EUA não encontram sinais de envolvimento direto da Rússia na queda do MH17

Inteligência americana diz, porém, que russos criaram as condições para a queda da aeronave ao apoiar separatistas do leste da Ucrânia e que estes provavelmente derrubaram avião “por engano”.

Representantes dos serviços de inteligência dos Estados Unidos afirmaram, nesta terça-feira (22/07), não terem encontrado evidências de envolvimento direto da Rússia na queda do Boeing 777 da Malaysia Airlines. Entretanto, os funcionários declararam que Moscou foi responsável por “criar as condições” que levaram à tragédia no leste da Ucrânia.

Numa entrevista à imprensa em Washington, os funcionários, que pediram para que seus nomes não fossem revelados, afirmaram que os russos vêm armando os separatistas no leste ucraniano, mas que não há evidência direta de que o míssil usado para derrubar o avião veio da Rússia.

“Ainda estamos trabalhando para determinar se houve uma ligação direta, se havia russos em terra, se eles treinaram os separatistas”, afirmou também o vice-conselheiro de Segurança Nacional, Ben Rhodes, em entrevista à emissora CNN.

Os representantes da inteligência americana que falaram sob anonimato à imprensa afirmaram que o voo MH17 deve ter sido derrubado “por engano” por um míssil terra-ar SA-11, disparado por separatistas pró-Rússia. “A explicação mais provável é que foi um engano”, disse um dos funcionários.

Também foram rebatidas as alegações de que o Boeing 777 teria executado uma manobra perigosa semelhante “às que fazem os aviões militares”. Segundo um alto funcionário, tal afirmação não tem fundamento.

Além disso, para a inteligência americana, a explicação da Rússia sobre a catástrofe, que sugere que a Ucrânia teria derrubado o avião, não é realista, pois Kiev não tem mísseis do tipo usado nessa área, claramente dominada pelos separatistas. Se a versão russa fosse verdadeira, isso significaria que as tropas do governo ucraniano teriam lutado para entrar na área, atirado no avião e, depois, lutado para sair novamente.

Além disso, Kiev teria que ter orquestrado as postagens de separatistas nas redes sociais, dizendo que haviam abatido um avião. “Isso não me parece plausível”, afirmou um dos funcionários.

Outro argumento que depõe a favor do governo ucraniano é que ele não teria motivos para empregar um sistema antiaéreo, já que os separatistas não têm utilizado helicópteros e nem realizado bombardeios. O mesmo não pode ser dito dos militantes, que enfrentam ofensivas aéreas do governo, afirmaram as autoridades americanas.

Chegada dos corpos

Na tarde desta quarta-feira, está prevista a chegada de um voo com os primeiros restos mortais das vítimas do voo MH17 a Eindhoven, na Holanda – país de origem de 193 das 298 pessoas que estavam a bordo da aeronave.

Os caixões serão recebidos pelos parentes das vítimas, pelo casal real holandês e pelo primeiro-ministro do país, Mark Rutte. Será feito um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. O governo declarou luto nacional nesta quarta-feira.

Ainda não se sabe ao certo o número de corpos que foram colocados no trem com vagões resfriados usado para o transporte dos restos mortais das vítimas. Um especialista holandês que examinou os restos mortais falou em 200 corpos, mas os separatistas teriam falado em 282.

Junto com os corpos está prevista também a chegada das caixas-pretas. Elas foram entregues pelos separatistas a especialistas malaios, que o repassaram aos investigadores holandeses. Por fim, especialistas britânicos avaliaräao o conteúdo das gravações, que deverá fornecer pistas sobre a causa do acidente.

IP/dpa/afp/rtr/lusa/ap

 

Fonte: DW.DE

Comentário konner:

Algumas questões faltam ser esclarecidas. Kiev havia negado a presença de aviões militares na área: — Como que a Rússia tem no seu controle (inclusive foi disponibilizado a comunidade internacional) a presença de um caça SU-25 ucraniano a cerca de três ou cinco quilômetros de distancia e quase na mesma rota do voo MH17, isso quando este foi abatido? O que ele estava fazendo lá? Qual a intenção de Kiev ao omitir este FATO?  

22 Comentários

  1. “EUA não encontram sinais de envolvimento direto da Rússia na queda do MH17”
    Mentira, a CIA está querendo esconder a culpa da Rússia no caso 🙂

    • “Moscou foi responsável por “criar as condições” que levaram à tragédia no leste da Ucrânia”
      Mentira, a culpa é da Boeing e Malasya Airlines. A primeira por ter fabricado o avião e a segunda por voá-lo.

      • “…depõe a favor do governo ucraniano é que ele não teria motivos para empregar um sistema antiaéreo, já que os separatistas não têm utilizado helicópteros e nem realizado bombardeios”..
        A menos que essa fosse a intenção, não é meu caro Pedro Bó.
        O responsável, seja lá quem for, vai morrer negando.

      • Amigo, observou como os russos, que diretamente nada tem a ver com o caso, correram para se municiar de material comprovando o envolvimento dos ucranianos ???… ninguém disse que foram os russos, e sim os rebeldes pró-russos… mas, antecipadamente e rapidamente, os russos arrumaram fotos de satélites, gravações e toda a parafernália necessária ao teatro de convencimento que eles tanto dominam… e tem quem acredite na inocência TOTAL dos russos nessa barafunda… não acredito que tinham interesse nessa caca, mas foram indiretamente responsáveis pelos atos dos rebeldes…

      • Não falaram que foram os Russos? como assim ? não sei como não acusaram os russos de ter derrubado o avião que caiu em Taiwan hoje… ultimamente tudo é culpa da Russia… e como é o dela que ta em jogo ela pôs as cartas na mesa e parece que o EUA deram um tiro no pé.

      • depois de nenhum pais acompanhar os estados úmidos para a guerra

        agora é ficar falando que não to vendo nada !!!

        mas se os estados unidos fizer o dever de casa descobre
        sim que a CIA americana tentou derrubar o avião presidencial do governo russo mas como os nazistas de Kiev são tudo

        menos SUICIDAS preferiram acertar o dos passageiros e fingiram que erraram para não perder a amizade dos terroristas da CIA

        mais uma que o zoinho de catarata nem percebeu
        CULPA do nariz de tucano dele ,,, o coitado

        alias finge que não esta vendo nada também
        igualzinho o mestre

        afinal é um americanofilo de carteirinha que não tem o green card apenas vontade de ter !!!

        AFINAL É UM AMERICANOFILO O

      • rsrsrsrsrss… eita ervinha do diabo uruguaia !!!… tá fazendo efeito… rsrsrsrsrsrs… depois dizem que os esquerdinhas não tem criatividade em compor historinhas conspiratórias… 🙂

      • Grande verdade, Capa Preta.

        Mas para que eles fariam isso se eles tem a nós como peões?

        Daí surge a necessidade do conhecimento do que realmente ocorre no mundo, e não aquilo que alguns querem que acreditemos. Ambos (EUA e Rússia) são assim, na verdade eles se merecem.

        Ao meu ver, o que está acontecendo é que enquanto uns fazem “muito com pouco”, outros estão fazendo “pouco com muito”, e isso é sinal claro de adaptação a realidade vigente. Será que a essa atual crise vai ter o mesmo fim da crise na Síria? Somente saberemos o que se passa quando eles mostrarem as cartas que tem nas mãos…Sds

      • Vympel, exatamente isto que eu acredito guerreiro, enquanto estes dois idiotas (Putin e Obamis) continuarem a querer brincar de guerrinha fria, em pleno Sec. 21, e enquanto estiverem seus governos sucetiveis as industrias belicas de seus respectivos paises. ccas como esta vão ser frequentes mundo afora.
        Hoje (na minha opinião) caca de rebeldes ucranianos,patrocinados por Moscow,com misseis AA. Pouco tempo atrás, caca de rebeldes sirios, patrocinados por Washington, com gás quimico.
        Mas no fim e como vc disse sobreambas as partes, tudo produto organico do mesmo intestino imperialista geo politico..

  2. Os acessores do Obama devem ter se esquecido que os Russos tem uma das melhores tecnologia de radares e Satélites do mundo,e sairam acusando sem terem pensado nisso,agora o que talvez aconteça seja a diminuição das acusações a rússia para talvez encobrir algo vergonhoso,nunca vi isso,uma das partes acusa e quando a outra apresenta o contraditório a outra que acusa diz que não é bem assim.

    Obs: Devemos ter muita calma na hora de atribuirmos um culpado,não podemos :

    Julgar os Russos culpados por eles serem simplesmente russos,isso é um Tribunal ou julgamento de exceção.Se as coisas forem abafadas é porque a verdade não é bem a dita pelos Americanos.

    Volto a reforçar :

    Não julguemos os Russos culpados por eles serem Russos.

  3. Será que estariamos diante de um novo Incêndio do Reichstag,só que agora a verdade será apresentanta.

    Se os E.U.A,ACUSARAM A RÚSSIA DE FORMA VÃO CONTUDENTE E AGORA DIZEM QUE NÃO É BEM ASSIM,ENTÃO HÁ ALGO MUITOE STRANHO NISSO,A SORTE DESSE PESSOA É QUE A MÍDIA OCIDENTAL ATÉ AGORA NÃO DEU A VERSÃO RUSSA.

    Nazistas sempre com o seus metodos.

  4. “Inteligência americana diz, porém, que russos criaram as condições para a queda da aeronave ao apoiar separatistas do leste da Ucrânia e que estes provavelmente derrubaram avião “por engano”.

    Isso não é inteligência… é ingenuidade ridícula… na falta de provas concretas aponta o dedo e diz: “não vi, mas deve ter sido por causa dele, porque ele é preto (ou judeu, ou gay, ou mulher (ela no caso), ou corintiano, etc)… então PROVAVELMENTE foram eles porque eles NÃO ACREDITAM em Deus, etc etc…

    É o mesmo que dizer que o povo brasileiro criou as condições para a morte do menino no estádio, devido ao apoio da torcida dos times brasileiros ao futebol nacional…

    Com o devido “desrespeito” a diplomacia da atual administração americana está de mal a pior! 🙁

    Abraço galera!

  5. Mais um “detalhe” por que tem que ser os EUA o juiz da questão entre estes dois países!? Obviamente é muita presunção de quem “se deu” o direito de ser o xerife do mundo!

    Isso é caso para uma comissão internacional, obviamente!

  6. “Além disso, para a inteligência americana, a explicação da Rússia sobre a catástrofe, que sugere que a Ucrânia teria derrubado o avião, não é realista, pois Kiev não tem mísseis do tipo usado nessa área, claramente dominada pelos separatistas.”

    Pois é… para azar destes “especialistas que dão entrevista sob anonimato”, ontem os militares russos apresentaram fotos com os Buk estacionados exatamente aonde afirmaram que estavam. E com o bonus de afirmar que existia um satélite de observação dos EUA sobre a Ucrânia no mesmo momento do acidente, o que sugere que estes também possuam a mesma informação mas não divulgam.

    Já está passando da hora do governo dos EUA apresentar aqueles dados que afirmaram que possuíram, em que se detectava a presença de um míssil disparado na região, até para não passar por mentiroso.

  7. Tem sido uma constância no governo Obama de falar alto no começo e pra depois abaixarbo tom e dar pra trás.
    Se os ucranianos realmente abateram o avião será mais uma vergonha do Obama que é o presidente mais bunda mole que os EUA já tiveram.

    • Ele foi posto lá para isso… denegrir a imagem dos EUA perante a comunidade internacional… é só caca em cima de caca… tanto no inicio como no fim do governo dele…

Comentários não permitidos.