EUA, Rússia, China e Reino Unido boicotam negociação para banir armas nucleares

Negociação começa em Nova York sem potências nucleares, como EUA, Rússia, China e Reino Unido. Países contrários à proibição argumentam que, armas atômicas são necessárias para defesa.

As potências nucleares Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França estão entre os 40 países que afirmaram nesta segunda-feira (27/03) que não participarão das negociações da ONU sobre um tratado para banir armas nucleares.

A decisão foi anunciada pela embaixadora americana nas Nações Unidas, Nikky Haley, ao lado dos representantes da França e Reino Unido. Halley argumentou que os EUA seguem acreditando na não proliferação, mas consideram necessário dispor de armas atômicas para sua defesa e a de seus parceiros.

“Como mãe, como filha, eu gostaria de um mundo sem armas nucleares, mas temos que ser realistas. Alguém acredita que a Coreia do Norte vai aceitar uma proibição das armas nucleares?”, questionou Halley.

“Neste dia e hora não podemos dizer honestamente que podemos proteger nossa gente permitindo aos maus tê-las e aos bons, os que tentam manter a paz e a segurança, não tê-las”, acrescentou.

O embaixador britânico Matthew Rycroft disse que seu país não participará das negociações porque não acredita que possam levar a um “progresso efetivo no desarmamento nuclear global”.

O representante adjunto da França, Alexis Lamek, destacou que uma proibição imediata das armas nucleares vai contra o “enfoque progressivo” do Tratado de Não-Proliferação Nuclear e defendeu que atualmente não há as “condições de segurança” para dar esse passo.

Com exceção da Holanda, todos os países da Otan, decidiram não participar das negociações. China e Rússia – que junto aos EUA, França e Reino Unido são membros permanentes do Conselho de Segurança e têm arsenais atômicos – também se opõem ao processo. Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte, que também possuem armas nucleares, estão na lista dos que promoveram o boicote.

Apoio de mais de 100 países

Apesar da manobra, mais de 100 países deram início nesta segunda-feira, em Nova York, às negociações sobre um tratado para proibir as armas nucleares, com o objetivo de reduzir o risco de uma guerra atômica.

O início das negociações sobre um texto legalmente vinculativo foi decidido em outubro, com o apoio de 123 países-membros das Nações Unidas. A maioria das potências nucleares votou contra estas negociações (Estados Unidos, Israel, Reino Unido, Rússia) ou absteve-se (China, Índia, Paquistão).

A iniciativa é liderada por vários países, entre eles Áustria, Irlanda, México, Brasil, África do Sul e Suécia, e por as centenas de organizações não-governamentais.

Foto:  Embaixadora norte-americana na ONU, Nikki Haley

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

 

7 Comentários

    • correto joao bernades concordo com voce
      mas não é que caímos nessa é que somos golpeados quando começamos a fazer e desenvolver nosso projeto nuclear , novamente atacaram o projeto do submarino nuclear

      o povo votou não ao desarmamento e os políticos elitizaram e aumentaram o valor dos impostos e burocratizaram o jeito de tirar o CR
      imagina se esses políticos irão deixar o brasil ter possibilidade de possuir alguma arma
      desarmaram ate o povo , isso aqui é uma senzala gigantesca ,eles tem medo da própria nação

      prenderam o pai das centrifuga nuclear e não prenderam nem quem fez isso por ataque a segurança nacional
      escrevi isso no defesa aerea naval em uma matéria que fala do almirante não aceitaram
      agora quem era contra a almirante eles publicaram ai fica fácil

      somos pior que colônia
      ai vem os caras e cantam assim , e se a pátria amada for um dia ultrajada lutaremos com fervor

    • Concordo… mas pra usar contra quem ???… só se for pra usar no plano piloto… lá é que estão os verdadeiros inimigos… 🙂

      • taí zé, agora tu me convenceu q o Brasil deve fazer a bomba atômica rsrs..

        ideia genial, vamos fazer uma pra jogar lá em Brasilia em dia de votação para aumento de orçamento p/ os políticos.

        resolveria todos os problemas do Brasil

  1. na verdade esses países que tem a arma nuclear estão inventando novos dispositivos e novos tipos de armas de destruição em massa e etc enquanto o brasil quer comprar barco velho da ilha da rainha e desativa outro navio velho com essa justificativa que é velho

    para os praças ensinam a morrer pela pátria e para as academias ensinam a ser do Itamaraty ???

    pois é isso que parece

  2. Já repararam nos entreguistas ,tentam desqualificar as nossas necessidades ,com piadinhas ,etc ,ou com perguntas ,para que , não temos inimigos ,etc,etc e muito blablabla vazio ,reparem bem !!!!

    • Quem entrega, entrega algo… o que foi que entregaram que fez vc se descabelar assim ???… como diz o filósofo paneleiro, quem dorme com morcego acaba de cabeça para baixo… os tais que se acham patriota mais que outros são exatamente os mesmo que vivem de bravatas, que jogam contra a realidade e simplesmente arrotam arrogâncias para somente angariar créditos junto aos incautos locais e fazer firulas militantes… simples assim…

Comentários não permitidos.