Defesa & Geopolítica

EXCLUSIVO: Situação caótica do ‘Madurismo’ aproxima Caracas e Santiago do confronto; Embaixada brasileira colhe dados para eventual plano de repatriação dos seus nacionais

Posted by

Chanceler chileno Heraldo Muñoz

Por Roberto Lopes

 

 

A aparente perda de controle do Regime de Nicolás Maduro sobre os inúmeros problemas que convulsionam a Venezuela Chavista está aproximando os governos de Caracas e de Santiago de um confronto político.

No início da madrugada deste domingo (30.07), a Rádio Bío Bío, do Chile, noticiou que o Ministério das Relações Exteriores do Chile prepara um plan de emergencia para resgatar chilenos residentes em território venezuelano que desejem retornar ao seu país, antevendo um aumento na atual onda de violência, que já matou mais de 100 pessoas naquele país.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado chileno, Hernán Larraín, apoiou, publicamente, as providências dos seus diplomatas visando o estabelecimento do plano de repatriação.

A operação poderá envolver os dois Boeings 737 da Força Aérea Chilena, e, até mesmo, o Boeing 767-300, aeronave de uso exclusivo da presidenta Michelle Bachelet.

Aeronaves militares chilenas: Boeing 767-300 (acima) e Boeing 737 (abaixo)

A coluna INSIDER apurou que, nos últimos dois anos, a Embaixada e o Consulado do Brasil em Caracas vêm aperfeiçoando os seus registros acerca de compatriotas residentes no território venezuelano, igualmente para usar essas informações caso seja preciso repatriá-los em situação de emergência.

As companhias aéreas brasileiras Gol e Latam já não voam mais para Caracas. Na sexta-feira (28), a companhia aérea venezuelana Conviasa anunciou a suspensão imediata dos seus voos para Bogotá e Medelín, na Colômbia – uma clara represália à decisão da empresa colombiana Avianca de interromper as suas ligações Bogotá-Caracas e Lima-Caracas, e de afastar as suas rotas aéreas para o Caribe e para a Europa do espaço aéreo venezuelano.

Asilo político – Ontem (29) à noite o chanceler Heraldo Muñoz publicou, na sua conta do Twitter, a informação de que uma juíza nomeada pela Assembléia Nacional da Venezuela bateu à porta da residência do embaixador chileno em Caracas em busca de proteção política:

Magistrada designada por Asamblea Nac de Venezuela Elenis Del Valle Rodríguez ingreso a embajada en Caracas y esta bajo protección de Chile.

Mais tarde, um comunicado emitido pela sede da diplomacia chilena informou que Elenis Rodríguez havia sido admitida na Embaixada do Chile na calidad de huéspede.

Juíza venezuelana Elenis Rodríguez, que já desfruta da proteção diplomática do Chile

A nota da Chancelaria chilena acrescenta: Nuestro país actuará en esta materia [asilo à juíza] de acuerdo con los principios jurídicos y humanitarios que inspiran su política exterior.

Para piorar as coisas, o embaixador chileno em Caracas, Pedro Felipe Ramírez Ceballos, de 75 anos (fará 76 a 16 de outubro próximo), lida com o caso do jovem Erick José Hormazábal Lagos – venezuelano filho de pais chilenos –, de 20 anos de idade, que foi preso na sexta-feira (28), em Cabudare, capital do município de Palavecino, no estado venezuelano de Lara (360 km a sudeste de Caracas).

Erick José Hormazábal Lagos

Hormazábal foi detido em uma barricada anti-governo, por motociclistas da força paramilitar conhecida como Comando Nacional Antiextorsión y Secuestro (Conas).

Justiça Militar – De acordo com a informação de um irmão de Erick, Alexander – que vive no Chile –, a mãe teria conseguido vê-lo na prisão, com um hematoma em um dos olhos. O rapaz chorava e pedia à mãe que agisse no sentido de liberá-lo.

Em Santiago o ministro Muñoz revelou à imprensa chilena que dois funcionários do Consulado chileno de Caracas viajaram ao estado de Lara, para dar assistência a Hormazábal.

O primeiro objetivo dos diplomatas é evitar que o prisioneiro chileno seja levado a julgamento pela Justiça Militar Venezuelana.

Ramírez, um ex-ministro de Minas e de Habitação do governo socialista de Salvador Allende e ex-prisioneiro da ditadura do general Pinochet, foi nomeado para o posto em Caracas no ano de 2014, mas seu período de trabalho na Venezuela está chegando ao fim.

Embaixador chileno em Caracas, Pedro Ramírez

Neste sábado o deputado chileno Jorge Tarud, membro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, declarou que o governo da presidenta Bachelet deve “exigir a libertação imediata de Hormazábal”, para não lamentar uma ação agressiva dos Maduristas contra o rapaz que foi detido.

Deputado Jorge Tarud

Neste domingo os apoiadores do Regime Madurista vão às urnas para dizer “sim” à realização de uma Assembléia Constituinte que, na prática, pretende dar aparência democrática ao governo de crescentes contornos ditatoriais de Nicolás Maduro. São esperados vários conflitos de rua por toda a Venezuela.

A repressão é incumbência específica da GBN, mas os quartéis das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas foram postos de sobreaviso.

63 Comments

  1. O mais engraçado de tudo isso … é os EUA …. que critica abertamente a Russia por influenciar as eleições deles …HAHAHAHAH …que hipocritas …HAHAHAH.., olham para situação caótica na VeneZuela ….rsrsr.. buscando aproveitamentos quer seja políticos e/ou econômicos .. esses americanos realmente são uns hipócritas não é mesmo . 😉
    .
    E por falar de brasileiros na Venezuela … existe uma turma que está na fronteira da Venezuela comprando gasolina a preço de água … e também …rsrsr … de braZileiros saindo do barZil provavelmente para Miame …. isso no pós-golpe … será que estes coxinhas sabem que meteram o braZil no mesmo caminho da VeneZuela ? … pensam no presidente deles quando criticam o presidente da Venezuela ? …HAHAHAHAAH…
    .
    O BICHO VAI PEGAR .

    • GLEISI: NA VENEZUELA, ASSIM COMO NO BRASIL, A SOLUÇÃO É O VOTO
      .
      “Aqueles que, aqui no Brasil, clamam por democracia na Venezuela deveriam começar a clamar por democracia também no nosso país, uma vez que ela foi usurpada por um golpe parlamentar que arrancou uma presidenta inocente e legitimamente eleita e que mantém no poder um corrupto comprovado, com altíssima rejeição popular. Antes de bisbilhotar na casa dos outros, cuidemos da nossa. Na Venezuela, como no Brasil, a solução é o voto”, …diz a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR),
      .
      * Brasil 247

      • “QUE DEMOCRACIA É ESSA NA QUAL TEMOS QUE ATURAR UM CRIMINOSO?”, QUESTIONA ALDIR BLANC
        .
        “No momento em que escrevo, só 5% dos brasileiros aprovam o presifraude Temer. … Que democracia é essa na qual temos que aturar um criminoso se ninguém o quer? Continua conspirando e subornando porque corrompe parlamentáveis prostituídos que o sustentarão desde que ele abra o cofre e as pernas para emendas (leia-se roubalheira)”, escreve o músico Aldir Blanc em sua coluna neste domingo
        .
        .
        https://oglobo.globo.com/opiniao/prostituicao-politica-21643851

        • Meta fiscal “já era”. Novo rombo será de R$ 170 bilhões
          .
          Há uma historinha – mais de desejo que de promessa – de que o grupo de Rodrigo Maia estaria negociando a provação da reforma previdenciária para “dar cobertura” ao aumento do déficit, porque isso sinalizaria ao “mercado” que “piorou, mas vai melhorar”.

          Ninguém tem condições de aprovar uma reforma da Previdência profunda a esta altura. Mesmo para a quadrilha que se acumpliciou a Temer, votar contra a denúncia de Janot e contra os aposentados é dose cavalar, mesmo com farta distribuição de emendas.
          .
          Tijolaço .

        • Aguentamos 2 criminosos por 13 anos.

          Isso é fichinha.

          • E tiveram que sair pra rua com nariz de palhaço e bater panelas depois …HAHAHAHAH ..vocês coxinhas ..HAHAHAHAH…

          • Aaaahhhh Luceninha… Chora mais, pode chorar. Buuááá.

            Vcs mortadelas vendidas são uma piada.

          • Tiveram que aturar porque o povo quis. Democracia é aceitar a vontade da maioria.
            Quem está insatisfeito com o governo que procurem derrubar no voto. Caso contrário é se conformar.

          • Só que vcs não se conformam quando perdem democraticamente e legalmente, caro chico.

        • “A CLASSE MÉDIA É FEITA DE IMBECIL PELA ELITE”, DIZ JESSÉ SOUZA
          .
          Ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Jessé Souza vai lançar novo livro em que aprofunda sua crítica à tese do patrimonialismo como origem de nossas mazelas; a mídia, a Justiça e a intelectualidade, de maneira quase unânime, afirma Souza, estão a serviço dos donos do poder e se irmanam no objetivo de manter o povo em um estado permanente de letargia. A classe média, acrescenta, não percebe como é usada. “É feita de imbecil” pela elite
          .
          .
          http://www.diariodocentrodomundo.com.br/classe-media-e-feita-de-imbecil-pela-elite-diz-jesse-souza/

        • A Máquina Troll says:

          “LUCENA
          30 de julho de 2017 at 12:11

          QUE DEMOCRACIA É ESSA NA QUAL TEMOS QUE ATURAR UM CRIMINOSO?”, QUESTIONA ALDIR BLANC
          .
          No momento em que escrevo, só 5% dos brasileiros aprovam o presifraude Temer.”

          Os três PODRERES estão falidos, desacreditados, corrompidos e formando o tripé de todas as desgraças que ocorrem em nosso pais….Afinal o Brasil a nós pertence ou não?…Vamos limpar agora esse estrume….Cadê os militares…vocês MILITAM para manter a ordem, a democracia e o estado de direito ou também são aliados dessa corja?!…. Façam alguma coisa decente pelo povo BRASILEIRO pelo amor de Deus….

          Gringolandia: Bra’z’il à venda :

          https://www.youtube.com/watch?v=aggxilz37CQ

      • “Voto”: fraude de maquininha eleitoral não submetida a qualquer fiscalização ou auditoria (Smartmatic).

        “Golpe”: procedimento legal e com previsão constitucional de deposição de presidente irresponsável e corrupto (o mandante pode desconstituir seu mandatário).

        Fonte: “Dicionário de Eufemismos Socialistas e Comunistas”.

      • “Voto”: fraude de maquininha eleitoral não submetida a qualquer fiscalização ou auditoria (Smartmatic).

        “Golpe”: procedimento legal e com previsão constitucional de deposição de presidente irresponsável e corrupto (o mandante pode desconstituir seu mandatário).

        “Democracia”: regime tirânico comunista ou ditadura do proletariado (o povo oligárquico do partido contra o resto da nação), a exemplo das “repúblicas democráticas populares” (ex: Cuba, Coreia do Norte, URSS, Alemanha Oriental, Angola, China, etc).

        Fonte: “Dicionário de Eufemismos Socialistas e Comunistas”.

        • Se for a vontade do povo tem que acatar qualquer que seja o resultados das urnas.
          DEMOCRACIA É O GOVERNO DO POVO. Quem decide é o voto popular e não a opinião individual da minoria.

      • Lucena ,

        Você é uma piada !! Tá usando palavra da Gleise ladra de aposentados juntamente com o seu querido marido , vira homem e Larga de bostejar pelos dedos . Ao menos cite alguém com credibilidade .

      • Aaaahhhh Luceninha… Chora mais, pode chorar. Buuááá.

        Vcs mortadelas vendidas são uma piada.

  2. Pingback: EXCLUSIVO: Situação caótica do ‘Madurismo’ aproxima Caracas e Santiago do confronto; Embaixada brasileira colhe dados para eventual plano de repatriação dos seus nacionais | DFNS.net em Português

  3. Viva a revolução! Hasta la muerte!

    Dou 5 meses para o regime de Maduro cair ou para o país se transformar definitivamente em uma Cuba.

  4. E tem gente (aqui) que aplaude esse tirano…
    Francamente…

  5. BrasileiroDeVerdade says:

    O socialismo/comunismo fracassando mais uma vez. Mais de 100 anos no final só morte, morte e morte.

    • jose luiz esposito says:

      No BRASIL o Fracasso Total é da República , Esquerda e Direita sempre amarraram a Nação , e esta Republiqueta com suas Castas ,comem as Coxas e o Peito deixando ao Povo a maior parte da Nação ,a Carcaça , por isso não temos dinheiro para nada , quero dizer para os Interesses Nacionais , sempre que crescemos alguns anos , as Castas avançam no Erário Público , como crianças em Doces ,criam em Lei mais Privilégios !!

  6. No meu ponto de vista não vai ter guerra na AL,os paises estão quebrados e seria um grande custo para importadores de armas que é o caso de toda AL.Vão ficar na retorica vazia depois se cansa e volta tudo ao normal.

  7. PT, PSDB, PMDB e mais partidos satélites. Temos problemas demais para resolver com estas traças que infestam o país. Venezuela fez um plebiscito em 1999 e escolheu o Bolivarianismo. Chaves morreu e foi escolhido um desajustado que fala com passarinhos. O povo venezuelano aceitou o desarmamento e a bandidada se juntou ao governo. Político brasileiro algum deve apoiar Venezuela visto que o próprio chavismo está dividido. Não devemos nos meter. Vigiemos nossas fronteiras contra possíveis confrontos entre os venezuelanos. e finalmente reafirmo que nossa CF proíbe qualquer ingerência ou apoio ou guerra de intervenção. Por isso sou contra pronunciamentos de apoio de brasileiros de qualquer ideologia. serve também se fosse uma aventura da direita liberal. Temos é de tirar estes corruptos de nossas vidas. Gleisy, Lula, Aécio FHC, Sarney, Collor, Renan, Dilma, Marina,Lindberg Globo, todos que estão no momento devem ser excluídos. pessoas jovens, de preferência sem vícios, não viciados com a atual política. Pode ser de qualquer partido ou ideologia desde que sejam iniciantes e não contaminados com o que se tem hoje. Reformular nossa política significa acabar com os mandatos sucessivos(político virou profissão, com aposentadoria e benesses) dois mandatos no máximo e adeus, cumpriu seu papel de ajudar a Pátria. para isto cabe plebiscito.

  8. A Máquina Troll says:

    vão prestando bastante atenção…pois é o mesmo que estaríamos passando aqui hoje se o governo Dilma não tivesse sido deposto…

    • A Máquina Troll says:

      Lula que se prepare se voltar em 2018…se preparem! se Lula se eleger….

      • kkkkkkkk. só se mudarem a lei eleitoral. Tá difirci pra ele. 🙂

      • Ricardo André says:

        Basta lembrar que o RENAN, graças a Deus, foi retirado da linha de sucessão presidencial pois a LEI DIZ QUE NINGUÉM QUE SEJA RÉU PODE ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, IMAGINA UM QUE É RÉU EM CINCO PROCESSOS, sendo que em um já foi julgado CULPADO, vai ser condenado no segundo, e será confirmado no TRF4 antes da próxima eleição…. pode até concorrer, ganhar, mas ASSUMIR, É OUTRA COISA!

        • não se preocupem, esse ae não ganha mais nem eleição pra síndico se a CONSTITUIÇÃO for respeitada.

          vai virar um FHC da vida depois que for solto pelo STF no futuro, vai curtir a vida solto com os milhões que roubou, e de vez em quando vai aparecer pra falar alguma mer@# pra não cair no ostracismo.

  9. – comunista = gentinha desclassificada que não gosta de trabalhar e quer viver as custas do povo na base da força

    – militantes comunistas = “idio#$ úteis”(Lênin) mimados da classe média.

  10. Guardem essa minha postagem: MADURO IRÁ PARAR NA PONTA DA CORDA. Quem viver, verá.

  11. Esquerdopatas, a revolução bolivariana que levou milhões a miséria na Venezuela está por um fio. Bolivarianos são os mesmos vermes que assaltaram o Brasil nas últimas décadas, cujo líder recebeu de uma só vez um depósito de R$ 7.190.000,00 em uma conta de previdência no Banco do Brasil. Bolivariano riquinho esse pinga fogo, cachaçeiro?!

    • A Máquina Troll says:

      “Aécio Neves recupera mandato de senador após denúncia de corrupção

      AFP 30/06/17”

      Ciranda cirandinha vamos todos cirandá….vamos dar meia volta…volta e meia vamos dar….

  12. Juan Diego Ganz says:

    Roberto Lopes, que “bola fora”: chamar a Michelle Bachelet de “presidentA” foi de doer os olhos…

    • Rodrigo Martins Ferreira says:

      Eu ia tecer esta observação..

      Obrigado por tê-la feito antes.

    • andrepoa2002 says:

      De doer os ouvidos.. aguardamos agora “tenenta, chofera, agenta, clienta, estudanta ” e outros estupros ideológicos. Em novo do falso feminismo, o PT quer acabar com o democrático substantivo comum de 2 gêneros. O câncer no tecido da sociedade que essa gente provocou criando discórdia sobre tudo, vai levar anos para cicatrizar.

  13. Cara chato esse Lucena. Faz um favor pra humanidade, muda pra Cuba seu idi… vermelho

  14. jose luiz esposito says:

    Aos amigos acima , aos que gostam de mortadelas e outros de coxinhas , mas a verdade é que vivemos em uma Republiqueta Corporativista e de Castas ,ela não deu e nunca dará certo ,neste caminho os nossos netos estarão aqui comentando e discutindo e comendo mortadelas ou coxinhas , a Republiqueta foi criada por gente que vem se revezando no Poder ,com suas Famílias e Quadrilhas a 127 anos , 128 em novembro , por favor estudem somente os 15 primeiros anos da republiqueta , mas estudem realmente , não em currículos escolares ou resumo do Google , saberão que somente até 1897 , a republiqueta assassinou quase 180 mil brasileiros , e suas leis foram aparecendo para garantirem a Supremacia das Castas , Política , Judiciária e Militar , ao povo foi delegado a Obrigação do Trabalho , talvez um pouco de comida e a obrigação de Sustentar as Castas da Republiqueta , tudo isso não aparece agora , vem de 1889 , mas infelizmente isso não entra na cabeça de vocês , como pretendem Mudar ( Cambiar ) isso , se o MPF e JUDICIÁRIO é a Ponta da Pirâmide das Castas ,( exemplo , a delação premiada dos Açougueiros ,foi montada pelas Castas , para Abortarem a reforma Previdenciária que atingiria em Cheio a maior das Castas , a do JUDICIÁRIO e MPF), estas sairão sairão ainda mais fortalecidas e Ditando mais Obrigações aos demais , Acordem !!

  15. César Azevedo Rodrigues says:

    O Sergio Ribamar Ferreira é que está certo

  16. jose luiz esposito says:

    O BRASIL não deve apoiar e admitir , nenhuma intervenção estrangeira na Venezuela , eles encontrarão seu Caminho , até porque os dois Lados não são ** FLOR QUE SE CHEIRE ** !!

  17. Putz, a situação PIOROU por lá.

    Me lembro como se fosse hoje, ano de 2003 ou 2004, estava na faculdade debatendo com um colega, e ele era bem esquerdista, pois bem, eu descendo a lenha do HUGO CHAVES, ele apoiando, chamando o governo deste senhor de progressista, alias, eles chamam todos os governos esquerdistas de progressistas. Até o da Coreia do Norte!!!!!!! Putzzzzzzzzz
    Pois bem, eu disse que governos não democráticos não duram muito.
    Pelo jeito a ERA BOLIVANIANA na Venezuela, acabara com GUERRA CIVIL.

  18. Lucas Iglesias says:

    Acho engraçado nego que vem aqui só pra falar do Lula, mas esquecem que no atual momento quem preside o país é um ladrão, tão s4f4d0 quanto os outros. Minha constatação é que não tiraram o PT do poder por causa da “corrupção” e sim por ódio, isso fica cada vez mais evidente. Os políticos querem mais é que o país fique dividido entre coxinhas e mortadelas pra eles ficarem no poder vendo a população brigar entre sí por gente que não vale nada.
    Enquanto isso o presidente da república diz que não tem dinheiro, mas libera bilhões em emendas em forma de própria para os deputados votarem contra a denúncia na câmara dos deputados.
    Eu quero mais é que a Venezuela SE F0D4, nós temos nossos próprios problemas pra resolver. Brasileiro gosta de julgar os outros mas não olha pro próprio umbigo.

  19. Os “esquerdistas” brasileiros estão em êxtase. O que eles sonham para a América Latina está em curso na Venezuela: prisão dos opositores, controle total do Judiciário, censura da imprensa (quem não se lembra do controle “social” da mídia que está no programa de governo do PT?), milícias civis, como o MST, armadas, o verdadeiro trabalhador desarmado para defender a si próprio e a sua família, sindicalistas no comando das principais empresas estatais, cubanos do serviço secreto dos Castro circulando livremente pelo país para orientar à repressão à população civil esfomeada, etc.. . Vocês nem imaginam como os petistas desejavam prender toda aquela multidão que foi à avenida Paulista pedir a saída de dona Dilma “desastre” do poder! A desgraça que a “esquerda” promove na Venezuela serve de alerta para você, trabalhador brasileiro. Jamais vote em candidatos do PT, PSOL, PC do B, Rede, etc…São partidos que querem destruir o país e sua família!

    Me pergunto: Onde estão os ardorosos defensores dos direitos humanos brasileiros? Ninguém gritará, esperneará? Ah!! Já sei…Contra o Maduro nem um piu? E aí Senadora do narizinho empinado que junto com seu marido meteu a mão na grana dos aposentados? E aí senador que adora gritar, mas se andar sozinho na rua em sua cidade (Nova Iguaçu) é capaz de ser agredido pelo povo? Onde está você Luciana Genro, linha auxiliar do PT? E você, Maria do Rosário? Pois é…façam o que eu quero e mando, mas não façam o que eu faço… É nisso que vocês queriam transformar o Brasil. Erraram, nós, brasileiros de verdade, jamais deixaremos. Parabéns ao bravo povo venezuelano que está resistindo bravamente a mais uma investida do foro de são paulo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

shared on wplocker.com