Exército russo está no limiar da OTAN

OTAN, russiaO secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, afirmou que os militares norte-americanos devem estar preparados para “fazer frente” ao exército russo, moderno e altamente combativo, que, segundo ele, “está no limiar da OTAN”.

Hagel observou que os requisitos apresentados ao exército norte-americano se tornariam cada vez mais diversificados e complexos.

No presente momento, 80 mil soldados das Forças Armadas dos EUA servem na zona de responsabilidade do Comando do Pacífico, 40 mil estão na zona do Comando Central e 28 mil na Europa. Além disso, vários milhares de militares estão aquartelados na África e na América do Sul.

Fonte: Voz da Rússia

36 Comentários

  1. E o senhor Chuck Hagel no limite da irresponsabilidade com suas declarações,fala o que não deve, e espera que os russos fiquem calados,o senhor está de brincadeira.

  2. Pois é, Deagol…..

    Mas vejam: a Russia é um único país…. É a OTAN é uma aglomeração de países terroristas….

    No entanto, a Russia peita sozinha….

    • Para começar a Rússia não tem um terço do poder de força da OTAN e nem um décimo da capacidade de projeção de força.

      A Rússia não peita ninguém, se peitasse teria invadido a Ucrânia conforme Putin havia prometido e não teve coragem de cumprir.
      Pq não invadiram?

      A Rússia só faz ameaças nucleares pq os americanos aceitaram um tratado que limitava o número de ogivas atômicas para os dois lados, que foi muito conveniente para a União Soviética que estava quase falida e não podia competir com os EUA.

      Hoje metade das forças armadas russas ainda está na década de 80, seus caças mais novos estão atrás dos ocidentais, e a quantidade de militares é 20% do que era durante a guerra fria com um orçamento várias vezes menor que o da OTAN.

      E se você não se lembra a Rússia só tem coragem de atacar guerrilheiros, camponeses, civis ou países minúsculos, muitas vezes com resultados desastrosos. Nunca atacaram uma força grande como o Iraque de 1991, nunca, desde a segunda guerra, enfrentaram uma força aérea de verdade ou um exército organizado.

      Primeiro você espera a Rússia demonstrar o mínimo de competência militar enfrentando algum exército decente depois vem aqui e diz que ” a Russia peita sozinha…” pq até hoje só bateram em pobres e indefesos à curtas distâncias.

      A Rússia só faz chantagem nuclear e bulling em suas fronteiras, jamais vão ter coragem de atacar uma nação militarmente desenvolvida e muito menos um membro da OTAN. Você nunca vai ver os russos em uma grande guerra pois eles só batem em quem não tem condições de se defender.

      Pois é Rafa, pensando bem a Rússia só late.

      • Deagol, meu prezado, como vc faz uma afirmação de que o Putim prometeu invadir a Ucrania, suponho que vc tenha essa transcrição de alguma fonte de informação midiatica, por favor nos apresente, gostaria de conhecer o teor dessa promessa. Tambem ficaria muito satisfeito se vc mostrasse aonde escreveram que os Russos fizeram ameaças nucleares a OTAN, depois do acordo de reduçao de armas estrategicas, sabendo que os States estão reformando todo seu arsenal, assim como os Russos, acho essa sua informão muito séria e como sei que vc é bem informado, por favor nos apresente essa fonte, ficarei no aguardo. Sds.

      • Quem latiu desde o começo foi a OTAN e os EUA! O que fizeram? Mandaram o ultra moderno Aegis passar vergonha no mar Negro!! 😀
        O que mais?? Ah sim! Fizeram sançõezinhas que foram motivos de risada do governo Russo e ainda um avião americano teve que dar um pedala robinho pra não tomar um coro de um avião ‘do século passado’….rsrsrsrs

        Mas por favor, continue: com certeza essa sua terapia de auto-estima vai lhe ajudar… não vai mudar seu rostinho de ‘munino ontoligente’ , claro! …. mas vai fazê-lo prosseguir….rsrsrsrs

        E enquanto isso, ficamos aqui a rir das suas fantasias e justificativas frustradas…

        Ah, e sobre o Su-35: Chupa Deagol

        😀

      • Warpath,

        Sobre essa “estória” do AEGIS…

        É bem verdade que qualquer sistema é passível de sofrer interferência. Contudo, ha aqui um problema que ( até onde sei ) não se pode driblar: geração de potencia… Seria necessário um sistema extremamente sofisticado e potente para barrar completamente radares; ainda mais considerando a capacidade de geração de energia muito superior de navios de guerra frente as aeronaves ( além da adoção de um equipamento que salta de frequências; o que dificulta a interceptação da frequência da onda emitida para posterior bloqueio )… Em outras palavras, a geração de energia do navio permitiria aos radares deste produzir uma onda tão poderosa que um ECM em uma aeronave de caça, embora pudesse reduzir sua eficácia, simplesmente não seria capaz de anula-la conforme a distância fosse reduzida…

        Pra se ter uma ideia, através de um pacote de expansão do sistema SPY ( SPY-2 ), o sistema de detecção do AEGIS chega a ser tão poderoso que é capaz de permitir interceptar satélites em órbitas baixas!

        Por tanto, até acredito que o sistema SPY possa sofrer alguma interferência que até mesmo impedisse uma solução de tiro ( dependendo de como a coisa é feita ), mas daí a “desligar” o AEGIS, é outra história… A rigor, creio que somente uma aeronave verdadeiramente especializada em guerra eletrônica poderia realmente ser efetiva em alguma instância ( F-18 Growler, por exemplo ).

        O AEGIS não compreende somente o sistema de detecção SPY. Ele une praticamente todos os meios de ataque e defesa do navio. Aliás, o SPY passa por constantes atualizações, já estando próxima a implantação do SPY-3, que dotará os novos destróieres da classe Zunwalt. Por tanto, não como inibi-lo por completo…

        Quanto as sanções econômicas, eis um exemplo de como podem ser danosas no longo prazo:
        http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/37457/maior+petrolifera+russa+pede+ajuda+para+atenuar+impacto+de+sancoes+internacionais.shtml

      • Caro RR,
        Não adianta explicar, sem esse boato sobre o AEGIS eles ficam sem nenhum argumento. Pode reparar que em todas as discussões o warpath repete as mesmas coisas.
        Ao invés de provar que estou errado mostrando um exemplo de eficiência dos militares russos ele faz essas afirmações sem qualquer evidência séria.
        Chega a dar pena.

      • “A Rússia só faz ameaças nucleares pq os americanos aceitaram um tratado que limitava o número de ogivas atômicas para os dois lados, que foi muito conveniente para a União Soviética que estava quase falida e não podia competir com os EUA.”… essa é a conclusão mais equilibrada… o resto é mimimi de esquerdinha que ainda acha que a mãe Rússia é socialista… viraram pedra no século passado… RSRSRRSSRRS… 🙂

      • Acho que além dos russos outro que só late é o Warpato.

        E sobre o su-35, continua com radar ultrapassado, atrás do Rafale, SH F-15, F-22 e F-35.
        HAHA!!!!!!!!!!

      • Esse ai, então, caro Deagol, é um DESCONEXO… dá até dó… do mesmo nível do km/l, helvético e pé de tomate… RSRSRSRSRSRSRSR… sofríveis… mas uma pergunta me inquieta… como eles fazem para recrutar tantos energúmenos de tão baixo nível assim ???… deve ter algum tipo de concurso com testes pisco-cognitivos do tipo: montar um quebra-cabeças de quatro peças em meia hora… rsrsrsrsrsrsrssrsrss… os que não derem conta nesse prazo tão contratados… depois será mais um MAV a serviço do partidão a nos torrar o saco… 🙂

      • Olá Warpato! O que você está fazendo aqui petralhinha? Ficar parasitando aqui não vai garantir a bolsa trollagem sua e do seu namorado, o bufão da cacolândia. Pega seu bonezinho vermelho e a camisa com a estrela malfadada e vai pra rua panfletar

        Petralha!

      • Rafa.

        primeiro se mostra resultados depois se faz afirmações.
        De novo, no dia em que a Rússia demonstrar bom desempenho em uma guerra contra uma força armada decente você vem aqui e diz que ele tem coragem de peitar alguém.

        Por enquanto o que você tem é só propaganda mentirosa.

      • Isso serve para qualquer país do mundo. Ninguém vai à guerra por vontade própria se achar que vai perder. Sempre é um país extremamente poderoso contra um muito fraco. Algumas vezes o fraco arruma aliados de última hora e vira o jogo, mas isso é raro.

  3. e russia ta ferrada mesmo!!! se nao fosse o s-18 que nem os EUA tem alias ne!!
    e sua milhares de ogivas nucleares, ja estariamos numa terceira guerra mudial contra a russia de forma convencional porem, muito provavelmente a russia nao aceitaria perde e usaria seu arsenal nuclear, e fazeria um grade estrago na OTAN com seus milhares de SCUD, E MISSEIS DE CRUZEIRO, E OUTROS TATICOS, E ISKANDER!!! E TEM MAIOR FACILIDADE LOGISTICA NA EUROPA CENTRAL DO QUE OS EUA POR SE TRATAR PERTO DE SUAS FRONTEIRAS!!!
    E SOBRE SO PERDE GUERRAS E APANHA OS EUA TEM SUAS LUTAS PERDIDAS O VIETNA, AFEGANISTAO QUE O DIGAM!! E O IRAQUE EM 1991 NAO ERA NENHUMA GRANDE POTENCIA MILITAR!!!

    • kleslei,

      Diferente dos anos de Guerra Fria, quando os russos tinham forças poderosas estacionadas em posições comodas e vantajosas, agora quase todo o leste europeu pende para o Ocidente…

      A Russia de hoje tem apenas uma fração do poderio convencional da época soviética… Se ela tentar se aventurar na Europa Central, muito provavelmente estará cometendo suicídio… Não duvido que a cavalaria russa chegasse até Varsóvia, mas o problema seria o que fazer quando chegasse lá, com todas as estradas e pontes atrás de si destroçadas pelos ataques que certamente haveriam… E aí a logística vai pro espaço… Por tanto, concordo que exista “facilidade” no acesso por terra, mas ela está longe de ser decisiva… Há de se considerar as forças armadas europeias, que, apesar de também somente serem uma fração do que eram na Guerra Fria, não podem ser subestimadas. E certamente elas proverão alguma resistência… E vale lembrar que os russos estarão invadindo uma região com mais de 200 milhões de pessoas, com prováveis 50 milhões no seu eixo de avanço, que hoje estaria limitado a Bielorrússia ( o único aliado que lhes restou naquela região ), e considerando que Ucrânia não é mais uma primeira opção.

      Os americanos, por outro lado, tem as condições para manter bases militares diretamente no centro da Europa. De fato, ainda hoje existem consideráveis instalações americanas naquele continente e outras que podem ser rapidamente ocupadas. E se eles colocarem toda a sua capacidade logística pra funcionar, podem transportar em questão de horas toda uma divisão mecanizada ( com todas as unidades de apoio! ) apenas pelo ar… Creio que não seria nada impossível, no espaço de uns 10 dias, triplicar as forças terrestres e quadruplicar as unidades aéreas na Europa.

      Em suma, em um conflito convencional no território da Europa, a vantagem pendeu completamente para o lado da OTAN, posto que os russos não tem mais a infraestrutura que detinham no leste da Europa e muito menos a capacidade de transporte estratégica que os EUA detêm…

      E se algum dos lados resolvesse fazer uso de armas nucleares, deverá estar pronto para a retaliação que certamente virá… E sabendo-se que lado nenhum resistiria a ataques de saturação, então seria aniquilação mutua…

      • “Diferente dos anos de Guerra Fria, quando os russos tinham forças poderosas estacionadas em posições cômodas e vantajosas, agora quase todo o leste europeu pende para o Ocidente…”

        Os órfãos da URSS ainda não se deram conta que o mundo mudou… o leste europeu não quer nem ouvir falar nos russos… mas no Brasil tem uma malta que se pudessem ressuscitariam os sovietes para poderem se elucubrar com algo que não deu certo em lugar algum no mundo… sorry… 🙂

    • kleslei,

      O exército iraquiano em 1991 era o quarto maior do mundo, e sua força aérea era bastante capaz. Suas forças armadas em geral eram bastante experientes e detentoras de armas realmente sofisticadas na época… Era provavelmente a maior potencia do Oriente Médio…

      O sistema anti-aéreo do Iraque, em particular, era um dos mais densos do mundo ( certamente o mais formidável de todo o Oriente Médio ), extremamente bem organizado e dotado de sólidas defesas em camadas. Tinha sua principal instalação na forma de um centro de comando e controle altamente sofisticado, em Bagdad, e cuja a destruição foi extremamente difícil ( não fosse o F-117, poderiam ter ocorrido terríveis perdas… ).

      Enfim, desabilitar essa defesa foi sim tarefa complicada e cobrou o seu preço… Dezenas de aeronaves da coalizão caíram para as defesas iraquianas.

      • Obrigado caro RR!
        Se não você não fosse você nos iluminar como seria difícil discutir com esse pessoal.

        Saudações.

      • Mas não tinham o ESSENCIAL: indústrias de base e empresas de tecnologia de ponta… não aguentaram uma década de pressão… deu no que deu… enquanto isso, no sul do equador, “um país que não possui inimigos” gasta BILHÕES em uma ilha insignificante ao invés de aplicar esse dinheiro na modernização de sua infraestrutura… ENTREGUISMO PURO…

  4. Caro Deagol, não sou um comentarista rotineiro, mas acompanho quase que diariamente o PB e por muitas vezes li seus comentários ácidos com relação à Rússia, assim como por diversas vezes li suas defesas calorosas em relação aos EUA e OTAN.

    Mas lendo seu post creio que você se equivocou, pois tudo que você afirmou em relação a Rússia se aplica à dupla EU-OTAN.

    Você afirma que a Rússia “só tem coragem de atacar guerrilheiros, camponeses, civis ou países minúsculos, muitas vezes com resultados desastrosos”, mas se analisarmos a história recente veremos que a última intervenção militar russa foi na Georgia e isso após o presidente bufão georgiano Saakashvili ter atacado posições guarnecidas por capacetes azuis russos na região da Abkassia, porém o todo poderoso defensor da democracia e da liberdade dos povos a dupla imbatível EUA-Otan nos últimos 20 anos atacaram mais de dez países, dentre os quais podemos citar Iraque, Líbia, Somália, Chade, Líbano, Sudão, Haiti, Iugoslávia, Afeganistão, Zaire, Libéria, e muito outros que poderíamos elencar.

    Da mesma forma, não podemos esquecer que a grande maioria destas intervenções se deu mediante ardis utilizados pelos americanos e europeus, sejam estes ardis a posse de armas de destruição em massa como no Iraque, seja o combate ao terrorismo internacional como no Iêmen, Sudão e Afeganistão, seja a defesa da democracia e a liberdade dos povos como no caso da Iugoslávia.

    No mesmo sentido, não se pode afirmar que nessas guerras a dupla imbatível e onipresente tenha combatido exércitos poderosos, pois muito ao contrário combateram com terroristas maltrapilhos e subnutridos, bem como quando da guerra do Iraque e inconteste que o Iraque de Sadam já estava sob embargo comercial a mais de 10 anos, portanto com um exército totalmente depauperado e obsoleto.

    Independentemente deste aspecto em momento algum podemos afirmar que as forças americanas e europeias conseguiram uma vitória nesses cenários, muito ao contrário a situação atual destes países é de extremo caos, ou você vai nega o caos social pelo qual passa a Líbia, o Iraque, o Sudão, a Somália, etc., ou seja nenhuma intervenção militar patrocinada pelos americanos e ou europeus obteve um resultado satisfatório, sendo que a verdade é que estas intervenções somente serviam para acirrar ainda mais o ânimo dos combatentes, criando novos focos de tensão e ainda piorando e muito o tênue equilíbrio de forças que existiam.

    Assim. Acredito que não apenas o exército russo deva demonstrar competência, mas principalmente o americano e europeu, posto que apesar de contarem com uma tecnologia extrema e capacidade universal de ataque, não forma capazes de vencer por nocaute nenhuma das guerras que patrocinaram, podendo-se no máximo afirmar que foi uma pífia vitória por pontos.

    Voce afirma que a “Rússia só faz chantagem nuclear e bulling em suas fronteiras”, porém esquece que o maior patrocinador de golpes de estado no mundo são os EUA e a OTAN, da mesma forma esquecesse que os serviços de inteligência americano e europeu estão envolvidos direta ou indiretamente com a ruptura da ordem social em diversos países como no caso da Ucrânia, do Egito, e recentemente de Hong Kong, ou iremos esquecer da primavera árabe, da revolução laranja e de muitos outros movimentos sociais patrocinados pelos EUA-OTAN.

    Também não podemos esquecer que se algum país faz chantagem nuclear e bullying com a comunidade internacional, este país é os EUA com o beneplácito da OTAN, pois a Rússia nos últimos 20 anos não expandiu sua zona de influência para os limites europeus, nem tampouco ambiciona dominar a região do Oriente Médio, da Ásia e do Pacífico, como desejam os falcões americanos e europeus, não foi a Rússia que instalou misseis e antimísseis nas fronteiras europeias, não é a Rússia que está desenvolvendo armas com capacidade para atacar qualquer país do mundo em uma hora.

    Também não é a Rússia que está adotando a guerra por procuração, criando milícias e exércitos fantoches para atacar governos legitimamente eleitos. Levando o caos a muitos países, patrocinado movimentos ditos sociais e reformistas mas que no fundo tem mão pesada dos organismos de inteligência europeus e americanos, assim como não é a Rússia que está treinando e armando movimentos guerrilheiros e terroristas mundo a fora.

    Também que não foi a Rússia a responsável pela criação da Al Qaeda, Talibã, ISIL e alguns outros grupos extremistas criados para combater governos eleitos e ou aceitos por seu povo.

    Desta forma, inconteste que se existe alguma eminência parda no mundo, esta eminência parda faz tremular uma bandeira listrada tricolor em vermelho, azul e branco, porem também ostenta 50 estrelas, bem como se faz cercar por um bando de países europeus, posto que é exatamente este pais que se conclama como defensor da democracia e da liberdade dos povos que nos últimos 20 anos só tem um desejo a dominação global, seja esta bélica, financeira, econômica ou geopolítica ne para atingir seus objetivos não mede esforços, não se detém em relação as baixas civis e é capaz de usar dos mais sórdidos instrumentos para atingir seus objetivos, inclusive contra sua própria população.

    Não sou defensor da Rússia, posto que no cenário internacional não há país inocente, ou qualquer outro que seja capaz de defender o interesse alheio, vez que no cenário mundial somente interessa a defesa dos interesses pátrios e da manutenção da sua esfera de influência, agora se endeusar os americanos e europeus, enquanto se demoniza os russos, não se demonstra ser uma estratégia correta, vez que de santos os EUA e a OTAN não tem nada, muito ao contrário se existisse um organismo internacional com poderes para punir um país pela interferência nefasta em assuntos internos, pelo massacre de populações civis, pelo extermínio de etnias, pelo caos econômico provocado e pelas guerras deflagradas, certamente os EUA e os países da OTAN seriam os primeiros a se sentar no banco dos réus.

    • Corretíssimo. Infelizmente ainda somos dominados pela invasão cultural que se fez sentir por várias décadas, apegamo-nos ao contraponto ilusório – e habilmente construido, deve-se admitir – aos comunistas comedores de crianças. Alguns iludidos daqui ainda acham mais “bacana” falar inglês do que dominar a língua pátria.

      • Deixa eu ver se entendi: ser antiamericanista é ser cívico… o contrário não… ser pró China, cuba ou Rússia é ser imbuído de civismo… o contrário não… uhmmmm… que raciocínio lógico !!!… 🙂

      • Ufanismo não paga a conta do almoço, meu caro… o problema brasileiro é que os jecas nacionais não procuram aprender com os vencedores… antes com perdedores aplicam uma desconstrução da nação que dá no que vc chama de ilusão… realmente, só que a ilusão não é de quem não foi contaminado pela esquerdopatia, antes é de quem pratica a autofagia cultural e nem se apercebe desse fato… se conhecesses as obras de Mário de Andrade, não pensarias assim… como é triste observar que não sabem para onde vão e nem de onde saíram… são cegos… pergunte a esquerda nacional quem é que desconstroem a língua pátria… conhecerás nomes como Marcos Bagno e outros esquerdalhas que estão a serviço de interesses internacionalistas… limpe a sua lente, amigo… tá enxergando tudo errado… esquerdopatia é uma doença auto impingida… só vc pode se curar dela… saudações…

Comentários não permitidos.