Defesa & Geopolítica

Exército britânico revela o seu novo sistema de defesa anti-aérea Sky Saber

Posted by

As forças armadas britânicas revelaram recentemente o seu novo sistema de defesa anti-aérea ‘Sky Saber’, em Baker Barracks, Inglaterra. Os três componente principais do sistema Sky Saber incluem a unidade lançadora móvel MBDA CAMM (Common Anti-Air Modular Missile) montada em um caminhão 8×8 MAN, o sistema de radar Giraffe da sueca SAAB e a suíte eletrônica de controle fornecida pela empresa israelense Rafael.

O Sky Saber entrará em serviço em 2020 e representará uma mudança considerável nas defesas aéreas do Reino Unido. O sistema dará ao Exército britânico novas capacidades de defesa anti-aérea de curto a médio alcance e será um sistema verdadeiramente integrado utilizado tanto pelo Exército quanto pela Força Aérea Real.

radar Giraffe da sueca Saab

Esta foi a primeira vez que os três componentes principais do sistema se uniram; a unidade de ativação MBDA que dispara o míssil CAMM, o sistema de radar Giraffe da sueca Saab e o sistema de comando e do conjunto eletrônico de controle desenvolvido pela empresa israelense Rafael.  ,

A série CAMM (míssil modular antiaéreo comum) é uma família de mísseis terra-ar e ar-ar desenvolvidos pela MBDA para o Reino Unido. A unidade de lançamento foi acoplada em um caminhão MAN SV HX60 8×8, e possui 12 tubos de lançamento para mísseis CAMM montados na parte traseira do chassi.



Performance do CAMM

O CAMM é um projeto de defesa antiaérea de média altura multiplataforma.Tanto para emprego Naval como Terrestre. Substituirá o míssil Rapier (terrestre) e o Sea Wolf (Naval).

O modo de lançamento é vertical o que o torna habilitado para emprego em plataformas navais.

Alcance Máximo + 25 km
Alcance Mínimo < 1km
Velocidade   > Mach 2,5
Terrestre – Veículo 4 t capacidade
Naval  – Módulos único  ou quadruplo 

23 Comments

  1. Pingback: Exército britânico revela o seu novo sistema de defesa anti-aérea Sky Saber | DFNS.net em Português

  2. Parece ser um sistema bem prático!

    Off topic: neste sábado, Israel teve que dormir com um abate de um todo customizado F-16 por um sistema anti-aéreo Sírio. Apesar de revidar depois (alegando q mais de 15 mísseis Sírios foram lançados sem conseguir abater seus caças – pausa pro “aham”), não mudará o fato de ter tido seu caça abatido…E a movimentação de ‘besourinhos’ pelos sites de defesas estava agitadíssima…tiveram muito trabalho neste começo de carnaval…hehehehe!

    • Depois do F16 abatido, estimá-se que quase metade dos mísseis de defesa anti aérea da síria foram destruído, acho que a equação está melhor para o lado israelense…

      • Sempre tem um asno que acredita em Israel.
        Só tem um problema: a mentira cai com o tempo.
        E agora todos sabem que nem 30% dos alvos que Israel pretendia atingir foram destruídos.

      • E aí esta a mentira: fonte G1.
        10 de fev de 2018 · Israel lançou neste sábado o que considerou o maior ataque contra defesas aéreas da Síria em 35 anos.

  3. e pó aqui nada não se fala mais dos sistemas anti aéreos para nossas forças armadas, desistiram dos sistemas russos? também ouvem história duma parceria com europeus da mbda também não se falou mas nada

  4. jose luiz esposito says:

    Para o BRASIL , estaria de bom tamanho chamar aqueles Índios que Flecham aviões !

  5. Não se perde chance de perder chance! Li muita crítica quando a Denel convidou o Brasil para participar do MARLIN, com versão ar-ar com testes que colocam o míssil com alcance superior a 100 km e versão ar-terra. Vi muita crítica, que Denel isso e aquilo e aquele outro! O míssil agora tá na boca do forno e o A Darter tá ai! Quem não tá mais é a Mectron, o vampirao ainda interino a eliminou sem barulho algum, nem mesmo da caserna. Aliás essa só sai da casinha quando colocam a mão sua cumbuca e para resolver questões da “guerra fria” de onde não saiu ainda. Lá se foi 30 anos de pesquisas num piscar de olhos.

    • Aos moldes do NASANS seria juntar o MARLIN com radar radar SABER M200, um flir e já se teria um sistema de médio alcance, o SABER M60 poderia desenvolver a simbiose com RBS 70 ou 9K38 Igla, em um sistema automatizado e compor a segunda e primeira camada de defesa aérea, e por fim, combinar com um projeto de preferência nacional, integrado sistemas menos suscetíveis a embargos possíveis para defesa de ponto, com pistolas auomatizadas.

    • jose luiz esposito says:

      Conhecem as CASTAS CORPORATIVISTAS DA REPUBLIQUETA DE CASTAS BRASILEIRAS ? as nossas FAs fazem parte delas , estavam ou estão em Campanha pelo RETORNO do AUXÍLIO MORADIA . desde 1889 , não perdem a oportunidade de Explorarem os Párias da Nação , para as CASTAS tudo e sempre para mais benesses , vantagens e privilégios , já para o Homem que Trabalha , apenas Salários baixíssimos e Impostos Altíssimos . Estas CASTAS sempre com Ideias Novas de Afanarem os Párias , apontam-se suas vantagens , se defendem , ** Não Tivemos Aumentos** , mas quando os Párias têm aumento a não ser de Impostos ? Então saibam as Castas Enganam a Nação com a Farsa de se Preocuparem com ela , mais Democracia e Patriotismo , todos são Patriotas mas , com Benesses , Vantagens e Privilégios , o homem que Trabalha e Produz que se DANE , OTÁRIO É OTÁRIO , MALANDRO É MALANDRO !!!

  6. Larri Gonçalves says:

    Sabe GripenBR, concordo com você plenamente no Brasil perde-se oportunidades, empresas, capacitações de RH, como se fosse a coisa mais corriqueira, os governos de plantão não estão nem aí para defesa e empresas da área de defesa, quantas já faliram e quanta mão de obra altamente qualificada se perdeu, também acho que a parceria com a DENEL, sul-africana, seria a solução para desenvolver misseis ar-ar, de médio alcance no caso específico o MARLIN e aproveitá-lo para integrar ao radar SABERM200+Flir e teríamos um bom sistema de médio alcance terra-ar, baseado num sistema ar-ar, barateando a logística para a FAB e o EB, mas aqui no Brasil parece complicado fazer o mais simples.

    • jose luiz esposito says:

      Um grande Compositor já disse . No Brasil ,suas Castas não Perdem a Oportunidade de deixarem a Nação perder Oportunidade , oportunidade somente para seus interesses e benesses , fazem o BRASIL parar nos Sinais VERDES e AVANÇAR nos VERMELHOS , uma País de CASTAS, cuja sua Verdadeira ELITE ,vive na Mãos de suas CASTAS nunca terá Futuro , pois é ,ainda chamam nossas CASTAS de ELITE . Nossa Elite ao contrário de outros Países , são os Cientistas e Pesquisadores , Professores , Empresários Idealistas , etc , etc , mas eles vivem ou não de Pires na Mão para conseguirem Migalhas que caem das Mesas de suas CASTAS de SAFADOS e LADRÕES ,que destruíram todos os Sonhos de minha geração , e de gerações futuras.

  7. Em que mundo vocês vivem, nem estamos conseguindo manter os contratos já firmados, a crise não tem dificultado o andamento de alguns programas e alguns ainda queriam que o Brasil se juntasse a outra iniciativa, veja que não houve interesse em tempos de vacas gordas… O nosso país não tem uma demanda interna grande o suficiente para justificar alto investimentos em desenvolvimento, precisamos sim comprar e termos capacidade de dar manutenção a essas armamentos.

    • Pois eh! Tem algo muito errado nisso ai! Nosso orçamento é o 13° do mundo, 22,8 bilhões de dólares, o da Turquia é quase 8 bi a menos. E não é exatamente um exemplo de país honesto. Más veja o que há lá em termos de equipamento e indústria. Veja o que eles fazem, em alguns aspectos estão a frente da indústria bélica Israelense. Blindados, helicópteros, mísseis, bombas, navios de guerra, Torres automáticas, torpedos, sensores, drones. Coparticipam ou licenciam quase tudo o que não é doméstico. Acho que eles é que estão errados em fomentar todas essas empresas ASELSAN, MKEK, BMC, FNSS, GIRSAN, TISAS, Havelsan, TAI, Otokar, Roketsan, TÜBITAK e Gölcük Naval Shipyard. A maioria sob o controle da Turkish Army Foundation.

      • O problema é que nosso orçamento é quase que completamente consumido por pagamentos a pessoal, minha proposta é que o governo criasse um fundo de pensão dos militares, assim o teto das aposentadorias seria o do INSS e quem quisesse receber mais, teria que contribuir com o fundo, e corte de pessoal, nós temos uma grande efetivo, mal armado e pouco treinado.

    • jose luiz esposito says:

      CIPINHA , apenas uma Pergunta , Falta Dinheiro para as Benesses , Vantagens e Privilégios de nossas Castas ???? Creio que não precisarei citar quais são , só uma coisinha o Orçamento federal do Judiciário é muitas vezes Superior as suas Necessidades , a FAB é a maior Força aérea do mundo de Transporte de Vagabundos , 3/4 do Orçamento das FFAA é para Folha , Pensões e Aposentadorias ,incluso o Exército de Vagabundas filinhas das …!!

      • Mas isso não muda o fato que o investimento é baixo e não sustenta a maioria dos projetos que o Brasil poderia se envolver. Isso não vai mudar da noite para o dia, até porque defesa não é nem de longe o tema principal do nosso povo.

      • A Máquina Troll says:

        Nosso pais é tomado por bandidos a serviço de potencia corsária estrangeira…nosso desenvolvimento econômico, tecnológico e industrial são sabotados por corruptos para abrir caminho para estrangeiros tomarem o controle de tudo e o monopólio sobre o mercado consumidor do pais…o problema deste pais não é falta de recursos ou de investimentos…são estes corruptos lesa-pátria daqui que recebem propina pra manter tudo parado ou mal funcionando…manter o pais atrasado, subdesenvolvido e subserviente…apenas como fornecedor de matérias primas e reserva de mercado para a potencia corsária estrangeira que os financiam…é por isso que os refugos desta gente são sempre os favoritos e os escolhidos nas “licitações”…reparem como os valores das compras daqui são sempre maiores do que os valores das compras feitas por outros países do mesmo material…

      • A Máquina Troll says:

        Trabalhamos pra pagar as propinas que esses vagabundos levam… Complicado… O que será das futuras gerações!!..O senado e o congresso se tornaram covil de bandidos que brigam entre si…um querendo derrubar o outro para ficar com a maior fatia do “bolo”… digo roubo…Não é preciso nenhum especialista para notar que tem influências deles….Olha como as polícias são intencionalmente sucateadas, as leis brandas, infratores com inúmeras passagens e soltos a reviria…

        A Desordem Impera no País :

        https://www.youtube.com/watch?v=QtFRQKhuef4

        Um pais da VERGONHA com governantes MALDITOS!! ..

      • A Máquina Troll says:

        Mensagem aos Senhores Telespectadores :

        https://www.youtube.com/watch?v=0mrmJgpKlz8

    • A Máquina Troll says:

      “cipinha
      12 de Fevereiro de 2018 at 14:15

      Em que mundo vocês vivem, nem estamos conseguindo manter os contratos já firmados, a crise não tem dificultado o andamento de alguns programas e alguns ainda queriam que o Brasil se juntasse a outra iniciativa. O nosso país não tem uma demanda interna grande o suficiente para justificar alto investimentos em desenvolvimento, precisamos sim comprar e termos capacidade de dar manutenção a essas armamentos.”

      “Mentir”, no braziu devia ser ensinado nas escolas…Ia imprimir mais qualidade no processo…E, afinal, a gente deve expandir aquilo em que um povo é bom e tem talento… não é?…

  8. jose luiz esposito says:

    GRIPEN BR , queres um Melhor Exemplo, vamos a Rússia , com pouco mais da Metade de nosso PIB , lidera em quase todas a Tecnologias , tem um Educação Primorosa , é uma Super Potência que retornou ao Cenário Mundial em uma Década ou pouco mais .Porém se parte de Nossas Castas estivessem lá , coitada , teria dado Adeus a seu Futuro e se Auto Destruída.
    Lá não existe Exército de filhas de Juízes Desembargadores , Militares , , mais Benesses , Vantagens , Privilégios , para todas elas , ou Juízes e Desembargadores fazendo seus Salários e outros dizendo que com 33 mil reais passariam necessidades ( eu já escutei ) deles por várias vezes , etc , etc , etc , mas todos aqui sabem disso , e poucos comentam Infelizmente !

  9. Como anda a união da Avibrás e da MBDA para um sistema de médio alcance no Brasil?

shared on wplocker.com