Defesa & Geopolítica

EUA e Brasil retomam negociações para usar base de foguetes de Alcântara (MA)

Posted by

Objetivo é impulsionar programa brasileiro e permitir lançamentos estrangeiros a partir do Maranhão

Estelita Hass Carazzai

Os governos brasileiros e norte-americano retomaram as negociações para um acordo que permita o uso da base de lançamento de foguetes em Alcântara no Maranhão.
Ainda nesta semana, um representante do governo dos EUA deve ser apontado para iniciar as tratativas de um
acordo de salvaguarda tecnológica com o Brasil. É a primeira vez em 16 anos que os países voltam a negociar o tema.

A informação foi adiantada pelo jornal O Globo, e confirmada nesta segunda (4) pelo ministro das Relações
Exteriores, Aloysio Nunes, em entrevista a jornalistas em Washington.

O objetivo é impulsionar o programa espacial brasileiro, de acordo com o ministro, e permitir o lançamento de
foguetes e satélites a partir de Alcântara. Segundo o ministro, atualmente, a grande maioria dos foguetes e
satélites no mundo carrega tecnologia norte-americana. Por isso, um acordo com o país é fundamental para
viabilizar lançamentos no Maranhão.

A grande questão a ser resolvida é preservar a soberania nacional brasileira, permitindo o acesso e conhecimento sobre os lançamentos a serem feitos na base, e, ao mesmo tempo, proteger a propriedade intelectual dos americanos. “Eles querem a defesa dos seus segredos comerciais, o que é legítimo”, disse Nunes.
A primeira proposta dos EUA, em 2002, era usar a base de Alcântara com sigilo total sobre seus equipamentos, o que não foi aceito pelo Congresso brasileiro.

O Brasil apresentou uma contraproposta aos EUA em meados do
ano passado, que esteve sob análise do Departamento de Estado desde então. Neste mês, enfim, o governo
americano deu o aval para que o tema volte à mesa de negociações.

O ministro não deu detalhes sobre a nova proposta, cujos pormenores ainda precisam ser fechados. “Não há
prazo, mas vamos começar rapidamente e há disposição política de se chegar a um acordo”, afirmou Nunes, que
disse estar otimista com as negociações.

Para ele, a localização “excepcional” da base de Alcântara, próxima à linha do Equador, é uma vantagem ao Brasil, que pode se beneficiar de recursos e capacitação de pessoal por meio da parceria com os americanos.
Depois do fracasso da primeira tentativa, em 2002, o Brasil ainda conduziu negociações com o governo da
Ucrânia para o lançamento de satélites, mas o acordo foi cancelado em 2015, sem sucesso.

 

Com Informações de Folha de São Paulo

58 Comments

  1. Boa Tarde.

    01 – O todo e qualquer Projeto no Papel é facil , colocar em pratica é outra situação.
    02- Proteger a propriedade intelectual dos americanos. Fato e Correto .e Assinar tratados e acordos Empresas Brasileiras , para Manutenção e Desenvolvimento de Atuais e de novas tecnologias .,Americanas ,e Especificamente na questão da segurança da Base , ser de unica prioridade do Brasil.,
    03 – Proteger e Preservar o Territorio nacional.Fato e Correto e a localização da Base , sem os devidos cuidados por nossas forças de Seguranças e Armadas.É Fato e Correto.
    04 – Só um Detalhe . Este Governo que ai esta.seja la qual for. PMDB – PT – PSDB e todos os outros p…p…p… por diante , vai ser trocado na Proxima eleições. e sem o Aval do Ministerio da Defesa Nacional – Procuradoria Geral da Republica – Supremo tribunal nada deve ser Feito ,pois Politicos envolvidos nesta questão.É Muito Ruim.
    como diria um Matuto … Pau que Bate em chico é o mesmo que Bate em Francisco…tudo dentro das leis do Brasil.
    Base de Alcantara … é uma Patrimonio dos Brasileiros[as]. e muito estrategico
    Não é qualquer politico de passagem , que vai assinar nada…O Aval Maior , é do nosso Ministerio de Defesa do Brasil.
    Brasil Acima de tudo e Preservando as futuras gerações.

    • jose luiz esposito says:

      Perfeito , este senhor Temer não tem Legitimidade de assinar nenhum Acordo Internacional , porém ele esta correndo com o tempo que lhe resta para assinar dois Grandes Acordos CARACU , o da EMBRAER e esta de Alcantara . Hoje mesmo o Pior dos Ministros do EXTERIOR de todos os tempos , superando OLAVO SETÚBAL , Ministro do EXTERIOR de SARNEI , esteve em Washington babando ovo e quase que implorando um Acordo para ALCANTARA ,e de forma Vergonhosa !!!

  2. O os serviçais americanos, anti Brasil , traidores !

  3. Para mim não faz diferença nenhuma, nossos milicos já obedecem Washington mesmo…ruim mesmo está para o trouxa aqui que tem que pagar o salário deles para servir ao pentagono.

  4. Se for aprovado esta aberração, pelo desgoverno, daqui a alguns anos os brasileiros vão ter que pedir permissão para passar na frente da Base de Alcântara.

  5. Leonardo Crestani says:

    Ai esta a explicação do motivo do Brasil estar recebendo tantos equipamentos militares norte Americanos na faixa……. Brasil Colônia!!!!

    • jose luiz esposito says:

      Já havia colocado isto aqui , mas não somente por isto , mas por não ter comprado o Sistema Antiaéreo russo PANTSIR , também !!

  6. Renival Oliveira says:

    Que porra é essa, os cara sabotam o nosso programa e esse governo que não representa ninguém tá entregando tudo aos americanos; e ninguém fala nada na mídia aberta. Por o cara vai entregar alcântara para os americano, o satélite(tentou), A Embraer. Caramba em troca de quer????? pelos ferros velhos que estão mandando pra gente/EB; estão entregando tudo aos americanos. os cara bloqueia a desenvolvimento do Brasil em tudo e quando temos tecnologia de ponta vem uns traidores FDP, e entregam pra eles; o povo tem que saber disso tudo. eles estão passando tudo para os americanos antes de saírem do governo. Você FDP que está entregando tudo aos americanos peça tecnologia de foguetes deles, pra você ver se eles repassam pra gente. A onde está o MPF; STF; E as Forças Armadas do Brasil, que estão vendo isso acontecer na nossas caras. Sou Brasileirooooooooooo

  7. Renival Oliveira says:

    O MPF tem que investigar esse Ministério de ciência e tecnologia: O ministro já é investigado e agora continua entregando tudo aos americanos. Pq a PF não investiga isso tudo.

  8. César Pereira says:

    Querem nos fazer crer que não há outra alternativa, que devemos ceder a base aos EUA, mas isso não é verdade,podemos fazer parcerias com outras nações afim de desenvolvermos um programa espacial próprio !
    Infelizmente o nosso país esta sendo implodido de dentro para fora !

    • jose luiz esposito says:

      O mesmo com a EMBRAER , não temos alternativa para ela , devemos entregá-la se não ela sucumbi , etc , prefiro que sucumba conosco , do que com o Tiozinho do Norte !

    • César Pereira says:

      Essa reportagem do Meio Bit é uma palhaçada, o reporter tenta desqualificar Alcantara ,mas todos sabem,quem desdenha quer comprar !
      Isso é uma estrategia para entregarmos a base de vez,bobo é quem embarca nessa falácia !

    • jose luiz esposito says:

      Então se ela é o que colocas acima , como o tiozinho trará seus engenhos? Vamos a uma suposição , até agora lá vivem quilombolas , a maioria colocada ali por safadeza , então assinando com o Tiozinho , o que antes atrapalhava , agora será retirado de uma forma ou outra , escrevam aí !

  9. EIS! ….que nesse exato governesco de meia tijela….. onde se tem um menino de recado do tio Sam( secretário de estado dos USA ); comandando o Itamaraty … com a sua diplomacia de camudongos… e é justamente nesse governesco fantoche … estamos vendo o surgimento de uma nova GUANTANAMO em terras tupiniquins …. quem diria heim …quem diria .. rsrsr …e para quem vivia falando com panelas em mãos …. que o governo passado iria transformar o braZil e uma Cuba …. MEUS PARABÉNS …rsrsrsr … só que estão transformando naquela Cuba onde era um paraíso da máfia americana… um verdadeiro estado cassino dos gangsters americanos …..como diria Robin ..’ SANTA LAVA-JATO BATMAM ! ” …HAHAHHAHA ..
    .
    Com essa base militar americana, quais serão as novas prerrogativas das forças armada do braZil ? …. no que se refere a defesa da sua soberania … será que se restringirão a defender o braZil contra os “comunistas” ? …rsrsr …ou o papael de garoto escoteiro da ONU ? …ou então em um pau para toda obra,o cara do serviços gerais no ” loginha” braZil ? …. mais uma vez ……..MEUS PARABÉS !

    • “Quando eu saí do sanatório,
      era pleno mês de agosto.
      E pra aumentar o meu desgosto,
      ela com outro me traiu.

      Sentei na mesa de um bar,
      comecei a meditar, procurando a solução
      pro futuro da Nação e o Imposto Predial.

      Rebolei as suas cartas no aparelho sanitário,
      Gastei todo numerário com perfume e soda cáustica.
      Resolvi sair de casa,
      comprei um chapéu de couro,
      Joguei no bicho, deu touro.
      Não sei o que vou fazer…”…

      “Eu sei que a burguesia fede
      Mas tem dinheiro pra comprar perfume…”…

  10. Com que legitimidade esse governo de pilantras tem para negociar uma área tão estratégicas como a base de Lançamento de Alcântara aos gringos e o cúmulo do absurdo esses pilantras estão entregando tudo o povo precisa reagir a esses Traidores da pátria esses vagabundos do Michael temer Aloisio Nunes Raul Jungmann e tantos outros Traidores precisam pagar caro pelo que estão fazendo ao Brasil teve um comentário de um amigo ai de cima perguntando aonde esta as Forças Armadas a policia Federal o Ministério Público o STF esquece amigo todos eles estão todos cooptados pelos EUA vide o Juizeco Sergio Moro que esta a toda hora nos estados unidos recebendo prêmios pelos serviços prestados aos mesmos infelizmente nois estamos nos tornando uma espécie de protetorado dos EUA um Porto Rico da vida sejam bem vindos ao Brasil colônia senhores

    • jose luiz esposito says:

      PERFEITO JOAQUIM !!

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      Com que legitimidade Dilma governou num segundo mandato em que as urnas não puderam ser auditadas? Eleições que não se pode auditar são fraudulentas em si mesmas. Vc não se importava quando lula ia aos EUA receber prêmios imerecidos, não é mesmo? Se formos considerar Sergio Moro entreguista, por raciocineo lógico, então, lula também é um entreguista. Não foi ele quem assinou o tal ato criando a RAPOSA SERRA DO SOL , quase a metade do estado de RR? isso sim é entreguismo. Mas alugar uma base de foguetes do tamanho de um bairro, ah, isso sim é entreguismo. Aliás, o que tem lá de tão importante assim? quilombolas?

      • jose luiz esposito says:

        Sobre as URNAS é balela , mas sobre Raposa Serra do Sol tens toda a razão , começou com o Entreguista FHC e terminou com Lula , UMA VERGONHA , com aprovação do STF com o parecer de um Ministro ESQUISITO , aquele que faz versinhos o AIRES BRITO , sujeito estranho e ainda passou por cima da Constituição , como foi possível isto ?

      • Prove a “balela”, Esposito… ou a lógica deixou de ser lógica depois de 2002?

    • Com a legitimidade dos votantes do PT e amigos que votaram nele para VcP, precedida pela legitimidade do mesmo congresso nacional que botou ele ai.

    • jose luiz esposito says:

      MP e JUDICIÁRIO , duas das Grandes CASTAS CORPORATIVISTAS da republiqueta brasileira , somente se interessam pelas suas vantagens e benesses , sem igual em todo mundo ,caso se tente diminuí-las , entram em GREVE, estão coniventes com tudo , logo que as suas vidas de Nababos permaneça. Um Juiz conhecido por Herói , tal como Tiradentes ( Fake ) , tenho certeza prepara suas sentenças juntos com os americanos em suas viagens para N. YORK, onde sempre é Endeusado . Ontem colonizados pediam que sua esposa concorra ao Senado pelo Paraná , **Povo Marcado , Povo Feliz** !!!!

    • HMS TIRELESS says:

      Todo esse choro é porque o seu herói está preso Joaquim?

  11. jose luiz esposito says:

    900 militares em uma Base praticamente INOPERANTE , o que se faz nela se fazia e continuaríamos fazendo em Barreira do Inferno! Dinheiro jogado Fora , agora com o Acordo CARACU , daremos um CIAO definitivo ao nosso Programa Espacial ., alías temos Programa Espacial ??

    OBS : Eu nunca fui cortado aqui e espero continuar a não sê-lo !

  12. ” Feruccio Bilich Ivan • 3 meses atrás
    Foguete de garrafa pet e borracha reciclada de pneu de caminhão”.

    É o máximo que conseguiremos em matéria de desenvolvimento espacial se a coisa continuar nas mãos do Estado INCOMPETENTE, administrado pela escória política mais sem vergonha do planeta e com viés venezuelano/cubano. Como provo isso? em que país capitalista de verdade se obriga comerciantes a taxar preços? voltamos a era Sarney do Brasil capimunista. Venda de combustíveis regulamentado pelo Estado Leviatã lembra o que mesmo?

    PS: “Andre Vedoze
    5 de junho de 2018 at 20:06

    Vão se informar primeiro antes de falar besteiras…
    https://meiobit.com/380649/spacex-nao-vai-vir-ao-brasil-ninguem-importante-quer-base-de-alcantara-para-lancar-foguete/“.

    PARABÉNS pelo comentário LÚCIDO. Lucidez é uma coisa cara e rara nestepais.

    • Lucian Helan says:

      NASA (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) é uma agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Sua missão oficial é “fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial”. A NASA foi criada em 29 de julho de 1958, substituindo seu antecessor, o NACA – National Advisory Committee for Aeronautics (Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica). Sinceramente há seres que tem massa fecal ao invés de massa encefálica. Gostaria de saber qual país leva a cabo um programa espacial bancado pela iniciativa privada, mais um energúmeno seguidor daquele velhoi decrépito do Olavo Bosta de Cavalo.

  13. Muito patriotismo de faz de conta aqui.

    A esquerda esteve governando durante 3 décadas desde a saida dos militares, sem botar ao menos um foguete em orbita, acabaram com o programa do VLS enquanto faziam a besteira de se aliar com a Ucrania, quando existiam melhores opções na época como a mesma Russia.

    Agora o CLA tem que passar a ser algo funcional, e se isso tem para suceder tem que suceder da mão dos norte americanos, bem vindo seja.

    Não me agrada muito a ideia, porém me agrada menos ainda o inutilidade do discurso vazio anti USA.

    • jose luiz esposito says:

      GIL nisto tens toda a Razão ! Veja , eu não sou de esquerda .

    • Lucian Helan says:

      2018 – 30 = 1988, governo Sarney; mas para quem não estuda e vive a proferir besteiras pelas redes sociais e internet. Sarney bacharelou-se em direito na Universidade Federal do Maranhão em 1953. Ingressou na carreira política filiando-se ao Partido Social Democrático (PSD). Candidatou-se a deputado federal em 1954, não se elegendo, mas assumiu pela primeira vez vaga um mandato Câmara dos Deputados em 1955. Migrou para a UDN em 1958, partido pelo qual foi eleito deputado federal em eleições naquele mesmo ano e em 1962 e governador do Maranhão em 1965. Em 27 de outubro de 1965, com a instituição do AI-2, os partidos políticos são extintos, com a imposição do bipartidarismo. Sarney então ingressa na Aliança Renovadora Nacional (ARENA), onde ficaria por quase vinte anos. Foi eleito e reeleito senador pela ARENA na década de 1970 e ficou no cargo até 1985. Presidiu a legenda a partir de 1979, que se tornaria PDS no início de 1980, mas deixou o partido e ingressou no PMDB em 1984. Realmente alguém que foi dos extintos PSD e UDN; depois um dos líderes da ARENA partido de sustentação do Regime Militar instaurado via golpe. Sou nascido no Maranhão e sei que Sarney é tão comunista quanto você ama o seu país.

      • “Lucian Helan
        7 de junho de 2018 at 10:00

        Realmente tantos cometários idiotas como o teu.”

        AUTO APLICÁVEL.

  14. Como pode e um blog tem tanto comentários idiotas, vão estuda bando de seguidores de messias…esse pensamento anti americano e mais idiota que existe, bom mesmo e os chineses que são como gafanhotos, destroem toda produção local ou senão os russos (me de um exemplo de cooperação russa que foi beneficia para a outra parte a se a Russa). Fecha logo esse acordo, prefiro ser como a Austrália, Canada do que ser como cuba, Venezuela ou Índia.

    • Lucian Helan says:

      Realmente tantos cometários idiotas como o teu.

      • HMS TIRELESS says:

        Já foi visitar seu herói encarcerado em Curitiba?

      • Tireless, O ¨herói¨ preso em Curitiba tem as mesmas opiniões que vc sobre o Trump, Bolsonaro, Brexit, Le Pen, Olavo de Carvalho, etc. Ele torceu muito pela Hillary, pelo Macron, para a Inglaterra continuar na União Européia além de odiar muito Bolsonaro, Trump e Olavo de Carvalho a quem chama de fascitas da extrema-direita!
        Viu só como vc tem muitas coisas em comum com o herói preso?
        Saia do armário e solta a franga esquerdista, rapaz!!

  15. Putz o mímimi dos anti-americanos travestidos de patriotas é patético, falam em besteiras como parceria e blá blá blá com russos , no caso com os americanos não é parceria, apenas um aluguel da base , se quiserem absorver conhecimento terão que se esforçar muito , há 2 pontos intocáveis, proteção da tecnologia americana e o respeito à soberania nacional , países como Japão, Austrália, Suécia, India e outros podem utilizar a base , por usarem algumas tecnologias americanas em seus lançadores o acordo permiti-ra que eles possam alugar a base !

  16. Adriano Corrêa says:

    A NASA vem lavar dinheiro aqui também! Voltaremos a ter guerras entre os países aqui em nosso continente.

    Quem vive, verá!

    • HMS TIRELESS says:

      Se fossem os chineses você estaria rasgando a calcinha não é!?

      A quem você pensa que engana?

  17. Lucian Helan says:

    NASA (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) é uma agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Sua missão oficial é “fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial”. A NASA foi criada em 29 de julho de 1958, substituindo seu antecessor, o NACA – National Advisory Committee for Aeronautics (Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica). Sinceramente há seres que tem massa fecal ao invés de massa encefálica. Gostaria de saber qual país leva a cabo um programa espacial bancado pela iniciativa privada, mais um energúmeno seguidor daquele velhoi decrépito do Olavo Bosta de Cavalo.

  18. Fazer crer que parceria com Americanos e a solução e um verdadeiro crime, não teremos acesso a nada nem tecnologia, visto os Americanos terem varias salvaguardas quanto a isto, seremos meros empregados e não parceiros, colonizados e não colonizadores.
    Um entreguismo e subserviência aos Norte Americanos, pela localização estartegica conseguiríamos melhores parceiros, os Americanos são famosos por apunhalar seus parceiros pelas costas e o que esta escrito não tem validade para eles quando de seus interesses.

  19. Besourinho_Less says:

    E vamos que vamos! Capital status quo acima de tudo! Pra frente globalismo!

  20. Querem desenvolvimento tecnológico? Peça aos políticos para roubarem menos , descontamine as escolas tecnológicas das ideias fracassadas, incentive a importação de cientistas gringos , pior do que mendigar um acordo comercial com os yankes é mendigar ToTs de nações desenvolvidas , usem a grana investindo em experimentos, há técnicos gabaritados na Avibras e jovens com tesão no CTA , contém um.grupo de notáveis, coloque grana e defina prazos para as etapas ! O Brasil.parece um idiota que acabou saindo do ovo !

    • Se socialismo fosse sinal de desenvolvimento, Rússia e Cuba não seriam dois fracassos de distribuição de riquezas. Só os chineses entenderam isso e deram um golpe interno no partido em 1975, quando chamaram MILTON FRIEDMAN para projetar a China que hoje conhecemos. Logo um CAPITALISTA ROXO tirou a China do holocausto da fome, comendo ratos, e a alçou a potencia mundial em 35 anos. O CAPITALISMO MALVADÃO é a solução para o BRASIL CAPIMUNISTA. O resto é lorota de anencéfalo. Ou, seja, 1/3 da população mundial HOJE está vivendo pela primeira vez o CAPITALISMO MALVADÃO e parando de comer insetos e pequenos mamíferos e lançando foguetes ao espaço. NÃO graças ao socialismo/comunismo. A VERDADE DÓI nas mentes cauterizadas nas nossas universidades formadoras de militontos.

  21. HMS TIRELESS says:

    Sou contra! A base de Alcântara tem de ser entregue ao Guilherme Boulos para ele fazer um assentamento de sem tetos, ou então entregue para o Stédile do MST

    Yankees Go Home! Fora Convênio MEC-USAID!

    • Besourinho_Less says:

      Eu também sou contra: sou a favor da base Alcântara ser trabalhada em conjunto com os RUSSOS e CHINESES!

      Yankees Go Home! Ou melhor: go to Syria and Ukraine! Pq tá difícil derrubar o Assad e estabilizar a Ucrânia…. Haja sanções, rs!

      • Russos e chineses não gastam dinheiro com terceiro mundo… eles só compram barato ou vendem porcarias… é política de mafiosos… nem o dinheirinho dos 5° coluna tão mandando mais… já viram que se vendem por amor, como faz mulher de bandido…

        “A mulher que eu arranjei é uma mala…
        Não vale nada
        Eu não quero mais ama-la…”… Disse o russo…

    • Tireless, no fundo, no fundo vc é um esquerdista/socialista e acho que tu nem se da conta disto!
      Vc tem mais coisas em comum com o PT, PSOL, PCdoB, Boulos, Lula e Dilma que com o pessoal conservador e da Direita.
      E vc já esta quase saindo do armário quando, por exemplo, se junta a Maria do Rosário e outras figurinhas contra o Trump, Brexit, etc e chamando quem não concorda com as frescuras politicamente-correta de vcs de ¨fascitas da estrema-direita¨!
      Saia do armário esquerdista de vez, rapaz!

      • Outra coisa, Tireless. Como o seu discurso de ¨tenho ódio do Trump e amo o Obama¨, ¨vamos arreganhar as fronteiras da Europa e quem for contra é fascista¨, ¨Le Pen nazista feia e Macron bonito¨, ¨existe extrema-direita e chamo disto todos que não concordem com as minhas ideias¨ entre outras cositas mais são praticamente identicas aos discursos do PT, PSOL, PCdoB, etc eu acho que a sua birra toda contra o Lula e Cia ltda só pode ser porque eles não convidaram vc para os ¨esquemas¨.
        Solta a franga esquerdista de vez, rapaz!

      • HMS TIRELESS says:

        Seja lá que fumo é esse que você tá usando tá fritando o seu cérebro viu!?

      • Que respostinha padrão esquerdista, Tireless!
        Viu, o que foi que eu disse do seu esquerdismo escondido!
        Solta a franga esquerdista, rapaz!

      • Mais algumas comparações entre os esquerdistas e vc, Tireless:
        ¨Odeio Olavo de Carvalho mas amooo Gaynaldo, digo, Reinaldo Azevedo¨, ¨Não voto no Bolsonaro fascista mas voto no Alckmin dos banheiros transgênero¨, ¨PSDB é Centro então é Direita¨, ¨Le Pen e Trump são fascistas porque não querem arreganhar as fronteiras de seus países ao multiculturalismo¨, etc, etc, etc,

  22. jose luiz esposito says:

    BRASIL KAPPUT !!!!!!!

  23. jose luiz esposito says:

    EXILADO proves tu que as Urnas Eletrônicas facilitam Fraudes e de somente HUM , HUM só exemplo de fraude !

shared on wplocker.com