EUA Tentaram Impedir Programa Brasileiro de Foguetes, Revela WikiLeaks

http://4.bp.blogspot.com/_g7H3XufwC24/TBYiCqapwWI/AAAAAAAAAfM/exA3v5Hy7FQ/s1600/sabotagem.jpgSugestão: SantaCatarina BR

RIO – Ainda que o Senado brasileiro venha a ratificar o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas EUA-Brasil (TSA, na sigla em inglês), o governo dos Estados Unidos não quer que o Brasil tenha um programa próprio de produção de foguetes espaciais. Por isso, além de não apoiar o desenvolvimento desses veículos, as autoridades americanas pressionam parceiros do país nessa área – como a Ucrânia – a não transferir tecnologia do setor aos cientistas brasileiros.
A restrição dos EUA está registrada claramente em telegrama que o Departamento de Estado enviou à embaixada americana em Brasília, em janeiro de 2009 – revelado agora pelo WikiLeaks ao GLOBO. O documento contém uma resposta a um apelo feito pela embaixada da Ucrânia, no Brasil, para que os EUA reconsiderassem a sua negativa de apoiar a parceria Ucrânia-Brasil, para atividades na Base de Alcântara no Maranhão, e permitissem que firmas americanas de satélite pudessem usar aquela plataforma de lançamentos.
Além de ressaltar que o custo seria 30% mais barato, devido à localização geográfica de Alcântara, os ucranianos apresentaram uma justificativa política: “O seu principal argumento era o de que se os EUA não derem tal passo, os russos preencheriam o vácuo e se tornariam os parceiros principais do Brasil em cooperação espacial” – ressalta o telegrama que a embaixada enviara a Washington.
A resposta americana foi clara. A missão em Brasília deveria comunicar ao embaixador ucraniano, Volodymyr Lakomov, que “embora os EUA estejam preparados para apoiar o projeto conjunto ucraniano-brasileiro, uma vez que o TSA (acordo de salvaguardas Brasil-EUA) entre em vigor, não apoiamos o programa nativo dos veículos de lançamento espacial do Brasil”. Mais adiante, um alerta: “Queremos lembrar às autoridades ucranianas que os EUA não se opõem ao estabelecimento de uma plataforma de lançamentos em Alcântara, contanto que tal atividade não resulte na transferência de tecnologias de foguetes ao Brasil”.
O Senado brasileiro se nega a ratificar o TSA, assinado entre EUA e Brasil em abril de 2000, porque as salvaguardas incluem concessão de áreas, em Alcântara, que ficariam sob controle direto e exclusivo dos EUA. Além disso, permitiriam inspeções americanas à base de lançamentos sem prévio aviso ao Brasil. Os ucranianos se ofereceram, em 2008, para convencer os senadores brasileiros a aprovarem o acordo, mas os EUA dispensaram tal ajuda.
Os EUA não permitem o lançamento de satélites americanos desde Alcântara, ou fabricados por outros países mas que contenham componentes americanos, “devido à nossa política, de longa data, de não encorajar o programa de foguetes espaciais do Brasil”, diz outro documento confidencial.
Viagem de Astronauta Brasileiro é Ironizada
Sob o título “Pegando Carona no Espaço”, um outro telegrama descreve com menosprezo o vôo do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Cesar Pontes, à Estação Espacial Internacional levado por uma nave russa ao preço de US$ 10,5 milhões – enquanto um cientista americano, Gregory Olsen, pagara à Rússia US$ 20 milhões por uma viagem idêntica.
A embaixada definiu o vôo de Pontes como um gesto da Rússia, no sentido de obter em troca a possibilidade de lançar satélites desde Alcântara. E, também, como uma jogada política visando a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Num ano eleitoral, em que o presidente Lula sob e desce nas pesquisas, não é difícil imaginar a quem esse golpe publicitário deve beneficiar.
Essa pode ser a palavra final numa missão que, no final das contas, pode ser, meramente ‘um pequeno passo’ para o Brasil” – diz o comentário da embaixada dos EUA, numa alusão jocosa à célebre frase de Neil Armstrong, o primeiro astronauta a pisar na Lua, dizendo que seu feito se tratava de um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a Humanidade.

44 Comentários

  1. Bosco e E.Pinto entre outros resume minha opnião.
    O CULPADO: NÓS E SÓ NÓS.
    De resto parabenizo este blog por nesta hora, estar aberto o acesso democrático dos comentaristas.
    Quero chamar atenção Bosco, E. Pinto e outros sobre
    http://democraciapolitica.blogspot.com/.
    Minha intenção não é mudar o assunto para o Rafale mais
    uma coisa que me chama atenção neste artigo:
    “””O Acordo Brasil-Irã-Turquia foi alcançado pelo Brasil dentro dos termos previamente solicitados a Lula por Obama e Sarkozy”””.
    ——-
    “””Segundo relato de amigos, Lula revelou que foi estimulado por Sarkozy a avançar nas negociações com o Irã”””.
    ——-
    “””Mas, para a surpresa [e decepção] de Lula, depois da [igualmente decepcionante, mas historicamente nada surpreendente, hipócrita continuação da] pressão dos Estados Unidos [contra o Irã], Sarkozy [de novo, não cumpriu sua parte nos compromissos com Lula e, em humilhante submissão aos EUA], voltou atrás.”””
    ——
    Armadilha????Complo????
    Nesta o errado continua sendo NÓS SÓ NÓS.
    ——
    Boa noite a todos

  2. Eu já disse e volto a repetir: Vamos roubar a tecnologia deles. Engenharia reversa e espionagem industrial sim.
    Quanto aos caças, vamos comprar da Rússia e clonar. Desmontamos o bichão inteiro e copiamos. Se a cópia conseguir voar é por que temos capacidade de fazer; daí mudamos um pouquinho e dizemos que é criação nossa.
    Poxa vida! conseguimos criar as centrífugas em Aramar (tudo isso no maior segredo) será que não dá pra fazer do mesmo jeito?

  3. pensar as questões internacionais por meio de “culpa” é meio esquisito. Culpa fica melhor no confessionário de igreja.

    existem estratégias de dominação…quem não entende a estratégia dos EUA de permanecer no poder (outrora isso era denominado de imperialismo, e eu ainda chamo assim) não entende bulhufas do mundo atual.

    Culpa do Brasil? Culpa de quê? Será que é muito difícil de entender que o Brasil era até pouco tempo um país periférico, e portanto, altamente dominado. Isso tem mudado nos últimos tempos e espero que continue mudando cada vez mais. Mas isso não é culpa do Brasil ou coisa do tipo. Isso deve-se a própria trajetória histórica das forças mundiais, que na modernidade criou um sistema de países competitivos entre si, gerando dominação e dominados no plano internacional.

    O Bom da história é que ela muda sempre…o dominado de hoje é o dominador de amanhã…nada é eterno na história, principalmente na modernidade, onde as mudanças são rápidas e cada vez mais rápidas. A China ontem era um país dominado, hoje já está na esfera do dominador. A Inglaterra até ontem dominava o mundo, hoje mal consegue andar com suas próprias pernas. Culpa dos ingleses? Claro que não.

    Dito isso, volto ao meu lema: espero que o Brasil deixe de ser mulher de malandro. Só isso.

    Quem gosta de apanhar é mulher de malandro. Quando não se tinha a delegacia da mulher, pouco se podia fazer. Mas hoje já temos a delegacia da mulher…se é que me entendem…

    abraços a todos

  4. O dia q a Unasul tiver programa espacial e nuclear, ainda q pacíficos, os EUA piram e lançam guerra sobre a América Latina inteira. Uma agência espacial como a européia dificilmente passaria na goela americana e o big stick ia cantar. Mas esse é um dos caminhos pro Brasil: reforçar seus laços no Cone Sul e definir prioridades nacionais e internacionais.
    Agora, em relação ao F-X2/3 e a transferência de tecnologia – e como essas parcerias seriam afetadas pela desconfiança após a explosão do foguete brasileiro – devemos lembrar q a França tem uma base de lançamento na Guiana Francesa, com localização quase tão boa quanto a nossa. Não é só interesse estratégico dos EUA em jogo, mas tb de potências européias. Respeito a comunidade local de quilombolas e outros q vivem lá, mas Alcântara deveria ter uma segurança nos moldes russos, estupidamente rígidos.
    E antes de bradar por um programa espacial 100% brasileiro, lembrem-se q os norte-americanos tinham um know-how tecnológico q veio dos V-2 da Alemanha Nazista. Se os EUA não ajudarem, tem espaço pros RICs ajudarem o B.

  5. Senhores,
    Esta é a prova mais cabal que tecnologia não se transfere, se desenvolve. O mesmo pode acontecer com qualquer país, e tenho minhas dúvidas do que será transferido no caso dos Submarinos Franceses. É claro que o histórico de ToT Francês é diferente do Americano. Os Franceses ajudaram a Israel a chegar a sua primeira bomba atômica, só um exemplo, enquanto os americanos tentavam impedir este fato.
    Caso o Brasil queira um VLS, ele terá que desenvolvê-lo e aportar recursos para isso.
    Os embargos sempre acontecerão. Quanto ao F18E/F no FX2, acredito ser possível transferir sua tecnologia, uma vez que o mesmo já está bastante defasado frente aos novos vetores furtivos americanos. Aposto ainda todas minhas fichas no Rafale.
    [ ]s

  6. Os EUA não querem que desenvolvamos as tecnologia de VLS, e por tabela Misseis Balísticos? Estão no direito deles.

    Nós queremos essas tecnologias? No discurso sim, na prática, com esse orçamento pífio destinado à área não.

    []’s

  7. Caro Francoorp,
    Bom dia! Primeiramente, gostaria de dizer-lhe que aprecio muito os seus comentarios, sempre enriquecendo os debates neste conceituado e ja consagrado blog.
    Quanto aos esforcos no desenvolvimento de novas tecnologias, a MB serve de exemplo as outras “Forcas”, uma vez que com notavel determinacao e objetividade, mobilizou ateh recursos proprios de seu orcamento para manter o desenvolvimento do propulsor nuclear para o submarino. Ninguem transferiu essa tecnologia, ela eh tao endogena quanto aquela desenvolvida para as revolucionarias centrifugas ultra-magneticas empregadas no enriquecimento de uranio. Esse esforco foi coroado de exito. Tendo dito isso, te garanto que se a FAB tivesse a mesma determinacao, ha muito ja teriamos o VLS decolando tantas vezes quanto o VSB 30. Nao podemos ficar esperando que nao existam embargos, isso eh estupidez!!! Os EEUU estao certissimos de nao quererem que o Brasil desenvolva essa e outras tecnologia. Nos, no lugar deles, certamente agiriamos da mesma forma. Por esses e outros nao menos importantes motivos, temos que desenvolver tecnologia propria nas areas nuclear e aero-espacial. Ninguem repassa alta tecnologia que possa comprometer sua propria seguranca nacional e/ou colocar em risco os seus interesses politico-hegemonicos e economicos. Tenho certeza absoluta que recursos financeiros estariam disponiveis as outras “Forcas”. Objetivamente, se as outras Forcas quisessem ter armas altamente dissuasivas e assim defenderem a nacao de ameacas externas solicitariam ao Presidente(a) tais recursos e certamente o mesmo, com maioria no Congresso, liberaria tais recursos. Entretanto, em se tratando de asegurar a defesa, a soberania e a independencia nacional, nao adianta voce liberar recursos para elas. Tais Forcas tem na cabeca a doutrina ensinada nas Escolas das Americas, simplesmente vao comprar armas para fazer policiamento na patria – o patriotismo deles se resume nisso e combater internamente os PRO-BRASILEIROS, que eles rotulam ianquemente de: “anti-americanos”(so por serem nacionalistas) “comunas”, “guerrilheiros”, “terroristas” e “comedores de criancinhas” – que consideram pertencer aos EEUU e nao do povo brasileiro. Para tanto, nao precisam de alta tecnologia, como dizem os ianques “transferimos soh a tecnologia que NOS ACHAMOS que o Brazil precisa”(proposta deles no FX-2). Quando ha alguma defasagem no soldo, prontamente batem os pes e as panelas. Assim que os oficiais recebem os respectivos aumentos e a ciranda das mordomias familiares sao mantidas, tudo fica bem e os bracos fortes e maos amigas se cruzam. Essas mesmas Forcas – embora, devido a precariedade de nosso sistema politico, a grande maioria dos politicos realmente sejam corruptos, casuistas e oportunistas – “infantilmente” se escondem atras dos politicos, no sentido que atribuem a eles (politicos) toda a fragilidade em mantermos e promovermos a soberania nacional. Infelizmente, essa eh a nossa realidade, um crime contra o rico-pobre povo brasileiro. Lembrando (nao a voce) critica a elite politica que eh composta nao soh de politicos profissionais, mas tambem do clero, militares e outras!!! Quanto se trata de entregar a base de Alcantara, tratado de limitacao de alcance de misseis, declaracao universal dos direitos dos povos indigenas, tudo teve o aval dos militares, o politico nao fez isso sem o consentimento deles !!!
    Um grande abraco a voce e a todos do blog.

  8. Existe no caso ai duas diferenças básicas, uma é o país que tem a tecnologia não querer ceder, o que eu acho certo, mas outra é o país que tem a tecnologia entrar em assunto a leio e não querer permitir que um terceiro país não ceda essa tecnologia, exatamente isso que os EUA esta fazendo, eles não devem ser considerados nunca como um parceiro do Brasil, mas sim um inimigo declarado. Quem tem coragem de nos retaliar dessa forma, tem também condição de ter sabotado Alcântara, a distancia ai não é muito grande, é um caso até para se pensar.

  9. Senhoras e Senhores,Gays,Lesbicas e Simpatizantes.Sera que agora o curioso achado de 6 boias nauticas com aparelhos de telemetria e compartimentos extras no litoral proximo a Alcantara,a curiosa interferencia alienigena no sistema derastreamento que atrapalhou a localização e resgate de uma capsula de um de nossos que misteriosamente não foi localizada e o estrategico momento que toda a nossa equipe cientifica estava reunida defronte o fogueta fazendo verificações com o motor do mesmo desligado e vindo a explodir ainda é para as Senhoras e Senhores somente simples casualidades?????

  10. Hummm…..E a P36 a maior plataforma do mundo na epoca…Tambem foi puro acumulo de particularidades peculiares que culminaram com o acidente não é mesmo rsrs e o acidente com a plataforma Angla no golfo do Mexico rsrs tambem foi mera casualidade né?…CHIBUMMMM….

  11. Eae Macacada.Vamos continuar com os Ucranianos que não transferem nada e ainda ja ate se ajuntaram com os gringos em consorcio ou de uma vez por todas aceitamos a parceria Russa?…Forças Extranhas sempre impediram essa associação e essas forças extranhas não são externas como muitos pensam e sim nacionais.Ate quando seremos dirigidos por ideologias de posições medievais?Sonhamos ser uma Malasia mas não passamos de uma Albania.

  12. A causa do acidente,isso mesmo acidente,ja foi apurada a muito tempo pelo CTA.

    “ELIANE MENDONÇA
    da Folha de S.Paulo, em São José dos Campos

    Uma descarga de corrente elétrica acionou o motor A e causou o acidente com o foguete VLS-1, que se incendiou na base de Alcântara (MA) no dia 22 de agosto, deixando 21 mortos.

    Esse é o primeiro parecer das investigações sobre o desastre, revelado hoje pelo diretor do CTA (Centro Técnico Aeroespacial), o brigadeiro-do-ar Tiago Ribeiro da Silva, em São José dos Campos. Quatro dias após o acidente, integrantes da comissão técnica criada pela Aeronáutica para investigar as causas do incêndio já apostavam em um impacto ou em uma descarga elétrica como causa do desastre.”
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u10159.shtml

  13. .
    A culpa é nossa, o nosso programa espacial esta muito atrasado, mas essa manobra nos bastidores contra o nosso programa espacial também demonstra que os USA não são confiáveis e trabalham para sempre deixar-nos atrasados e servis, a nossa evolução incomoda e assim eles agem pelas nossas costas afim de nos prejudicar, e não é somente na questão dos foguetes não!!
    .
    Fazem politica, e então façamos a nossa politica também, investimos pesado em armas, abandonamos o TNP e o acordo anti-misseis, e dai, Fazemos a nossa politica, e a nossa defesa, pois no fim podemos ter milhões de soldados e armas, que sem bomba atômica não podemos nos defender da politica das potencias mundiais… eles fazem a politica deles, nos fazemos a nossa!!
    .
    O Brasil possuir tecnologia espacial é um problema pra o interesse americano, pois poderíamos ficar independentes, quanto aos franceses, pouco importa, pois os nossos vetores não seriam vendidos no mercado internacional, mas serviriam somente aos nossos propósitos, aos nosso satélites, e no máximo teríamos uns 2-3 lançamentos ao ano… não competiríamos minimamente com os Franceses… mas o problema real é poderiam se transformar em misseis inter-continentais, e assim passaríamos a dizer não à ingerência estrangeira no nosso pais, e os USA seriam os que mais perdem com isso!!
    .
    O que demonstra que não devemos confiar nos USA em questão de tecnologia, mas podemos confiar como parceiros comerciais de produtos civis de baixo teor tecnológico… mas em tecnologias sensíveis como espacial, aeronáutica e de defesa em geral não, os USA farão embargos, boicotes e sabotagens nos bastidores diplomáticos, muito claro e cristalino isso, e o FX2 não seria uma vitima isolada caso fosse escolhido o F-18, e essa manobras dos USA para tentar bloquear de qualquer forma o nosso programa espacial demonstra isso mais uma vez!!
    .
    Não são problemas ideológicos mas práticos… este caso do foguete colocou diante os olhos de todos que com os USA não teremos nunca tecnologias de ponta ou avançadas no setor aero-espacial??? Isso ai não é ideologia, mas pratica, seria muito arriscado confiar em quem esta sempre trabalhando na suas costas para te impedir de progredir, e tem muito embargos e boicotes “na conta” conosco.
    .
    Não passa de masoquismo querem sempre o nosso povo alinhado com os Yankees, pois muitas outras vezes eles nos embargaram ou boicotaram, por que agora seria diferente, nunca sera diferente enquanto eles não ficarem atrasados tecnologicamente, ai sim poderiam mudar e querer transferências… por enquanto parece que todas as vezes que fomos aproveitar as oportunidades que nos deram entramos mau na fita, e fomos enganados por eles!!
    .
    Os únicos bons negócios que os USA nos proporiam seriam fora da área de defesa, nesse setor não te jeito, eles vão embargar, boicotar, sabotar e vetar o nosso acesso às essa tecnologias, poderíamos ficar independentes demais e dizer não pra eles, e isso os incomoda muito!!!
    .
    Quem gosta tanto deles, vai pra la pra ver como te tratam com igualdade e justiça em ser imigrante, vai ver a auto determinação dos povos que eles dizem tanto defender… boa viagem!!
    .
    Brasil, ame-o ou deixe-o!!
    .
    Valeu!!
    .

  14. Ate agora a única nação que realmente quer ajuda o Brasil a tenta se torna um pouco mais forte e a frança, compramos dela 20 e pouco Bilhões em Armamento, Helicópteros, Submarinos ( dentre esse desenvolver o primeiro submarino Nuclear do hemisfério Sul ) dentre outras coisa, os nossos adorados amigos americanos vetaram ate mesmo informações do VELHO F-5 da FAB como esse modelamento aeroelástico (Americanos não forneceram dados de ensaio / modelo). [Cadê a transferência de tecnologia? Não forneceram para o velho F-5, imagine para o F-18 e F-35] mesmo com um possível VETO do congresso America (na complexa legislação do setor e no poder do Congresso para vetar o atendimento às exigências), só para lembra aos amigos
    Ai tenho que ler informações do SITE dos Griperos ou do Jornal O GLOBO ou FOLHA DE SÃO PAULO, Sarkozy trariu Lula, Putz

    AJUDAR
    Ajuda no sentido de transferi tecnologia (íamos pagar), ou vc acha que os americanos vão ajudar o Brasil a desenvolver um submarino nuclear, NUNCA, nem repassaram informações do cansado F-5 ele não repassaram nem ( PAGANDO ) tivemos que atrasar tudo e desenvolver os mecanismo que faltava para o míssil com mais de 20 anos de projeto, olha outras coisas embargadas ou vetadas pelo congresso America ao Brasil

    – MAR-1 anti-radar (Embargo) eles não ajudaram nossos amigos americanos
    – MAA-1 míssil, sensor infravermelho (EUA enganarão o Brasil, altera sensor solicitado e fornece com características bem inferiores);
    – MAA-1B míssil, detector (Embargo) eles não ajudaram nossos amigos americanos, nem pagando

  15. @#$%¨&*()_Cambada de fill@#$%¨&*(*&¨#@#$%¨&**&¨#E$%¨&*. Esses covardes, além de lotarem nossos hotéis de espiões e sabotadores, posteriormente foi encontrado nas praias próximo ao lançamento da barreira do inferno, vários aparelhos de telemetria flutuando…Isso tudo é culpa de nosso presidente da república que deveria acionar a polícia federal, a abin para investigar antes do lancçamento, as ffaa brasileiras pra dar o apoio e etc… faltou gerencia.
    Quem vai olhar para Avibras? os idiotas do norte devem estar morrendo de rir vendo nossas industrias de defesa ruirem. cambada de !@#$%¨&*(*&¨#$%¨&*(&¨$#$%¨&*. Vao pra !@#$%¨&*(*%$#%¨&*(*¨%¨&*(.

  16. Temos que lembrar que uma boa parte dos cientistas da nasa e de cientistas em setores chaves dos eua tem sempre um ou dois brasileiros. Cambada de #$%¨&*$$%¨&*&¨%¨&*

  17. ganhariamos muito mais e seria muito mais barato pra nós se separassemos R$ 100 milhoes por mês e trouxessemos todos nosso cientistas de volta. Gringos f@#$%¨&*&%$%¨&*&¨%$%¨&*(*&¨%.

  18. A única forma de crescer é sozinho.

    Ninguém ajudará por nada. A única a impulsionar qualquer setor é a sociedade civil. Se esta não acordar, dormiremos eternamente em berço esplendidamente podre.

  19. JACKSON ALMEIDA…a FOLHA DE SP,o CTA e etc e tal conhecem a real tecnologia bélica Americana?Não!Nem mesmo o contribuinte Americano conhece.Os tempos de James Bond so existem no cinema e a anomalia que causou a descarga eletrica que sabemos que houve e foi a causa de explodir um foguete desligado pode ter sido acionada a centenas ou milhares de quilometros fora da capacidade do nosso conhecimento e entendimento,da terra,mar ou espaço.A interferencia anomala nos instrumentos de rastreamento que possibilitariam a MB resgatar no mar o estagio de uns de nossos lançamentos e que quando conseguiram chegar onde deveriam ter chegado ja não tinha mais nada la porque um OVINI ou um SUB extrangeiro chegou primeiro a folha e o CTA explicam como o que?As boias de telemetria fabricadas na Espanha tambem foram casualidades talvez esquecidas por pescadores não é mesmo.A Petrobras tambem explicou tecnicamente o acidente com a P36 não foi?O que acham do serviço secreto Britanico ver um principe corno,depresivo,choramingando pelos cantos do castelo e a mulher que ele amava na cama com um mulçumano e a esplicação tecnica de que o motorista alcolizado imprimiu mais velocidade por causa de assedio de fotografos e o acidente,tambem foi mera combinação de explicações tecnicas não é mesmo?Temos muito ainda o que aprender.Um pais que não tem nem mesmo capacidade de garantir o que tem e dar seguraça a seus cidadões quer ir a Marte e o que tem de tolos,de oportunistas,de simpatizantes externos,corruptos e bandidos simplesmente revela- nos que o pacato e desprotegido Brasil não so tem invejosos e traiçoeiros externos mas tambem o proprio Brasileiro como inimigo.

  20. RICARDO PEREIRA…a França é a unica que quer ajudar?A Russia tambem sempre quis ajudar e nunca lhes demos oportunidades,mas acontece que tanto França quanto Russia tambem são lobos que com a OTAN se afinam na hora de terem de decidir.A China nem pensar,como confiar numa nação que escraviza eataca o proprio povo?Estamos sozinhos,somos a bola da vez mais desejada para saciar a fome das chaminés do mundo…MARCELLO…Concordo com voce que deveriamos caminhar sempre sozinhos,mas devemos mudar o modus operanti.Nosso Nacionalismo principalmente nos meios militares é louvavel mas as vezes atrapalha.Investir em pesquisas e capacitação mas deixarmos de pensar sempre da forma mais espiritualizada do caminho do bem que sempre acabou nos comprometendo e nos privando por ingenuidade diplomatica e politica.Cresceremos em adiantamento tecnologico quando alem de investirmos em pesquisa e em capacitação passarmos a importar para nós o que existe de melhor e formarmos consorcios de associação e não de serviços…Brasileiro é tão tolinho.Americano é tão bonzinho.E Russo é pedófilo,porque come criancinhas rsrs

  21. Não podemos esperar a transferência de tecnologia de ninguém. Devemos investir e muito para podermos crescer sozinho. Até o avião Rafale tem componentes americanos (ou não). Não teríamos condições de simplesmente bater de frente com os americanos e outros, sem antes termos a nossa própria tecnologia e condição para isso. Até os aviões da Embraer tem muitos componentes americanos. Teríamos condições de suprir a Embraer? Viva o BRASIL, mais vamos investir primeiro.

  22. a SÍNDROME DA MULHER DE MALANDRO.
    .
    Meu Deus quanta gente resignada e hipócrita que existe neste mundo,….dá até gosto de ver.Hahahaha……
    .
    Os cara sempre nos tratou assim,isso para mim nunca foi e nunca será novidade,Deus sabe disso e muitos dos senhores.
    O pior que vemos muitos querendo defendê-los, justificando com outro erro;seria dizer que o cara rouba porque aquele outro rouba também;já que estamos falando de safadeza,uma não justifica a outra.Heheheh……
    .
    E ladrão, sempre teremos no meio de nós,até Jesus morreu no meio deles;o que tem haver as patifarias que os americanos nos faz com as patifarias que os nossos políticos fazem?
    .
    O problema aqui, é que os americanos assim como os nossos políticos; fazem isso conosco sistematicamente sem nenhum pudor, é só olhar o passado.
    .
    O pior,alguns querem justificar essas atitudes, com muita resignação ou falta de vergonha na cara,do estilo mulher de malandro;quanto mais apanha mais gosta do vagabundo.-Hahahah……

  23. boa noite, Quem gosta de apanhar é mulher de malandro. Quando não se tinha a delegacia da mulher, pouco se podia fazer. Mas hoje já temos a delegacia da mulher…se é que me entendem…
    Entendo,,,, vai na delegacia,,,, reclama,,,, faz queixa do marido,,,, depois volta a dormir com ele…..se é que me entendem.
    ============
    Mulher de malandro que apanha, (do Sarkozy) depois joga a bagaça na mão da apadrinhada (Dilma), só falando
    C%$#@#$#$%*&(¨%$#$###).
    ===========
    Agora o acordo SUB com a frança é um. já levaram dinheiro a pampas ou não.
    ============
    Dizer que Helibras é nossa, não falarei da FAB por que,,,
    cavalo dado não se olha os dentes, e na situação que ela se encontra aceita até pangare. Tá de bom tamanho. Tá feito já era. O nosso mercado, e o Sul Americano é deles, e a empresa e a tecnologia também, He, He, he
    ============
    Agora quem diz: “””Mas, para a surpresa [e decepção] de Lula, depois da [igualmente decepcionante, mas historicamente nada surpreendente, hipócrita continuação da] pressão dos Estados Unidos [contra o Irã], Sarkozy [de novo, não cumpriu sua parte nos compromissos com Lula e, em humilhante submissão aos EUA], voltou atrás.”””

  24. CONTINUAÇÃO PARTE II, HA, HA,HA,
    QUEM DIZ ISSO É UM BLOG CONCEITUADO, QUE TENHO COMO REFERENCIA, UM BLOG PRÓ GOVERNO, PRÓ LULA, PRÓ…..c@#$#%$&*¨()_%%#$$,(um bom blog NA MINHA OPNIÃO).
    ============
    AGORA, É MENTIRA TERTA????????É NÃO BARTOLOMEU!!!!!!!!
    ===========
    falar miudinho para não contrariar ninguem
    ——-
    se é verdade que o SUA EXCELENCIA, O SALVADOR, missie sako FEZ XIXI QUE NEM A CARLA BRUNI,,,,,,,,,,,,,,,,,, quando seu patrão GRITOU do alto do seu trono enfeitado com seu guarda-chuva nuclear e patuas africanos VOLTOU ATRAS, DISDISSE O QUE DISSE.
    ——–
    BEM…….?????A MULHER DE MALANDRO APANHOU QUE PEDIU UM TEMPO.
    aBRAÇO A TODOS

  25. Isso sim que é amizade entre os povos, muito importante esse amigo pra nos hein!!
    E tem gente que ainda quer os caras por aqui de novo, vai entender… muitos gostam de sofrer mesmo!!HEHE

  26. Ricardo,
    A FAB não requisitou e nem pagou nenhuma transferência de tecnologia do F-5 quando o comprou.
    Foi uma compra de prateleira!
    Demos um de “espertos” e os gringos não engoliram.
    Em nenhum momento da palestra daquele Brigadeiro ele disse que os americanos romperam qualquer tipo de acordo.
    Numa passagem ele até cita que um componente americano só foi descoberto pelo fabricante quando viu a foto do mesmo em um folheto ou revista, fazendo parte do componente de um sistema inercial (se não me falha a memória).
    Ou seja, tentamos passar a perna nos americanos porque o fabricante vendeu achando que era pra outra coisa.
    Dançamos!
    Sou a favor do F-18 porque é o melhor caça.
    Não acredito que haverá transferência de tecnologia, mesmo porque não se aprende a fazer caças avançados com caneta ou decreto.
    Queremos aprender a fazer caças? Vamos começar a fazer desde o início, da “grampola da parafuzeta” ao “trinco do bagageiro”, teco-tecos com motor à pistão.
    Quando tivermos aprendidos a fazer teco-tecos, passamos a fazer um turbohélice pequeno. Do fio ao pavio.
    Aí vamos evoluindo progressivamente e se Deus quiser estaremos fabricado caças de 6ªG dentro de 50 anos.
    Existem outras maneiras de darmos “saltos” e fugirmos da curva de aprendizado natural, e não é tentando dar tombo nos americanos. É nos associarmos a um país no desenvolvimento de um caça pós-F-X2.
    Quanto ao F-X2, este terá que ser de “prateleira”, porque, plagiando o amigo Carlus Argus, precisamos pra “ontem”, dada à situação altamente periclitante que se encontra a FAB em relação à sua principal plataforma de defesa aérea.
    Não vai dar tempo de aprender a fazer o vencedor do F-X2, nem aqui e nem na China. Mas poderemos desenvolver o seu sucessor dentro de 30 anos se fizermos tudo direitinho.
    No máximo nos capacitaremos à sua manutenção e poderemos integrar armas nacionais (se forem mesmo desenvolvidas) e a um futuro upgrade de meia vida.
    Seja quem for o escolhido do F-X2, deverá haver salvaguardas para que as cláusulas sejam cumpridas por ambos os países, e existem fóruns internacionais adequados para dirimir possíveis violação de contratos.
    Um abraço.

  27. Lucena, se não entedeu explico, o que disse foi um contra ponto ao vicio do comentarios iniciais em que se culpa Estados Unidos e França pelas nossas cagadas.
    Então que tenhamos a consciencia que a culpa antes de ser deles é nossa.
    Culpa faz parte da consciência humana que nos condena por ações e pensamentos.
    O sentimento de culpa nos leva a considera que há uma forma certa e errada para operarmos e que há padrões para o que é bom pode vir a ter o objetivo de nos fazer perceber que há um padrão que não alcançamos.
    Há uma forma certa e uma forma errada de lidar com a culpa.
    Mais o certo mesmo é cagada, burrada,…
    Jogo de palavras to cheio, nunca falei ou justicarei um erro com outro se tá falando do que falei.
    O sentido culpa para quem não consegue ler uma mínima critica do possivel acordo francobrasileiro
    foi propositadamente deturpada como “”coisa de Mulher de Malandro””.
    Abs

  28. Nao creio que seja uma questao de confiar nesse ou naquele Pais. A verdade eh que temos que passar o Brasil a limpo e nao podemos e nem tampouco devemos confiar em ninguem, muito menos nos vira-latas das FFAA e partidos politicos sem nenhum apego a moral e etica para com o povo brasileiro, em total descompasso com os reais interesses e ideais, bem como do potencial da mais rica dentre as nacoes – brasileira, para quem ainda nao sacou(que os vira-latas procuram esconder. Observa-se todos os dias e ja por muitas decadas, que nao podemos confiar nem nos comandantes de algumas das “Forcas”. Ha um total descompasso no basico – ha uma total descaracterizacao das nossas instituicoes. Nao sabem quem somos, o que temos, para onde vamos e sobretudo o que queremos para hoje e futuras geracoes, numa total irresponsabilidade. Ha muito fortes e flagrantes evidencias de que nossas instituicoes, incluindo-se as FFAA, foram infiltradas por agentes alienigenas, mandaram os brasileiros a pqp e servem a todos, menos os interesses nacionais, numa total incoerencia juridica, legislativa e executiva. Isso eh baseado em fatos observados em nosso dia a dia, e no comportamento delas em relacao ao povo brasileiro, nosso sistema politico (democracia capenga, cheia de espacos para corrupcao e partidos sem nenhum compromisso serio com a nacao, especialmente os entreguistas tucanos e dem.),nossa economia, nossa Patria riquissima e sobretudo nossas FFAA, claramente antagonica aos anseios, interesses e necessidades do povo, agindo como tropas de ocupacao para o tio Sam, comportando-se como avestruz, enfiando a cabeca no chao -patria -, num vao patriotismo, incutido pelo tio Sam e deixando a nacao totalmente entregue, numa flagrante traicao ao povo brasileiro): como se o brasileiro nao prestasse e que as FFAA nao tem nada com isso; num flagrante descompromisso com nossos verdadeiros meios de defesa nacional – nao do estupido papel de policia a eles atribuido pelos ianques, violadores dos sagrados direitos da nacao, humanos, etc…Serah que realmente as FFAA do Brasil nao sabem o que aconteceu e estah acontecendo em nosso Pais e o que precisa ser feito???? Isso com certeza passa pela eliminacao de todos os agentes alienigenas infiltrados nas instituicoes do Estado brasileiro e vira-latas subversivos civis e militares: ao mesmo tempo fortalecer todas as instituicoes relacionadas com a lingua e cultura nacional em detrimento de estrangeiras(mas constitucionalmente destituida de discriminacao racial, religiosa de qualquer natureza) bem como, instituicoes politicas e militares. Ou seja, um governo e demais instituicoes de Estado fortes, do povo, pelo povo e sobretudo voltadas para o povo brasileiro, sendo justamente por isso constitucionalmente garantidas as liberdades individuais, conformidade com o sistema capitalista. Muito dificil imaginar que as FFAA nao saibam que isso eh necessario. Do contrario, a nacao com o patrimonio mais rico do mundo vai continuar com uma vida miseravel e desnecessariamente!!!! Eh necessario acreditar no povo brasileiro e investir nele, para podermos andar com nossas proprias pernas. Nao temos que pensar em depender de ninguem, o mundo eh assim, eh dos mais fortes!
    Como diz o colega Bosco, comecemos pelos teco-tecos, para chegarmos aos de 5a. geracao. Esta mais do que na hora de termos uma segunda fabrica de avioes – especializada na aviacao militar, mercado para isso nao falta – alem do Brasil e America Latina, temos a Africa e outros paises da Asia. Agora sem duvida precisamos de estrategia de defesa e isso passa pela aquisicao de cacas de prateleiras, procurando o maximo em off-sets. Dificil imaginar que a ESG e o Instituto Rio Branco nao tenha conhecimento desse estado de coisa e o que precisa ser feito, para o bem do desnecessariamente estupidamente sofrido povo brasileiro!!!Desculpem pelo desabafo e ter me estendido demasiadamente no comentario.
    Um grande abraco a todos, tenham um bom dia!

  29. Vergonha seria aceitar um acordo em que nos é negada TOTALMENTE a supervisão do que está acontecendo, e pior, com um país que agora revelado pelo wikileaks, faz de tudo para não obtermos a tecnologia, inclusive pressionando outros países a não nos repassar elas.

    Mas uma coisa concorda, o nosso país não é sério, se fosse, fecharíamos um acordo com quem nos passa tecnologia, e mandaríamos Ucrânia, EUA e qualquer outro do tipo chupar manga azeda.

    É uma revelação séria o fato de os EUA, que são um de nossos grandes aliados nos tratarem deste jeito, eu posso deduzir muita coisa disso, mas me acusariam de teoria conspiratória, mas fato é, que o F-18 no FX-2 deveria ser descartado imediatamente.

  30. Desde o início a exploração comercial do programa binacional Alcântara – Cyclone Space, não envolveria pelo que li em diversas fontes, transferência tecnológicas dos foguetes lançadores e menos dos satélites de comunicação e uso civil.
    .
    Seria como um pontapé no projeto espacial brasileiro pós-“acidente”, tentando recuperar a massa crítica de pesquisadores, engenheiros e técnicos necessários para aprender com as falhas, revisar projetos e divisar soluções, além de se criarem mecanismos de acesso às plantas de produção aeroespacial ucranianas sob forma de intercâmbio, o que aparentemente, foi detonado pela aparente falta de autonomia ou pulso ucraniano em manter os objetivos traçados no contrato da parceria estratégica (Efeito USA).
    .
    Por outro lado, temos que observar nossa própria parcela de culpa ou descomprometimento com o cumprimento do PNAE.

    Reproduzo o que fala Roberto Amaral ex-ministro de C&T:
    .
    “Vejamos nossa situação em face dos BRICs. A Rússia investiu, em 2009, dois bilhões e quatrocentos milhões de dólares estadunidenses em seu programa espacial, e estamos com apenas cento e sessenta e quatro milhões.
    .
    Ainda é muito pouco, mas temos que reconhecer: os investimentos, que vinham em linha decrescente, foram retomados no início desta década, uma inversão conduzida pelo governo do Presidente Lula. Quando do acidente do VLS, dei entrevista como ministro de Ciência e Tecnologia, afirmando que o projeto de VLS havia sido atingido mortalmente pela dieta de recursos.
    .
    Fui criticado por todo mundo, inclusive por colegas de governo. Neste texto repito aquela afirmação, agora respaldado em dados irrespondíveis, a saber, o quadro de distribuição dos recursos de 1980 a 2009 (o acidente, como sabemos, foi em 2003) e as conclusões a que chegou a Comissão Parlament ar de Inquérito da Câmara dos Deputados, convocada para apurar as causas do acidente.
    .
    Somente no período 1985-1989, os investimentos se concentraram nos três segmentos de atividade – satélites, veículos e centros de lançamento – com uma média anual de 100 milhões de dólares. Daí em diante, penúria! Em 1990 os investimentos caíram para 57 milhões e em 1999 não passaram de 9,9 milhões. Ao todo, o País gastou, de 1980 a 2002 (véspera do lançamento do VLS), apenas US$ 530,2 milhões. Como pensar seriamente em lançar nosso VLS se, a cada ano, o governo reduzia os investimentos? De US$ 27,5 milhões em 1995, caímos para 18,7 em 96, para 11,271 em 97, para 10,408 em 98 e, finalmente, para US$ 3,7 milhões em 2002. Em 1999, o governo havia tido o desplante de só aplicar US$ 1,6 milhão!
    .
    Eis o resumo da atenção que estamos dando aos projetos estratégicos. Em 26 anos de desenvolvimento do VLS, que seria o nosso primeiro veículo sateliz ador, fizemos três tentativas, três insucessos. O esforço terá sido inútil? De certo que não, pois muito se aprendeu e se avançou. Mas o acidente comprometeu o ritmo e lançou dúvidas sobre diversos aspectos do projeto. E como temos reagido?
    .
    Qual o efetivo envolvimento sustentável da indústria que conseguimos realizar? A inanição a que os projetos estratégicos são submetidos leva a esse arrastar de poucos resultados e ao abandono de profissionais e empresas. Veja-se, também, o caso do submarino de propulsão nuclear: estamos há 21 anos desenvolvendo e agora, dependendo de uma cooperação com a França, devemos esperar por mais uma década, pelo menos.
    .
    Certamente, há que se repensar a forma e a firmeza com que devem ser conduzidos os projetos estratégicos, algo que suplanta os períodos governamentais e requer décadas de investimentos em gerações de profissionais, em entidades de formação e pesquisa, em infraestrutura laborator ial, em parque de indústrias com continuidade de demanda.”
    .
    Segundo ele e eu também compactuo com a opinião, é retomar a projeção da capacidade instalada da década de 80, revendo as concessões de terras a quilombolas, além de vincular o PNAE a uma maior regularidade na execução orçamentária da União, nos moldes da fixação que o PAC é dotado,

    para permitir a criação de um complexo industrial-espacial-militar, atrelado ao Centro de Lançamento e de Tecnologia
    .
    Segundo Roberto Amaral:
    “A ideia inicial era ter ao lado do atual Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), operado pela Força Aérea e destinado ao VLS, mais três sítios de lançamento espacial, capazes de operar com outros veículos, além daqueles já em desenvolvimento pelo programa autônomo.
    .
    Um deles seria o Cyclone-4, da ACS. E teríamos, como retaguarda desses sítios, e em função deles, um parque de empresas de apoio às atividades espaciais, assim como instituições de ensino e pesquisa de tecnologia pura e de tecnologia de ponta.
    .
    Ainda como efeito dessa revolução técnica na região, as atividades industriais e de serviços favoreceriam, substancialmente, o desenvolvimento do potencial turístico da região alcantarense e ludovicense.”

    Abraços

  31. Esse artigo não trás novidades, apenas confirma aquilo que já sabíamos por dedução. É lamentável que uma potência militar, que tenta passar a imagem de amigos, corrompe nossos políticos, compra espaço na nossa imprensa oligopolista, e quase sempre conseguem aprovar leis e assinar contratos que vão contra os interesses do Brasil. Precisamos esclarecer nossa gente, no sentido de evitar eleger políticos espúrios, que ocupam seus mandatos apenas para tirar proveito próprio e favorecer estrangeiros em detrimento dos interesses do povo brasileiro.

    Como mencionado em um comentário anterior, e a explosão de Alcântara? Foi investigada? Prenderam os responsáveis? É claro que não.

    Querem vender seus caças para nós, simplesmente para nos ter em seu restrito controle. Nos venderam, em situação no mínimo suspeita o Sivam, e agora querem nos proibir de termos nossos foguetes… Quando é que vamos assumir o controle do nosso próprio país?

    Agora temos o pré-sal, que junto com as nossas águas, nos transformam em alvos desses gananciosos e perigosíssimos “amigos do norte”. Já é hora sim de retomarmos os lançamentos de foguetes, re aparelhar nossas forças armadas, construir nossas próprias fábricas de; caças, blindados, e toda a estrutura necessária para nos defendermos, se for necessário… Se há dúvidas, pergunte aos chineses.

  32. Gostaria realmente de ver, ainda que guardados pelo anonimato, o que pensam os militares brasileiros sobre esse assunto. O acidente de Alcântara não foi só uma catastrofe tecnologica, foi o momento da morte de quadros cientificos que o país levará anos para repor plenamente. Alcântara foi um acidente? Talvez sim, talvez não, mas esse telegrama demostra que se trata de uma operação militar visada por adversários poderosos. Operação militar que só os toupeiras ou os quinta-colunas são sabem que se paga sozinha e com lucro – o lançamento de satélites deverá ser, junto com energia renovável e urânio enriquecido, os grandes negócios no mundo dentro de não muito tempo. Se Alcântara não foi um acidente, os caras não estariam só querendo nos dar rasteira, mas nos aleijar, eliminando parte crucial de nossa massa critica cientifica. É claro que o cara forte da rua, a gente não peita, mas fica de olho, minando, solapando só, mas cientes…

    Esses caras, militares do Brasil, é que são nossos aliados contra o, “como-é-mesmo-que-chama?”, perigo bolivariano? Contra quem seria essa base no Brasil? Cuba? É Cuba a nossa inimiga?

  33. Não é segredo para ninguém as ininterruptas atitudes dos EUA no sentido de impedir nosso progresso tecnológico em áreas sensíveis. Eles temem um concorrente de peso no ocidente e de tudo fazem para sabotar esse intento brasileiro. Vergonhosamente, com a ajuda de políticos corruptos brasileiros conscientes do fazem. Apesar desses esforços, o Brasil prossegue sua marcha; não desistirá de se tornar uma potência de primeira grandeza.

    Enquanto forem A Superpotência, prosseguirão nessa política, pois nem em sonho abdicarão desse posto. Mas as coisas mudam. Mas é preciso convir que outros países corajosamente o desafiam há décadas com sucesso. O Brasil precisa seguir esse caminho. Não me refiro aqui ao desafio militar, mas ao político-industrial. Certamente venceremos pela persistência, apesar desse percalço.

    Num cenário futurista, imagino o dia em que, em profunda crise econômica, nosso vizinho do Norte venha a imitar as Soviex-Republics p sobreviver, salvar o q resta de sua outrora poderosa economia: passar pelo constrangimento humilhante de vender tecnologia de ponta a preços acessíveis às nações mais pobres e buscar parcerias político-estratégicas com as “Banana Republics”.

    Podemos não estar tão longe desse dia… Digo isso baseado, claro, nos indícios do que vemos todos os dias nos meios de comunicação.

    Não é com prazer que escrevo estas linhas. Os Estados Unidos foram fundados com o objetivo de tornar-se a Pátria da Liberdade e da Democracia. A esperança a luz do mundo! Infelizmente, os decendentes desses fundadores corromperam-se e traíram esses ideais. Serão/são os responsaveis por sua queda!

    Lamentável.

  34. Infelizmente, Sr Dandolo, pra uns é novidade. E muitos daqueles que declaram o que você acabou de dizer (e não estou me referindo à ti, pois nem o conheço) ajem como se não tivessem ciência disto…

    O brasileiro não parece muito aprender com erros passados…

  35. Foi um atentado terrorista e covarde.O alvo não era o VLS mas sim a equipe tecnica-cientifica.Levariamos 50 anos para formar outra e mais uma decada para aperfeiçoa-la ao estagio da que perdemos.Invejão tambem a base que geograficamente é a que tem futuro comercial.A parceiria com a Ucrania foi unicamente para encurtar caminho e a escolha parece não ter sido boa.So vence quem aposta sem medo de perder e mesmo que perca que não desiste e continua cada vez mais obstinado ate que a vitoria venha e vira.Seremos vira-latas se temermos,seremos serviçais se cedermos.A nossa hora é agora.

  36. depois falam mal do irã, cuba etc… Isso também é uma forma de oprimir, oprimir nossa capacidade bélica, científica e espacial. E ainda tem pessoas que acham que os Estados Unidos são a policia do mundo, que leva a prosperidade, paz e a democracia a todos os cantos da terra hahaha alienados.
    Verdade ou não, no dia da explosão la da base espacial, tinha um destroyer americano perto das nossas aguas, meio estranho, deveriam estar pescando.

  37. That’s a good point right there. I made a research on the topic and found most people will agree with your blog. By the way I will subscribe to your feed and I hope you post again soon.

  38. Os americanos nos veem como futuros inimigos. Eles nos querem como um país vassalo e corrompido por políticos, nada mais.
    Agora, cá pra nós, com os políticos que nós temos, que esperança podemos ter ? Nenhuma.
    O Caso Palocci 2 está sendo abafado pelo governo da Dilma.
    Pra mim, depois dessa, o governo da Dilma acabou.
    Pobre Brasil.

Comentários não permitidos.