EUA estão perdendo interesse por Ucrânia

Os resultados da visita do presidente ucraniano a Washington indicam que a Ucrânia foi apenas um instrumento contra a Rússia e que os EUA, depois de terem alcançado alguns dos seus objetivos, estão perdendo o interesse por este país vizinho da Federação da Rússia, acreditam especialistas.

O vice-diretor do Instituto da Comunidade dos Estados Independentes, Vladimir Zharikhin, comentando o caloroso acolhimento oferecido ao líder ucraniano, observou que a elite política norte-americana “mostrou toda a sua habilidade mais requintada”.

“Houve muitos aplausos e elogios ruidosos, mas nem um só pedido de Poroshenko foi satisfeito. Aliás, eles não lhe deram armas nem o proclamaram aliado militar, o que, na essência, era isso que Poroshenko queria”, explicou Zharikhin.

Em sua opinião, esta deve ser “mais uma lição para a elite política ucraniana que acredita ser um verdadeiro polo de atração de cuidados por parte das elites políticas dos países ocidentais”.

“Na prática, eles são apenas uma ferramenta para criar problemas à Rússia, por um lado, e à União Europeia, por outro, e nada mais que isso”, afirmou o especialista.

Fonte: Voz da Rússia

23 Comentários

  1. ““Na prática, eles são apenas uma ferramenta para criar problemas à Rússia, por um lado, e à União Europeia, por outro, e nada mais que isso”, afirmou o especialista.”

    A quantidade de mentiras que a imprensa estatal russa lança é inacreditável. Mais inacreditável é que tem gente que acredita.

    Os russos são coitadinhos mesmo…

      • Não é questão da Ucrânia ter conseguido o que queria.
        O fato é que a Voz da Rússia não é uma agência de notícias que faz jornalismo de verdade e sim uma empresa controlada pelo governo que só serve para fazer propaganda política.

        Essa conversa de que os americanos só apoiaram a Ucrânia para prejudicar a Rússia somente tem a finalidade de unir o povo russo à favor de Puitin.

        Se os EUA tivessem fornecido armas à Kiev as mesmas pessoas estariam dizendo foi um ataque indireto contra a Rússia. Ou seja, todas as notícias divulgadas pela imprensa controlada russa tem o objetivo de criminalizar os EUA e direcionar e manipular a opinião pública.

        Aonde já se viu uma democracia em que opiniões divergentes e a oposição não tem acesso acesso aos meios de comunicação?
        Só em ditaduras.

        É semelhante ao que Hitler fez na Alemanha, exagerar na criação de um inimigo para unir o povo e manter o governo no poder.
        É o que todo o déspota faz.

      • por LUCENA
        .
        .
        (…)O fato é que a Voz da Rússia não é uma agência de notícias que faz jornalismo de verdade e sim uma empresa controlada pelo governo que só serve para fazer propaganda política. (…)
        .
        .
        Até parece que a imprensa empresa americana seja diferente, quem não se lembra daquela mentira apoiada pela imprensa americana contada pelo Bush e Blair dizendo que Sadam Husseim tinha arma de destruição em massa.
        .
        Quem não se lembra daquela informação propagada pela imprensa empresa ocidental que dizia que o atentado de uma bomba química que matou dezenas de crianças fora atribuída ao Assad.
        .
        Quem não se lembra daquela campanha da imprensa ocidental que culminou com o Obama afirmando que a Rússia teria culpa na derrubada do avião malaio.
        .
        O problema é tem pessoas como você que quer porque quer, controlar a pauta dendro da sua ótica vesga onde o mundo gira em torno da sua vaca-sagrada ( EUA ).
        .
        Certos blogs onde você é um contumaz frequentado, em que lá a tônica é exaltar tudo que seja da ideologia sionista e nas horas vagas, denigre qualquer coisa que seja do Brasil e lá não tem um contra-ponto pois, lá sim,reina a mais perfeita ditadura de ideia.
        .
        Aqui as opiniões não são iguais, cada um tem a opinião dentro da sua crença ideológica más, vocês sempre estão mais preocupados em criticar aquilo que pensamos, do que colocar as suas opiniões sobre o assunto exposto pelo blog ou então, desqualificar a origem se essa origem não for da linha da sua ideologia.

      • por LUCENA
        .
        .
        A Rússia sempre foi olhada com muita cobiça pelos déspotas de plantão … foi com Napoleão Bonaparte, Hitler todos deram com os burros n’água e gora é a vez dos sionistas … 😉
        .
        Esses déspotas citados, conseguiram fazer a Europa se ajoelharem para eles más, quando foram para cima da Rússia; quebraram a cara … é … quem sabe um dia … Rsrsrsrsr 🙂

      • Caro Julio

        Não estou falando sobre vitórias ucranianas. O que estou criticando são as mentiras russas para unir o povo em favor do governo.

        Putin, através de empresas de comunicação controladas pelo governo como a Voz da Rússia, por exemplo, quer que sua população se sinta vitimizada e atacada pelos americanos e europeus para conquistar apoio. Está tentando exagerar em um inimigo para unir o povo a seu favor da mesma forma que outros líderes políticos fizeram isso antes.

        Dizer que os americanos malvados só apoiaram a Ucrânia para prejudicar a Rússia é apenas propaganda política para unir o povo contra um inimigo externo.
        Puitn é um político.

        Aonde já se viu uma democracia em que opiniões divergentes e a oposição não tem acesso aos meios de comunicação?
        Só em ditaduras.

      • Não Deagol

        Malvados são os russos

        Os americanos são santos

        Nunca passaram por cima das resoluções da ONU….

        os russos e Azizquerdas é que são feios, bobos e mauzinhos

  2. Os ânimos estão esfriando à medida que o inverno está se aproximando e a necessidade por gás aumenta.
    Por outro lado, os tarados que pensam que estão lutando por Alá estão atraindo toda a atenção do ocidente.
    Pior para os golpistas ucranianos que confiaram ( ou só queriam mesmo encher os bolsos) nos EUA e UE. Jovens foram mandados para o abatedouro, civis foram assassinados, houve crimes de guerra por ambas as partes e tudo isso para que?

    • Golpe de estado, manipulação e sangria de reservas… realmente, depois de cumprir seus objetivos (perturbar a Russia que ainda segura as pontos apoiando a Síria além da “transfência” do ouro da Ucrânia para os EUA) o interesse dos EUA por este país “descartável” está realmente diminuindo.
      E como vc citou, quando o Inverno chegar quero ver se a UE segurará as pontas da Ucrânia sem gás para aquecê-los.
      E falando em sequestro de riquezas: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/03/eua-ouro-ucrania-alemanha.html
      Abraço,

  3. Exata/ , é isso o q está ocorrendo e vão cair no eskeci/ do tio samtanás e UE.C o inverno chegando no hemisfério norte, e sem gás da velha Rússia, vai ser necessário mt grana..Está sujeito ocorrer uma outra revolução em KIeV, afinal, o gen.FRIO ñ poupa ninguém , nem crianças ou velhos…torço p q a UE dê grana aos Ucranianos p comprarem gás, será um longo e tenebroso inversno.Quem viver verá.

  4. por LUCENA
    .
    .
    Os EUA corre o risco de estarem envolvidos em duas frentes, para dura; uma será no Oriente Médio e a outra na Eurasia.
    .
    Dua pedreiras que em um conflito convencional, os EUA a OTAN com as suas economias estagnadas, exigirá muito da nação ( americana e européia ).
    .
    A guerra econômica e financeira que os EUA e a UE, não conseguiram surtir o efeito esperado más, ao contrário; a Europa está sentido os efeitos do remédio amargo que eles deram pra os russos.
    .
    A Rússia está fazendo comércio sem que utilize como forma de transação o dólar e o euro más sim, a moeda chinesa e o rubro como meio de troca nas suas transações comerciais, é o mesmo que está acontecendo com a Argentina e a Rússia e a China, não usam o dólar como moeda franca.
    .
    Parece que essa guerra comercial,financeira e econômica os únicos que estão levando na cabeça são os europeus … ainda bem que não são bombas !!! … rsrsrsr

    • por LUCENA
      .
      .
      Wallerstein: IMPÉRIO EM PÂNICO NO ORIENTE MÉDIO
      .
      Mal explicada pelos militares e Obama, nova guerra na região será provável desastre. Em grave declínio, EUA cometem desatinos que ameaçam planeta
      .
      .
      (*) fonte: http://outraspalavras.net/capa/wallerstein-imperio-em-panico-no-oriente-medio/
      .
      .
      (…) A explicação é simples. Os Estados Unidos estão em grave declínio. Tudo dá errado. E, em pânico, seus governantes assemelham-se ao condutor de um automóvel possante, que perdeu o controle da máquina e não sabe como reduzir a velocidade. Em vez disso, ele acelera rumo a um grande desastre. O carro trafega em ziguezague e derrapa. Tornou-se um enorme perigo – não apenas para o motorista, mas também para o resto do mundo. (…)

      • por LUCENA
        .
        .
        Vejamos … Huuummmm … uns tal de talibãs …. rsrsrrs …, uns homens das cavernas que até hoje a cavalaria “rintintim” não consegui sair daquele atoleiro lá na Eurasia … … hahahah …imagine um exército bem preparado do que aqueles homens das cavernas do Afeganistão …hahahha …. 😉

  5. Esse artigo do Voz da Russia expressa o sonho da oligarquia russa. Coexistencia pacifica com os EUA. Os neoconservadores foram isolados. Brzerzinski nao mais influencia a politica externa norte americana. Eu nao faco uso da midia russa como tambem nao uso a midia tradicional do ocidente. Sao todos vinculados com o poder, portanto o que produzem sao 90% propaganda e 10% material fatual..Quando a midia russa produz algo interessante e porque copiou a materia da midia alterrnativa do ocidente. dizer que os EUA estao perdendo interesse na Ucrania so pode ser desinformacao. Eu ainda estou com a impressao que os rebeldes foram forcados a assinar um acordo suspendendo seu ataque militar, quando as tropas de Kiev estava totalmente em panico, desorganizada e desmoralizada. Agora os EUA estao reorganizando as tropas de Kiev. Os rebeldes vao pagar caro por essa tregua. Uma coisa estou seguro. Os EUA nao abandonou seu seu plano de estabelecer bases da OTAN na Ucrania, nem seu plano de dividir Russia em pequenos paises.

  6. noa querendo toma parte das dores da russia mas o especialista ta certo no ponto que diz a ucrania ta so sendo usado para atacar a russia e vira uma base da otan no futuro!!!

  7. O interesse é tanto maior quanto o possível “retorno” que a questão possa oferecer!

    Nesse caso a Ucrânia não se mostra realmente um grande investimento.

    A Rússia certamente não vai permitir ao “ocidente” ter acesso aos segredos militares desenvolvidos no “Leste” do país… tão pouco a Ucrânia será aceita como “aliado” militar americano, pois não há como os EUA atuar ali sem desencadear uma crise internacional, e muito provavelmente um Guerra Mundial!

    As sansões, longe de mostrar a supremacia americana, mostraram um série de equívocos geopolíticos e egoístas por parte dos americanos, bem como uma SOLIDEZ inesperada da economia e do governo russo.

    O que deveria enfraquecer e isolar o país gelado ainda mais, acabou fortalecendo-o e levando-o a acordos geopolíticos com outras potências (China e Índia) criando um bloco “não – OTAN” que até pouco tempo não existia.

    Como a Ucrânia não é grande fornecedor ou importador de qualquer coisa do ocidente, e até mesmo por questões culturais, no longo prazo, independente do que aconteça agora, é provável que haja uma reaproximação com a Rússia, com as eventuais trocas de governo, até mesmo porque são países fronteiriços, sendo a Ucrânia co-dependente russa!

    Por esse motivo a os EUA sequer podem cogitar tornar a Ucrânia um “aliado militar” e vender a ela equipamentos militares… certamente pela cultura e pela língua, com a mudança dos ventos, a Rússia teria acesso a esses equipamentos!

    Por outro lado, as diversas tentativas frustradas de imputar culpa sem provas (artifício usado pelos EUA para iniciar várias guerras) acabaram por minar sua influência junto aos seus “aliados”… alguns já meio ressabiados com denúncias de espionagem, e sabe Deus mais o que Snowden tornou público, mas só para PESSOAS ESPECÍFICAS. (Um “herói” de verdade que a nossa “Presidanta” fez questão de atacar!)

    Pra sacramentar, um “idiota” qualquer, EM NOME DO GOVERNO, sempre provido da “autoridade”, faz algumas atrocidades, e faz renascer no coração de cada rebelde o ímpeto de lutar e a lembrança do que vai acontecer de se renderem!

    O “custo” do conflito na Ucrânia simplesmente é alto demais para os EUA… e definitivamente foi um péssimo investimento!

    Só estão no jogo ainda para não ficar óbvio demais quando virarem as costas!

  8. A Ucrânia está num beco sem saída. Realmente é um país que serve de instrumento na mão dos EUA e da UE.
    Poroshenko busca desesperadamente ser aliado dos EUA, acreditando que isso tornaria Ucrânia segura, mas está enganado. O melhor aliado para Ucrânia continua sendo a Rússia e a Rússia nunca vai deixar a Ucrânia em paz enquanto a Ucrânia tentar atrair OTAN e os EUA para sua fronteira com a Rússia.

    Além disso, a Rússia possui muito investimento no Leste e no resto da Ucrânia, como segredo militares, parque industrial bélica que ficam situado no Leste. Ucrânia

Comentários não permitidos.