e que ocupou o púlpito da ONU para pedir diálogo com o ISIS, criticou o discurso de Trump na Assembleia Geral da ONU.

    Segundo o “jênio” da raça que nos assolava até maio de 2016 “O discurso colérico de Trump na ONU, instituição criada para buscar a paz e promover o convívio entre as nações, é uma ameaça à humanidade. Ao afirmar que pode destruir um país, Trump evidencia sua posição belicista, baseada na ameaça de um holocausto nuclear. Trump ataca Cuba, promete romper o acordo nuclear com o Irã e exige apoio a uma intervenção na Venezuela. As atitudes de Trump regridem à guerra fria, ameaçam nações livres e colocam a existência da humanidade em risco.
    É lamentável que o governo ilegítimo do Brasil tenha se curvado a Trump e se calado diante das suas ameaças de intervenção na Venezuela.”

    https://www.brasil247.com/pt/247/poder/318227/Dilma-Trump-amea%C3%A7a-a-humanidade-e-o-Brasil-do-golpe-se-curvou-a-ele.htm

    Como pode ser constatado do amontoado de diatribes proferido pela “Mulher Sapiens”, não foi a toa que Nelson “Jôban” cunhou a diplomacia praticada “nestepaiz” de 2003 a 2016 como a “Diplomacia dos atabaques”. Segundo o raciocínio perturbado dessa pobre senhora, Trump é um belicista por responder às ameaças e provocações do regime de Kim Jong Un e A Venezuela dominada por uma narcoditadura é um “país livre”….

  19. outra noticia para o plano brasil por para debater
    https://www.brasil247.com/pt/247/poder/318190/Moniz-Bandeira-volta-a-pregar-ação-militar-contra-o-desmonte-nacional.htm

    esperar ate 2018 o brasil aguenta ?

    • Então você defende um golpe militar desde que coloque a OrCrim do ABC no poder Pé de Alface?

      • Sem comentários S-88. O individuo usa o Brasil247 e quer ser levado a sério!!!

        • esse marcos ou é mais um nick name do ss88 ou é um tremendo tonto
          o ss88 odeia militarismo sabe de nada conscrito
          sobre o site 247 brasil . ele apenas pega as noticias vinguladas de varias plataformas e coloca em seu site
          um exemplo disso é sputinic que é um dos sites que mais cresce no mundo

          você deve ser esses otarios que aprenderam a falar em direita pelo facebook e youtube
          mas na verdade nem sabe o que quer da sua vida

          você é o todo cunha seu presidente é o temer , seu pais é o estados unidos ,

          quer pedir penico para o sionista s69 rs , acorda direitalha que vota no psdbesta .

          • Ih Pé de Alface você não dá nenhuma dentro mesmo não é!? Primeiro fica requentando acusação velha, depois mente que Sputnik é um dos sites que mais cresce quando na verdade é o site mais mentiroso do mundo e ainda me acusa de ser do PSDB. Uma bobagem atrás da outra.

            Mas você não respondeu minha pergunta: Você quer um golpe militar para colocar a OrCrim do ABC no poder?

          • ss88 toma vergonha na cara e fala para o marcus que você é anti militarismo
            acompanha site militar pois é sionista e tem por causa de 45 tem medo de linguiça rsrs

            e ainda é sim um eleitor do psdb defende o doria ,mas quando o alkimim partiu para cima do muleque ai você ficou quietinho
            quer mais o zoinho azul é eleitor do psdb
            mas você é cabo eleitoral e odeia militarismo monarquistas te dao urticarias pois nem da nossa religião vc faz parte
            já te falei o mundo da voltas e tudo retorna para o mesmo ponto em agum momento
            e para terminar defensor so psdb
            olha essa noticia ai
            https://www.brasil247.com/pt/247/sp247/318464/“Lava-Jato”-da-PM-SP-Coronel-preso-promete-delatar-corporação-e-deputado-em-desvio-milionário.htm

            outra pauta para o plano brasil

            pois ficar ai de viuvinha de ocenan navio da rainha careca quebra motor toda semana não da
            parece mais uma Kombi peruana rsrs

            chupa mais essa sionista

            agora eu quero ouvir
            bandido bom é bandido morto ? ou so quando é três P

            PRETO , POBRE , PETISTA , PERIFERICO BRANCO DA PERIFERIA

            CHUPA MAIS ESSA HIPOCRITAS

            E sobre se defendo o regime militar ,rsrs você sabe a resposta mocorongo , você que esta ai se escondendo igual a um camaleão rsrs

            quem não te conhece que te compre

          • Eu não sei resposta alguma Pé de Alface! Então volto a perguntar: Você apoia um golpe militar para colocar a OrCrim do ABC no poder?

    • SOMOS TODOS MOURÃO!!!

      • voce todo cunha ? todo temer ? todo moro ? todo aecio todo porquinho da india ? todo gato angora ? todo entreguista ? todo aloisio nunes ? todo doria ? todo serra ? rsrs todo apatrida ? todo americanizado ?

        voce acha que eu acredito em voce ? logico que nao

        o EB apenas mandou um SALVE GERAL , que significa que a camara dos deputados nao pode devolver o processo do temer sem puniçao

        so voce coxinha metido a direitalha feito nas coxas achou o pior dos mundos ou o melhor dos mundos , é ignorante

        foi apenas um salve
        https://www.brasil247.com/pt/colunistas/laurezcerqueira/318334/O-recado-dos-militares.htm
        entao voce coxinha esta apenas queimando o filme do militar ,e eu acho que é de proposito por que
        simples para colocar esquerda e direita sempre em litigio

        como se esse representa tal e aquele representa aquilo

        so que seu governo coxinha do temer é muito apatrida e pelo bem do brasil é melhor quem tiver poder mandar um salve geral MESMO

        • Você não venera o Aiatolá do ABC Pé de Alface? Pois então…

          • esse ss88 ou ss69 rs
            chama os pé de cão de
            pe de alface , pe de alfafa , periquito do governo rsrs

            aproveita cabo eleitoral do psdb

            seu partidinho mascarado de esquerda direita ,na real entreguista nato

            ainda bem que o comando começou a falar pois nas vilas os capitães já estavam falando a meses

            chupa que é de uva
            por que não pode falar ?
            não é a democracia ? que esses lixos sempre dizem

            por que o voto é obrigatório ? por que temos que suportar minorias ?

            por que o soldado do ano não pode votar ?

            rsrs varias perguntas sem respostas desses hipócritas

            esses cabos eleitorais do psdb agitaram um golpe do temer aecio e agora esta ai tudo freada na cueca so por causa de uma constatação simples que um militar fez

            o comando que decide , eu eu já escrevi aqui

            convoca a reserva que é umas das maiores do mundo

            vai em cadeia de radio e televisão e chama toca o plano de defesa se os guerreiros forem já esta amparado

            com certeza os guerreiros IRÃO .

            sionistinha brincando em terra de bandeirantes , vai arrumar pulga para se coçar .

          • Mas o fato é que você venera o Aiatolá do ABC Pé de Alface!

        • Vc votou no coxinha libanês, meu caro pé de alfafa… agora aguente… rsrsrsrsrsrssssss…

          • não cansa de mudar o nick name o ze povinho blue reis rsrs e etc etc e tal

            o próprio treme temer falou em carta aberta
            que ele era um nada não tinha representatividade no governo era apenas um boneco de Olinda rsrs

            mas ai me diz o eyes azul o que você e seus amigos entreguistas fizeram deram poder para o temer

            o líder de quadrilha ,e ainda defendem ele quantas vezes você fez isso

            e para completar um eleitor do aecio não tem moral alguma para falar nada
            e fica ai falando de direita eleitor do aecio rsrs

          • não cansa de mudar o nick name o ze povinho blue reis rsrs e etc etc e tal

            o próprio treme temer falou em carta aberta
            que ele era um nada não tinha representatividade no governo era apenas um boneco de Olinda rsrs

            mas ai me diz o eyes azul o que você e seus amigos entreguistas fizeram deram poder para o temer

            o líder de quadrilha ,e ainda defendem ele quantas vezes você fez isso

            e para completar um eleitor do aecio não tem moral alguma para falar nada
            e fica ai falando de direita eleitor do aecio rsrs

          • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham... says:

            O que importa é que no final a PETEBADA se fu…zilou… rsrsrrsrssssss… passa um gelol que melhora os ânimos, pé de alfafa emocionalmente destroçado… rsrsrrsssss… PERDEU PLAYBOY… gostando ou não, vcs colocaram o vampiro lá… MEA CULPA… MINHA MÁXIMA CULPA… rsrsrssrsrssssss…

    • Cesar A. Ferreira says:

      Mourão deveria ter sido punido, mas, com que moral pode um governo como este punir alguém?

      • eu não achei que deveria ser punido pois ele foi sobreo tem um vídeo se não me engano no brasil247

        e o povo não fala em democracia , mas então por que os militares de alta patente não podem se expressar quando são perguntados
        e outra quem pariu essa republica das ratazanas

        foi o EB elite quando deu um golpe na monarquia ,então esta mais do que certo embalar o filhote que pariu .

      • Além de boquirroto é um desinformado! Conhece o “livrinho”? Ele não apenas prevê o impeachment como também que os militares se submetem ao poder civil…

        • o livrinho que você e seu golpe rasgaram ,

          agora ele serve ?

          sionista quem não te conhece que te compre

          é igual aquela piada de três pessoas presas na ilha deserta
          com um bau de ouro
          outro de comida
          outro de armas

          você escolhe qual ? para sobreviver caro entreguista .

          • O “livrinho” que você e os demais filhotes malparidos da “pátria-educadora” não conhecem e tampouco sabem como funciona meu caro Pé de Alface! Não é à toa que TODOS vocês passam vergonha repetindo que foi “gópi”……rs!

  20. No fim os generais brasileiros bateram continência para os americanos….ficaram de 4 e arrebitaram a bundinha depois.

    • Cesar A. Ferreira says:

      Nossos oficiais seniores prestaram continência aos seus equivalentes?
      Quando? Eu não vi isso.

    • professor , olha para a foto vale mais que mil palavras
      esta mais do que claro que a ordem veio do governo civil em abrir essa caixa de pandora na amazonia

      o aloisio nunes e o minsitro da defesa civil , e temer
      outra noticia negligenciada foi esse treinamento com o Paraguai com recursos brasileiros apenas treinando o outro pais

      isso não vem de comando vem dos políticos civis fazendo gracinhas

      a foto demostra claramente que os gringos querem o que o governo temer propôs e os militares estão contornando dizendo so pode ate tal situação

      a realidade que a esquerda e a direita não querem ver é que o golpe nunca foi na dilma e sim no brasil

      que os políticos de esquerda e direita estão sim envolvidos com corrupção ate a ultima ponta do fio de cabelo

      agora se você me perguntar mas tem melhores ?
      sim
      nivelado por baixo
      veja o caso dos caças os russos ofereceram o t50 podendo ate construir uma fabrica no pais
      o PT aceitou o gripem que tem motor de um pais radar de outro ,isso é a esquerda brasileira

      é um engodo a esquerda e direita as duas são falsas

      o exercito fez nascer essa republica das ratazanas , então ele tem a responsabilidade SIM de falar de criticar e etc e tal

      olhem essa democracia tudo demora décadas para sair do papel um quer pintar de rosa o outro de vermelho , o outro que derrubar o muro

      vem um politico fica 4 anos o hospital falta apenas a janelas ai entra o outro ele vende o hospital a capital privado de seus laranjas

      e assim gira esse lixo que fizeram apenas andarmos em círculos .

      pariu a republica das ratazanas agora tem que EMBALAR SIM .

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com