Exército Argentino testa caminhão 4×4 Agrale Marrua AM-41 em condições extremas

As  Forças Armadas da Argentina testaram o novo  Agrale Marruá AM41 . Em condições extremas. Os testes foram conduzidos nas regiões dos Andes em fevereiro deste ano. O inicio da avaliação ocorreu em  Punta Alta Buenos Aires, cujas instalações com pistas de testes, piscinas infantis, pistas e circuitos artificiais e naturais com diferentes tipos obstáculos e pavimentação, são particularmente adequados para este tipo de ensaio. Posteriormente o veiculo foi enviado a Tartagal (Salta) e finalmente  Barreal (San Juan) onde om mesmo foi testado em uma altitude de 4.312 metros acima do nível do mar.

Mais de 4.300 metros acima do nível do mar.
Travessia Barreal, Província de San Juan.

No Final de 2015, a Agrale Argentina e Agrale SA, entregaram uma unidade de caminhão militar Agrale Marruá AM41 para ser avaliado e testado pelo Exército Argentino. Posteriormente os testes também incluíram a participação da Armada e Força Aérea Argentina. Desde então o veiculo vem sendo submetido a um longo período de testes e avaliações para a sua definitiva homologação nas Forças Armadas Argentinas. De acordo com informações a sua homologação nas Forças Armadas Argentinas deve ocorrer no final do ano.

O Agrale Marruá AM41 na Cordilheira.

O Agrale AM41 possui capacidade de carga de 5.000 kg em estrada ou 2.500 em qualquer terreno. O AM-41 possui carroceria metálica, e cabine com estrutura tubular de segurança. . O propulsor do modelo é o MWM de 4.8 litros, que gera 165 cv de potência e 61,1 mkgf de torque. Caixa de transferência de dupla velocidade (reduzida) Eaton, de 5 velocidades com acionamento por tecla no painel. 

Agrale Marruá AM41, na Base Naval de Puerto Belgrano (BNPB) – Argentina

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=j7x70S0Y7TA[/embedyt]

 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=bz0hAXNXdkY[/embedyt]

Fonte: Exército Argentino

16 Comentários

  1. Sinceramente não entendi o por que do trator rebocando o caminhão no primeiro video. O bicho não é 4×4 ,feito pra encarar lamaçal e tudo mais uai!?

    • Fato …

      Sigo e Agrego ao Pensamento comentado pelo sr Tomcat3.7 …

      O teste esta sendo realizado com o caminhão Vazio ?? .

      So acrescento oooo .. Uai Sô !?rsrs.

      • Pois é , se o veiculo estava vazio já é mais um fator a atrapalhar pois tem menos pressão sobre as rodas de modo a diminuir o atrito com o solo sô, eita trem!!!rs
        Pegou mau pacas o trator puxando.

    • Boas aos amigos aqui das Gerais, bom galera isso é um teste, é necessário saber se o reboque não faz parte do teste, nos testes de prova (Testes de novos veículos) o reboque também faz parte do testo afinal deve-se avaliar se o veículo tem estrutura para tal, aqui mesmo em Lagoa Santa/Sete Lagoas a FIAT Iveco também fez esse tipo de testes com o Guarani onde ele foi tracionado por reboque afinal e se for necessário rebocar o caminhão utilizando um Blindado? Isso é comum, afinal 4×4 não é assim tão invencível como as pessoas acham, ele é vulnerável a vários tipos de terreno como pântanos, manguezais e areias movediças.

      • Parabens pela Palavras comentas pelo sr Tenente PM.Rodrigo Mathias.

        Mas se tratando de um veiculo de uso Severo.
        O Teste mesmo assim deveria ser feito com no minimo o peso 2.500 Toneladas e Teste de consumo urbano – rodoviário e Todo-Terreno. Teste de Consumo de Pneus , Sistemas Hidraulicos , Chassis , Bloqueio Automático ou Manual do Diferencial e etc.

        Vamos ficar na Torcida pela a Agrale seus produtos.

        So para Constar.

        Teste severo ?? Assista o Video.

        https://www.youtube.com/watch?v=UtfDX1fx5OU

        Obrigado a todos[as].Saude e Sucesso ao nosso Brasil

  2. Vejam a falta de visão estratégica do Brasil, os Argentinos manifestaram interesse no caminhão Agrale 4×4.
    E nosso EB ( Exército de Brinquedo), com seu generalato ultrapassado e com sonhos ilusórios de super potência, resolveram adquirir o WV Work.
    Preferem ” assassinar” a indústria de defesa nacional e investir numa indústria de defesa internacional com filiais no Brasil.
    Absurdo !!
    Só pode ser duas explicações, ou qualidade do$$$ produtos estrangeiros, ou os benefício$$$ dos mesmo kkkkk.

    • Amigo, você generalizou de mais, existem diferenças colossais entre as viaturas do Exército, o EB assim como a grande maioria dos exércitos de países com características continentais e variedade de terrenos opta pelos caminhões 6×6 (alguns ate 8×8) por serem maiores e levarem mais cargas, e também utilizamos os 4×4 mas em pouca quantidade, afinal um 4×4 jamais enfrentaria uma Transamazônica plenamente carregado, coisa que um 8×8 ou 6×6 faz com relativa maestria, já aqui no sudeste os 4×4 são necessários para transporte de tropa como os usados na Operação Rio (Copa do Mundo), sendo assim o EB não pode optar só por um modelo, o que pesou na escolha do EB foi o fato de o VW ser o caminhão mais usado no continente (isso mesmo, em todo o continente das Américas) é utilizado da Cavalaria da PMMG, passando pelos caminhões de lixo ate chegar aos caminhões da FENSA e Exércitos de toda AL, apesar de o Mercedes também possuir presença forte em países como Chile

      • TENENTE RODRIGO mas onde no Brasil isso acontece? Por favor procures uma entrevista recente no GLOBO NEWS do general ECHEGOYEN ao Jornalista Roberto DAvila , onde o jornalista se mostra mais atento,conhecedor e preocupado que o General sobre o que nos irá acontecer entre 20/30 anos,quando os nossos **MUI AMIGOS** ,farão conosco o que fazem em outras partes do mundo .Porém o General pensa em nos Defender com Tratados ,Acordos e Guerras de Selva , ou é Ingênuo ou pensa como **Deixe a Vida me Levar** !!!

    • Foxtrot o Generalato tem sonho de Superpotência !Penso que o sonho é teu,pelo contrário ,claramente o EB pensa em ser mesmo uma Força de Terceira ,ligada aos EUA e a Reboque do Mundo ,até porque em 1889 ,nos colocou nessa Situação .Aponte somente uma atitude do EB agindo como Exercito de Potência , sempre agindo e comentando ** NOSSA REALIDADE **,coitados !!

  3. O exercito brasileiro poderia adquirir algumas unidades desse caminhão, uma forma de desenvolver a industria local.

  4. …………..penso que no projeto poderia ser acrescentada uma versão com suspensão tipo “boomerang” tão característica dos caminhões EE-25 6×6 ENGESA..certo que aumentaria o pêso.no entanto, o desempenho do pequeno caminhão seria beeem melhor….. porém como os hermanos acreditam no 4×4…..talvez estejam “batendo em ferro frio”……….

  5. Foxtrot ,Cesar e Dilson ,não sei se por acaso já leram vários comentários meus ,eu venho repetindo que o EB não se interessa de maneira alguma por nossos projetos e Indústria de Defesa ,vejam temos o Charrua ,Ogum ,a Fabrica Agrale pode produzir estes veículos e blindados mesmo em pequenos lotes e dai os exportarmos ,mas não sempre o Samba tocando uma nota só ,Ferro Velho *Doado ,para depois receberem por suas repotencialização , já a Argentina tem uma filial da Agrale lá e não esta jogando a Oportunidade pela Janela ou Ventana . A última vez que comentei sobre o Ogum ,alguém veio e disse que a Alemanha havia abandonado o Wiesel que não é Verdade e depois descobri Blindados semelhantes na Rússia e um muito bom na Suécia com um canhão bofors de 20mm que serve até para derrubar Drones e Helicopteros , aqui sempre atuam contra a Indústria e o desenvolvimento nacional .
    Uma outra coisa que sempre comento ,o trabalho e desenvolvimento conjunto de Brasil e Argentina em praticamente todos os campos da Defesa , Espaço e Tecnologias, mas os dois Governos se interessam com Politicagens , Demagogias e Idiotices , quando os dois países realmente trabalharem juntos e ainda trazerem a Colômbia , Peru e até Portugal ,não terá para ninguém ,mas os nossos militares e Governos preferem que sejamos o Reboque do Mundo como nos enfiaram desde 1889.

  6. Seria bom termos o 4X4 Agrale em nossas forças, bem como também para nossas PMs, acho proveitoso também para Defesa Civil. algumas unidades são válidas e ir aperfeiçoando às nossas necessidades. 4X4 ,6×6, 8X8; pesquisando, desenvolvendo, aperfeiçoando. ter caminhões da VW também são válidos, visto produzidos aqui. Gostaria de saber se este caminhão Agrale pode servir de plataforma para canhão de 105mm ou canhão de 30mm? Obrigado.

  7. Sergio Plataforma não ,mas como meio de Reboque sim , porém tirando o Light Gun e o Otobreda ,os obuseiros 105 do EB ,são peças de Museu

Comentários não permitidos.